Mídias Sociais em Serviços Financeiros: Benefícios, Dicas, Exemplos

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Kimberly Parker

As coisas estão mudando rapidamente nos serviços financeiros, desde o crescimento da criptografia até o crescimento da categoria de aplicativos fintech para o desenvolvimento de robôs-conversores. À medida que os serviços financeiros se tornam uma indústria mais digital, o marketing de mídia social está se tornando um meio mais crítico de promoção no espaço.

Mesmo que sua organização se incline mais para o tradicional, as mídias sociais são um canal necessário para alcançar clientes mais jovens. E você precisa estar preparado para o que está por vir. O Gartner encontrou 75% dos líderes de serviços financeiros esperam mudanças significativas no setor até 2026.

Eis porque (e como) construir uma estratégia de serviços financeiros nas redes sociais este ano.

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8 razões para utilizar as redes sociais nos serviços financeiros

1. atingir novos públicos

Os membros mais velhos desta faixa etária fazem 25 anos este ano. E começam a atingir marcos importantes que merecem aconselhamento financeiro. 70% deles já estão a poupar para a reforma.

Quase um quarto dos jovens de 16 a 24 anos já usa um site ou aplicativo de serviços financeiros todos os meses. Dez por cento deles já possuem alguma forma de moeda criptográfica.

Fonte: SMMExpert Global State of Digital 2022 (Atualização de abril)

Mesmo que você não esteja fazendo marketing para a Gen Z, as mídias sociais são um canal importante para se conectar com novos clientes. Mais de três quartos (75,4%) dos internautas usam as mídias sociais para pesquisa de marca.

2. fortalecer as relações

A construção de relacionamentos é um uso fundamental das mídias sociais para profissionais da indústria financeira. Quando se trata de dinheiro, todos querem lidar com alguém que conhecem e em quem confiam.

Alimentar prospectos e clientes on-line é conhecido como venda social. Aqui está uma cartilha rápida sobre como funciona:

As redes sociais podem ajudar a identificar momentos financeiros importantes na vida dos clientes e potenciais clientes. Por exemplo, o LinkedIn é um ótimo lugar para aprender sobre mudanças de carreira ou aposentadorias. Seguir as páginas de negócios dos clientes também pode lhe dar uma visão dos seus desafios.

Dito isto, a venda social é normalmente uma questão de construir relações. As vendas são um objectivo a longo prazo.

Quando uma conexão consegue um novo emprego ou lança um novo negócio, por todos os meios, envie uma mensagem de felicitações (Quase 95% dos assessores que usam as redes sociais usam efetivamente alguma forma de mensagem direta).

Mantém-te no topo. Mas não te precipites e tenta fazer uma venda.

É importante focar em fornecer informações e recursos confiáveis. Quase um quarto dos usuários de Internet seguem uma marca que eles estão considerando comprar em redes sociais. Eles querem seguir e observar por um tempo antes de pular dentro.

Foco nas necessidades do cliente em vez de fazer a venda.

3. destacar o propósito da marca e construir a confiança da comunidade

As marcas de serviços financeiros agora têm de mostrar que são mais do que retornos financeiros.

64% dos entrevistados da pesquisa Barómetro Edelman Trust 2022 afirmaram investir com base em crenças e valores. E 88% dos investidores institucionais "sujeitam a ESG ao mesmo escrutínio que as considerações operacionais e financeiras".

Os investidores mais jovens estão particularmente interessados em investimentos sustentáveis. Uma pesquisa Harris para a CNBC mostrou que um terço dos milênios, 19% do Gen Z, e 16% do Gen X "utilizam frequente ou exclusivamente investimentos focados em fatores ESG (ambientais, sociais e de governança)".

E um relatório da Natixis descobriu que 63% dos milenares acreditam que têm a responsabilidade de usar seus investimentos para ajudar a resolver questões sociais.

A confiança no setor de serviços financeiros cresceu nos últimos 10 anos, mas ainda é a indústria menos confiável de acordo com o Barômetro de Confiança Edelman. As mídias sociais permitem que você construa confiança e responda às preocupações dos clientes.

