O que é o Subtack e como funciona?

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Kimberly Parker

A esfera das mídias sociais está cheia de jargões e buzzwords, tanto que pode ser difícil acompanhar todos eles. Basta acompanhar Wordle, NFTs e o metaverso, mas o que é um Subtack?

Resistindo ao impulso de fazer uma piada sobre uma pilha de sanduíches, vamos dizer-lhe que Substack é uma grande mudança no mundo das publicações online. Na verdade, é a maior perturbação no jornalismo, na escrita pessoal e na liderança do pensamento desde o boom dos blogs dos anos 2000. E pode ser apenas a peça que falta no seu plano de marketing nas redes sociais.

Continue lendo para saber tudo o que precisa saber sobre o Subtack, e se é ou não a escolha certa para a sua marca.

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O que é o Subtack?

Subtack é uma plataforma de newsletter por e-mail. Sua interface simples e sua habilidade de publicar (e monetizar) posts na web fizeram dela uma mudança de jogo para escritores de qualquer nível de habilidade.

Para os jornalistas, o aplicativo é atraente porque não depende de editores ou de vendas de anúncios para transmitir sua mensagem. Para os líderes de pensamento, é uma ótima maneira de anotar alguns pensamentos e entregá-los diretamente aos seus alunos. Para os novos escritores, é uma ótima maneira de construir um portfólio enquanto encontram um público, por mais nicho que o tópico possa ser. Para os criadores, é uma ótima maneira de rentabilizar os fiéis seguidoresque construíste com base nas redes sociais.

Embora ainda existam algumas diretrizes de publicação (sem pornografia, discurso de ódio ou assédio, por exemplo), a falta de portais da plataforma tem atraído tanto jornalistas pioneiros quanto alguns escritores seriamente controversos.

Em outras palavras, o site é simplesmente uma ferramenta para facilitar a publicação para, bem, qualquer pessoa. E está funcionando. Há mais de 1 milhão de pessoas pagando assinaturas de publicações do Subtack a cada mês.

Como funciona o Subtack?

O pão e manteiga do Subtack está publicando. Com o Subtack, você pode rápida e facilmente publicar posts na web ou como e-mails em questão de cliques.

Os posts podem ser pagos ou publicados gratuitamente. Você também pode experimentar os tópicos de discussão - um recurso que permite iniciar conversas no estilo do Twitter entre seus assinantes.

Mas não é tudo - há também o Substack para Podcasts, uma ferramenta relativamente nova que permite aos criadores de áudio publicar e fazer crescer os seus podcasts. No início de 2022, o Substack também começou a testar um reprodutor de vídeo para criadores, o que significa que o potencial de criação de conteúdo está apenas a crescer.

Uma vez que você tenha seu Subtack pronto e funcionando (e mais sobre isso em um minuto...), você vai notar a simplicidade da interface. É realmente uma tela em branco, mas as pessoas estão fazendo coisas incríveis com a plataforma.

Claro, os escritores tradicionais são o principal atrativo do Subtack, e você encontrará centenas de figuras da mídia, jornalistas, líderes de pensamento e, bem, qualquer outra pessoa com um teclado e algo a dizer. Alguns dos principais jogadores do Subtack incluem Will Leitch de Gawker, a jornalista feminista Roxane Gay e a historiadora Heather Cox Richardson.

Os autores Salman Rushdie e Chuck Palahniuk utilizaram a plataforma para publicar seus novos romances, enquanto o cineasta e ativista Michael Moore a utiliza para pontificar sobre política.

Cave mais fundo, e encontrará Subtacks para qualquer nicho:

  • A crítica de beleza Jessica DeFino critica a indústria da beleza com sua newsletter The Unpublishable.
  • As tendências culturais estão previstas e quebradas com Jonah Weiner e o imaculado Blackbird Spyplane de Erin Wylie.
  • E TrueHoop, um dos podcasts da NBA mais antigos do mundo, publica os seus episódios através da plataforma.
  • Patti Smith também usa o recurso de áudio do Subtack para publicar leituras regulares de poesia.

