Como pregar a arte do retorno da marca nas mídias sociais

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Kimberly Parker

Olha, Twitter pode ter uma reputação de discurso político sem fim e memes antigos. E claro, às vezes isso é verdade. Mas ainda é uma plataforma importante para a sua marca. Especialmente se você quiser praticar a arte do retorno arriscado da marca.

Hoje em dia, a marca Snarky Twitter está começando a se sentir um pouco jogado fora. Mas ainda há muito espaço para fazer ondas com a presença online certa. E não está limitado apenas ao Twitter. TikTok, Instagram e Facebook oferecem muito espaço para flexionar a sua personalidade social.

Pronto para aprender com os profissionais? Vamos examinar alguns arriscadores sociais de sucesso que podem inspirar o retorno da sua marca.

10 maneiras de pregar a arte do regresso

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O que são os retornos arriscados das marcas?

Nos últimos anos, as marcas têm cultivado enormes seguimentos, correndo enormes riscos. Ficaram malucas (Wendy's), malucas (Moonpie), malucas (Duolingo) e malucas (Steakums). Estas marcas ganharam toneladas de cobertura de fontes inesperadas ao pensar fora da caixa.

Isso pode ter valido a pena para essas marcas, mas a lição é não copiar sua estratégia. Comentários agregados de sua pequena conta podem não fazer sentido. Além disso, as tendências se movem rapidamente. A última coisa que você quer fazer é copiar outra pessoa e acabar fazendo um conteúdo desatualizado ou digno de encolhimento.

A lição aqui é que com risco vem a recompensa - Especialmente se você se mantiver fiel à sua voz e ao seu propósito. O retorno da marca pode significar empurrar o envelope, ser dono de erros, ou mesmo tomar uma posição política.

O risco também pode significar, bem, ser sincero. Os dias de retorno sarcástico e aperitivo estão contados. Hoje em dia, as marcas parecem encontrar mais sucesso por serem bom .

Mas ainda há muitas maneiras novas de misturar online. Aqui estão alguns dos melhores retornos que vimos marcas fazerem em suas mídias sociais. Assista e aprenda.

1. Toca o calcanhar.

Você nem sempre precisa responder para assumir riscos que compensam. Lembre-se, todos estão rolando no Twitter em busca de algo para "afundar".

Porque é que o pão deve ter toda a diversão, quando há Weetabix? Servindo @HeinzUK Beanz em bix para o pequeno-almoço com um toque. #ItHasToBeHeinz #HaveYouHadYourWeetabix pic.twitter.com/R0xq4Plbd0

- Weetabix (@weetabix) 9 de Fevereiro de 202

Os barões britânicos do café da manhã na Weetabix tiveram uma grande vitória ao se fazerem a bunda da piada no Twitter. Sua hilariante picareta de comida se tornou um enorme tópico de tendências globais. (Esperamos que tenha sido intencional, mas realmente, não importa).

Os gerentes de marcas menores podem ter apagado o tweet quando ele estava sendo ridicularizado. Mas Weetabix venceu mantendo o curso, até mesmo entrando no festival de brincadeiras.

Continua Kellogg's, o leite é sooo 2020.

- Weetabix (@weetabix) 9 de Fevereiro de 202

2. junte-se ao dogpile (quando apropriado)

A genialidade da comida nojenta de Weetabix reside na sua capacidade de unir a multidão. Afinal, é uma imagem bastante grosseira (embora admitamos, estamos um pouco... curiosos).

Mesmo assim, é o tipo de post "mau" não controverso que pode unir a internet. E muita gente entrou a bordo.

Nós: Abacaxi na pizza é o alimento mais controverso de sempre.

Weetabix: Segura a minha colher.

- Domino's Pizza UK (@Dominos_UK) 9 de Fevereiro de 202

O posto foi ridicularizado por todos, desde o National Rail britânico até um museu oficial dos Beatles. A empresa de presentes Moonpig colocou feijões em um de seus próprios cartões de saudação. Os vendedores de frango concorrentes KFC e Nando até se envolveram em uma brincadeira amigável nas respostas. Até a Pfizer entrou nos jabs.

