API de Conversão do Facebook: Tudo o que os Profissionais de Marketing precisam de saber

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Kimberly Parker

O pixel do Facebook é uma ferramenta altamente valiosa para rastrear dados comerciais no Facebook. Infelizmente, sua eficácia vem diminuindo nos últimos anos, mas nem tudo está perdido, graças à API de conversões do Facebook.

A API de conversões do Facebook é outra ferramenta do seu kit de ferramentas de dados do Facebook que funciona com o pixel do Facebook para garantir que você obtenha todos os dados de que precisa. Combinadas, elas ajudam a rastrear, atribuir e melhorar adequadamente o seu desempenho de marketing no Facebook.

Qual é o problema com o pixel? Essencialmente, bloqueadores de anúncios, bloqueadores de cookies e outras ferramentas de mascaramento começaram a reduzir a quantidade de dados que o pixel recebe. E agora, a atualização do iOS 14 da Apple está criando obstáculos ainda maiores para rastrear dados através do pixel.

A atualização do iOS 14 restringe fortemente o uso de cookies para rastreamento em dispositivos móveis Apple. Isso significa que só o pixel lhe dará muito menos informações sobre como os usuários do iOS interagem com seu negócio. Se alguém clicar no seu site a partir do Facebook, você pode não saber.

Não está preocupado com a perda de dados dos usuários do iOS? Considere que o Facebook espera que todos os principais navegadores bloqueiem ou limitem significativamente os cookies de terceiros até 2022.

A segmentação dos seus anúncios também será afectada, e o tamanho do seu público personalizado e o seu público alvo irá provavelmente diminuir.

Mas não entre em pânico. Continue lendo para aprender como salvar seus dados, atribuição e direcionamento com a API de conversões do Facebook.

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O que é a API de conversões do Facebook?

Para entender a API de conversões do Facebook, você primeiro tem que entender um pouco sobre o pixel do Facebook.

(Se você quiser entender tudo sobre o pixel do Facebook, veja o nosso post no blog sobre esse mesmo tópico).

Em resumo: O pixel do Facebook é uma ferramenta do lado do navegador. Isso só significa que ele rastreia os dados através do navegador do usuário.

Mas o navegador também é onde o usuário pode instalar bloqueadores de cookies e bloqueadores de anúncios, ou desautorizar completamente os cookies de rastreamento. Os navegadores travam às vezes, perdendo caminhos de dados. Eles também podem perder dados quando as conexões são ruins.

A API de conversões do Facebook, pelo contrário, é uma ferramenta do lado do servidor. Na verdade, ela era conhecida anteriormente como a API do lado do servidor. Ela permite que você acompanhe as conversões através do servidor do seu site, e não através do navegador do seu cliente. Em vez de acompanhar "eventos de pixel do navegador", ela acompanha "eventos do servidor".

A API de conversões não depende de cookies, o que significa que as configurações e o desempenho do navegador dos visitantes do seu site não afetam suas capacidades de rastreamento.

Como dissemos, é uma ferramenta de negócios extra que funciona em conjunto Ele melhora a precisão do seu rastreamento do Facebook, capturando dados que seriam perdidos se dependesse apenas dos eventos do navegador.

Ele também ajuda a melhorar o desempenho dos seus anúncios do Facebook, fornecendo dados mais completos para a otimização dos anúncios.

O que a API de conversões do Facebook rastreia?

A API de conversões do Facebook permite que você rastreie três tipos de dados:

  • Conversões web (como vendas ou inscrições)
  • Eventos pós-conversão (aprovações para um empréstimo)
  • Visitas às páginas

Isso porque permite que você incorpore informações como dados de CRM e leads qualificados.

Também fornece os dados necessários para:

  • Segmentação de anúncios (como audiências personalizadas e redireccionamento)
  • Relatórios de anúncios
  • Visitas ao público
  • Anúncios dinâmicos
  • Otimização de conversão para anúncios do Facebook

A API de conversões também lhe dá maior controle sobre os dados que você rastreia dentro do Facebook. Por exemplo, você pode adicionar informações comerciais como margens de lucro e valor do cliente.

Há também versões específicas da API de conversões projetada para aplicativos e vendas offline. Elas permitem que você acompanhe eventos de aplicativos e vendas e visitas de lojas de tijolos e cimento, respectivamente. Mas como estas são ferramentas de negócios separadas, não vamos pesquisá-las neste post. Se você quiser saber mais, confira as informações detalhadas do Facebook sobre a API de eventos de aplicativos e a API de conversões offline.

