Como Anunciar no TikTok em 2023: Um Guia de 8 Passos para Utilizar os Anúncios TikTok

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Kimberly Parker

Se você ainda acha que o TikTok é só para crianças, você está perdendo uma importante opção de publicidade nas mídias sociais para a sua marca.

TikTok tem agora mais de 1 bilhão de usuários, e os anúncios TikTok podem agora alcançar um público adulto (18+) estimado em 825 milhões de pessoas em todo o mundo.

Faça o download do nosso relatório de Tendências Sociais para obter todos os dados necessários para planejar uma estratégia social relevante e se preparar para o sucesso social em 2023.

2022 Estatísticas de publicidade da TikTok

Se você está fazendo marketing para adultos mais jovens, especialmente mulheres, a publicidade no TikTok é um ajuste natural. 36% dos usuários do TikTok têm entre 18 e 24 anos. As mulheres nessa categoria etária compõem quase 20% do público publicitário do TikTok.

Fonte: SMMExpert

O maior público da TikTok está nos Estados Unidos, com 109.538.000 pessoas. Mas o que é mais interessante é a percentagem da população adulta que os anúncios da TikTok podem atingir em países fora da América do Norte, especialmente no Médio Oriente e Ásia.

Fonte: SMMExpert

Se você está fazendo marketing para um público internacional, os anúncios no TikTok oferecem excelente alcance.

Então, quem deve investir em publicidade no TikTok? Enquanto marcas com uma ampla gama de públicos podem achar que vale a pena testar uma pequena campanha TikTok, os anúncios TikTok provavelmente terão os melhores resultados:

  • Marketing de marcas para clientes com idade inferior a 35 anos
  • Marcas dirigidas às mulheres, especialmente as de 18 a 25 anos
  • Marcas com (ou esperando construir) uma forte presença na Ásia ou no Oriente Médio

Tipos de anúncios TikTok

Aqui estão todos os tipos de anúncios que você pode executar na plataforma de anúncios do TikTok e sua família de aplicativos. Nem todos os tipos de anúncios estão disponíveis em todas as áreas. Confira as especificações dos anúncios do TikTok para todos os formatos mais adiante neste post.

Anúncios de alimentação

Estes são anúncios de auto-atendimento que você mesmo pode criar através da interface do TikTok Ad Manager.

Anúncios de imagem

Rodando apenas nos aplicativos News Feed do TikTok (BuzzVideo, TopBuzz e Babe), estes incluem uma imagem, marca ou nome do aplicativo, e texto do anúncio.

Anúncios em vídeo

Os anúncios de vídeo estão disponíveis para o próprio TikTok ou para a família de aplicativos de notícias TikTok. Eles rodam como vídeos de 5-60 segundos em tela cheia no feed For You do usuário. Cada anúncio inclui um vídeo, uma imagem de exibição do anúncio, marca ou nome do aplicativo e texto do anúncio.

Fonte: TikTok

Anúncios de faíscas

Os anúncios Spark permitem que sua marca aumente o conteúdo orgânico de sua própria conta ou de outros usuários. A pesquisa TikTok mostra que os Anúncios Spark têm uma taxa de conclusão 24% maior e uma taxa de engajamento 142% maior do que os anúncios In-Feed padrão.

Anúncios em ângulo

Anúncios colocados através da Rede de Audiência TikTok.

Anúncios em carrossel

Rodando apenas nos aplicativos de Feed de notícias do TikTok, estes incluem até 10 imagens com capitães exclusivos por anúncio.

Fonte: TikTok

Formatos de anúncios TikTok disponíveis para marcas geridas

As marcas geridas são aquelas que trabalham com um representante de vendas TikTok (Precisa de um representante de vendas TikTok? Contacte-os para ver se o seu negócio é adequado):

Anúncios TopView

Anúncios de vídeo que aparecem como uma aquisição em tela cheia por 5 a 60 segundos quando os usuários abrem o aplicativo TikTok.

