Como Acolher um Evento Virtual de Sucesso: 10 Dicas

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Índice

Muitas pessoas usam a internet para se conectar com amigos e familiares. Mas os eventos virtuais também são uma maneira econômica de se conectar com outros profissionais. Durante a pandemia da COVID-19, muitos negócios, networking e vida social mudaram online, e a indústria de eventos virtuais está atualmente em expansão.

Neste artigo, vamos explorar o que são eventos virtuais, como eles funcionam e como você pode sediar um evento envolvente que terá seus convidados voltando para mais.

E-Book grátis: Como lançar eventos virtuais que se destacam, sobem de escala e sobem de escala. Descubra as melhores técnicas e ferramentas para o planeamento e realização de eventos virtuais excepcionais.

O que são eventos virtuais?

Eventos virtuais são eventos realizados online. Dependendo do objetivo, eles podem ser hospedados na forma de webinars apenas por convite, webinars ao vivo disponíveis ao público, conferências online que requerem passes pagos ou eventos informais de mídia social, por exemplo, tweeting ao vivo ou sessões AMA (pergunte-me qualquer coisa).

Os eventos virtuais geralmente acontecem em plataformas online como Instagram, Twitter ou Clubhouse, onde você pode se conectar com seu público através de vídeo chat ou chamada de voz. Há também um mercado crescente de plataformas de eventos virtuais especializados para webinars e conferências.

O maior benefício de hospedar um evento virtual é que ele é relativamente barato - não há necessidade de alugar espaço! Além disso, você pode falar com um público global a partir do conforto da sua própria casa.

No entanto, também há algumas desvantagens em hospedar eventos virtuais - nomeadamente que você não está fisicamente na frente de seus convidados. Alguns participantes podem se sentir desconectados ou terão dificuldade em se concentrar no que você está dizendo, pois eles lutam com a qualidade de vídeo e áudio, a falta de insonorização ou ruído de fundo.

Tipos de eventos virtuais

Enquanto você pode organizar um evento virtual por praticamente qualquer motivo e ocasião (sem trocadilho!), aqui estão alguns tipos populares de eventos virtuais:

Eventos virtuais em rede

Os eventos de networking virtual permitem aos participantes se reunirem e trabalharem em rede num ambiente virtual. Uma grande variedade de eventos de networking pode ser hospedada, incluindo happy hours, confraternizações após o trabalho e muito mais.

Eventos de formação de equipes virtuais

Eventos virtuais de formação de equipes permitem que os participantes se envolvam em uma variedade de atividades de formação de equipes e construam a moral da equipe, tudo a partir do conforto de seus próprios escritórios em casa.

Eventos virtuais de angariação de fundos

Já foi difícil para uma instituição de caridade ou sem fins lucrativos fazer ouvir a sua voz, mas com os novos avanços tecnológicos, a angariação de fundos virtual descolou e é um dos métodos mais populares de angariação de fundos online.

Contratação de eventos virtuais

Os eventos de contratação virtual oferecem uma ótima maneira de reduzir o número de candidatos e identificar candidatos qualificados sem exigir que os empregadores gastem muito tempo ou dinheiro com o recrutamento.

Eventos de compras virtuais

Especialistas acreditam que as compras ao vivo são a próxima grande coisa nas redes sociais e comércio electrónico. Os eventos de compras virtuais são essencialmente demonstrações de produtos online onde os participantes podem virtualmente "fazer compras" de roupa, cosméticos e outros produtos.

Vá para o nosso site Social Media Updates para saber mais sobre o evento de compras virtuais do Facebook, Live Shopping Fridays.

Fonte: Facebook

Eventos sociais virtuais

Os eventos virtuais não são só negócios. Você também pode organizar pequenos eventos sociais virtuais informais e, por exemplo, jogar jogos de tabuleiro online com a sua família ou amigos.