Pixel do Facebook vs. a API de conversões

Aqui está como o próprio Facebook estabelece a diferença entre o pixel do Facebook e a API de conversões:

"O pixel permite-lhe partilhar eventos web a partir de um navegador web, enquanto a API de conversões lhe permite partilhar eventos web directamente do seu servidor".

Ou, talvez um pouco mais obtuso:

"Se enviar eventos pixel do navegador é como enviar correio via correio aéreo, então enviar eventos do servidor é como enviar correio via frete. Ambos são mecanismos para transportar o pacote (dados sobre um evento) para um endereço de destino (um Pixel ID)".

Em termos de utilização destas ferramentas, não é realmente um caso de um/ou de outro. Em vez disso, é uma questão de ambos/e.

Já falamos sobre como as mudanças na atualização do iOS 14 afetam o pixel do Facebook. E como o uso crescente de bloqueadores de anúncios e cookies também afeta a capacidade do pixel de coletar dados consistentes baseados em navegador.

Thread/ Por favor, leia as seguintes atualizações sobre as alterações no Facebook #APIs #SDKs e #AdPlatform sendo feitas para alinhar com os requisitos do #iOS14 AppTransparencyTracking.

1. mudanças na API de Marketing e na API de Anúncios: //t.co/AjMjtVvIw8 1/3 pic.twitter.com/y8vvWcwosE

- Meta for Developers (@MetaforDevs) 11 de Fevereiro de 202

Mas isso não significa que o pixel não seja mais útil. É apenas útil de uma maneira diferente. Na verdade, você deve ter o seu pixel do Facebook configurado e funcionando antes de você tenta configurar a API de conversões.

Se você ainda não configurou seu pixel, confira nosso post no blog com instruções detalhadas sobre como usar o pixel do Facebook no seu site.

Quando você conecta a API de conversões e o seu pixel do Facebook, você maximiza suas chances de registrar uma conversão. Se você optar por rastrear os mesmos eventos usando as duas ferramentas, você pode até mesmo registrar algumas conversões duas vezes. Felizmente, o Facebook pode corrigir o rastreamento duplo através de um processo chamado "deduplicação".

A deduplicação parece complicada, mas na verdade significa apenas manter um evento de conversão e descartar a sua duplicata.

Se uma das ferramentas de negócios (pixel ou a API de conversões) gravar o evento, não há problema. Se ambas gravarem o evento, o Facebook deduplicará o rastreamento. Ele compara o pixel evento parâmetro para as API's de conversão nome_do_evento e o pixel do eventID parâmetro para as API's de conversão event_ID parâmetro.

A versão tl;dr é que essas ferramentas trabalham em conjunto para fornecer a você os dados de rastreamento e insights mais precisos do Facebook.

Exemplos de API de conversões do Facebook

Você já reuniu que a API de conversões irá fornecer dados mais confiáveis do Facebook. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos do mundo real que mostram porque isso é tão importante para os marqueteiros.

Melhorar a atribuição

Esta é a principal questão que falamos ao longo deste post. A capacidade do pixel para rastrear dados está diminuindo. A API de conversões ajuda a preencher essas lacunas, proporcionando uma melhor atribuição de conversão.

Por exemplo, a tenda da marca de roupas testou duas configurações de rastreamento de dados uma contra a outra. Uma usou o pixel sozinha. A outra usou o pixel mais a API de conversões. Descobriram que a combinação do pixel e da API de conversões forneceu um Aumento de 12 por cento na atribuição .

Isto significava que a equipa de marketing da tenda tinha melhores dados para analisar. Isto, por sua vez, permitiu-lhes tomar melhores decisões sobre como alocar o seu orçamento de publicidade.

Eles também descobriram que os dados adicionais da API de conversões ajudaram o algoritmo do Facebook a servir os anúncios de forma mais eficaz para usuários mais qualificados. reduzindo o custo por acção em 5 por cento.

Melhorando a segmentação dos anúncios do Facebook

Estratégias de marketing como o redirecionamento (publicidade para pessoas que já interagiram com seu negócio) só funcionam quando seu rastreamento funciona efetivamente. Sem a API de conversões, você pode perder a oportunidade de converter algumas de suas perspectivas mais prováveis.

Por exemplo, a empresa de beleza norueguesa Lava Art Cosmetic (LAC) descobriu que quando eles adicionaram a API de conversão ao seu rastreamento de pixels do Facebook, eles puderam acompanhar melhor a jornada do cliente em seu site.

