4 Benefícios da Utilização de um Chatbot Multilingue para o Comércio Electrónico

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Kimberly Parker

O filme Lost in Translation não é apenas um culto favorito de 2003, mas é também uma experiência muito real que os retalhistas querem evitar quando comunicam com os clientes a todo o custo. Isto é verdade para as interacções presenciais, mas também é verdade online, onde as marcas vêem o seu negócio de comércio electrónico crescer e onde os clientes se voltam cada vez mais para o apoio. Entre: o chatbot multilingue.

Os comerciantes estão agora a lidar com mais tráfego do que nunca e estão à procura de formas de se envolver e servir melhor um maior volume de clientes online.

E é aí que o chatbots multilingues entrar em jogo, ajudando os comerciantes a se envolverem com clientes online com conversas personalizadas e contextualmente relevantes em praticamente qualquer idioma.

Vamos mergulhar no porquê de ser importante para os comerciantes oferecerem experiências personalizadas aos clientes online e como isso pode ser conseguido usando chatbots AI multilíngues.

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O que é um chatbot multilingue?

Um chatbot multilingue fornece aos compradores online chat ao vivo e suporte automatizado em vários idiomas Através de aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger ou em websites. Ele usa inteligência artificial para responder perguntas e realizar tarefas simples na língua preferida do cliente. Para marcas que operam em múltiplas geografias ou regiões com várias línguas faladas, os recursos de bate-papo multilíngue são obrigatórios.

As marcas podem implementar chatbots multilingues para negócios de várias maneiras: podem criar um chatbot separado para cada língua que suportam, usar o Google traduzir, ou fazer parcerias com uma plataforma AI chatbot como a Heyday que tem capacidades multilingues integradas. Clientes como a Merci Handy servem clientes em francês e inglês usando o chatbot da Heyday - não é necessário um tradutor!

Fonte: Heyday

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Em vez de construir um novo chatbot em rede para cada região onde você vende, usar um único chatbot com recursos multilíngues é menos demorado e mais escalável se você decidir expandir para novos mercados. O chat multilíngue é uma das bases de uma estratégia de comércio social eficaz e escalável.

Como funcionam os chatbots multilingues?

Por exemplo, se um cliente se envolver com o chatbot em francês, então o chatbot irá fornecer suporte ao cliente em francês. Mas se o próximo cliente desse chatbot fizer uma pergunta em inglês, então o chatbot irá responder em inglês.

A construção de um bot multilingue irá ajudá-lo a fornecer suporte multilingue a clientes em todo o mundo.

4 benefícios da utilização de um chatbot multilingue

Há muitas razões pelas quais sua equipe deve pensar em usar um chatbot AI multilíngüe, especialmente se você tem uma pegada internacional existente ou planejada.

Para além dos benefícios básicos de utilizar o chat orientado por IA - incluindo o serviço ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, gestão centralizada do suporte ao cliente e respostas automáticas a consultas de pedidos e FAQs - o chat multilingue aumenta a escalabilidade do seu negócio e melhora a experiência de auto-serviço de compras do cliente e muito mais.categorias:

  • Envolvimento do cliente
  • Potencial de vendas
  • Fidelização do cliente
  • Vantagem competitiva

1. aumentar o envolvimento do cliente

Qual a probabilidade de se envolver com alguém se ambos não falarem a mesma língua?

Exactamente.

O mesmo se passa entre marcas e potenciais clientes.

O benefício número um de se tornar um chat multilingue ao vivo é que cria uma melhor experiência para o seu cliente e aumenta o seu envolvimento. Ao acomodar a sua língua de comunicação preferida, os clientes podem obter as informações de que necessitam mais rapidamente, o que torna a sua experiência de compra melhor.

Pense nisso, se o seu cliente submeter uma consulta em francês e o seu chatbot responder em inglês, ele mostra ao cliente que ele tem que ser o único a comprometer-se.

Isso não é muito centrado no cliente.

Remova qualquer fricção na experiência do seu cliente, começando por comunicar nos seus termos e no seu idioma preferido. Escusado será dizer que comunicar com os clientes agiliza mais eficazmente o suporte e as vendas - um benefício tanto para os compradores com pouco tempo de uso como para os agentes de vendas e suporte.

2. aumentar o potencial de vendas

Não é segredo entre os retalhistas e as suas equipas de marketing que um toque personalizado ajuda a conquistar e reter mais clientes. Na verdade, 80% dos compradores têm mais probabilidades de fazer uma compra a marcas que oferecem uma experiência personalizada na loja ou de comércio electrónico.

Ao integrar a tecnologia de chat multilingue na estratégia de comunicação do seu cliente, você e a sua equipa podem tirar o máximo partido desta dinâmica, não só respondendo às perguntas do seu cliente na sua língua materna, mas também oferecendo-lhe recomendações de produtos relevantes.

72% dos compradores têm mais probabilidades de comprar um produto se este lhes for apresentado na sua língua materna.

Alguns chatbots AI podem se integrar automaticamente ao seu catálogo de inventário e podem ajudar seus clientes a encontrar o produto que estão procurando, bem como outros itens que possam interessar a eles. Usando compreensão da linguagem natural (NLU), o chatbot pode identificar as palavras-chave que os clientes usam na conversa e lhes serve os produtos ou serviços oferecidos que estão relacionados com essa palavra-chave.

Exemplo de Dynamite usando um chatbot Heyday para mostrar blazers pretos em inglês para um cliente.