Fonte: 2022 Barómetro Edelman Trust

4. humanize a sua marca

As pessoas querem lidar com especialistas financeiros de confiança. Isso não significa que querem que os seus fornecedores de serviços financeiros sejam clínicos e frios. As redes sociais oferecem uma grande oportunidade para humanizar a sua marca.

Conseguir que os executivos de sua empresa se conectem às mídias sociais pode ser um ótimo lugar para começar. Afinal, pode ser mais fácil confiar numa pessoa do que numa instituição.

Os potenciais clientes esperam ver os seus executivos de Suíte-C no social. 86% dos leitores de publicações financeiras dizem que é importante que os líderes empresariais utilizem as redes sociais. Eles confiam mais nos líderes que utilizam as redes sociais do que naqueles que não o fazem por uma proporção de 6 para 1.

Naturalmente, o tom que você tomar vai depender da rede que você está usando e do público-alvo que você está tentando alcançar.

O consultor médio utiliza 4 redes sociais, sendo que as mais bem sucedidas utilizam 6. O Putnam Social Advisor Survey 2021 encontrou uma mudança do LinkedIn para o Facebook. Os consultores também estão a utilizar o Instagram e o TikTok de forma incipiente.

5. obter insights chave da indústria e dos clientes

Tente usar as redes sociais para pesquisas na indústria de serviços financeiros. Esta é uma boa maneira de se manter atualizado sobre o que está acontecendo em sua área.

Um concorrente tem uma nova oferta de produtos? Existe um desastre iminente de relações públicas? Pense nas redes sociais como um sistema de alerta precoce.

As redes sociais podem dizer-lhe o que está a acontecer na indústria. É assim que funciona:

Você também pode usar a escuta social para aprender sobre seus clientes potenciais e avaliar o que eles querem de você.

Além disso, não deixe de estar atento à sua análise das redes sociais. Estas ferramentas dão-lhe uma visão da eficácia dos seus próprios esforços sociais. Pode aprender o que funciona melhor. Depois, refine a sua estratégia de marketing de redes sociais para clientes de serviços financeiros à medida que avança.

6. Reduzir esforços e custos

Os esforços sociais funcionam melhor quando equipes, departamentos e consultores individuais usam as mídias sociais de forma coordenada. O mais provável é que isso envolva uma plataforma compartilhada de gestão de mídia social.

Uma biblioteca de conteúdo é um recurso valioso tanto para funcionários quanto para marcas. Os funcionários têm acesso a conteúdo pré-aprovado e compatível que está pronto para uso. As marcas têm paz de espírito quando os funcionários postam mensagens consistentes que apóiam objetivos estratégicos.

Quando tudo está alojado numa biblioteca central, não há duplicação de esforços ou despesas. Esta biblioteca pré-aprovada aborda as duas principais preocupações dos consultores financeiros sobre o uso das redes sociais:

  1. Falta de tempo
  2. Medo de cometer um erro.

7. fornecer um serviço digital unificado de atendimento ao cliente

À medida que a indústria financeira se torna cada vez mais digital, o serviço ao cliente precisa de seguir o exemplo. Os clientes querem chegar às empresas nas plataformas onde já passam o seu tempo. Isso pode significar redes sociais como o Facebook ou aplicações de mensagens sociais como o WhatsApp.

As ferramentas sociais de atendimento ao cliente permitem coordenar o atendimento ao cliente em todos os canais. Ao mesmo tempo, você pode vincular as conversas ao seu CRM. Isso ajuda a garantir o cumprimento dos requisitos de conformidade para o tempo de resposta, bem como a manutenção de registros.

Você também pode usar os bots das redes sociais para responder a perguntas simples de atendimento ao cliente ou indicar aos usuários os recursos existentes em seu site. Você pode até usar os bots para selecionar os pedidos recebidos para conectar os clientes com os membros certos de sua equipe de atendimento ao cliente.

