Como Criar um Calendário de Mídias Sociais

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Kimberly Parker

Um calendário de mídia social é um salva-vidas para marqueteiros sociais ocupados.

Criar e postar conteúdo na hora é complicado. Você é mais propenso a digitação, problemas de tom e outros erros. Passar um pouco de tempo adiantado criando um calendário de mídia social é muito mais eficiente. Dessa forma, você tem tempo dedicado a criar, ajustar, revisar e agendar postagens.

Os calendários de conteúdo das redes sociais não só tornam o seu dia de trabalho menos stressante, como também facilitam o planeamento de uma mistura de conteúdos eficaz e permitem-lhe cronometrar as suas mensagens para atingir o maior público possível.

Continue lendo para o seu guia completo para fazer um calendário prático (e poderoso) de conteúdo de mídia social Até incluímos alguns modelos gratuitos de calendário das redes sociais para começar!

Bónus: Descarregue o nosso modelo de calendário gratuito e personalizável para as redes sociais para facilmente planejar e agendar todo o seu conteúdo com antecedência.

O que é um calendário de redes sociais?

Um calendário de redes sociais é uma visão geral dos seus próximos posts nas redes sociais, organizados por data Os profissionais de marketing social usam calendários de conteúdo para planejar cargos, gerenciar campanhas e rever estratégias em andamento.

Os seus podem ser uma folha de cálculo, calendários do Google ou painel interactivo (se estiver a utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais).

Um calendário de redes sociais normalmente inclui alguma combinação destes elementos para cada posto:

  • O data e hora ele irá ao ar
  • O rede social e conta onde será publicado
  • Cópia e recursos criativos (ou seja, fotos ou vídeos) necessário
  • Ligações e etiquetas para incluir

Como criar um calendário de redes sociais

Siga os passos abaixo para criar um plano de conteúdo de mídia social enxuto e eficiente.

Deixe Brayden, nosso líder em Mídias Sociais, guiá-lo através do planejamento de seu calendário em menos de 8 minutos :

1. auditar as suas redes sociais e conteúdos

Antes de construir o seu calendário de publicação nas redes sociais, você precisa de uma imagem clara das suas contas existentes nas redes sociais.

Use nosso modelo de auditoria de mídia social para criar um registro preciso e atualizado de:

  • Contas de importadores e perfis desactualizados
  • Segurança da conta e senhas
  • Metas e KPIs para cada conta de marca por plataforma
  • O seu público alvo, a sua demografia e as suas personalidades
  • Quem é responsável pelo quê na sua equipa
  • Os seus cargos, campanhas e tácticas de maior sucesso
  • Lacunas, resultados abaixo do esperado e oportunidades de melhoria
  • Principais métricas para medir o sucesso futuro em cada plataforma

Como parte de sua auditoria, observe quantas vezes você está postando atualmente em cada rede social. Veja em sua análise quaisquer pistas sobre como sua freqüência ou tempo de postagem afeta o engajamento e as conversões.

2. escolha os seus canais sociais e mistura de conteúdos

Decidir que tipo de conteúdo publicar é uma parte fundamental de sua estratégia de mídia social - e um passo importante para a construção de um calendário de mídia social. Há algumas estratégias de marketing padrão para o mix de conteúdo que você pode usar para começar:

A regra dos terços das redes sociais

  • Um terço dos seus postos promover o seu negócio ou conduzir conversões.
  • Um terço dos seus postos partilham conteúdo curado de líderes de pensamento da indústria.
  • Um terço dos seus postos sociais envolve interacção pessoal com os seus seguidores.

A regra 80-20

  • 80 por cento dos seus postos informar, educar, ou entreter
  • 20 por cento dos seus postos promover o seu negócio ou conversões de unidades

Você também precisará determinar quais canais sociais usar para quais tipos de conteúdo. Alguns podem não ser necessários de forma alguma.

Não se esqueça de agendar conteúdo gerado pelo usuário e conteúdo curado. Dessa forma, você não fica sobrecarregado criando tudo sozinho.

