Como realizar a Auditoria de Mídias Sociais mais Fácil

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Kimberly Parker

O marketing de mídia social é tudo diversão e jogos até que seja hora de medir seus resultados, certo? Não tenha medo: Uma auditoria de mídia social é o seu negócio BFF.

Não deixe o nome assustá-lo - o IRS não está prestes a derrubar a sua porta. Auditorias regulares ajudam-no a compreender o que está a acontecer em todas as suas plataformas e como cada uma se enquadra nos seus objectivos de marketing. E se usar um simples modelo, não é um processo trabalhoso ou complicado.

Continue lendo para aprender a conduzir uma auditoria eficaz das redes sociais do início ao fim. Nós até o acompanharemos através do nosso prático (e gratuito) modelo de auditoria de redes sociais para torná-lo super fácil.

Como realizar uma auditoria nas redes sociais

Bónus: Obtenha o modelo de auditoria gratuita das redes sociais para ver o que está a funcionar e o que não está. Poupa tempo e melhora o desempenho.

O que é uma auditoria nas redes sociais?

Uma auditoria nas redes sociais é um processo usado para medir o sucesso da sua estratégia social através de contas e redes Uma auditoria identifica os seus pontos fortes, fracos e os próximos passos necessários para melhorar.

Após uma auditoria, você terá tudo o que precisa para otimizar sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

Você saberá:

  • As suas plataformas mais eficazes,
  • O que o seu público quer ver em cada rede,
  • Quem é o seu público (dados demográficos e mais),
  • O que está a ajudar a aumentar o seu público (e o que não está),
  • Como cada plataforma contribui para os seus objectivos,
  • Que novas ideias o ajudarão a crescer,
  • E onde concentrar a sua atenção a seguir

É um passo crucial se você está planejando atualizar sua estratégia de mídia social para o próximo ano:

Como realizar uma auditoria nas redes sociais em 7 passos

Se você está pronto para começar agora, baixe o modelo gratuito de auditoria de mídia social acima e siga em frente.

1. criar uma lista de todas as suas contas nas redes sociais

Você pode pensar que conhece todas as suas contas sociais fora do topo da sua cabeça, mas é provável que se tenha esquecido de uma ou duas. Então comece por listar todos os seus perfis nas redes sociais, incluindo os inactivos.

Onde encontrar esta informação:

Procure em cada grande rede social os nomes da sua marca e dos seus produtos. Poderá descobrir alguns resultados inesperados, como contas de teste antigas. Whoops .

Então, faça um plano para lidar com quaisquer contas problemáticas que você tenha encontrado. Antigos testes que sua empresa criou provavelmente não será muito difícil de se livrar, mas encontrar informações de login antigas pode ser uma dor.

Encontrar alguma conta impostora ou outras que violem os seus direitos autorais? O departamento jurídico provavelmente precisará se envolver. Ainda assim, escreva os passos necessários para lidar com cada conta falsa. Para alguns, pode ser tão simples quanto entrar em contato com os falsos proprietários de conta ou reportar a conta à rede social em que ela está.

Depois de rastrear todas as contas relevantes, crie um programa de monitoramento das mídias sociais para observar quaisquer novos impostores.

Para além da sua presença actual nas redes sociais, pense nas contas que ainda não tem. Por exemplo, há alguma plataforma social que ainda não tenha considerado? Deve você está lá?

Claro que não precisa de estar em todas as redes, mas uma auditoria é uma boa oportunidade para acrescentar novas ideias à sua estratégia social para o futuro. No mínimo, deve reservar o seu nome de utilizador de negócio em novas plataformas, para que ninguém lhe bata.

Onde listar esta informação:

Liste as informações básicas da sua conta no Sumário tab da planilha de auditoria das redes sociais.

Não se preocupe se ainda não tem a informação para cada coluna neste separador - continuaremos a preenchê-la à medida que formos passando pela auditoria.

2. verificar a sua marca

Veja cada perfil para garantir que eles se encaixam nas diretrizes atuais de estilo da sua marca. Verifique no seu perfil e imagens de banners, hashtags, cópias e frases, voz da marca, URLs, e muito mais.

Aqui estão as principais áreas a rever para cada conta social:

  • Perfil e imagens da capa. Certifique-se de que as suas imagens reflectem a sua marca actual e aderem aos requisitos de tamanho de imagem de cada rede social.

