Como Hootsuite Cresceu Nosso TikTok Seguindo a 11.8K em Apenas 10 Meses

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Kimberly Parker

Para uma empresa de mídia social, você poderia argumentar que estávamos um pouco atrasados para o jogo TikTok. Mas enquanto só lançamos nossa estratégia oficial do TikTok em julho de 2021, estávamos à espreita do TikTok para anos antes disso.

Observámos, seguimos, aprendemos a língua e depois mergulhámos na coisa mais excitante que aconteceu às redes sociais desde a invenção da selfie. Estamos apenas alguns meses na nossa viagem TikTok, mas que viagem requintada tem sido até agora - e que nos levou até aos 11.800 seguidores menos de um ano depois.

Rimos, choramos, dançamos, ficamos viris, viramos espetacularmente, e nos divertimos com outras marcas (estamos olhando para você, Duolingo). Acima de tudo, aprendemos um TON de lições que queremos compartilhar com você para ajudar a tornar o uso do TikTok em seu negócio um pouco menos assustador.

Como desenvolvemos a nossa estratégia TikTok

Com mais de 2 bilhões de downloads no total, o TikTok está crescendo em ritmo acelerado. Foi o aplicativo mais baixado de 2021, com 656 milhões de downloads (mais de 100 milhões a mais do que seu rival mais próximo, o Instagram).

TikTok não vai a lugar nenhum, então sabíamos que precisávamos de uma presença lá. Mas, como a maioria das marcas, estávamos apreensivos sobre o papel que TikTok iria desempenhar na nossa estratégia mais ampla de mídia social. Não queríamos apenas saltar para o comboio por causa disso, então fizemos a nossa pesquisa.

  • Nós olhamos o que outras marcas estavam fazendo no TikTok e como as bem sucedidas se envolvem com seu público.
  • Navegamos pelos comentários e percebemos que os TikTokers falam uma língua diferente. Palavras e emojis têm significados diferentes. (ex.: 💀=😂)
  • Aprendemos que as tendências vêm e vão a uma velocidade vertiginosa e se você esperar muito tempo para reagir, você será considerado 'trapalhão' (isso é TikTok falar por tendência ou datado).
  • Percebemos que o TikTok é uma plataforma única e aterradora, mas apresenta uma oportunidade incrível de experimentar algo divertido e autêntico.

Criamos uma conta TikTok para a nossa marca em fevereiro de 2021, asseguramos nosso @SMMExpert handle, e elaboramos nossa estratégia inicial. Incluímos um plano de conteúdo com cinco pilares-chave alinhados aos nossos objetivos gerais de marketing e concordamos em adotar uma abordagem de test-and-learn.

Lançamos nossa estratégia em julho de 2021. Fomos viris; fomos um sucesso da noite para o dia; Owly foi coroado rei. e rainha de TikTok; o fim.

Estava a brincar. Eram grilos.

Porque atiramos a nossa estratégia pela janela

Uma das nossas maiores aprendizagens nos primeiros tempos foi que o conteúdo que estávamos usando em outros canais de mídia social não tinha lugar no TikTok.

Enquanto nosso objetivo era garantir que nosso conteúdo estivesse hiperfocado nos marketeiros sociais, percebemos que essa não é a única coisa sobre a qual as pessoas querem falar no TikTok.

Aprendemos que havia uma oportunidade de alcançar novos públicos, construir mais amor de marca e humanizar a nossa organização, trazendo a nossa mascote Owly para a vanguarda. Trocamos a nossa biografia de "nossos simpáticos especialistas em mídia social 👋" para "apenas uma coruja no TikTok pedindo à internet para me amar" para refletir essa mudança.

O que não funcionou para nós

Cometemos o clássico erro de criar conteúdo de vídeo produzido profissionalmente para os nossos primeiros vídeos TikTok. Eles tiveram um bom desempenho, mas rapidamente ficou claro que o estilo estava fora de lugar no TikTok.

