O que é o WeChat? Introdução ao Marketing WeChat para Empresas

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Kimberly Parker

A menos que você tenha uma forte conexão com a China, você pode pensar que o WeChat não é grande coisa. Mas nos últimos 10 anos, a plataforma social emblemática da Tencent se tornou o principal atrativo para as pessoas do país. Além disso, uma importante ferramenta social e de negócios para milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar de alguma resistência ao seu uso em países como os Estados Unidos (mais sobre isso depois), o WeChat continua a crescer. Em 2021, o aplicativo conta com 1,24 bilhões de usuários ativos mensais.

Compare isso com os 2,85 bilhões do Facebook, e você pode ver porque o WeChat é agora a 6ª plataforma de mídia social mais popular em todo o mundo.

Mas o que é o WeChat e como você pode acessar seu mercado online? Leia mais para saber de onde veio o WeChat, o que ele pode fazer e como começar a usar o marketing do WeChat para negócios.

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O que é o WeChat?

WeChat é um aplicativo multiuso de mídia social, mensagens e pagamento desenvolvido na China. É a maior plataforma de mídia social do país e uma das 10 maiores redes sociais do mundo.

Em 2011, o WeChat (conhecido como Weixin na China) foi lançado como uma aplicação de mensagens ao estilo WhatsApp. Preencheu uma grande lacuna no maior mercado de redes sociais do mundo, onde muitas plataformas de propriedade estrangeira como o Facebook, o YouTube e o WhatsApp são proibidas.

WeChat também é popular na Mongólia e em Hong Kong e mantém uma base de apoio nas comunidades de língua chinesa em todo o mundo.

Os usuários registrados podem se conectar à plataforma através de seus telefones usando o aplicativo WeChat, ou através da web WeChat. WeChat para web inclui WeChat para PC e WeChat para Mac, mas você também pode ouvi-lo referido como WeChat online ou Web WeChat.

Se nunca usaste o WeChat antes, podes pensar que é apenas mais um espaço online onde as pessoas falam com os amigos e partilham fotografias de vida. Mas é muito mais do que isso.

Os usuários podem enviar mensagens, dar carona, pagar pelas compras, manter a forma física, marcar um teste Covid-19 e até mesmo acessar serviços governamentais como pedidos de visto, tudo isso sem sair do aplicativo.

Sem cliques de terceiros ou viagens complicadas de usuários. Apenas um grande público cativo e alguma tecnologia super elegante e integrada.

Como funciona o WeChat?

Na última década, o WeChat tem procurado simplificar a vida quotidiana dos seus utilizadores. Tanto que se tornou um "balcão único" para momentos sociais e transaccionais na China.

Aqui estão apenas algumas das coisas que os utilizadores podem fazer no WeChat...

WeChat mensagens instantâneas

As mensagens instantâneas são o serviço central do WeChat. É onde a aplicação começou e onde mantém o seu domínio mais forte sobre o mercado das redes sociais na China.

Os usuários do WeChat podem enviar mensagens instantâneas em vários formatos, inclusive:

  • Mensagens de texto
  • Mensagens de voz
  • Mensagens de Grupo
  • Transmissão de mensagens (um-para-muitos)
  • Partilha de fotos e vídeos
  • Videoconferência (videochamadas ao vivo)

Os utilizadores de mensagens WeChat também podem partilhar a sua localização com os seus contactos, enviar uns aos outros cupões e pacotes de dinheiro da sorte e partilhar ficheiros com pessoas muito próximas através de Bluetooth.

No total, os usuários do WeChat enviam mais de 45 bilhões de mensagens instantâneas por dia.

Momentos de WeChat

Momentos é o feed social do WeChat onde os usuários podem compartilhar atualizações de suas vidas com seus amigos.

É semelhante às atualizações de status do Facebook. Na verdade, os usuários do WeChat podem sincronizar seus momentos com o Facebook, Twitter e outras plataformas de mídia social às quais não têm acesso direto da China.