A Sparkcentral by SMMExpert é uma ferramenta útil para estabelecer um programa social unificado de atendimento ao cliente.

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8. ver resultados reais do negócio

Em termos simples, as redes sociais afectam os seus resultados de forma concreta e mensurável.

81% dos assessores financeiros que utilizam as redes sociais dizem que ganharam novos ativos comerciais através de seus esforços sociais. De fato, os assessores que utilizam as redes sociais relatam com sucesso uma média de US$ 1,9 milhões em ativos ganhos através das atividades das redes sociais.

A Global 2022 Gen Z da Deloitte e a Millennial Survey constataram que o otimismo dos jovens sobre sua própria situação financeira está melhorando. No entanto, ambas as gerações ainda estão, em geral, ansiosas sobre sua segurança financeira.

Fonte: Mood Monitor Drivers, Deloitte Global 2022 Gen Z e Millennial Survey

Ao mesmo tempo, a Natixis Global Survey of Individual Investors descobriu que 40% dos milênios - e 46% dos milênios de alta rede - querem aconselhamento financeiro pessoal de um consultor financeiro. As mídias sociais são um lugar perfeito para se conectar com esses novos clientes.

Fonte: Natixis Pesquisa Global de Investidores Individuais: Cinco Verdades Financeiras Sobre as Milenárias aos 40 anos

Construir uma estratégia de mídia social para serviços financeiros: 4 dicas

1. foco no cumprimento

FINRA, FCA, FFIEC, IIROC, SEC, PCI, AMF, GDPR - todos os requisitos de conformidade podem fazer a sua cabeça girar.

É fundamental ter processos e ferramentas de conformidade em vigor, especialmente para orientar o uso das redes sociais por parte de consultores independentes.

Envolva sua equipe de compliance ao desenvolver sua estratégia de mídia social de serviços financeiros. Eles terão orientações importantes sobre as medidas que você precisa tomar para proteger sua marca.

Também é importante ter a cadeia correta de aprovações para todos os postos de mídia social. Por exemplo, a FINRA afirma:

"Um diretor registrado deve rever antes de usar qualquer site de mídia social que uma pessoa associada pretende usar para negócios".

2. arquivar tudo

Isto cai sob cumprimento, mas é suficientemente importante que valha a pena chamar por si só.

Segundo FINRA: "As empresas e seus representantes registrados devem manter registros de comunicações relacionadas aos seus "'negócios como tais'".

Esses registros devem ser mantidos por pelo menos três anos.

As integrações do SMMExpert com soluções de conformidade como Brolly e Smarsh arquivam automaticamente todas as comunicações de mídia social. Você terá seu conteúdo social armazenado em um banco de dados seguro e pesquisável, completo com o contexto original.

3. realizar uma auditoria nas redes sociais

Em uma auditoria de mídia social, você documenta todos os canais sociais da sua empresa em um só lugar. Você também anota qualquer informação chave relevante para cada um. Ao mesmo tempo, você caçará qualquer impostor ou contas não oficiais para que você possa ter essas contas fechadas.

Comece listando todas as contas que sua equipe interna usa regularmente. Mas lembre-se - este é apenas um ponto de partida. Você precisará procurar contas antigas ou abandonadas e contas específicas do departamento.

Já agora, tome nota das plataformas sociais onde não tem nenhuma conta social. Talvez seja altura de registar perfis lá. (TikTok, alguém?) Mesmo que ainda não esteja preparado para usar essas ferramentas, talvez queira reservar os cabos da sua marca para uso futuro.

Criamos um modelo de auditoria social gratuita para ajudar a manter toda a sua pesquisa organizada à medida que você aborda este trabalho.

4. implementar uma política de mídia social

Uma política de redes sociais orienta o uso das redes sociais dentro da sua organização. Isso inclui contas para os seus conselheiros e agentes.

Chegue a todas as equipas relevantes dentro da sua organização, incluindo:

  • Conformidade
  • Legal
  • TI
  • Segurança da informação
  • Recursos Humanos
  • Relações Públicas
  • Marketing

Todas essas equipes devem ter sugestões, o que o ajudará a manter uma identidade de marca consistente e, ao mesmo tempo, reduzir os desafios de conformidade.