A pesquisa da TikTok validou esta -65% dos usuários TikTok concordam que vídeos de aparência profissional das marcas se sentem deslocados ou estranhos na TikTok, de acordo com a pesquisa (Marketing Science Global Community and Self-expression Study 2021).

Então atirámos a nossa estratégia pela janela e começámos de novo.

Afastámo-nos dos nossos pilares de conteúdo originais e introduzimos pilares de conteúdo renovados que se inclinavam para as tendências TikTok, abraçando uma estratégia mais flexível e de curto prazo, mais adequada ao ritmo acelerado da plataforma.

Para gerar conteúdo mais autêntico em um orçamento, chegamos a alguns influenciadores TikTok para criar conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para compartilhar. O UGC teve um desempenho muito bom e preencheu uma lacuna em nosso conteúdo, no entanto, com nosso feed apresentando tantas pessoas diferentes, começamos a perder um pouco a voz da nossa marca.

Foi aí que percebemos que precisávamos dos nossos próprios criadores internos de conteúdo TikTok.

O que funcionou para nós no TikTok-espetacularmente

A batalha das marcas

Quando apresentámos a nossa mascote Owly ao TikTok, descobrimos que eles não eram a única coruja na cidade.

Eles foram rapidamente apelidados de "versão Walmart" da popular mascote de coruja Duolingo. Poderíamos ter levado isso a sério e mandado Owly para o ninho deles.

Em vez disso, vimos uma oportunidade para nos divertirmos um pouco.

Nós instigamos uma "batalha das marcas" - uma tendência crescente no TikTok - e nos divertimos um pouco no estilo de vídeo TikTok do Duolingo. As pessoas adoraram nosso tom picante e começaram a criar suas próprias narrativas em torno de Owly versus Duolingo - alguns queriam que lutássemos uns contra os outros; outros queriam que nos apaixonássemos.

A nossa abordagem "batalha das marcas" resultou num aumento de 5,205% de seguidores. Um vídeo até se tornou viral com 647.000 visualizações numa semana!

O desafio dos 7 segundos

No início de 2022, os criadores de TikTok começaram a relatar um envolvimento incrível, simplesmente postando vídeos de sete segundos de texto pesado com clipes de áudio com tendências para bater o algoritmo TikTok.

Experimentamos a tendência de sete segundos de desafio e funcionou! Postamos nosso vídeo em 2 de fevereiro de 2022 e ele ficou viral, com 700.000 visualizações.

Capitalizando em áudio de tendência

Notamos que as pessoas que comentavam nossos posts caíram em dois baldes: pessoas que conheciam e amavam o SMMExpert e pessoas que não tinham absolutamente nenhuma idéia do que era o SMMExpert.

Para mostrar mais conteúdo sobre o que o SMMExpert faz, introduzimos posts centrados no produto, incluindo uma série de 'hacks de produto' demonstrando as características mais amadas (e muitas vezes subestimadas) do SMMExpert e truques pouco conhecidos.

Um post demonstrando nossa nova visão planejadora no painel do SMMExpert utilizou algum áudio de tendências e foi um enorme sucesso, resultando em muito sentimento positivo de nossos seguidores.

Desafio de dança (tivemos de o fazer!)

Depois, em março de 2022, trabalhamos com Brian Esperon - coreógrafo por trás da dança WAP da Cardi B - para criar um desafio de dança único para a SMMExpert como parte da nossa campanha no SXSW, uma grande conferência de tecnologia e entretenimento.

Owly e Brian saíram às ruas de Austin, Texas, com seus movimentos doentios e envolveram toneladas de pessoas diferentes. No geral, os vídeos da campanha registraram mais de 56.000 visualizações sobre TikTok.

