6 maneiras de usar o Social for Media Ecommerce em 2023

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Kimberly Parker

Índice

As redes sociais e o comércio electrónico são duas ervilhas numa vagem. Os comerciantes de comércio electrónico estão a utilizar plataformas sociais para construir a consciência da marca, ligar-se aos clientes e promover produtos através de posts orgânicos e anúncios direccionados.

E estas estratégias funcionam Considere estas estatísticas do relatório SMMExpert's Global State of Digital 2022:

  • 57,5% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos de idade compram um produto ou serviço online semanalmente
  • 26,5% dos usuários de redes sociais vão a plataformas sociais para encontrar produtos para comprar

Neste artigo, vamos caminhar através de como usar o comércio eletrônico de mídia social para fazer o seu negócio crescer.

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O que é o ecommerce marketing nas redes sociais?

O ecommerce marketing de mídia social é a prática de usar as mídias sociais para promover uma loja online, gerando consciência de marca, interesse em produtos ou serviços, e vendas.

As táticas populares de comércio eletrônico nas mídias sociais incluem:

  • Promoção e condução de tráfego para um site de comércio electrónico ou uma aplicação de marca
  • Vender produtos directamente nas redes sociais
  • Envolvimento com clientes e prospects diretamente nos canais sociais
  • Fornecer suporte pré e pós-venda aos clientes
  • Recolhendo insights sobre a sua indústria e mercado
  • Construindo uma comunidade de mídia social online em torno da sua marca

Muitas marcas usam todas as táticas acima para criar uma próspera estratégia de marketing de ecommerce nas mídias sociais.

Social media ecommerce marketing vs. social selling vs. social commerce

Você provavelmente já ouviu os termos ecommerce marketing de mídia social, vendas sociais e comércio social. Eles são frequentemente usados de forma intercambiável, mas não são a mesma coisa.

Vamos dar uma olhada em como são diferentes.

Marketing de comércio electrónico nas redes sociais

Isto é quando as empresas de comércio electrónico utilizam as redes sociais como canal de marketing para promover a sua marca, produto ou serviço, de modo a impulsionar mais vendas e a ligar-se aos clientes.

Venda social

É quando as marcas usam as mídias sociais para identificar, se conectar e nutrir perspectivas de vendas. É uma tática que ajuda as empresas a alcançar e se envolver com os objetivos de vendas através das mídias sociais.

Pense na venda social como a construção de um relacionamento moderno. O objetivo é conectar-se com potenciais clientes e oferecer suporte e orientação. Depois, quando essa pessoa está no modo de compra, seu produto ou serviço vem à mente primeiro.

Comércio social

Isto é quando as marcas vendem produtos ou serviços diretamente nas mídias sociais usando soluções nativas como Facebook Shops, Instagram Shops, Pinterest Product Pins, ou TikTok Shop.

O comércio social permite aos clientes fazer compras, selecionar e completar compras sem sair dos aplicativos de mídia social.

6 maneiras como as marcas podem usar as redes sociais para o comércio electrónico

1. construir o conhecimento da marca

Não há melhor canal de marketing para gerar buzz do que as mídias sociais. É o lugar perfeito para promover sua nova loja, produtos, serviços, eventos ou promoções. E é ótimo para se envolver em conversas com seu público-alvo.

Para construir com sucesso o reconhecimento da marca, crie uma estratégia de postagem consistente com uma voz e mensagem unificadas. Publique em múltiplos canais, em múltiplos formatos. Envolva-se com tópicos quentes, hashtags e em conversas diretas com os usuários.

Construir a consciência da marca é um processo. Leva tempo. Para ajudar, siga estas dicas:

  • Mostre sua personalidade e seus valores
  • Seja consistente no seu envio de mensagens
  • Fale com as pessoas certas
  • Demonstre o seu valor
  • Responder ao feedback

Exemplo de construção da marca: tenda

A Tentree é uma empresa de vestuário que não se afasta da sua missão de promover a sustentabilidade. Eles se inclinam para esta mensagem nas mídias sociais. Pegue este tweet, por exemplo, que mostra cabines auto-sustentáveis na Finlândia. O post não promove diretamente os produtos da Tentree, mas é inspirador e esteticamente agradável, e reforça o que a marca é.

2. Anunciar

Não existe um canal de publicidade mais poderoso do que as redes sociais. O alcance global da publicidade nas redes sociais é enorme e está a crescer rapidamente.