Ideias para eventos virtuais

Agora que você sabe porquê você pode querer lançar um evento virtual, aqui está o como Considere estas plataformas e formatos de eventos ao vivo para a sua próxima grande reunião online.

Tweeting ao vivo

Tweeting ao vivo é postar tweets ativamente, oferecendo comentários para um evento ao vivo que o seu público está ciente e provavelmente seguindo - por exemplo, um concerto, conferência ou evento esportivo.

Oficinas virtuais

Este tipo de evento é a forma perfeita de proporcionar treinamento prático quando a instrução presencial tradicional ao vivo é impossível. Eles também são ótimos para treinamentos onde pode não haver espaço suficiente para acomodar todos os participantes.

Conferências virtuais

As conferências virtuais permitem que você organize grandes encontros sem a necessidade de um local caro ou de uma grande equipe. Como as conferências virtuais tradicionais, presenciais, oferecem muitas oportunidades para os participantes interagirem uns com os outros e colaborarem em novas idéias.

AMA em Reddit

AMA significa "pergunte-me qualquer coisa" e é uma forma de as pessoas obterem respostas reais de alguém que lhes interessa. Pode começar um AMA indo a Reddit e perguntando aos outros: "Sou suficientemente interessante para fazer um AMA?

Quando você responder perguntas em seu post, certifique-se de que suas respostas sejam completas para que o público tenha uma noção de quem você é e o que é importante para você. Uma melhor prática é para aqueles envolvidos com o AMA incluir links de volta ao seu site ou perfis de mídia social para obter novos seguidores potenciais.

Fonte: Reddit

Webinars

Os webinars são uma maneira fácil de se conectar com outros profissionais de todo o mundo. A hospedagem de um webinar é uma ótima maneira de construir sua reputação e expandir sua rede no espaço virtual.

Correntes sociais vivas

Os fluxos ao vivo em plataformas como Instagram ou Facebook podem ajudá-lo a fazer conexões com clientes existentes e potenciais, e com outras pessoas do seu setor ou nicho de mercado. Eles são uma ótima maneira de criar consciência para o seu produto, compartilhar novas idéias e opiniões, apresentar-se a clientes potenciais e expandir o seu alcance.

10 dicas para hospedar eventos virtuais

Sediar um evento virtual pode ser uma tarefa assustadora, mas não precisa ser. Existem algumas grandes dicas e melhores práticas que o ajudarão a garantir o sucesso do seu evento virtual e deixará todos com uma experiência incrível:

1. estabelecer metas claras desde o início

Antes de começar a planejar a agenda do seu evento virtual ou escolher a melhor plataforma de eventos virtuais, certifique-se de saber porque você quer lançar um evento. Defina metas SMART, e certifique-se de que toda a equipe responsável pelo projeto entende o que você quer alcançar.

Fonte: The Reserves Network

2. escolha a plataforma certa para receber o seu evento virtual

Existem muitas plataformas que oferecem diferentes funcionalidades, desde a co-hosting com outra organização ou empresa até ferramentas avançadas de moderação.

3. escolha o momento certo para o seu evento

Você quer levar em conta quantas pessoas poderão comparecer, se estão ou não em fusos horários diferentes e quanto tempo você precisa para a Q&A.

Lembre-se: Países diferentes têm horários de férias diferentes!

4. promover o seu evento virtual

Não planeje que um público venha até você - certifique-se de anunciar seu evento com bastante antecedência para que os participantes saibam quando ele está acontecendo e como podem participar.

5. desenvolver uma agenda clara que inclua palestrantes e cronogramas

Você não quer que seus participantes fiquem esperando por longos períodos de tempo. Forneça uma agenda clara com os horários claramente marcados e inclua quaisquer links relevantes, para que os participantes possam planejar com antecedência.

6. incluir moderadores no seu evento

Você quer ter certeza de ter moderadores suficientes em mãos durante seu evento virtual, caso as coisas saiam do controle. Lembre-se: Nem todos são tão educados online quanto offline!