Fonte: TikTok

Desafio da marca Hashtag

Um formato de campanha publicitária de três a seis dias para encorajar o envolvimento, no qual o conteúdo gerado pelo usuário aparece na página de desafio da hashtag.

Efeitos de marca

Adesivos de marca, filtros e efeitos especiais para que o TikTokers interaja com a sua marca.

Fonte: TikTok

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Como montar uma campanha publicitária TikTok

Para criar uma campanha publicitária TikTok, basta dirigir-se ao TikTok Ads Manager. Se você não criou uma conta TikTok Ads Manager, você precisará fazer isso primeiro.

Nota: Se você está apenas procurando aumentar o conteúdo existente, você não precisa de uma conta no Ads Manager. Em vez disso, você pode usar o TikTok Promote. Pule para o final desta seção para obter mais detalhes.

1. escolha o seu objectivo

Para começar, entre no TikTok Ads Manager e clique no botão Campanha O TikTok tem sete objectivos publicitários repartidos em três categorias:

Conscientização

  • Alcance : Mostre seu anúncio para o número máximo de pessoas (em beta).

Consideração

  • Tráfego : Conduz o tráfego para um URL específico.
  • Instalações da aplicação : Conduza o tráfego para descarregar o seu aplicativo.
  • Vídeos Maximizar a reprodução de anúncios de vídeo (em beta).
  • Geração de Chumbo : Use um formulário instantâneo pré-populoso para recolher os contatos.

Conversões

  • Conversões : Conduza acções específicas no seu site, como uma compra ou uma subscrição.
  • Vendas por catálogo Anúncios dinâmicos baseados no seu catálogo de produtos (em beta, e apenas disponíveis para aqueles com uma conta de publicidade gerida em regiões suportadas).

Fonte: TikTok

2. nomear a sua campanha e estabelecer um orçamento

Dê à sua campanha um nome que seja facilmente reconhecível pela sua equipa. Pode ter até 512 caracteres.

Se tiver bolsos sem fundo ou preferir definir os limites orçamentais para grupos de anúncios específicos em vez de toda a campanha, pode optar por definir Sem Limite no orçamento da sua campanha. Caso contrário, escolha se quer definir um orçamento Diário ou Vitalício para a sua campanha (mais sobre isso abaixo).

Fonte: TikTok

A optimização do orçamento da campanha também está disponível para os objectivos de Instalação e Conversão de Aplicações utilizando a estratégia de Licitações de Custo mais Baixo.

Para objetivos otimizados de Custo por Clique, o TikTok está testando um recurso beta para fornecer uma sugestão de lance.

3. nomear o seu grupo de anúncios e seleccionar colocações

Cada campanha inclui de um a 999 grupos de anúncios. Cada nome de grupo de anúncios pode ter até 512 caracteres.

Você pode escolher diferentes colocações para cada grupo de anúncios. Nem todas as colocações estão disponíveis em todos os locais:

  • TikTok placemen t: Anúncios de alimentação no For You Feed.
  • Colocação do aplicativo Feed de notícias : Anúncios dentro dos outros aplicativos do TikTok - BuzzVideo, TopBuzz, NewsRepublic, e Babe.
  • Colocação em ângulo : A rede de audiências TikTok.
  • Colocação automática permite ao TikTok otimizar automaticamente a entrega de anúncios.

Fonte: TikTok

4. escolha se deseja usar a Otimização Criativa Automatizada

Você não carregará seu criativo até chegar ao estágio de criação de anúncios individuais. Mas por enquanto, você pode decidir se permite que TikTok gere automaticamente combinações de suas imagens, vídeos e textos de anúncios. O sistema de anúncios então mostrará apenas os de melhor desempenho.

A TikTok recomenda que os novos anunciantes liguem esta configuração.