Aqui está o alcance do anúncio pelo canal de mídia social, de acordo com a reportagem do SMMExpert:

  • 2,17 bilhões em anúncios no Facebook
  • 1,44 bilhões em anúncios Instagram
  • 1,02 mil milhões em anúncios TikTok
  • 849,6 milhões em anúncios no LinkedIn

O público é enorme. Demasiado grande, na verdade. É por isso que estes canais sociais também têm

poderosas ferramentas de segmentação e segmentação.

Para fazer publicidade eficaz nas redes sociais, certifique-se de que você:

  • Identificar o seu mercado-alvo e audiência
  • Parâmetros de direcionamento de camada a zero sobre esse público
  • Criar uma estratégia de conteúdo convincente para falar com eles
  • Defina seus objetivos e KPIs para cada canal
  • Escolha os tipos de anúncios que se alinham com os seus objectivos
  • Especificar as métricas de conversão certas

Os objetivos que você tem para a publicidade nas mídias sociais ditarão os tipos de anúncios, KPIs e métricas de conversão que você escolher. E as plataformas em que você investe.

Um objectivo para promover o conhecimento da marca, por exemplo, é o mais adequado:

  • Anúncios de imagem, vídeo e carrossel, que conduzem
  • Visitas a lojas, impressões de anúncios e engajamento

Se queres conduzir vendas, queres ir com ele:

  • Produtos, colecções ou anúncios de compras, que conduzem
  • Compras directas, visitas a páginas de produtos

Para começar, seleccione o seu objectivo. Depois defina o tipo de anúncios e a segmentação de que necessita e, em seguida, defina como irá acompanhar o sucesso.

Você pode aprender mais sobre objetivos e formatos de anúncios em diferentes plataformas em nosso guia de publicidade em mídias sociais.

Exemplo publicitário: A Baía

A Bay é uma grande loja de departamentos canadense que utiliza a publicidade da Instagram para a construção de marcas e vendas de produtos. No anúncio abaixo, eles combinam o seu visual exclusivo com anúncios de catálogos de compras.

3. vender produtos directamente nas redes sociais

O comércio social nunca foi tão fácil. Atualmente, existem quatro aplicativos de mídia social com recursos nativos de venda social embutidos:

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • TikTok

Twitter e Snapchat também fizeram uma parceria com a Shopify para criar ferramentas de comércio social próprias.

É aqui que o ecommerce marketing das redes sociais se sobrepõe ao comércio social. Onde o alcance e o poder de construção da marca das redes sociais pode conduzir a negócios directos.

Os benefícios do uso de soluções de comércio social incluem:

  • Eles são livres para montar
  • Eles criam experiências de compras online memoráveis e interactivas
  • Eles agilizam o processo de vendas.
  • Eles ampliam os locais onde as vendas podem acontecer
  • Eles permitem o comércio sem cabeça
  • Eles dão-lhe a capacidade de criar experiências de compras ao vivo.

Se quiser experimentar o comércio social, consulte estes guias para a criação de empresas:

  • Uma Loja Instagram
  • Uma loja no Facebook
  • Pinos de produto em Pinterest
  • Anúncios de compras em vídeo no TikTok

Exemplo de anúncios de compras: CCM

CCM's Instagram é uma mistura direta de marketing de estilo de vida e colocação de produtos em lojas. Eles mostram o estilo de vida profissional do hóquei, e tornam o equipamento que a NHLers usa disponível em apenas alguns cliques.

4. aumentar as vendas com um chatbot de comércio electrónico

Parafraseando o tio Ben, com grande escala (e vendas) vem uma grande responsabilidade. Marcas que expandem sua pegada e capacidade de vendas nas mídias sociais precisam se certificar de que eles escalam o suporte ao cliente também.

Os chatbots de comércio electrónico são a forma mais eficaz de o fazer. Ao aproveitar um chatbot alimentado por IA como o Heyday da SMMExpert, as marcas podem:

  • Conectar-se facilmente e interagir com os consumidores 1:1 através de múltiplos canais
  • Oferecer suporte pré e pós-venda a qualquer momento
  • Oferecer descontos, sugerir produtos, e destacar promoções automaticamente
  • Responder às perguntas mais frequentes
  • Guiar os usuários através do processo de compra

E eles podem fazer tudo isso em escala por uma fração do custo de uma equipe de suporte.

Interessado? Saiba como usar os chatbots para Instagram e Facebook.

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Pegue o guia agora!

Exemplo de chatbot de comércio eletrónico: DeSerres

Para acompanhar a demanda, eles instalaram um chatbot AI em seu site. Uma de suas principais funções é fazer sugestões de produtos para ajudar a responder às dúvidas dos usuários e impulsionar as vendas.