Sua política também definirá os papéis da equipe e as estruturas de aprovação para que todos entendam o fluxo de trabalho de um posto social. Essa clareza inicial pode ajudar a reduzir as frustrações que as mídias sociais podem não se mover tão rapidamente quanto alguns gostariam.

O uso das redes sociais para fins financeiros também pode trazer riscos de segurança. Inclua uma seção em sua política de redes sociais que esboce os protocolos de segurança para os aspectos menos sensíveis das redes sociais. Por exemplo, prescreva com que frequência alterar senhas e com que frequência o software deve ser atualizado.

Melhores campanhas de mídia social para serviços financeiros

1. corrente x MrBeast

Current é uma empresa de serviços financeiros que oferece principalmente serviços bancários móveis através de um aplicativo. Para construir o reconhecimento da marca, eles fizeram parcerias com influentes de alto perfil, incluindo Hailey Bieber e Logan Paul.

Em particular, eles desenvolveram uma colaboração contínua com o influente MrBeast. Dois dos vídeos sociais resultantes alcançaram o número 1 no YouTube. Como resultado da campanha, Current viu um aumento de 700% nas solicitações de dinheiro através do aplicativo e tornou-se o aplicativo financeiro número 5 na Apple App Store.

2. BNY Mellon #DoWellBetter

O BNY Mellon desenvolveu uma campanha para destacar os impactos positivos de seus clientes de alto valor em rede. Com belos retratos e entrevistas em vídeo, a campanha mostrou como o bom investimento e a gestão de riqueza através do BNY Mellon permitiram que eles construíssem os recursos para realizar mudanças positivas.

Contar histórias de clientes é uma boa maneira para as instituições financeiras criarem uma conexão humana em plataformas de mídia social.

3. campanha de influência da CloudTax visando o Gen Z

O fundador e CEO Nimalan Balachandran disse à Global News que o marketing influente da Global News impulsionou cerca de um quarto do crescimento da empresa.

Os seus vídeos influentes abraçaram o aspecto único do TikTok, o que lhes permitiu ligarem-se à comunidade da plataforma de uma forma que não seria possível através de conteúdos sociais mais tradicionais.

4. Grupo Vanguard #GamingSocial

A empresa de investimentos Vanguard Group utiliza uma série semanal de vídeos sociais para compartilhar conhecimentos sobre investimento e outros tópicos financeiros.

A divulgação dos vídeos em uma programação consistente treina os seguidores a esperar o conteúdo. Isso incentiva os telespectadores a verificar semanalmente e se tornarem observadores regulares ao longo do tempo. Os vídeos oferecem percepções breves e lanches. Eles não exigem um grande compromisso de tempo por parte de seguidores ocupados.

Eles também veiculam anúncios sociais que falam sobre temas semelhantes, o que expõe os usuários sociais a conteúdos educativos e de conversão que funcionam em conjunto.

5. Penn Mutual: Biblioteca de conteúdos para assessores

Penn Mutual tem um estúdio de conteúdo dedicado dentro do seu departamento de marketing. Eles produzem, testam e refinam conteúdo social que forma a espinha dorsal de uma biblioteca de conteúdo para assessores.

A equipe social ajusta o conteúdo para torná-lo apropriado para vários públicos. Em seguida, eles o adicionam à biblioteca de conteúdo para que os consultores financeiros possam personalizar e compartilhar. Eles usam o SMMExpert Amplify para tornar o processo de compartilhamento possível com apenas alguns cliques ou toques.

A empresa envia uma lista de novos conteúdos todas as sextas-feiras, que os conselheiros podem então publicar ou agendar.

SMMExpert facilita o marketing social para profissionais de serviços financeiros. A partir de um único painel, você pode gerenciar todas as suas redes, impulsionar a receita, fornecer atendimento ao cliente, mitigar riscos e manter-se em conformidade. Veja a plataforma em ação.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.