5. direccionado para o seu público

Como a maioria dos anúncios sociais, TikTok permite que você mostre seus anúncios especificamente para o seu mercado alvo. Você pode usar um público parecido ou personalizado, ou segmentar seus anúncios com base nos mesmos:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Idioma
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Detalhes do dispositivo

Fonte: TikTok

6. defina o orçamento e o horário do seu grupo de anúncios

Você já definiu um orçamento para a sua campanha global. Agora é hora de definir o orçamento para o grupo de anúncios, e definir o cronograma em que ele será executado.

Escolha um orçamento diário ou vitalício para o seu grupo de anúncios, depois escolha as horas de início e fim. Em Preparação do dia Você também pode escolher executar o seu anúncio em horários específicos ao longo do dia (com base no fuso horário da sua conta).

7. definir sua estratégia de licitação e otimização

Primeiro, escolha sua meta de otimização: conversão, cliques ou alcance. Seu objetivo de campanha pode determinar automaticamente essa meta.

A seguir, escolha a sua estratégia de licitação.

  • Bid Cap : Quantidade máxima por clique (CPC), por vista (CPV), ou por 1.000 impressões (CPM).
  • Limite de custos O custo flutuará acima e abaixo do valor do lance, mas deve chegar à média do lance definido.
  • Custo mais baixo O sistema de anúncios utiliza o orçamento do grupo de anúncios para gerar o número máximo de resultados possíveis com o menor custo por resultado.

Fonte: TikTok

Finalmente, escolha o seu tipo de entrega: standard ou acelerada. Standard divide o seu orçamento uniformemente pelas datas programadas da campanha, enquanto a entrega acelerada gasta o seu orçamento o mais rápido possível.

Fonte: Alocação de orçamento de entrega padrão vs. entrega acelerada no TikTok

8. crie o(s) seu(s) anúncio(s)

Cada grupo de anúncios pode ter até 20 anúncios. Cada nome de anúncio pode ter até 512 caracteres, e é apenas para uso interno (não aparece no anúncio em si).

Primeiro, escolha o formato do seu anúncio: imagem, vídeo ou anúncio Spark. Se você estiver aderindo ao próprio TikTok (ao invés da família de aplicativos TikTok), você só pode usar anúncios de vídeo ou Spark.

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Adicione suas fotos ou vídeo, ou crie um vídeo dentro do Ads Manager usando o modelo de vídeo ou ferramentas de criação de vídeo. Note que a pesquisa TikTok mostra que usando o editor de vídeo TikTok pode diminuir o custo por ação em até 46%.

Escolha uma das miniaturas padrão ou carregue a sua própria. Em seguida, digite seu texto e link. Confira a visualização do seu anúncio à direita da tela, adicione qualquer link de rastreamento relevante e clique em Envie para .

Fonte: TikTok

O seu anúncio passará por um processo de revisão antes de entrar em directo.

Nota: Para usar os Anúncios de Centelha, você precisará contatar os criadores do conteúdo que você deseja usar para que eles possam fornecer um código de acesso. Obtenha as instruções completas do Anúncio de Centelha do TikTok.

Se você preferir trabalhar com um criador TikTok em uma campanha personalizada, confira o TikTok Creator Marketplace.

Ou, aumente o conteúdo existente com TikTok Promote

O TikTok Promote permite que qualquer pessoa com 18 anos ou mais promova conteúdo existente. É o equivalente do TikTok Boost do Facebook.

Aqui está como impulsionar um TikTok:

  1. A partir do seu perfil TikTok, toque no ícone de três linhas para configurações, depois toque em Ferramentas do criador .
  2. Toque em Promova .
  3. Toque no vídeo que você quer promover.
  4. Escolha seu objetivo publicitário: Mais visualizações de vídeos, mais visitas ao site ou mais seguidores.
  5. Escolha o seu público, orçamento e duração, e toque Próximo .
  6. Introduza as suas informações de pagamento e toque em Iniciar Promoção .