  • Perfil/biotexto. Você tem pouco espaço para trabalhar ao criar uma biografia de mídia social, então aproveite ao máximo. Todos os campos são preenchidos com precisão? A cópia corresponde às suas diretrizes de tom e voz?
  • Nome de usuário. Tente usar o mesmo nome de usuário em todos os canais sociais. Ter mais de uma conta por rede não tem problema se servir a propósitos diferentes. (Por exemplo, nossas contas no Twitter @SMMExpert e @SMMExpert_Help.)
  • Ligações. O URL no seu perfil vai para o site ou página de destino correto?
  • Postos afixados (se aplicável). Avalie os seus postos afixados para garantir que ainda estão apropriados e actualizados.
  • Verificação. Sua conta é verificada com um crachá azul? Se não, você deve tentar? Temos guias de como ser verificado no Instagram, TikTok, Facebook e Twitter, se você quiser prosseguir com isso.

Onde encontrar esta informação:

A melhor maneira de ter certeza de que suas contas estão sobre a marca é agir como um membro do seu público.

Visite cada um dos seus perfis sociais e veja como as suas mensagens são vistas pelos seus seguidores. Não se esqueça de clicar em qualquer link para ver se eles precisam ser atualizados.

Onde listar esta informação:

Use as informações da sua guia de resumo para começar a criar e preencher as guias específicas da plataforma da sua planilha de auditoria de mídia social.

Após este passo, você deverá ser capaz de preencher o cabo, a biografia, hashtags, link no perfil, verificado, dono do canal e colunas "post mais recente". Nós os destacamos na imagem acima!

Se você encontrou algum conteúdo ou perfis fora da marca que precisam ser atualizados, não deixe de observar isso na seção de notas.

3. identificar o seu conteúdo de alto desempenho em redes sociais

Para cada perfil social, liste os seus cinco principais posts. Depois, copie os links dos posts para o seu modelo de auditoria de mídia social para que você possa facilmente revisá-los mais tarde.

O que faz um "posto com melhor desempenho"? Bem, isso depende. Se você quer encontrar o conteúdo que seu público gosta mais, sugerimos que classifique os postos por taxa de compromisso Você pode querer escolher uma métrica diferente para focar, como cliques de link ou conversões.

Procure padrões nos seus cargos superiores. Depois, pergunte a si mesmo:

  • Que tipo de conteúdo lhe está a dar a resposta que pretende? Postagens fotográficas? Vídeos? Feed, Histórias, ou Bobinas?
  • O que tem o maior compromisso: Candidato, conteúdo dos bastidores ou postos polidos e profissionais?
  • As pessoas respondem da mesma maneira em todas as redes? O conteúdo específico tem melhor desempenho em uma plataforma do que em outras?
  • As pessoas se envolvem com seus postos se você fizer uma pergunta?
  • Os seus cargos superiores estão alinhados com a sua voz de marca actual? (Se não, e estão a ter um bom desempenho, talvez seja altura de reavaliar essa voz).

Use a coluna de notas do seu documento de auditoria para registar os seus pensamentos. Voltaremos a estas notas mais tarde!

Onde encontrar esta informação:

Você pode usar as ferramentas analíticas embutidas para cada rede social para classificar e encontrar seus cargos mais importantes para a métrica escolhida. Não tem certeza de como? Temos guias completos para usar todos eles:

  • Guia analítico do Twitter
  • guia analítico do Facebook
  • Guia analítico Instagram
  • Guia analítico TikTok
  • Guia analítico do LinkedIn
  • Guia de análise de interesse
  • Guia analítico Snapchat

Mas espere: Isso pode levar uma eternidade. Em vez disso, facilite a vida e use o SMMExpert Analytics. Você pode encontrar os melhores posts para todas as suas contas sociais em um só lugar com apenas alguns cliques.

O SMMExpert Analytics é uma ótima ferramenta tudo-em-um para revisar seus dados num piscar de olhos. Você pode até agendar relatórios personalizados regulares, enviados diretamente para seu e-mail.

Experimente o SMMExpert gratuitamente. (Você pode cancelar a qualquer momento).

No SMMExpert Analytics, cada relatório tem uma interface flexível e personalizável. Você pode arrastar e soltar um número ilimitado de "tiles", cada um dos quais exibe a métrica escolhida. Dessa forma, é fácil revisar suas principais métricas e ajustar sua estratégia social em qualquer lugar.

Onde listar esta informação:

Uma vez identificado o conteúdo principal de cada plataforma, adicione um link para esse post na coluna destacada da sua planilha de auditoria.

4. Avaliar o desempenho de cada canal

Agora, é hora de avaliar como cada canal social contribui para seus objetivos gerais de marketing.

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Se você ainda não criou uma declaração de missão e alguns objetivos-chave para cada conta social, agora é a hora.