Enquanto os vídeos de dança foram um sucesso, a forma como executamos esta campanha não se alinhou com a forma como as pessoas consomem conteúdo no TikTok. No período que antecedeu o evento, lançamos uma série de vídeos teaser com várias partes que foi criada para ser consumida consecutivamente. Aprendemos que vídeos auto-contidos funcionam melhor no TikTok.

Além de ser super rápido, TikTok não é uma plataforma particularmente cronológica, então você não sabe o que vai pousar na #fyp do seu público e quando. As pessoas podem ver vídeos da sua série fora de ordem ou ver apenas um deles, perdendo detalhes importantes das outras entradas. Manter toda a sua história em um único vídeo lhe dá a melhor chance de garantir que o seu público vejaa história toda - especialmente se você mantiver esse vídeo o mais curto possível.

Principais ofertas para os novatos da TikTok

O papel do gestor das redes sociais está a evoluir

No passado, os gestores de redes sociais podiam sentar-se nos bastidores, escrevendo cópias, criando gráficos e números crocantes. Com a chegada do TikTok (e funcionalidades semelhantes como o Instagram Reels), há uma oportunidade para os nossos papéis se tornarem mais completos à medida que flexionamos os nossos músculos criativos.

Compreender os meandros da criação de vídeo pode ser assustador no início. Nem todos se sentem à vontade para gravar a si próprios ou estar na câmara, mas com a prática, torna-se mais fácil.

Se você puder, contrate criadores de conteúdo ou encontre pessoas na sua equipe que estejam genuinamente animadas com o TikTok e gostem de estar na frente da câmera.

A nossa Coordenadora de Marketing Social e a aficionada interna TikTok Eileen Kwok está a esmagá-la. Siga-nos na TikTok para ver o equilíbrio perfeito entre capitalizar as tendências da TikTok e fornecer conselhos e apoio úteis e sempre verdes ao nosso público principal de gestores de redes sociais.

O melhor das obras autênticas

Quando os marqueteiros pensam em criação de vídeo, normalmente pensamos em produção cara ou demorada que consome um TON de orçamento e recursos.

O TikTok não precisa desse conteúdo de alta produção. Na verdade, vídeos autênticos e não polidos de baixa produção ressoam muito melhor com os usuários do TikTok.

Aprenda a falar TikTok

TikTok tem sua própria linguagem e estilo. Você pode mostrar ao seu público que você entende a plataforma, aprendendo como melhor se comunicar nela. Veja como outras marcas o fazem lendo as seções de comentários ou leia nosso Guia de Cultura TikTok para dicas.

Comentários sobre outras contas de marcas

A seção de comentários dos vídeos TikTok é um lugar emocionante (e surpreendentemente positivo). Muitos usuários vão diretamente aos comentários antes de assistir ao vídeo completo para ver o que os outros estão dizendo sobre ele. (Os comentários também são um ótimo lugar para aprender a falar TikTok).

Começámos a comentar proactivamente as contas de outras marcas e alguns dos nossos comentários receberam milhares de likes, o que trouxe toneladas de tráfego para a nossa conta.

As tendências TikTok não esperam

Se você encontrar uma tendência que se adapte à sua marca, não perca tempo pensando demais na produção de conteúdo.

Aja rápido ou a tendência pode passar por você (Dica: se você chegar muito tarde para uma tendência no TikTok, não se preocupe: você ainda pode estar adiantado no Instagram).

Seja seletivo com as tendências que você pula

Muito do humor TikTok é sombrio e NSFW (não é seguro para o trabalho). Tenha cuidado com as tendências que você espera ( e quais músicas você escolhe para as faixas de apoio).

Tenha sempre em mente o seu público, perguntando-se se eles se relacionam ou apreciam o seu humor.

As tendências TikTok movem-se rapidamente. Mantenha-se actualizado com a nossa Newsletter TikTok Trends. Inscreva-se para receber as últimas actualizações, as nossas recomendações sobre se o seu negócio deve saltar para cima delas, inspiração das marcas que fazem coisas fixes no TikTok, e dicas quentes.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.