Como Usar TikTok para Negócios: Um Guia Passo-a-Passo

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

De relance, pode parecer que TikTok é simplesmente uma plataforma para esboços de comédia e mães dançarinas, mas as oportunidades de negócio em TikTok são suculento .

Afinal de contas, TikTok tem 1 bilhão É o lugar para ver e ser visto, o que significa ampla oportunidade para as marcas se envolverem com o público de uma forma totalmente nova. E com o lançamento do TikTok Shopping, o potencial comercial aqui só continua a crescer.

Siga a liderança das grandes marcas que já estão otimizando o potencial do TikTok, e aproveite os desafios de tendências e hashtag, experimente as transmissões ao vivo do TikTok, ou brinque com ferramentas de edição e sons de tendências para criar vídeos curtos de alta energia que representam o seu negócio.

No entanto, pode parecer esmagador, especialmente se você é novo na plataforma. Então considere isto como um balcão único para tudo o que você precisa saber para ter a sua Conta de Negócios TikTok funcionando.

Continue lendo para aprender como usar TikTok para negócios, desde criar uma conta do zero até medir seu sucesso - ou, se você é mais um aprendiz visual, comece com este vídeo que o guiará através do básico:

Como usar o TikTok para negócios

Bónus: Obtenha uma Lista de Controlo de Crescimento TikTok grátis do famoso criador TikTok Tiffy Chen que lhe mostra como ganhar 1,6 milhões de seguidores com apenas 3 luzes de estúdio e iMovie.

Como usar o TikTok para negócios

Passo 1: Obtenha uma conta TikTok Business

Se você já tem uma conta TikTok pessoal, é fácil mudar para uma conta comercial: basta pular direto para o passo 4.

  1. Baixe e abra o aplicativo TikTok.
  2. Crie uma nova conta pessoal. Você pode usar seu e-mail, ou fazer login com sua conta no Google, Twitter ou Facebook.
  3. Toque em Eu no canto inferior direito, depois toque Editar Perfil Aqui, você pode adicionar uma foto do perfil e uma biografia, além de links para outras contas sociais.
  4. Para mudar para uma Conta Comercial, toque nos três pontos no canto superior direito e depois Gerenciar conta .

  1. Toque em Mudar para a conta Pro e escolha entre Negócios ou Criador .
  2. Agora, escolha a categoria que melhor descreve a sua marca e toque Próximo .

    1. Adicione um site e um endereço de e-mail ao seu perfil.

E é isso! Parabéns pela sua nova conta TikTok Business!

Passo 2: Criar uma estratégia TikTok vencedora

Mesmo que você seja um feiticeiro na Instagram ou no Facebook marketing, é importante lembrar que TikTok é a sua própria besta bonita e caótica que requer um plano de jogo específico. E construir esse plano de jogo começa com a coleta de informações.

Conheça o TikTok

Antes de construir uma estratégia TikTok, você precisa conhecer a plataforma por dentro e por fora. Familiarize-se com TikTok: passe o tempo navegando pelos vídeos na página For You. Brinque com os recursos de edição, filtros e efeitos. Passe algumas horas perdendo-se nas infinitas variações de qualquer que seja a última loucura da dança.

Entenda o algoritmo TikTok

O algoritmo TikTok está em constante evolução, mas você tem que começar em algum lugar. Leia sobre como o TikTok classifica e distribui vídeos, e o que os vídeos de tendências têm em comum.

Saiba mais sobre os principais jogadores

Neste ponto, os astros TikTok têm transformado sua fama não apenas em patrocínios lucrativos, mas também em reality shows, papéis em filmes e empreendimentos comerciais. Estes são os personagens em torno dos quais o mundo TikTok gira, mas sua indústria ou nicho provavelmente tem seus próprios jogadores de poder. Fique de olho nessas estrelas em ascensão.

Identificar o seu público-alvo

Antes de mergulhar na realização do seu primeiro vídeo, conheça o seu público. Embora TikTok seja extremamente popular entre os adolescentes e o Gen Z, uma grande variedade de demografias se apaixonou pelo aplicativo.