3. decida o que seu calendário de mídia social deve incluir

Por exemplo, um pequeno empresário que faça seus próprios cargos sociais provavelmente terá um calendário muito mais simples do que uma marca grande com uma equipe social completa.

Mapeie as informações e funções que são mais importantes para você. Assim, você pode tirar o máximo proveito do seu calendário social.

Comece com detalhes básicos, como:

  • Plataforma
  • Data
  • Hora (e fuso horário)
  • Cópia
  • Visuais (por exemplo, foto, vídeo, ilustração, infográfico, gif, etc.)
  • Ligação aos activos
  • Link para o post publicado, incluindo qualquer informação de rastreamento (como parâmetros UTM)

Você também pode querer adicionar informações mais avançadas, como por exemplo:

  • Formato específico da plataforma (poste de alimentação, Story, Reel, sondagem, live stream, anúncio, poste de compras, etc.)
  • A vertical ou campanha associada (lançamento de produto, concurso, etc.)
  • Geo-alvo (global, América do Norte, Europa, etc.)
  • Pago ou orgânico? (Se pago, então detalhes adicionais do orçamento podem ser úteis)
  • Já foi aprovado?

Se você está apenas começando, uma simples planilha funciona bem. Se você está procurando uma solução mais poderosa, confira nossas principais ferramentas de calendário no final deste post.

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4. convidar a sua equipa para rever e usar o seu feedback para melhorar

Um calendário social eficaz faz sentido para todos na sua equipa de marketing. Peça feedback e ideias às partes interessadas e à sua equipa para ter a certeza de que serve as necessidades de todos.

Quando você começar a trabalhar com o seu calendário, avalie como ele se sente para você e peça à equipe que forneça um feedback contínuo. Por exemplo, se ele se sentir oneroso e finório, talvez você queira discar de volta alguns dos detalhes. Se não for suficientemente detalhado, talvez você precise adicionar algumas colunas.

O seu calendário provavelmente continuará a evoluir como o seu negócio evolui - e não faz mal!

Modelos gratuitos de calendário das redes sociais

Criamos dois modelos de Google Sheets para você usar como base para seu próprio calendário de mídia social. Basta abrir o link, fazer uma cópia e planejar.

Modelo de calendário das redes sociais

O modelo de calendário de conteúdo das mídias sociais linkadas acima tem espaço para as principais plataformas (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok). Mas é altamente personalizável, e você é livre para torná-lo seu próprio com os canais que fazem sentido para você.

Certifique-se de criar uma nova aba para cada mês, e planeje seu conteúdo editorial semana a semana.

Entre os muitos itens úteis deste calendário, não perca a guia para o conteúdo sempre verde. É aqui que você pode acompanhar as postagens de blogs ou outros conteúdos que sempre têm um bom desempenho social, apesar da sazonalidade.

Este modelo inclui colunas para que você possa acompanhar e programar:

  • Tipo de conteúdo
  • Data de publicação original (mantenha-se a par disto, para saber quando é altura de uma actualização)
  • Título
  • Tópico
  • URL
  • Cópia social de melhor desempenho
  • Imagem de melhor desempenho

Modelo de calendário editorial das redes sociais

Use o modelo de calendário editorial ligado acima para planejar ativos de conteúdo individuais. Pense em posts em blogs, vídeos, novas pesquisas, etc. É aqui que você planeja o conteúdo que seus esforços de mídia social estarão promovendo.

O modelo é fácil de usar. Basta criar um novo separador para cada mês, e planear o seu conteúdo editorial semana a semana.

Este modelo de calendário editorial das redes sociais inclui as seguintes colunas:

  • Título
  • Autor
  • Tópico
  • Data limite
  • Publicado em
  • Hora
  • Notas

Você pode querer adaptar seu modelo para incluir outras informações importantes, como palavra-chave alvo ou balde de conteúdo.

Por que usar um calendário de conteúdo de mídia social?