120 milhões de usuários do WeChat usam momentos todos os dias e a maioria verifica cada vez que abre o aplicativo.

Os usuários podem compartilhar imagens, textos, vídeos curtos, artigos e músicas. Assim como as atualizações de status do Facebook, os amigos podem reagir aos momentos dos outros, dando um polegar para cima e deixando comentários.

Notícias WeChat

Desenvolvido em maio de 2017, o NewsFeed do Facebook é mais parecido com o NewsFeed. Ele cura o conteúdo postado pelas contas de Assinatura (como organizações de mídia) que os usuários seguem.

Busca por WeChat

Os titulares de contas WeChat podem usar o Search para encontrar conteúdo na plataforma, incluindo:

  • Mini-programas
  • Contas Oficiais
  • Momentos Wechat (via hashtags)
  • Conteúdo da Internet (através do motor de busca Sogou)
  • Plataformas de eCommerce em sala de aula
  • Canais de WeChat
  • Autocolantes para mensagens instantâneas

Canal WeChat

No início de 2020, o WeChat lançou os Canais, uma nova plataforma de vídeo curto dentro do WeChat.

Através dos Canais, os usuários do WeChat podem criar e compartilhar pequenos clipes de vídeo de forma semelhante para fechar o rival TikTok.

Os usuários podem encontrar e acompanhar o conteúdo postado nos Canais através de seus amigos ou contas de influenciadores. Os posts nos Canais podem incluir:

  • Hashtags
  • Uma descrição
  • Uma etiqueta de localização
  • Um link para uma conta oficial

WeChat Pagamento

Mais de 250 milhões de utilizadores do WeChat ligaram as suas contas bancárias ao WeChat Pay, o gateway de pagamento da plataforma.

Com ele, eles podem pagar praticamente tudo em qualquer lugar do país, inclusive:

  • Contas
  • Mercearias
  • Transferências de dinheiro
  • Compras de comércio eletrônico

WePay inclui pagamentos Quick Pay, pagamentos baseados na web, pagamentos em código QR e pagamentos nativos noapp.

Enterprise WeChat

Em 2016, a Tencent lançou o Enterprise WeChat para ajudar os utilizadores a separar o seu trabalho da vida social. Tal como a Slack, ajuda os utilizadores a acelerar e organizar as comunicações de trabalho.

Através do Enterprise WeChat, os usuários podem se manter atualizados com as conversas de trabalho, acompanhar os dias de férias anuais, registrar as despesas e até mesmo solicitar tempo livre.

Mini-Programas WeChat

Os mini programas são aplicativos de terceiros incorporados na interface do WeChat. Um aplicativo chamado 'app dentro de um aplicativo'. Os usuários do WeChat podem instalar esses aplicativos para ter acesso a mais recursos. Um dos mais populares é um aplicativo de carona semelhante ao Uber.

Ao manter estes aplicativos dentro do WeChat, a plataforma mantém o controle sobre a jornada do usuário e direciona os pagamentos através do WeChat Pay.

400 milhões de usuários por dia acessam o WeChat MiniProgrammes.

Quem é o dono do WeChat?

WeChat é propriedade da empresa chinesa Tencent, uma das empresas mais valiosas do mundo. Gerida pelo empresário bilionário Pony Ma, as estimativas actuais situam o valor da Tencent em $69 mil milhões de dólares.

Por contexto, isso é mais do que a gigante dos cosméticos Johnson & Johnson e apenas marginalmente menos do que Alibaba.

Tanto o Tencent como o WeChat estão estreitamente ligados ao governo chinês. Os dados dos usuários do WeChat são rastreados, analisados e compartilhados com as autoridades chinesas.

Isto tem motivado preocupações internacionais de que o WeChat possa ser uma ameaça à segurança nacional. Estas preocupações impulsionaram as tentativas do Presidente Donald Trump de proibir o WeChat nos Estados Unidos entre 2016 e 2021.