Fonte: Centro de Pesquisa Pew

Onde seu mercado alvo se sobrepõe aos usuários do TikTok? Ou há um público novo ou inesperado para alcançar aqui? Uma vez que você tenha uma boa noção de com quem está falando, o planejamento de conteúdo pode começar.

Escopo dos seus concorrentes

O seu némesis empresarial já está no TikTok? Veja o que eles estão a fazer para dar uma espreitadela do que está a funcionar e do que não está com o seu público comum.

Os influenciadores ou criadores de TikTok também podem cair na categoria de "competição" aqui no aplicativo, então não os exclua como fontes de inspiração ou informação.

Estabelecer metas e objectivos

Uma vez compiladas todas essas informações, é hora de estabelecer alguns objetivos. Sua estratégia TikTok deve estabelecer o que você espera alcançar na plataforma.

Um bom lugar para começar é com seus objetivos comerciais: como a TikTok pode ajudá-lo a alcançá-los? Tente aplicar a estrutura SMART para garantir que seus objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunos.

Estudo de caso TikTok grátis

Veja como uma empresa de doces local usou o SMMExpert para ganhe 16.000 seguidores TikTok e aumentar as vendas on-line em 750%.

Leia agora

Planejar um calendário de conteúdo

Há certamente algo de especial num impulso do momento, quando a inspiração é postada, mas traçar o conteúdo com antecedência é normalmente uma boa ideia para um gerente de mídia social ocupado.

Um calendário de conteúdo de mídia social garante que você não perca datas importantes e lhe dá tempo suficiente para a produção criativa. Procure oportunidades para aproveitar as férias ou eventos ou desenvolver temas ou séries que possam orientar sua criatividade.

O ideal é que seus posts subam quando o seu público do TikTok estiver online e faminto por novos conteúdos de vídeo. Confira nossa cartilha sobre a melhor hora para postar no TikTok aqui.

Ou use o SMMExpert para agendar seus vídeos com antecedência com recomendações de horário personalizadas.

Publique vídeos TikTok nos melhores horários GRATUITAMENTE durante 30 dias

Agende as mensagens, analise-as e responda aos comentários de um painel de controle fácil de usar.

Experimente SMMExpert

Passo 3: Optimize o seu perfil TikTok

Você tem apenas algumas linhas e uma oportunidade de compartilhar um link, mas seu perfil TikTok é basicamente sua vitrine digital, então faça isso direito.

Seja particular sobre a sua foto de perfil

Certifique-se de que a foto do seu perfil tenha bom aspecto e represente a sua marca. O ideal é que ela conecte visualmente a sua conta TikTok às suas outras plataformas digitais, usando o mesmo logotipo ou cores para deixar claro que faz parte da mesma família do seu site, Instagram e Facebook.

Mantenha a sua biografia curta e doce

Com apenas 80 caracteres para trabalhar, sua biografia TikTok precisa ir direto ao assunto e incluir um CTA. Use um emoji se for apropriado para a voz da sua marca: ele pode adicionar personalidade e excepto na contagem de personagens. Ganha-ganha-ganha.

Escolha sabiamente a sua URL

Deve ser direcionado ao seu site de comércio eletrônico, a uma página de destino específica, às suas outras contas sociais ou a um post de blog atual? Tudo depende dos seus objetivos estratégicos.

Bónus: Obtenha uma Lista de Controlo de Crescimento TikTok grátis do famoso criador TikTok Tiffy Chen que lhe mostra como ganhar 1,6 milhões de seguidores com apenas 3 luzes de estúdio e iMovie.

Descarregar agora

Passo 4: Criar conteúdo que as pessoas vão querer ver

Não há receita secreta para fazer um vídeo TikTok de sucesso, mas há algumas boas regras a seguir.