7. Envolva o seu público

Seu público não precisa de uma "palestra de uma hora" - em vez disso, planeje atividades que envolvam participação ativa. Incentive seus participantes a conversarem uns com os outros - e a fazerem perguntas aos anfitriões.

8. prepare-se para resolver os problemas

Você pode considerar o uso de mais de uma plataforma. Caso haja alguma dificuldade técnica com seu vídeo ou áudio, você pode mudar para um serviço diferente e continuar o evento como planejado.

9. Envie um acompanhamento pós-evento.

Não se esqueça de comunicar com os seus participantes sobre como eles podem ter acesso às gravações do evento posteriormente, o que também os encorajará a participar novamente da próxima vez!

10. Debrief

Uma vez terminado o evento, dedique algum tempo para se conectar com sua equipe e rever o que funcionou e o que não funcionou.

Plataformas de eventos virtuais

Se você nunca hospedou um evento virtual antes, uma destas 4 plataformas irá ajudá-lo a começar.

Instagram Live

Se você tem um grande número de seguidores no Instagram, a transmissão ao vivo na plataforma é sua melhor aposta. Use as Salas Instagram Live para hospedar uma transmissão com até 3 outros alto-falantes. Seus telespectadores poderão comentar sobre a transmissão e fazer perguntas, e você poderá acessar a análise da transmissão assim que terminar.

Clubhouse

Este aplicativo de áudio em rápido crescimento é perfeito para eventos que são mais uma discussão do que uma apresentação. Você pode enviar convites para eventos com links para criar salas, e então qualquer um que tenha o aplicativo instalado poderá ouvir e comentar o que está sendo dito ao vivo.

Se você tem um grande seguidor no Twitter, tente a alternativa da plataforma ao Clubhouse - Twitter Spaces.

E-Book grátis: Como lançar eventos virtuais que se destacam, sobem de escala e sobem de escala. Descubra as melhores técnicas e ferramentas para o planeamento e realização de eventos virtuais excepcionais.

Descarregar agora

E se quiser saber mais sobre o Clubhouse, consulte o nosso guia para o aplicativo Clubhouse, onde exploramos como ele pode ser usado pelas empresas.

GoToWebinar

O GoToWebinar é um popular software de eventos virtuais perfeito para eventos com um número limitado de participantes. A opção screenshare assegura que todos possam ver todos os slides em tempo real e garante uma grande experiência para os participantes.

BigMarker

Uma ferramenta de webinar sem download fácil de usar. BigMarker permite que você crie quadros brancos digitais para o seu evento ao vivo. Os participantes podem comentar sobre o quadro e postar perguntas em um bate-papo em grupo em tempo real.

Exemplos de eventos virtuais

Se você está procurando inspiração, aqui estão alguns exemplos de eventos virtuais que empresas e influenciadores têm hospedado através das mídias sociais e além delas.

Tutoriais de maquiagem da Benefício Cosméticos ao Vivo no Facebook

Mais de 2.4K espectadores sintonizados para aprender como criar um brilho de sobrancelha.

O Teste ao Vivo do Podcast da Torre dos Ouvidos

Oliver Gee, apresentador do podcast The Earful Tower, recebe eventos triviais temáticos parisienses do seu canal no YouTube e até oferece prémios para os vencedores.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado por The Earful Tower (@theearfultower)

Show ao vivo de Garth Brooks e Trisha Yearwood no Facebook

As superestrelas do país realizaram uma jam session no Facebook ao vivo, aceitando pedidos de fãs que estavam à frente do tempo e durante a transmissão.

A turnê dos bastidores de Antron Brown no Twitter

O motorista da NHRA mostrou aos telespectadores do Twitter em sua loja, que abriga dragsters e troféus, entre outros tesouros de engrenagens.