Foi um verdadeiro honeypot para a marca Twitter, tudo graças ao Weetabix. Mas algumas festas ainda não deveriam ter aparecido. A resposta oficial da conta oficial de Israel, por exemplo, não foi exatamente bem recebida.

3. apontar para os tweets de cotação

Neste ponto, o maior risco que você pode correr no Twitter é se colocar lá fora. Afinal, se o seu tweet receber muita atenção, é provável que alguém seja rude.

Mas não se ganha em grande jogando pelo seguro. Em vez disso, se você quer atenção, tente inventar avisos de noivado. Se eles se relacionam com a sua marca, melhor ainda.

A newsletter do festival musical The Festive Owl teve recentemente um grande sucesso com um simples pedido de informação, tendo rendido mais de 5.000 tweets e contando.

Primeiro Concerto:

Último concerto:

O melhor concerto:

O pior concerto:

- Coruja Festiva (@TheFestiveOwl) 14 de Agosto de 2022

Mais uma vez - o risco aqui é que as pessoas possam ser rudes. Se optar por este caminho, verifique novamente o seu pedido e certifique-se de que é relevante para a sua marca. Se o seu tweet tresanda a desespero, pode sair o tiro pela culatra.

4. Mantenha-o sorrateiramente

Há maneiras de se inserir no discurso sem ter que se preocupar com ninguém. O pessoal da Merriam-Webster provou ser magistral nesta estratégia.

Não deve surpreender que um dos dicionários mais populares do mundo tenha jeito com as palavras. Mas a sua palavra do ano de 2021 foi um golpe de génio particularmente subtil.

A palavra "vacina".

- viu um aumento de 601% nas consultas este ano em relação ao ano passado.

- teve contínuos picos de atenção ao longo do ano.

- era muito mais do que medicina em 2021.

Vacina' é a nossa 2021 #WordOfTheYear.//t.co/i7QlIv15M3

- Merriam-Webster (@MerriamWebster) 29 de novembro de 202

Ao escolher "vacina", a marca abordou um tema de botão quente sem arriscar nenhum backlash. As verdadeiras conversas continuaram nos tweets de citação, mas a Merriam-Webster começou.

5. Realmente incluir a audiência

Os comerciantes de açúcar na Skittles podem ser doces, mas não têm medo de ficar um pouco salgados. Eles incluíram o seu público em muitos regressos hilariantes sem serem rudes.

Funciona porque eles se fazem o rabo da piada. Para prova, veja esta lista absurda de milhares de pessoas que se queixaram de uma mudança recente.

O Marketing gostaria de pedir desculpas a 130.880 pessoas por terem tirado a cal. Infelizmente, não cabem todas num único posto.

Baixe o jpg completo para receber as suas desculpas: //t.co/8enSa8mAB7 pic.twitter.com/He4ns7M4Bm

- SKITTLES (@Skittles) 5 de abril de 2022

E valeu a pena. Skittles até ganhou a melhor marca oficial do Twitter em 2022:

Você os ajudou #RallyForTheRainbow, agora o vice-campeão do ano passado pode oficialmente reivindicar sua coroa.

Parabéns @Skittles, nosso #BestOfTweets Brand Bracket '22 champion! 🌈 pic.twitter.com/RamCOWRZxN

- Marketing no Twitter (@TwitterMktg) 5 de abril de 2022

6. usar snark quando apropriado

É fácil colocar uma bandeira de orgulho em sua foto de perfil e encerrar o dia, certo? Errado. A comunidade LGBTQA+ está (corretamente) começando a chamar marcas que não caminham a pé. Uma maneira de mostrar que você realmente se importa é se dirigir aos trolls quando achar apropriado.

Quando a Xbox revelou o novo hardware com tema de orgulho, um troll do Twitter respondeu: "Ninguém pediu isso".