O atual presidente eleito, Joe Biden, já planejou a idéia. Mas WeChat já foi censurado no Irã, banido na Rússia e está atualmente banido na Índia.

Então, o que faz uma das empresas mais valiosas do mundo, além de ruffle plathers no escritório oval e dirigir a rede social favorita da China? Fazer videogames, principalmente.

A Tencent é proprietária da Riot Games, bem como de uma grande parte dos jogos Epic, a empresa que nos trouxe a Quinzena.

WeChat demográficos

De acordo com o relatório do SMMExpert Global State Of Digital 2021, existem 4,20 bilhões de usuários ativos de mídia social no mundo. E os usuários de mídia social na Ásia Oriental representam quase um terço (28,1%) do total dessa participação de mercado.

Não será surpresa então que as estimativas atuais sugiram que 90% da população da China usa o WeChat.

Mas o WeChat não é popular apenas na China. Aproximadamente 100-250 milhões de usuários do WeChat vivem fora do país.

Os usuários do WeChat estão distribuídos de forma bastante uniforme entre os gêneros, sendo 45,4% do sexo feminino e 54,6% do sexo masculino.

Mas, ao contrário da linha rival japonesa - cujo público é dividido uniformemente entre as idades - as pessoas com menos de 30 anos representam mais de metade de todos os usuários do WeChat na China. Aqueles com 36-40 anos representam a menor parte, com apenas 8,6% do total de usuários.

Como usar o WeChat para negócios: WeChat marketing 101

As empresas podem comercializar no WeChat solicitando uma Conta Oficial ou fazendo uma parceria com terceiros.

Se você tem uma Conta Oficial, você pode criar conteúdo no WeChat e interagir diretamente e vender para seus seguidores e clientes.

Mais de 100 países (incluindo o Canadá) podem agora solicitar uma Conta Oficial, mesmo que não possuam uma Licença Comercial Chinesa. Por isso, vale a pena tentar a sua mão no marketing do WeChat.

Estabelecer uma Conta Oficial no WeChat

A forma mais eficaz de comercializar o seu negócio no WeChat é através da abertura de uma Conta Oficial. Existem dois tipos de contas para o marketing do WeChat, Contas de Subscrição e Contas de serviços .

O Conta de Subscrição foi concebido para o marketing mas não está aberto a negócios no estrangeiro.

WeChat's Conta de serviço é feito para vendas e suporte ao cliente. Os titulares de contas de serviço podem enviar quatro mensagens de difusão por mês e ter acesso ao WeChat Pay e API.

Notificações das contas de Serviço aparecem ao lado das de amigos. Mas os titulares de contas de Serviço não pode enviar mensagens aos clientes primeiro, ou responder a uma mensagem de um cliente fora de uma janela definida 48.

Mas com a integração do SMMExpert WeChat, você pode solicitar dados como endereços de e-mail dos clientes dentro do WeChat e, em seguida, acompanhá-los fora da plataforma.

E se for um cliente empresarial, pode gerir as mensagens Wechat através da Sparkcentral, a ferramenta de apoio ao cliente da SMMExpert.

Para solicitar uma conta oficial no WeChat:

  1. Ir para //mp.weixin.qq.com/ e clicar Registe-se
  2. Selecione Conta de serviço
  3. Digite seu endereço de e-mail para receber um código de confirmação
  4. Digite o código de confirmação e depois escolha uma senha
  5. Selecione o país de origem do seu negócio
  6. Solicite o Verificação do WeChat processo para ter acesso a funcionalidades premium
  7. Complete o perfil da sua conta e clique em Feito

As contas oficiais devem ser verificadas (geralmente por telefone) e pagar uma taxa anual de $99 USD à plataforma. Leva 1-2 semanas para obter uma resposta, mas, uma vez estabelecida, a sua empresa beneficiará do mesmo acesso e das mesmas funcionalidades que as empresas registadas na China.