Com o poder da IA que tem um profundo conhecimento de muitos idiomas, os comerciantes de eCommerce podem nivelar as capacidades de auto-serviço da sua loja online e tornar mais fácil para os clientes obter o que querem, sejam produtos, serviços ou suporte, rapidamente.

3. aumentar a lealdade dos clientes

Você e a sua equipa sabem que embora atrair novos clientes seja sempre uma prioridade máxima, é igualmente importante promover boas relações com a sua clientela existente.

O chat multilíngue pode ajudar a aumentar a fidelidade dos clientes, promovendo conexões mais ricas entre clientes, lojas locais e seus agentes de suporte e vendas.

Por exemplo, a DECATHLON, um retalhista de artigos desportivos com lojas em todo o mundo que usa o Heyday. A DECATHLON adaptou o seu chatbot a cada mercado que serve. Quer um cliente esteja a fazer compras em Singapura, no Reino Unido ou em qualquer outro lugar do mundo, o chatbot da DECATHLON comunica em qualquer língua que seja mais relevante.

Fonte: Heyday

O Heyday é um dos poucos IA chatbots a oferecer uma funcionalidade integrada multilingue, que lhe permite a si e à sua equipa não só colher os benefícios do nosso chat automático, mas também fazê-lo de uma forma localizada e centrada no cliente.

A tecnologia chatbot da Heyday, alimentada pela mais moderna tradução automática de IA, oferece suporte linguístico para inglês e francês em todos os canais (incluindo Facebook, Instagram Google e Whatsapp), integra-se com plataformas populares de eCommerce como Shopify, Salesforce e Magento, e pode identificar e adaptar-se à preferência linguística do seu cliente em tempo real.

(Para uma lista completa de quais canais e plataformas de eCommerce o Heyday se integra com, confira o diretório de integrações).

Conversar com seus clientes em sua língua de escolha leva naturalmente a uma comunicação mais clara, o que é um fator chave para uma comunicação eficaz - a base de uma estratégia comercial de conversação.

4. assegurar a sua vantagem competitiva

As empresas de todo o espectro retalhista estão a aumentar as suas plataformas de comércio electrónico para responder à crescente procura de compras online e para se manterem rentáveis no "novo normal" que foi desencadeado pela COVID-19.

À medida que o cenário do comércio eletrônico se amplia, é mais importante do que nunca que os comerciantes se diferenciem dos concorrentes. Oferecer aos clientes um serviço em tempo real no idioma de sua preferência pode sobrecarregar a experiência do cliente do varejista e dar-lhes uma vantagem sobre a concorrência.

Há também benefícios de economia de custos para oferecer chat multilingue.

Por exemplo, integrar um chatbot com um recurso de tradução automatizada é significativamente mais barato do que expandir sua equipe de suporte ao cliente para incluir agentes bilíngües ou multilíngües. Também economiza seu tempo dos agentes de atendimento ao cliente existentes ao automatizar o processo de tradução, dando a eles mais oportunidades de resolver consultas de alto valor aos clientes.

Por último, mas não menos importante, os chatbots multilingues são construídos à escala. Se a sua marca tem planos de expansão global no horizonte, servir os clientes na sua língua materna é uma obrigação. Cada novo local de venda a retalho que tenha um domínio de website designado, Google My Business (GMB), ou página do Facebook pode facilmente integrar-se com uma plataforma de IA de conversação.

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Pegue o guia agora! Chatbot no site da Dynamite mostrando opções de calças pretas em francês.

A importância de uma experiência personalizada para o cliente

Hoje, a importância e os benefícios de priorizar a experiência do cliente (CX) são cristalinos: os varejistas viram as vendas diretas aumentarem e aumentaram a fidelidade do cliente através da personalização das mensagens e do contato com o cliente. Do lado do consumidor, as experiências personalizadas podem decidir se comprarão ou não um produto e quanto gastarão.

É claro que um CX personalizado pode significar muitas coisas. Os varejistas estão aproveitando o e-mail marketing personalizado, bem como sugestões de produtos e ofertas personalizadas para melhorar a experiência do cliente online. Mas há um aspecto mais fundamental que entra em jogo com cada interação do cliente. Você adivinhou: a linguagem.

Quebrar a barreira linguística

A língua é uma barreira bem conhecida, tanto na socialização como nos negócios. Viver em uma cidade bilíngüe como Montreal, Canadá, seria algo que se encontra diariamente. Você diz "bonjour", alguém responde com "olá", e pode ser complicado saber para onde ir a partir daí.

Em um ambiente de varejo, seja pessoalmente ou online, a necessidade de serviços multilíngues é vital para servir os clientes e colocá-los à vontade. Felizmente, com as tecnologias atuais de tradução e os chatbots multilíngues alimentados por IA, quaisquer barreiras linguísticas que um cliente enfrenta enquanto faz compras online não são intransponíveis.

Por exemplo, se a sua marca é transaccional em partes da América do Norte e Europa, um chatbot multilingue assegura que os clientes obtenham apoio na sua língua de escolha, quer estejam em Espanha, Alemanha, Canadá ou noutro lugar. Pode parecer óbvio, mas o inglês continua a ser o padrão para muitas soluções de chatbot globais, o que pode ser limitador na melhor das hipóteses e alienante na pior.

Com plataformas como o Google Business Messages e o Facebook Messenger criando uma linha direta entre varejistas e clientes, o bate-papo contextualmente relevante no idioma preferido do cliente é uma maneira fundamental para que os comerciantes melhorem sua conexão com os clientes.

Envolva-se com os compradores em francês e inglês e transforme as conversas dos clientes em vendas com o Heyday, o nosso chatbot dedicado a conversas AI para retalhistas.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.