Várias contas podem ter objectivos semelhantes, tais como conduzir o tráfego na Web e conversões. Outras podem ser exclusivamente para fins de serviço ao cliente ou de conhecimento da marca.

Por exemplo, nossa conta no YouTube tem tudo a ver com educação de produtos. Nossa conta @SMMExpert_Help Twitter, no entanto, é apenas para suporte técnico:

Para cada canal, liste suas metas e acompanhe seu progresso em direção a elas. Para metas mensuráveis como tráfego ou conversões, anote os números reais.

Quantas visitas ao site vieram da Instagram? Quantas vendas vieram dos visitantes da Página do Facebook? Se o objetivo é o atendimento ao cliente, anote sua pontuação no CSAT e veja se ela está melhorando com o tempo. Seja específico.

Para objectivos sem dados quantificáveis, registe provas de suporte. Se a sua conta do Facebook é para o reconhecimento da marca, o seu número de seguidores aumentou? Aumentou o seu alcance orgânico ou pago?

Queremos esclarecer o propósito de cada um dos seus canais sociais e medir a sua eficácia.

Crescimento = hackeado.

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Onde encontrar esta informação:

Encontrar informações relevantes dependerá das metas que você definir para cada canal.

Rastrear objetivos de atendimento ao cliente ou de reconhecimento da marca? Tente usar ferramentas de escuta social para coletar dados de clientes reais.

Se estiver a medir o tráfego ou objectivos de conversão, pode utilizar o Google Analytics. Pode ver a repartição do tráfego por canal (e muito mais informações) indo a Aquisition -> Social -> Network Referrals.

O rastreamento de conversões das mídias sociais não é uma ciência exata, embora seja mais fácil em alguns canais do que em outros. Você precisará configurar o Meta Pixel (antigo Facebook Pixel) para rastrear os dados de conversão do Facebook, por exemplo, e muitas redes têm seus próprios códigos de rastreamento. Muitas plataformas de comércio eletrônico também têm o rastreamento de canais sociais embutido.

Ir plataforma por plataforma pode ser entediante (tantas abas!), mas você pode tornar sua vida muito mais fácil usando uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o SMMExpert Analytics para isso também.

E você também não precisa acreditar em nossa palavra - nossa própria equipe social usa o SMMExpert para realizar suas próprias auditorias nas mídias sociais.

"Eu uso o SMMExpert para realizar auditorias de mídia social para nossos próprios canais porque ele tem todas as nossas análises e canais em um só lugar. Isso faz com que seja super fácil percorrer nossos vários posts e redes, entender o que está funcionando ou não, e construir minhas recomendações para fazer mudanças para o futuro" - Nick Martin, Social Listening & Engagement Team Lead at SMMExpert

Experimente o SMMExpert gratuitamente. (Você pode cancelar a qualquer momento).

Onde listar esta informação:

Adicione a declaração de missão de cada plataforma à guia apropriada da sua planilha de auditoria e, em seguida, desça para a seção Desempenho.

Sua declaração de missão lhe dirá o propósito de cada plataforma e determinará quais KPIs são mais importantes.

Por exemplo, se a sua missão para a Instagram é "Grow brand awareness and drive traffic/leads", você provavelmente vai querer listar métricas como taxa de crescimento de audiência e tráfego do website do social. Seja específico!

Opcional:

Vá um passo além e compare o desempenho de cada canal com os seus principais concorrentes.

Vá até a seção Análise SWOT da sua planilha de auditoria e use os dados coletados nesta etapa para listar seus pontos fortes e fracos internos. Talvez seus posts ganhem um número invulgarmente alto de gostos e comentários, mas você está produzindo menos vídeos do que seus concorrentes. Tome nota!

Então, olhe mais de perto para a concorrência. Será que eles não capitalizaram uma nova funcionalidade? As contas deles estão crescendo mais rápido que as suas? Essas são oportunidades e ameaças à sua marca, então certifique-se de que você está de olho nelas.

Se você quiser realizar uma análise competitiva ainda mais completa, confira este blog relacionado e o modelo gratuito.

5. compreender o seu público em cada plataforma

Agora que você sabe como cada conta está ajudando a apoiar e a fazer crescer a sua marca, é hora de ir mais fundo para entender a quem você está alcançando em cada plataforma.

A demografia do público é um bom ponto de partida. Por exemplo, a Instagram recebe muita atenção por seus recursos de comércio eletrônico, mas os consumidores realmente gastam mais dinheiro no TikTok. Da mesma forma, o Facebook é a plataforma mais popular para pessoas de 35-44, mas o YouTube é o lugar a ser para o grupo de 18-25.