Envolva-se com os usuários no WeChat

Os titulares de contas oficiais podem se envolver com os usuários do WeChat de algumas maneiras:

  • Por exibindo códigos QR vinculados à sua conta no ponto de venda, em seus sites, em lojas físicas ou em outros materiais promocionais

  • Ao garantir que os seus produtos aparecer no WeChat Scan
  • Por criação de conteúdo que pode ser visto na pesquisa do WeChat
  • Criando um envolvimento Mini-Programas
  • Ao criar um Loja WeChat (uma loja de eCommerce dentro do WeChat)

Estes métodos são populares porque as opções de publicidade são limitadas no WeChat. O que nos leva a...

Anunciar no WeChat

O WeChat oferece três tipos de anúncios:

  • Anúncios de momentos
  • Anúncios em banner
  • Anúncios de líderes de opinião (KOL ou influencer)

No entanto, o WeChat limita a quantidade de anúncios que os usuários podem ver em um dia. Por exemplo, cada usuário só verá três momentos de anúncios em um período de 24 horas. Se não comentar, gostar ou interagir com o anúncio, ele é removido da linha de tempo do usuário após 6 horas.

Parceiro com influenciadores (KOLs) no WeChat

Os principais líderes de opinião do WeChat (KOL) são blogueiros, atores e outras celebridades que ganharam popularidade na plataforma.

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Qualquer negócio, com ou sem uma Conta Oficial, pode chegar aos KOLs no WeChat. Os KOLs podem apoiar ou promover o seu produto ou serviço, o que significa que pode aceder à sua audiência sem ter de construir a sua própria na plataforma.

Colaborar ou associar-se ao WeChat

Ocasionalmente, o WeChat faz parcerias com organizações fora da China para realizar promoções.

Por exemplo, em 2016, a WeChat fez uma parceria com 60 empresas italianas sediadas perto do seu escritório em Milão. Estas empresas foram autorizadas a vender no WeChat sem ter de solicitar uma licença para operar um negócio na China, ou ter uma Conta Oficial para negócios no estrangeiro.

Estas parcerias são menos comuns em 2021 porque as empresas podem agora candidatar-se a uma conta WeChat sem uma licença. Mas as marcas ainda se associam frequentemente ao WeChat para criar inovações promocionais que requerem novas funções.

Até hoje, o WeChat restringiu suas parcerias a marcas de luxo, empresas muito grandes como a Starbucks e países onde eles querem aumentar sua base de usuários.

Criar um Mini Programa WeChat

Você pode solicitar uma licença de desenvolvedor para criar um Mini Programa WeChat como uma entidade estrangeira.

Uma vez registrado, as empresas podem usar os Mini Programas para criar aplicativos que sejam acessíveis a todos os usuários do WeChat.

A marca de moda internacional, Burberry, tem inovado através dos Programas WeChat Mini desde 2014, quando utilizou a plataforma para mostrar o seu desfile de Outono.

Em 2021, Burberry criou a primeira loja social de varejo de luxo. Um mini programa WeChat dedicado liga o conteúdo social a uma loja física em Shenzhen.

O aplicativo pega conteúdo exclusivo das mídias sociais e o traz para o ambiente físico do varejo. Ele permite aos clientes experimentar a loja de uma maneira completamente nova e desbloquear experiências personalizadas que eles podem compartilhar com suas comunidades.

Qualquer empresa estrangeira pode se candidatar para criar um Mini Programa e usá-lo para se conectar com usuários do WeChat.

Prestar um melhor serviço ao cliente

Talvez a forma mais comum de se envolver com os usuários no WeChat seja usá-lo para fornecer um ótimo serviço ao cliente.

Com uma conta de Serviço, você pode responder a qualquer usuário do WeChat que lhe enviar mensagens primeiro. Mas, você terá que responder dentro de um prazo definido e o chat terminará automaticamente se qualquer um de vocês não responder por 48 horas.

Então, a chave aqui é usar os métodos acima para que sua conta seja vista no WeChat. Depois, use mensagens instantâneas para responder perguntas e consultas de seus clientes.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.