Assegure-se de que o seu vídeo tem bom aspecto

Pode parecer óbvio, mas quanto melhor for a qualidade do seu som e vídeo, mais agradável será o seu conteúdo para assistir. Isso não significa que você precisa investir em equipamentos caros, mas estar consciente sobre filmar em espaços bem iluminados onde o áudio será limpo. Se o áudio limpo for impossível, adicione uma faixa de tendência ao seu vídeo em vez do som original.

Use hashtags

Os hashtags TikTok ajudarão o seu conteúdo a ser descoberto através da pesquisa e ajudarão o algoritmo TikTok a identificar que tipo de tópicos você está cobrindo.

Saiba mais sobre os melhores hashtags para usar para aumentar o seu alcance e a sua visão conta aqui.

Vídeos e tutoriais são sempre populares

Seja um vídeo de fitness ou uma demonstração de culinária, o público tende a gostar de um pouco de educação na sua alimentação. Mostre os seus conhecimentos ou revele alguma informação de bastidores para os manter a observar.

Junte-se a outros criadores

Experimente o recurso Duets para se envolver com outros vídeos, ou comissione um influenciador para uma parceria.

Mergulhe mais profundamente no nosso guia para obter mais visualizações TikTok aqui e explore ideias para vídeos TikTok criativos e envolventes aqui.

Passo 5: Envolva o seu público e faça crescer os seus

Primeiro: Não comprem seguidores! Nós tentamos, e é uma péssima ideia! Parem! Ponham esse cartão de crédito no chão.

Em última análise, criar um grande conteúdo (veja acima!) é a maneira #1 de obter essas visões doces, doces e seguidoras. Para manter esses seguidores interessados e engajados uma vez que eles estão a bordo, as mesmas regras de polegar se aplicam a qualquer outra plataforma de mídia social:

      • Experimente fluxos interactivos ao vivo.
      • Experiência com sondagens e perguntas.
      • Responder a comentários e perguntas.
      • Comente e goste do conteúdo de outras contas TikTok.
      • Pratique a escuta social para ter certeza de que você está no topo dos tópicos de tendências na sua comunidade TikTok.

Isso são apenas algumas dicas básicas; veja mais sobre como conseguir seguidores TikTok e como aumentar o envolvimento das mídias sociais aqui.

Etapa 6: Escavar na análise

Uma vez que você está brincando com TikTok há algum tempo, é importante olhar objetivamente para como as coisas estão indo. Como estão suas métricas de alcance e de engajamento? Esses vídeos tutoriais estão realmente acertando? Quem está na verdade a ver e a seguir o seu conteúdo?

A ferramenta de análise na plataforma da TikTok pode lhe mostrar algumas métricas realmente interessantes para ajudar a informar seus próximos passos.

Saiba mais sobre a análise TikTok.

Passo 7: Explore as opções de publicidade da TikTok

A publicidade não se adequa à estratégia social de todos, mas se o alcance pago é algo que lhe interessa, consulte o nosso guia de anúncios TikTok aqui.

Um takeaway chave? Quase metade (43%) dos usuários do TikTok tem entre 18 e 24 anos. As mulheres nessa categoria de idade constituem quase um quarto (24,7%) da audiência de publicidade do TikTok. Portanto, se você está fazendo marketing para adultos mais jovens, especialmente mulheres, a publicidade no TikTok é um ajuste natural.

Fonte: SMMExpert

Como usar tiktok para negócios xx.png

Ok, aí está: TikTok for Business 101! Coloque a sua conta em funcionamento e comece a explorar todas as oportunidades que esta plataforma selvagem e maravilhosa tem para oferecer, e explore o resto dos nossos guias TikTok especializados para aprofundar ainda mais o seu conhecimento.

Aumente sua presença no TikTok junto com seus outros canais sociais usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar posts para os melhores momentos, engajar seu público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

Experimente grátis!

Quer mais vistas TikTok?

Agende posts para os melhores momentos, veja estatísticas de desempenho e comente vídeos no SMMExpert.

Experimente grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.