1. organize-se e poupe tempo

A criação e publicação de conteúdos em redes sociais requer tempo e atenção todos os dias. Um calendário de redes sociais permite-lhe planear com antecedência, agrupar o seu trabalho, evitar tarefas múltiplas e anotar todas as suas ideias de conteúdo para mais tarde.

As ferramentas do calendário de planejamento de mídia social permitem até mesmo que você agende mensagens de mídia social com antecedência. Isso significa que você pode compartilhar conteúdo todos os dias sem fazer login em todas as suas plataformas sociais a cada hora do dia.

O utilizador médio da Internet utiliza regularmente 7,5 plataformas de redes sociais. Para os gestores de redes sociais, o número pode ser muito superior. Quando se está a gerir várias contas, é essencial organizar-se.

O planeamento do seu conteúdo liberta tempo para um trabalho mais estratégico, que é muitas vezes mais divertido de qualquer forma.

2. facilitar a afixação consistente

Não há nenhuma regra difícil e rápida sobre a frequência com que você deve postar nas mídias sociais. Dito isto, há algumas melhores práticas geralmente aceitas para usar como base.

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Um post compartilhado pelo SMMExpert 🦉 (@hootsuite)

A regra mais importante, não importa quantas vezes você decida postar, é postar em um horário consistente.

Manter um horário regular é importante, para que seus seguidores e fãs saibam o que esperar. É também uma boa maneira de fazer uso inteligente de hashtags semanais como #MondayMotivation (prefiro #MonsteraMonday, mas isso pode não ser para todos).

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Para um exemplo do mundo real, dê uma olhada no calendário semanal de conteúdo do The Winnipeg Free Press. Claro, isto não é um redes sociais calendário de conteúdo, mas ele é um plano semanal ancorado por ideias de conteúdo consistente.

Fonte: Winnipeg Free Press

A programação de conteúdo como estes dá-lhe menos uma coisa a considerar ao criar as suas mensagens. A programação de mensagens com antecedência permite-lhe cumprir um calendário enquanto assegura que tem sempre um conteúdo de qualidade pronto a ser lançado.

As ferramentas do calendário de mídia social também permitem que você poste nos melhores horários para seu público, mesmo que esses horários não estejam alinhados com seu horário de trabalho principal, o que nos leva a...

3. você pode tirar umas férias de verdade.

Quando você cria conteúdo e o programa com antecedência, você pode realmente tirar um tempo de folga. Não faça login em suas contas de trabalho no Dia de Ação de Graças, tarde da noite ou de manhã cedo.

Para gestores de redes sociais ocupados, criar um calendário de redes sociais é um acto de autocuidado.

Lembrete para a nossa comunidade, verifique a sua saúde mental. Faça uma pausa dos ecrãs quando puder ❤️

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 4 de Março de 2022

4. reduzir os erros de digitação e evitar grandes erros

O planejamento antecipado dos postos permite que você verifique seu trabalho e construa uma rede de segurança em seu fluxo de trabalho. Tudo é mais fácil quando você não está se apressando para postar.

Um calendário de redes sociais - especialmente um com processo de aprovação - é a melhor maneira de evitar tudo, desde pequenos erros até crises nas redes sociais.

5. fazer campanhas de maior qualidade e mais coesas

Os valores de produção das mídias sociais dispararam desde os primeiros dias. Hoje, não é raro que um único posto tenha toda uma equipe de criativos de mídias sociais por trás disso.

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Pedir à sua equipe para largar tudo para uma emergência Instagram Reel não vai ganhar corações ou mentes. Também não vai resultar no seu melhor conteúdo possível ou em uma conta coesa.

Um calendário de mídia social ajuda você a distribuir recursos e garantir que sua equipe tenha espaço de manobra para fazer o seu melhor trabalho.

Seguir um plano a longo prazo também lhe permite criar conteúdos que apoiem os seus objectivos de marketing nas redes sociais e mais além.