Nosso controlador Pride possui 34 bandeiras representando as muitas comunidades LGBTQIA+! 🏳️🏳️🌈

Conheça algumas das pessoas incríveis que inspiraram o design e aprenda o que cada bandeira significa aqui: //t.co/s3c6bp9ZhL pic.twitter.com/xQ99z5WpKg

- Xbox (@Xbox) 8 de Junho de 2022

Não foi rude, nem particularmente chamativo, mas foi o suficiente para garantir a Xbox - e muita atenção para o seu novo controlador.

E ninguém lhe pediu para responder, mas aqui estamos nós.

- Xbox (@Xbox) 8 de Junho de 2022

7. Comentário com a classe

Mais uma vez, você não precisa segurar um sinal gigante de "me escolha" para se engajar no discurso crítico no Twitter. Com tópicos sensíveis, é possível mostrar graça e equilíbrio através da arte da sutileza.

Isso é exactamente o que o Guerra das Estrelas O Twitter fez para abordar uma facção tóxica de sua base de fãs. A franquia de longa data é frequentemente alvo de trolls obsessivos. A cada novo lançamento, os campos da conta são continuamente voltados para atores de cor que aparecem em seus projetos.

Estamos orgulhosos de receber Moisés Ingram na família Star Wars e animados para que a história da Reva se desenrole. Se alguém pretende fazê-la sentir de alguma forma indesejável, temos apenas uma coisa a dizer: resistimos. pic.twitter.com/lZW0yvseBk

- Guerra das Estrelas

Depois de anunciar que a estrela Gambit da Rainha Moses Ingram tinha sido lançada em Obi-Wan Kenobi, eles foram atingidos por uma enchente de discursos tóxicos. A forma como eles escolheram responder é particularmente convincente. Ela se dirige aos trolls racistas sem estragar sua odiosa retórica.

Há mais de 20 milhões de espécies sencientes na galáxia Guerra das Estrelas, não opte por ser racista.

- Guerra das Estrelas

8. Sê simpático.

Se você ainda não notou, o tom de Wendy parece estar à caminho na era moderna do Twitter. Às vezes, "risco" significa ousar ser diferente. E o fabricante de maquiagem Glossier está liderando o pacote.

@aanasmira "gloss-ee-yay!"✨

- Glossier (@glossier) 11 de março de 2018

Eles cultivaram um espaço gentil e amigável online - e isso pode realmente se destacar. A versão Glossier de retorno da marca inclui um tom gentil, relatável e muitos emojis. Eles se mantêm em sintonia com a missão de Glossier enquanto oferecem um excelente atendimento ao cliente.

Isto só esteve disponível por um tempo limitado, mas vamos trazer a vela de volta no final deste ano! Fique atento 💕

- Glossier (@glossier) 12 de Agosto de 2022

9. Vai com o fluxo.

O Twitter certamente se acalmou como o lugar para as marcas ficarem bobas com ele. Mas no TikTok, as coisas podem e realmente esquisito.

Em uma aula magistral recente, o usuário @ramblingsanchez iscou a multidão. Seu vídeo completamente inócuo, comendo brócolis, não deveria ter se tornado viral. Mas a legenda deles, "Um monte de contas da marca deveria comentar sobre isso sem motivo", fez toda a diferença.

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A seção de comentários do vídeo explodiu rapidamente. Marcas como Preservativos de Tróia, lululemon e até mesmo a conta oficial do TikTok apareceram.

10. Tens a tua própria ideia.

O @ramblingsanchez TikTok (agora removido) foi uma experiência divertida que ficará na história. Mas a internet se move rapidamente, e idéias divertidas podem rapidamente se sentir obsoletas.

Os fabricantes de dardos de espuma Nerf tentaram copiar o formato @ramblingsanchez com retornos decrescentes. Seu especialista em TikTok disse às marcas para desafiarem umas às outras para um duelo Nerf nos comentários. Infelizmente, não valeu a pena da mesma forma.

Claro, algumas marcas tentaram nos comentários. Mas o resto do feed está cheio de pessoas torrando o vídeo por serem, bem, duras.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.