Embora o seu público possa diferir da norma, compilamos todos os principais dados demográficos de cada rede social para que você possa começar:

  • Dados demográficos do Facebook
  • Demografia no Twitter
  • Instagram demográficos
  • TikTok demográficos
  • LinkedIn demográficos
  • Demográficos Snapchat
  • Demografia de interesse
  • Demografia do YouTube

Aprenda a demografia do seu público único em cada plataforma e use isso, juntamente com os tipos de posts que eles preferem, para criar personas de comprador. (Não se preocupe; nós temos um template de persona de comprador gratuito para facilitar isso para você).

Onde encontrar esta informação:

Você pode encontrar informações demográficas dentro da análise nativa de cada plataforma. É muito mais rápido se você usar os relatórios de audiência all-in-one no SMMExpert Insights, no entanto.

Esta ferramenta de nível empresarial pode dar-lhe uma visão instantânea de milhões de conversas online em tempo real.

Procure por qualquer tópico ou palavra-chave e filtre por data, demografia, localização e muito mais. Você será capaz de identificar líderes de pensamento ou defensores da marca, entender a percepção da sua marca no mercado e receber alertas imediatos se e quando a sua menção for alta (para o bem ou para o mal).

O SMMExpert Insights pode dizer-lhe muito sobre o seu público - e o que eles sentem por si. Se quiser saber mais sobre o seu público único, o Insights é a única ferramenta de que vai precisar.

Solicite uma demonstração do SMMExpert Insights

Onde listar esta informação:

Na sua planilha de auditoria, desça até a seção Audiências de cada plataforma e adicione qualquer informação demográfica relevante.

Certifique-se de incluir o número de seguidores que você tem agora e a mudança percentual ao longo do ano passado.

Encontre algo interessante em sua auditoria social? Não deixe de anotar aqui. Se os sentimentos positivos (ou negativos) sobre suas marcas tiverem aumentado, por exemplo, você vai querer ficar de olho nisso.

6. tomar medidas: Actualize a sua estratégia de marketing nas redes sociais

Agora que você sabe onde está, pense em maneiras de melhorar suas métricas de mídia social. É hora de revisitar as notas que você fez antes!

Aqui estão algumas perguntas a fazer a si mesmo:

  • Quais as plataformas que estão conduzindo mais resultados?
  • Existem novas plataformas de mídia social que você deveria estar usando?
  • Você está negligenciando alguma plataforma? Você precisa delas, ou seria melhor abandoná-las e se concentrar nas suas plataformas de maior desempenho?
  • Que tipos de conteúdo estão funcionando melhor agora? Como você pode fazer mais disso?
  • O seu conteúdo tem ressonância na demografia esperada do seu público, ou surgiu uma nova pessoa em potencial?

Pense em novos conteúdos e idéias de campanha, construindo o que você aprendeu com seu conteúdo principal no terceiro passo. Por exemplo, se o vídeo for um grande sucesso, escreva uma estratégia específica para trabalhar mais nele em seu marketing. Isso poderia ser "Publique 3 novos carretéis Instagram por semana" ou "Reposicione o vídeo de longa duração existente em clipes curtos de 15 segundos para mídias sociais".

Estas decisões não têm de ser eternas. O sucesso do marketing depende de testes e experiências para encontrar o que funciona para o seu público. Não tenha medo de correr riscos. As auditorias regulares das redes sociais irão informá-lo se está no caminho certo ou se precisa de seguir numa direcção diferente.

Para cada nova estratégia e ideia, escreva-a no seu plano de marketing. (Ainda não tem uma? Temos mais um modelo fantástico: este documento gratuito do plano de marketing das redes sociais.) A sua estratégia de marketing é um documento vivo, por isso mantenha-o actualizado.

Onde encontrar esta informação:

O teu cérebro! Use todos os dados que você coletou até agora para gerar novas idéias. Tenha seus objetivos para cada plataforma na sua frente para que você possa conectar seu plano de marketing atualizado a eles. Lembre-se de avisar aos outros quando você tiver atualizado o plano de marketing, para que todos estejam na mesma página.

Uma vez terminada a sua auditoria... planeie o próximo! Mantenha-se fiel a um horário regular. Trimestralmente funciona bem para a maioria das empresas, embora você possa querer verificar mensalmente se você executa muitas campanhas ou canais.

Auditorias regulares conectam o trabalho diário de marketing de sua equipe com os objetivos de sua empresa. Com o tempo, você vai refinar sua estratégia social e aprender como melhor se conectar com seu público.