5. apoio ao cliente

Nenhuma estratégia de comércio eletrônico de mídia social é completa sem levar em conta o suporte ao cliente. As plataformas sociais são ideais para nutrir e apoiar os clientes existentes. Por causa disso, elas se tornaram um canal de suporte ao cliente de fato para a maioria das grandes marcas.

Os clientes podem vir ao seu perfil para:

  • Encontrar informações
  • Fazer perguntas
  • Dar feedback
  • Envolva-se com o seu conteúdo
  • Oferecer insights sobre o que eles querem

Marcas - e gerentes de mídia social - devem estar preparados para lidar com esses comentários e DMs recebidos. Se você não puder, então um chatbot de comércio eletrônico pode ser capaz de ajudar.

Além de proporcionar uma boa experiência ao cliente, a prova social é outro motivo para garantir que seus perfis sociais sejam interativos. As perspectivas verão interações públicas com os clientes. Isso terá impacto se eles querem ou não fazer uma compra. A forma como você lida com as reclamações fala em público sobre como você lida com elas de forma privada.

Exemplo de suporte ao cliente: Ray-Ban

Estar nas redes sociais abre as marcas ao feedback positivo e negativo. Aqui, Ray-Ban responde diretamente a um comentário particularmente hostil, e imediatamente tenta encontrar um remédio.

6. escuta social

Com as ferramentas certas, as redes sociais podem ser uma mina de ouro de dados para a sua marca. A escuta social é o processo de digitalização das redes sociais para menções da sua marca ou conversas relevantes.

67% dos marqueteiros dizem que a escuta social é uma forma útil de acompanhar e compreender as necessidades dos seus clientes. Não só isso, como também oferece insights inestimáveis como:

  • Que produtos as pessoas mais gostam
  • Onde os problemas ou questões recorrentes podem residir
  • O sentimento do público em relação à sua marca

Isto permite-lhe abordar questões, aproveitar oportunidades e refinar a sua mensagem para responder às exigências do mercado.

7 dicas acionáveis de comércio eletrônico nas mídias sociais

Neste ponto, você provavelmente tem uma idéia sólida de onde você vai concentrar seus esforços de mídia social. Mas dicas como "construir consciência de marca" às vezes são mais fáceis de dizer do que de fazer.

Precisa de alguns passos a seguir? Aqui estão algumas dicas de bónus para o ajudar a orientar-se na direcção certa.

1. mostre a sua personalidade

Os compradores querem fazer uma ligação com as marcas. Como se faz isso? Por ser você mesmo. E não ter medo de mostrar alguma personalidade.

A mídia social é a ferramenta perfeita para criar a personalidade da sua marca. Você pode usar humor, engajar-se em uma causa social, ser a marca mais responsiva do mercado e muito mais. O que quer que você faça, o objetivo é facilitar a lembrança e o reconhecimento de potenciais compradores.

Vamos olhar para o rei da personalidade da marca no Twitter: Wendy's.

Roxo e coberto de totós, tal como @TwitchCon2022 pic.twitter.com/xZYQpzthC6

- Wendy's (@Wendys) 7 de outubro de 2022

Wendy não dá socos quando se trata do perfil social deles. Eles fazem piadas, assam pessoas e se envolvem em brincadeiras com os concorrentes. Como resultado, eles cresceram um culto de seguidores de fãs online.

2. Colaborar com outros

A colaboração é a chave do sucesso nas redes sociais. O envolvimento de influenciadores e a parceria com outras marcas são duas formas de tornar lucrativa a colaboração.

O marketing influenciador vale 16,4 bilhões de dólares em 2022. E não é difícil perceber porquê. Tornou-se uma das táticas mais populares de marketing de comércio eletrônico social para expandir o alcance, produtos à prova social e ganhar novos seguidores.

As colaborações são igualmente importantes. Cada vez mais marcas fazem parcerias com outras empresas que têm públicos semelhantes. Quando o fazem, podem criar pacotes de ofertas ou promoções de alto valor que cada marca co-mercados aos seus respectivos seguidores.

Em ambos os casos, as marcas amplificam e validam seus produtos e serviços para enormes audiências nas mídias sociais.

Glamnetic é um exemplo. Este cliente Shopify usa uma extensa rede de influências para promover seus produtos. Eles fornecem aos influenciadores produtos gratuitos e pedem-lhes para demonstrá-los em seus canais. Em troca, os influenciadores recebem um link de afiliado que lhes dá uma propina nas vendas geradas.