Devido à sua interface simples, o seu Subtack pode ser tão simples ou complicado quanto você gostaria.

Fonte: Blackbird Spyplane

Como iniciar um Subtack

É incrivelmente fácil inscrever-se e começar a publicar no Subtack. Siga estes passos, e você estará publicando em minutos.

1. Defina o seu nicho

Este é, naturalmente, o primeiro passo para qualquer esforço na web. Seu trabalho, tópico de discussão ou tipo de conteúdo pode evoluir, mas o planejamento antecipado ainda será útil antes de começar.

Vais escrever boletins informativos para principiantes de malha? Fãs do Lord of the Rings? Viciados em política?

Escolha um público e descubra tudo o que puder sobre suas preocupações, desejos, hábitos de leitura, e muito mais antes de começar.

2. inscrever-se para uma conta

Você pode usar e-mail ou cadastrar-se com a sua conta no Twitter. A integração do substack ao Twitter é ótima - é fácil vincular os seus contatos e você pode até mesmo destacar a sua newsletter perto da sua biografia - então definitivamente escolha essa opção se você tiver um grande número de seguidores na sua conta do Twitter.

3. definir o seu perfil

Sim, os passos são simples. Este é o lugar onde você confirma seu endereço de e-mail e nome de usuário. Você também vai querer carregar uma foto do perfil, que será usada na sua página.

4. criar a sua publicação

Dê um nome à sua publicação, dê um resumo do que se trata e confirme sua URL. Aqui é onde você deve flexionar sua criatividade (mas não se preocupe muito - você sempre pode fazer mudanças mais tarde).

Certifique-se de que seu resumo é o mais curto e descritivo possível, como no exemplo abaixo. As pessoas estarão mais propensas a se inscreverem se souberem no que estão se metendo - e estão entusiasmadas com isso.

5. inscrever-se em publicações

Se você ligou o seu Twitter e segue pessoas que têm Subtack, você pode facilmente segui-los aqui. Esta é uma boa idéia por duas razões - vai fazer com que você comece um caminho de conteúdo similar ao que você tem no Twitter, e vai alertar seus mútuos que você se juntou ao Subtack.

6. importe a sua mailing list

Se você está vindo para o Subtack de outro serviço como Mailchimp, TinyLetter ou Patreon, você pode carregar um arquivo CSV e importar seus contatos.

7. adicionar assinantes

Aqui, você pode adicionar manualmente amigos e familiares à sua lista de assinantes como uma forma de construir uma base de assinantes. Pode parecer pequeno, mas você tem que começar em algum lugar. Considere se inscrever com um segundo endereço de e-mail pessoal também - então você pode ver sua newsletter exatamente como ela parece para os assinantes.

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8. criar um posto

Depois de se inscrever, será direccionado para o Painel, onde poderá criar um Novo posto , Novo fio condutor ou Novo episódio Como você verá, a interface é incrivelmente simples. Você não terá problemas para escrever, formatar e publicar seu primeiro post.

Como cultivar o seu Subtack

O subtack é, mais uma vez, uma ferramenta do que uma rede social. Nesse sentido, você terá que tirar as suas habilidades de marketing e promover o seu trabalho à moda antiga.

Aqui estão algumas dicas:

Chamada para a ação

Sim, a redação de chamadas para a ação ainda é o seu melhor amigo. Preencha suas postagens com cabeçalhos, rodapés e botões incentivando as pessoas a assinarem sua newsletter, comentarem suas postagens e compartilharem seu conteúdo.

Ligar

Publique o seu Subtack na sua página inicial, sites de redes sociais, assinaturas de e-mail da empresa ou, bem, em qualquer outro lugar que permita URLs. Isto também ajudará com as classificações dos motores de busca para que as pessoas possam encontrar o seu Subtack organicamente.

Conseguir social

Talvez a coisa mais óbvia da lista, mas é preciso repetir: poste suas newsletters nas redes sociais. Divida seu conteúdo em um tópico do Twitter, tire as teclas do screencap para Instagram ou configure a integração direta com o Facebook.