Especificações do anúncio TikTok

Nesta seção, vamos nos concentrar em anúncios que rodam no próprio TikTok, e não na família de aplicativos de notícias TikTok.

Especificações do anúncio em vídeo TikTok

  • Relação Aspecto: 9:16, 1:1, ou 16:9. Os vídeos verticais com uma relação 9:16 têm o melhor desempenho.
  • Resolução mínima: 540 x 960 px ou 640 x 640 px. Os vídeos com uma resolução de 720 px têm o melhor desempenho.
  • Tipos de arquivo: mp4, .mov, .mpeg, .3gp, ou .avi
  • Duração: 5-60 segundos. A TikTok recomenda 21-34 segundos para um desempenho superior.
  • Tamanho máximo do arquivo: 500 MB
  • Imagem do perfil: imagem quadrada inferior a 50 KB
  • Nome da aplicação ou marca: 4-40 caracteres (aplicação) ou 2-20 caracteres (marca)
  • Descrição do anúncio: 1-100 caracteres, sem emojis

Especificações da faísca publicitária

  • Relação de aspecto: Qualquer
  • Resolução mínima: Qualquer
  • Duração: Qualquer
  • Tamanho máximo do arquivo: Qualquer
  • Menções de conta e emojis permitidas
  • O nome e o texto de exibição vêm do post orgânico original

Nota Para os caracteres asiáticos, geralmente a contagem de caracteres permitida é a metade.

Quanto custam os anúncios TikTok?

Orçamentos mínimos

Os anúncios TikTok são baseados em um modelo de licitação. Você pode controlar os custos através de orçamentos diários e vitalícios para campanhas e grupos de anúncios. Os orçamentos mínimos são:

Nível da campanha

  • Orçamento diário: $50USD
  • Orçamento vitalício: $50USD

Nível de grupo de anúncios

  • Orçamento diário: $20USD
  • Orçamento vitalício: Calculado como orçamento diário multiplicado pelo número de dias programados

TikTok é bem falado sobre os custos específicos dos anúncios, mas eles revelam as seguintes dicas e insights:

  • Se utilizar uma estratégia de licitação Bid Cap ou Cost Cap, defina o orçamento inicial da sua campanha no nível No Limit e o orçamento diário do grupo de anúncios para pelo menos 20x o seu custo alvo por acção (CPA).
  • Para App Event Optimization, defina um orçamento inicial de pelo menos $100 ou 20x o seu alvo (CPA), o que for mais alto.
  • Para campanhas de Conversão usando a estratégia de Lance de Menor Custo, defina um orçamento inicial de pelo menos $100 ou 20x o seu alvo (CPA), o que for mais alto.

Exemplos de custos dos anúncios TikTok

TikTok também revela os custos de algumas campanhas específicas, o que pode ajudá-lo a comparar os seus próprios gastos:

A marca Skincare Synth Labs Intl. realizou uma campanha de Anúncios de Fagulhas para gerar 300.000 impressões a $0,32 CPC.

Fonte: TikTok

A joalheria online Lion Wild usou anúncios de vídeo para conduzir uma taxa de conversão de 19,35% a $0,13 CPC e $0,17 CPM.

Fonte: TikTok

O mercado de jogos online G2A usou anúncios de vídeo para conseguir 12 milhões de impressões a $0.16 CPM e $0.06 CPC.

Fonte: TikTok

A editora de jogos móveis Playa Games usou anúncios de vídeo para conseguir um retorno de 130% nos gastos com anúncios com um CPC de 0,06 euros.

Fonte: TikTok

O serviço de streaming BVOD TVNZ OnDemand teve uma taxa de cliques de 0,5% a NZ$0,42 CPC.

Fonte: TikTok

A marca Beauty Mallows Beauty viu uma taxa de 2.86% de click-through a £0.04 CPC.