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Isto, por sua vez, permitiu-lhes criar melhores audiências personalizadas. Em seguida, usaram anúncios do Facebook para visar pessoas que tinham visitado o seu site, mas não fizeram uma compra.

Em comparação com o uso apenas do pixel do Facebook, eles viram um aumento de 16,5% nas assinaturas de seus serviços.

Menor custo dos anúncios do Facebook por ação

Ambos os exemplos acima já mostraram esse benefício, mas vamos olhar para um caso em que esse era o objetivo específico.

A API de conversões pode ajudar a reduzir o custo por acção dos seus anúncios do Facebook, enviando melhores dados para o algoritmo do Facebook, o que assegura que os seus anúncios são servidos aos clientes potenciais mais visados.

Por exemplo, a empresa mexicana de pagamentos digitais Clip viu mais 46% de conversões quando adicionaram a API de conversões ao pixel do Facebook. Ao mesmo tempo, eles viram uma redução de 32% no custo por conversão.

Como configurar a API de conversões do Facebook

Existem duas formas de configurar a API de conversões do Facebook, que você escolherá dependendo das plataformas que você usa e do nível de ajuda técnica que você pode acessar dentro do seu negócio.

Lembre-se que você já deve ter um pixel do Facebook funcional antes de mergulhar. Você também precisa configurar o Facebook Business Manager. Se você ainda não o fez, siga nossas instruções passo a passo.

Configuração da integração do parceiro

A maneira mais simples é usar uma integração de parceiros. Usando este método, você não precisa conhecer nenhum código, e pode ser capaz de completar a implementação você mesmo, sem um desenvolvedor.

Esta opção está disponível se seu site estiver hospedado em uma das plataformas parceiras do Facebook, como WordPress. Você também pode utilizá-la com uma plataforma de dados de clientes parceiros, plataforma comercial, adtech, gerenciador de tags ou integrador de sistemas.

Não tem a certeza se utiliza uma plataforma de parceiros? Pode encontrar uma lista completa e actualizada no site Facebook for Business.

Veja aqui como implementar as conversões API através da integração de parceiros.

1. em Events Manager, escolha o seu pixel a partir do Fontes de Dados separador e clique Configurações no menu superior.

Fonte: Gestor de Eventos

2. desça para a API de conversões secção e clique Escolha um Parceiro em Criado através de uma integração de parceiros .

Fonte: Gestor de Eventos

3. escolha o seu fornecedor na galeria pop-up. Isto irá levá-lo para as instruções específicas de configuração para a integração do seu parceiro.

Implementação manual através do Gestor de Eventos

Se você não tem acesso à integração de parceiros, ou apenas prefere configurar a API de conversões manualmente, você pode usar o Events Manager para criar instruções personalizadas para seus desenvolvedores.

Este método lhe dá um pouco mais de controle sobre a configuração da API de conversões. Isso inclui a capacidade de rastrear eventos e parâmetros que só o pixel não consegue rastrear.

No entanto, você precisará de acesso à sua base de códigos de servidor e assistência de um desenvolvedor para completar este método.

Você mesmo pode iniciar o processo no Events Manager, para especificar o que você deseja rastrear usando a API de conversões. Você então passará a tocha para seu desenvolvedor para implementar a configuração no seu servidor.

  1. Em Events Manager, selecione o pixel que você deseja usar para configurar a API de conversões.
  2. Clique Adicionar Eventos e selecione Usando a API de conversões .
  3. Clique Instalar código manualmente leia a visão geral, e clique em Continuar .
  4. Escolha os eventos que deseja acompanhar. Se não tiver certeza, confira as recomendações de eventos do Facebook no menu suspenso. Quando terminar, clique em Continuar .
  5. Selecione os parâmetros para cada evento e clique em Continuar .
  6. Clique Confirmar Configuração então Enviar instruções .
  7. Digite o endereço de e-mail do seu desenvolvedor e clique em Enviar É uma boa ideia marcar a caixa que diz Envie-me uma cópia deste e-mail então você tem uma cópia para os seus arquivos.

A partir daqui, a bola está no campo do seu desenvolvedor. Eles irão completar a configuração com base nos eventos e parâmetros que você especificou usando as instruções que você criou no último passo.

Se o seu desenvolvedor precisar de mais informações, ele pode usar os recursos de API de conversões detalhadas do Facebook no site Facebook para Desenvolvedores.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.