3. usar o vídeo o máximo possível

O vídeo tornou-se rapidamente o tipo de mídia social mais popular e influente. 88% das pessoas dizem que querem ver mais conteúdo de vídeo das marcas. E a mesma quantidade disse que foram convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir ao vídeo de uma marca.

Não é por acaso que TikTok e Instagram Stories são dois dos canais mais populares no jogo de mídia social. Ambos oferecem oportunidades inestimáveis para as marcas publicarem conteúdo de vídeo pago e orgânico para engajar os usuários.

O vídeo não tem que ser caro, não precisa de alto valor de produção ou efeitos brilhantes. Tudo o que tem que fazer é demonstrar valor, mostrar sua personalidade e falar com seu cliente.

Vessi, por exemplo. Eles usam as Histórias Instagram para promover produtos, compartilhar histórias de marcas e carreiras e, em geral, criar uma experiência mais envolvente.

4. conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário tem um enorme impacto nas mídias sociais. Isso inclui conteúdo como resenhas de usuários, descompactações de produtos ou qualquer coisa em que o cliente usa ou discute um item que ele compra.

Este tipo de conteúdo liga de volta à importância de críticas positivas, provas sociais e influenciadores. São pessoas do mundo real que comentam sobre o seu produto. É uma mina de ouro para as marcas alavancarem nas mídias sociais.

Encoraje seus clientes a compartilhar fotos e vídeos com seus produtos nas mídias sociais. Peça-lhes para etiquetar sua marca. Quando o fizerem, compartilhe o conteúdo com seu próprio perfil.

Bam. Agora você tem conteúdo gratuito que é à prova social e mostra o seu produto em ação.

Esta táctica também tem o benefício adicional de fazer com que os clientes se sintam ligados à sua marca. Cria envolvimento e mostra que ouve e valoriza os seus clientes. Ganha a todos.

Aqui está outro exemplo da Vessi em que eles compartilham um vídeo de um cliente.

5. trabalhar de forma inteligente (e usar ferramentas de gestão de redes sociais)

51% dos marqueteiros sociais acham que gerenciar todas as mensagens e horários de postagem em um só lugar é o seu maior desafio. Qualquer gerente de mídia social de comércio eletrônico lendo isso está balançando a cabeça furiosamente agora mesmo.

Para facilitar o dimensionamento e a gestão da sua presença nas redes sociais, a maioria das marcas líderes recorre a ferramentas como o SMMExpert.

As ferramentas de gestão das redes sociais permitem-lhe:

  • Gerir várias contas de redes sociais ao mesmo tempo
  • Assegurar que o conteúdo e o envio de mensagens seja unificado em todos os canais
  • Acompanhe e organize a conversa com o seu público
  • Programar os postos antes do tempo
  • Monitorar as menções sociais e conversas relevantes
  • Acompanhar e analisar o desempenho

As ferramentas de gerenciamento de mídia social não são negociáveis para marcas de comércio eletrônico que querem escalar vários fluxos de conteúdo em vários canais. Se você ainda não embarcou em nenhum, você nos agradecerá quando o fizer.

6. afixar frequentemente

Postar cedo, e postar frequentemente. Isso deve ser um mantra para qualquer marca de ecommerce começando nas mídias sociais.

O lançamento frequentemente ajuda você a ganhar tração, testar o que funciona e construir um seguimento. Ter um calendário de lançamento regular, da mesma forma, garante que você seja consistente com sua estratégia de mídia social.

É assim que você mantém a sua marca no topo da sua mente e constrói uma comunidade online.

As melhores ferramentas de comércio eletrônico de mídia social para 2023

É difícil trabalhar com inteligência quando você não tem as ferramentas certas. Aqui estão duas ferramentas essenciais de comércio eletrônico de mídia social que você pode começar a usar hoje.

Heyday: conversa AI chatbot

O Heyday é um chatbot orientado por IA que conecta o seu site de comércio eletrônico com canais sociais como o Facebook Messenger, Instagram e Whatsapp.

As marcas líderes do comércio electrónico usam o Heyday para:

  • Responder às perguntas mais frequentes
  • Ajuda com o rastreamento de pacotes
  • Fornecer recomendações de produtos aos clientes e potenciais clientes
  • Oferecer suporte pós-venda
  • Recolha feedback sobre as necessidades dos utilizadores
  • Fornecer suporte multilingue

Melhor ainda, a Heyday integra-se perfeitamente com as lojas Shopify. Basta fazer o download do aplicativo e instalá-lo em sua loja - e você pode começar a oferecer perguntas frequentes automatizadas no Shopify em menos de 10 minutos.