Comente fora

Embora você possa ter parado de ler seções de comentários anos atrás, o Subtack na verdade prospera nas discussões. Comente sobre postagens relacionadas e os usuários podem fazer um link de volta ao seu próprio Subtack. É também uma ótima maneira de mostrar suas habilidades de escrita para outros assinantes potenciais da comunidade.

Construir parcerias

Não é preciso ter a sensação de marketing, mesmo que seja. Você pode oferecer a outras pessoas um posto de convite no Subtacks, entrevistar outros criadores por conta própria, pedir contas relevantes nas mídias sociais para compartilhar sua publicação ou até mesmo pagar por um patrocínio.

O Subtack fez o seu próprio estudo de caso, seguindo Ali Abouelatta e o seu blog First 1000.

Utilizando uma série de experiências, ganhou mais de 20.000 subscritores em apenas três anos. Ali conseguiu este crescimento através de trabalho árduo, determinação e vontade de se envolver com o seu nicho de mercado fora da plataforma, marketing através da Quora, Discord, WhatsApp e Slack.

Saiba mais com o vídeo do Subtack:

O Subtack está livre?

Como editor, o Subtack é completamente gratuito. Não há custos associados a ter uma conta, e você pode publicar texto e áudio sem pagar pelo armazenamento.

Da mesma forma, a grande maioria dos posts do Subtack são de leitura livre. Cabe aos criadores de conteúdo colocar ou não seu trabalho atrás de um paywall. Tipicamente, um usuário terá uma mistura de conteúdo gratuito e premium em sua página.

A subscrição de um Subtack pago tem uma média de cerca de $5 por mês (embora alguns deles subam para $50).

Os fãs também podem se inscrever como membro fundador, o que permite que os usuários paguem um valor extra como demonstração de apoio. Subtack descreve-o como sendo uma doação. Uma média de pagamentos dos membros fundadores está disponível no gráfico abaixo.

É através do modelo de subscrição que o Subtack ganha o seu dinheiro, uma vez que mantém 10% das taxas de subscrição.

A empresa usa Stripe, que leva mais 2,9% em taxas, mais uma taxa de transação de 30 centavos por assinante.

Fonte: Subtack

Como ganhar dinheiro com o Subtack

Só há realmente uma maneira de ganhar dinheiro no Subtack - vendendo assinaturas para o seu conteúdo. Mas os leitores do Subtack adoram pagar, por isso não é fora do comum ganhar dinheiro na plataforma.

Algumas coisas importantes a lembrar:

  • Seja Consistente. Você quer converter seus leitores de casuais em fãs. A melhor maneira de fazer isso é publicar regularmente e de forma confiável. Considere publicar um post gratuito às quintas-feiras e um post pago às terças-feiras. Encontre um horário que funcione para você, e mantenha-se fiel a ele.
  • Seja interessante. Pode ser tentador inundar a sua alimentação com conteúdo, mas também é importante ter certeza de que o que você está escrevendo é realmente bom. E como o Subtack não tem editores, isso significa que ele cai sobre você. Certifique-se de copiar editar o seu trabalho, e fazer perguntas como "Se eu fosse o único que estava lendo isso, eu iria gostar?
  • Fique livre. Mesmo que o seu objetivo seja construir uma base de assinantes, você ainda assim deve tornar a maioria do seu conteúdo gratuito. Os leitores de subpacotes não estão necessariamente procurando comprar conteúdo - se eles gostam de você, eles vão jogar dinheiro do seu jeito, independentemente de quanto da sua escrita é grátis. O ideal é que você não vai querer pagar mais de 50% do seu conteúdo, e até mesmo isso pode ser uma extensão.

O Subtack vale a pena?

Pensando no Subtack como uma tela em branco, a plataforma valerá a pena dependendo inteiramente da sua marca, objetivo final e conjunto de habilidades. Se você está procurando novos caminhos para comercializar um produto ou serviço, seria melhor expandir sua estratégia para incluir TikTok ou Pinterest. Mas se você quiser contar histórias maiores, envolver-se em liderança de pensamento e comprometer-se consistentemente com uma prática de escrita, não hámelhor opção do que publicar com Subtack.

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Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.