6. cronometre seu conteúdo para feriados e eventos importantes

Planejar seu conteúdo em um calendário força você a ficar de olho no que está acontecendo, bem, no calendário. Isso significa que você está preparado para tudo, desde o horário de verão até o Super Bowl. (E tudo mais: estamos olhando para você, Dia Nacional da Pizza).

sabemos que o ananás na pizza é controverso, mas que tal nos gráficos da pontuação final já que é #nationalpizzaday? 😅 pic.twitter.com/AQ2P2P2P1J2v

- Seattle Kraken (@SeattleKraken) 10 de Fevereiro de 2022

Criámos um Calendário de feriados do Google que pode utilizar para enquadrar publicações nas redes sociais. Pode importá-lo para o seu próprio Calendário Google para dar um pouco mais de relevância ao seu planeamento de conteúdos.

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Pegue o modelo agora!

Vamos dar uma olhada no calendário editorial da revista Charlotte Parent. Ele mostra como temas de conteúdo e artigos específicos se alinham com eventos relevantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Fonte: Charlotte Parent

7. oportunidades de parcerias ou conteúdo patrocinado

O planejamento antecipado do conteúdo lhe dá tempo para pensar em oportunidades de parceria ou para abordar influenciadores sobre o trabalho conjunto em conteúdos patrocinados.

Também facilita a coordenação do seu conteúdo orgânico e pago, para que você possa aproveitar ao máximo os seus dólares de publicidade social.

Influenciadores e blogueiros geralmente têm seus próprios calendários de conteúdo editorial. Esta é outra oportunidade para comparar notas e encontrar mais oportunidades de parceria através do planejamento de conteúdo.

8. rastrear o que funciona, e melhorá-lo

O que é programado é feito, e o que é medido é melhorado.

A sua análise das redes sociais é uma mina de ouro informacional. Você pode usar essas percepções para melhorar os resultados pouco brilhantes e produzir mais do seu melhor conteúdo.

Se você estiver usando uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o SMMExpert, você pode usar as ferramentas analíticas embutidas para capturar um quadro completo de todos seus esforços nas redes sociais, para que você não tenha que verificar cada plataforma individualmente.

Por exemplo, o SMMExpert sempre abre espaço em nosso calendário de postagens para experimentos em mídias sociais. É importante para nós ter certeza de que a equipe está trabalhando a partir de resultados do mundo real, não apenas teorias.

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Aplicações e ferramentas de calendário de conteúdo de redes sociais

Existem provavelmente tantas ferramentas diferentes de conteúdo de mídia social quanto os gerentes de mídia social. Estes são os nossos favoritos.

Folhas do Google

Claro, o Google Sheets não é chique. Mas esta ferramenta gratuita de planilhas baseadas em nuvem certamente facilita a vida. Uma simples Google Sheet é uma boa casa para o seu calendário de mídia social, especialmente se você usar um (ou ambos) nossos modelos como ponto de partida.

É fácil de compartilhar com os membros da equipe e as partes interessadas, é gratuito e funciona.

SMMExpert Planner

Nós nunca bateríamos numa folha de cálculo. Mas se você está procurando uma solução ainda mais simples, o SMMExpert Planner leva o seu calendário de conteúdo de mídia social para o próximo nível.

Você pode usar o SMMExpert para rascunho, pré-visualização, programação e publicação E não apenas para uma plataforma. O SMMExpert trabalha com Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest. Você pode até usar o SMMExpert's Bulk Composer para agendar centenas de posts em vários perfis sociais.

Ao contrário de uma planilha estática, o calendário de mídia social que você pode construir com o SMMExpert's Planner é flexível e interativo. Se você quiser que um post saia às 15h de quarta-feira em vez de 9h de sábado... Basta arrastá-lo e soltá-lo no novo horário, e você está pronto para ir.

O SMMExpert até sugere o melhor momento para postar para cada conta de mídia social.

Depois de ter planejado seu calendário de conteúdo de mídia social, use o SMMExpert Planner para gerenciar suas postagens em mídias sociais, se envolver com seus seguidores e acompanhar o sucesso de seus esforços. Inscreva-se hoje para um teste gratuito.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.