Solicite uma demonstração Heyday gratuita

SMMExpert: painel de gestão das redes sociais

O SMMExpert ajuda empresas de comércio electrónico de todos os tamanhos (incluindo empresários individuais!) a programar e publicar mensagens, a interagir com os seus seguidores e a acompanhar o seu sucesso através de plataformas a partir de um único painel interactivo e fácil de utilizar.

Aqui estão algumas características do SMMExpert que as marcas de comércio electrónico consideram particularmente úteis:

  • Crie posts Instagram com tags de produtos no Composer (e programe-os para entrar ao vivo nos horários recomendados, quando o seu público for o mais ativo online)
  • Responda aos comentários e DMs de todas as suas contas sociais em um só lugar
  • Estabeleça um fluxo de escuta social para acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca e seus concorrentes

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Estatísticas do comércio electrónico nas redes sociais

Ainda não estás convencido de dar uma oportunidade ao comércio electrónico nas redes sociais? Vamos deixar que os dados concretos falem um pouco.

Em 2022, as vendas através de plataformas de redes sociais atingiram um valor estimado de 992 mil milhões de dólares. 2,9 trilhões de dólares em 2026. Escusado será dizer que as redes sociais são o lugar para as marcas de comércio electrónico.

O que está a impulsionar esse crescimento? Algumas coisas.

De acordo com o relatório SMMExpert's Global State of Digital 2022:

  • Existem 4,7 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo
  • 47 milhões de novos usuários sociais são adicionados a cada mês
  • Os usuários gastam 2 horas e 29 minutos por dia, em média, em redes sociais
  • E utilizam uma média de 7,4 plataformas sociais diferentes a cada mês.

As redes sociais são populares (duh) e estão a tornar-se exponencialmente mais populares a nível global.

Ao mesmo tempo, o comércio social também está explodindo. 30% dos usuários de internet nos Estados Unidos fazem compras diretamente nas mídias sociais. E eles estão apenas em segundo lugar. A China é a líder clara para o comércio social. Quase metade dos usuários de internet chineses fazem compras através de plataformas sociais.

O Facebook foi o canal social mais popular para compras em 2022 (provavelmente apoiado pelo Marketplace). Os mais populares são Instagram, Pinterest e TikTok.

A principal história de crescimento no comércio electrónico social, no entanto, é o TikTok, que tem registado um crescimento explosivo nos últimos anos, ultrapassando 1 bilião de utilizadores activos em 2021.

De acordo com o relatório do SMMExpert, os anúncios TikTok têm um alcance potencial de 1,02 bilhões. E, segundo o próprio TikTok, 39% dos usuários usaram a plataforma para descobrir um produto ou marca. E 47% dizem ter comprado algo no TikTok.

O Instagram, por sua vez, também não dorme. Com um potencial total de 1,44 bilhões de anúncios, o Instagram é um canal de comércio social que não pode ser ignorado.

As marcas têm mais ferramentas de comércio social e um público maior do que nunca à sua disposição.

FAQ sobre comércio electrónico nas redes sociais

Qual é a melhor mídia social para o comércio eletrônico?

Depende dos seus objectivos de marketing e vendas. TikTok é um jogo de mudança para o conhecimento da marca. Instagram e Facebook são os líderes em comércio social e vendas directas. Pinterest é perfeito para o marketing de estilo de vida. Juntas, todas as plataformas sociais criam uma teia imbatível de oportunidades de vendas e marketing.

Qual é o papel das mídias sociais no comércio eletrônico?

O papel das mídias sociais no comércio eletrônico é construir o reconhecimento da marca, anunciar para segmentos-alvo de usuários, vender produtos, melhorar e ampliar o suporte ao cliente e se envolver em conversas e construção de comunidades.

Quais são as vantagens de utilizar as redes sociais para o comércio electrónico?

As vantagens de utilizar as redes sociais para o comércio electrónico incluem alargar o seu marketing a novos canais, aumentar uma audiência envolvida, distribuir conteúdos e promoções valiosos para o seu mercado alvo, interagir com clientes e potenciais clientes, e impulsionar novas vendas.

Qual é o impacto da utilização das redes sociais para o comércio electrónico?

As redes sociais ajudam a desenvolver relacionamentos mais fortes e significativos entre marcas e clientes. As contas sociais dobram como suporte ao cliente e canais de comunicação direta. Isso ajuda a aumentar a afinidade da marca e o relacionamento com os clientes. Uma vez que isso é alcançado, o comércio social permite a venda direta e sem atritos para públicos engajados e leais.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.