Onde listar esta informação:

Depois de ter tido a oportunidade de rever seus dados, acrescente suas novas metas para cada plataforma à seção de metas da planilha de auditoria. Não deixe de marcar uma data para voltar e rever seu progresso.

Parabéns - a sua planilha de auditoria deve estar agora completa Para facilitar a revisão das suas conclusões, preencha o resto das informações na guia de resumo.

Modelo de auditoria gratuita das redes sociais

Bónus: Obtenha o modelo de auditoria gratuita das redes sociais para ver o que está a funcionar e o que não está. Poupa tempo e melhora o desempenho.

Uma folha de cálculo é a melhor forma de acompanhar as informações de auditoria das suas redes sociais (e tudo na vida).

Se você tem acompanhado, você sabe que nós criamos um modelo de auditoria de mídia social pronto para uso para você. Faça o download acima, ou faça o seu próprio com os seguintes campos:

Detalhes da conta:

  • Seu nome de usuário
  • Link para o seu perfil
  • Sobre/bio texto para a conta
  • Quaisquer hashtags que apareçam na sua biografia ou que você use regularmente
  • URL a utilizar na sua biografia
  • Se a sua conta é verificada ou não
  • Pessoa interna ou equipe responsável pela gestão da conta (também conhecida como o "proprietário" - por exemplo, a equipe de marketing social)
  • Declaração da missão da conta (por exemplo: "Promover a cultura da empresa usando fotos de funcionários" ou "Prestar serviço ao cliente")
  • Detalhes do actual posto de afixação (se aplicável)
  • Data do post mais recente (para ajudá-lo a identificar contas subutilizadas/abandonadas)

Detalhes de desempenho:

  • Número total de postos publicados
  • Números de engajamento total: taxa de engajamento, taxa de cliques, visões, comentários, ações, etc
  • Mudança na taxa de engajamento em relação à sua última auditoria
  • Os cinco primeiros lugares para cada plataforma por taxa de engajamento (ou a métrica chave que você escolheu)
  • O ROI da sua campanha (se você veicular anúncios pagos)

Detalhes do público:

  • Demográficos e personas do comprador
  • Contagem de seguidores (e alteração +/- vs. a sua última auditoria)

Objetivos:

  • 2-3 objetivos da S.M.A.R.T. que você quer atingir na sua próxima auditoria
  • Se você atingiu as metas estabelecidas para esta auditoria, ou se mudou de rumo (e porquê)

Agora você sabe tudo o que precisa para realizar sua própria auditoria nas mídias sociais. Vá em frente e analise!

Perguntas mais frequentes sobre auditorias nas redes sociais

O que é uma auditoria nas redes sociais?

Uma auditoria nas redes sociais é um processo utilizado para medir o sucesso da sua estratégia social através de contas e redes. Uma auditoria identifica os seus pontos fortes, fracos e os próximos passos necessários para melhorar.

Por que é importante uma auditoria nas redes sociais?

Uma auditoria nas redes sociais ajuda-o a rever como os seus esforços nas redes sociais vão ao encontro dos seus objectivos de negócio.

Uma auditoria irá mostrar-lhe quais os conteúdos e plataformas que têm melhor desempenho, quem é o seu público e o que lhes interessa, e onde concentrar os seus esforços a seguir.

Como posso iniciar uma auditoria nas redes sociais?

Comece a sua auditoria nas redes sociais listando todas as suas contas, depois passe por cada conta para rever o seu desempenho. Para uma visita guiada do processo, navegue para cima neste blog.

Quanto tempo leva uma auditoria nas redes sociais?

Isso depende! Você pode realizar uma auditoria rápida nas redes sociais em apenas 30 minutos, mas se você quiser mergulhar fundo em cada uma de suas contas, você pode querer reservar algumas horas.

Quais são os passos de uma auditoria nas redes sociais?

Uma auditoria nas redes sociais é muito simples. Basta seguir estes passos:

  1. Liste todas as suas contas
  2. Verificar a sua marca
  3. Identificar o seu conteúdo com melhor desempenho
  4. Avalie o desempenho de cada canal
  5. Compreender o seu público em cada plataforma
  6. Tomar medidas e estabelecer novas metas

Economize tempo gerenciando todas as suas contas em um só lugar com o SMMExpert. Planeje conteúdo e campanhas, agende posts, gerencie conversas e veja todos os seus dados analíticos e de ROI com relatórios rápidos e automatizados. Potencialize seu marketing social hoje.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.