.@AntronBrown está a dar-lhe uma visita guiada à sua loja! Veja os bastidores do @NHRAJrLeague dragsters que ele e os seus filhos constroem, trabalham e conduzem. pic.twitter.com/n7538rPwqU

- #NHRA (@NHRA) 23 de março de 2020

Aulas de pastelaria ao vivo do chef de pastelaria executivo do LinkedIn

O chefe de pastelaria do LinkedIn mostra aos membros como fazer croissants e pudim de pão.

O sonolento colchão roxo do Facebook ao vivo

Mais de 295K pessoas assistiram a este vídeo de 45 minutos de uma mulher bocejando e escovando sua peruca.

Almoço Doodles de Mo Willems

Todos os dias à hora do almoço, o Kennedy Center Education artist-in-residence organiza sessões de rabiscos para crianças no YouTube.

Lululemon's Yoga Livestreams

Os embaixadores globais da marca de yoga são líderes em exercícios, meditação e aulas de yoga ao vivo na Instagram.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado por lululemon (@lululemon)

Exposições online pelo Museu VanGogh

O Museu VanGogh em Amesterdão permite que os seus seguidores façam visitas à galeria a partir do conforto do seu sofá.

Nosso tour continua! Hoje mergulhamos nas pinturas brilhantes e vivas que Vincent fez em Paris: //t.co/Yz3FpjxphC Qual é sua obra de arte preferida desta parte do museu? #museumathome pic.twitter.com/k8b79qraCX

- Museu Van Gogh (@vangoghmuseum) 24 de março de 2020

Museu Britânico abre suas portas para o Google Street View

Mais de 60 galerias do Museu Britânico podem ser visitadas a partir do Google Street View.

🏛 Sabia que o Museu é o maior espaço interior no Google Street View?

Peruse mais de 60 galerias à sua vontade enquanto #MuseumFromHome - visite a Galeria de Esculturas Egípcias aqui: //t.co/y2JDZvWOlM pic.twitter.com/0FyV4m6ZuP

- Museu Britânico (@britishmuseum) 23 de Março de 2020

Fogueira às sextas-feiras torna-se virtual

A organização de Jane Fonda leva o activismo climático online com comícios virtuais todas as sextas-feiras.

Junte-se a @JaneFonda, @greenpeaceusa e @SenMarkey esta sexta-feira às 14h ET / 11h PT para um #FireDrillFriday 🔥 teach-in sobre a importância de permanecer envolvido na idade de #COVID19.

Para aderir, registe-se aqui e por favor espalhe a palavra: //t.co/7eE9aZV57I pic.twitter.com/W7JdPLco7T

- Fogueira Sexta-Feira (@FireDrillFriday) 24 de Março de 2020

Girlboss Rally vai para a digital

A fundadora da Girlboss Sophia Amoruso planeia organizar a conferência anual da sua marca inteiramente online este ano.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Girlboss Rally (@girlbossrally)

Skift's Business Travel Online Summit

A Skift usará o Zoom para organizar este encontro online com vários oradores e participantes. Os convidados têm a oportunidade de fazer perguntas e terão acesso a uma gravação do evento.

Anunciando um novo Skift Online Summit for Business Travel <<iniciando uma nova série de cimeiras online no caminho das viagens. //t.co/mKTcX3jCpB via @Skift

- Rafat Ali, proprietário da mídia & Operador (@rafat) 23 de março de 2020

3% Apresentações em formato de livro de conferências

Esta organização - fundada para remediar o fato de que apenas 3% das diretoras criativas eram mulheres - oferece a vivência de suas conferências por custos reduzidos. O grupo também hospeda regularmente as aquisições da Instagram Story para inspirar seguidores.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado pelo Movimento 3% (@3percentconf)

SMMExpert pode ajudá-lo a promover seus eventos virtuais nas mídias sociais e conectar-se com os participantes. Agende todos os seus posts nas mídias sociais, envolva-se com os seguidores e meça o desempenho a partir de um painel de controle. Experimente gratuitamente.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.