Fonte: TikTok

Maker marketplace Strike Gently Co. usou TikTok Promote para conduzir uma taxa de 1,9% de click-through a $0,27 CPC.

Fonte: TikTok

Hyundai Australia usou anúncios de vídeo para conduzir uma taxa de cliques de 0,88% a menos de $0,30 CPC.

Fonte: TikTok

Nos EUA, somente anunciantes baseados no Havaí pagam imposto sobre vendas (4,71%). Os anunciantes do Reino Unido pagam IVA de 20%. Este valor é aplicado ao total gasto com anúncios, portanto esteja preparado para que sua conta inclua o imposto.

As melhores práticas de publicidade da TikTok

Misture e combine os seus estilos criativos

Ao invés de usar um tipo de criativo, ou criativos muito semelhantes, mude o seu estilo. TikTok sugere atualizar o seu criativo a cada sete dias para evitar o cansaço do público.

Troque-o também dentro de cada vídeo. A TikTok recomenda cenas variadas com filmagens em B-roll ou de transição.

Vá direto ao assunto

Os anúncios de vídeo podem durar até 60 segundos, mas a TikTok recomenda mantê-los nos 21-34 segundos.

Faça os primeiros 3 a 10 segundos especialmente atraentes e envolventes para evitar perder telespectadores. Os anúncios TikTok com melhor desempenho destacam a mensagem ou produto chave dentro dos primeiros 3 segundos.

Use legendas de som e legendas

93% dos vídeos TikTok de melhor desempenho usam áudio, e 73% dos usuários de TikTok disseram que parariam e olhariam os anúncios com áudio. Em particular, faixas rápidas acima de 120 batidas por minuto geralmente têm a maior taxa de visualização.

Mas legendas e texto também são importantes. Em particular, use o texto para destacar sua chamada à ação. TikTok encontrou 40% dos anúncios de leilão com a taxa mais alta de visualização incluem sobreposições de texto.

Fique positivo e autêntico

A TikTok recomenda que os vídeos permaneçam "positivos, autênticos e inspiradores". Este não é o lugar para testar o seu conteúdo sombrio e mal-humorado ou usar um discurso de venda de mão pesada. Você também não quer um vídeo que pareça muito "produzido".

Tente usar conteúdo gerado pelo usuário em seus anúncios para mantê-los verdadeiramente autênticos. Por exemplo, um em cada três dos principais anúncios de leilão envolve alguém olhando diretamente para a câmera e falando para o público.

A marca australiana Royal Essence utilizou esta estratégia para obter 2,2 milhões de impressões e 50.000 cliques.

3 exemplos de anúncios TikTok

1. canetas

A banda canadense Penningtons fez uma parceria com a criadora Alicia Mccarvell para criar anúncios de vídeo na alimentação que tiveram 53% mais comentários, 18% mais gostos e 55% mais visualizações do que o conteúdo da empresa em outras plataformas.

A chave do sucesso: parceria com um criador estabelecido (também conhecido como influenciador) que entendeu como produzir conteúdo TikTok autêntico que exibisse a marca sem se sentir demasiado vendido.

2. o pequeno César

Little Caesars usou Spark Ads para amplificar o conteúdo de 13 criadores com os quais se associaram para a sua campanha #GoCrazy.

A chave do sucesso: Eles deram aos criadores controle criativo completo, e aprenderam algumas coisas no processo. Eles encontraram a TikToks com famílias que produziram as maiores taxas de cliques para a sua campanha.

3. molhado n selvagem

Wet n wild usou um desafio hashtag de marca para ajudar a lançar seu novo mascara Big Poppa. Seu desafio #BiggerIsBetter viu 1,5 milhões de vídeos de usuários feitos e 2,6 bilhões de visualizações totais.

A chave do sucesso: wet n wild usou uma estratégia combinada de um desafio hashtag de marca + um som personalizado + parcerias de criadores + anúncios Top View. Cada componente ampliou os outros, resultando em um alcance massivo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.