22 Facebook Stats Marketing de Mensagens Devem Saber em 2022

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Kimberly Parker

Índice

Procurando um canal de comunicação direta para clientes potenciais e atuais? Confira! Uma solução de marketing que impulsiona a comunidade e o comércio? Confira! Uma plataforma de mensagens pertencente a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo com alcance insondável? Confira!

Há muito a dizer sobre o Facebook Messenger. Se estamos sendo honestos, achamos que é um dos recursos mais subutilizados disponíveis para uma empresa, especialmente dado o crescimento do comércio social e do público que valoriza mais a comunicação autêntica e o atendimento ao cliente.

Se você não está usando mensagens instantâneas no seu negócio, talvez estas estatísticas do Facebook Messenger o impulsionem a embarcar na plataforma para conduzir cliques, comércio e clientes satisfeitos.

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Estatísticas gerais do Facebook Messenger

O Facebook Messenger foi lançado em agosto de 2011

O Messenger foi desenvolvido a partir da funcionalidade original do Chat do Facebook e foi transformado em seu próprio produto em 2011, tornando a plataforma de mensagens instantâneas 11 anos de idade em 2022.

Prevê-se que mais de 3 bilhões de pessoas usem aplicativos de mensagens em 2022.

Quer estejam a DM'ing a sua marca preferida no Messenger ou a conversar com a sua mais recente paixão através do WhatsApp, a prova está no pudim que as aplicações de mensagens são comuns entre os utilizadores de telemóveis (e cerca de um terço da população mundial!)

O Facebook Messenger é uma espécie de grande negócio. O aplicativo permite aos usuários enviar e receber mensagens (obviamente!) com pessoas a quem estão conectados através do Facebook ou Instagram, compartilhar gifs, memes e fotos, fazer e receber chamadas de vídeo, chamadas regulares e notas de voz, e fornece às marcas uma linha de comunicação entre plataformas com os clientes.

O Messenger já foi baixado 5,4 bilhões de vezes desde 2014

Meta, a empresa-mãe do Messenger, domina as principais aplicações descarregadas de 2014-2021, com o Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger a descarregarem um total assombroso de 20,1 mil milhões de vezes.

Fonte: eMarketer

Então, o que significa o domínio da Meta para o marketing das redes sociais?

Por exemplo, o público que passa no Instagram é provavelmente totalmente diferente do público que passa mais tempo se envolvendo com o Facebook ou Messenger, e as campanhas precisam ser adaptadas para canais e públicos específicos para alcançar resultados bem sucedidos.

Estatísticas de usuário do Facebook Messenger

O Messenger tem quase 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAUs)

Woah, 988 milhões de pessoas entram no aplicativo mensalmente para interagir com amigos e familiares, comunicar-se com suas marcas favoritas e fazer e receber chamadas.

O Messenger é o lugar onde se encontra quase um oitavo da população mundial e, para os profissionais de marketing, este é um volume significativo de pessoas que podem ser ativamente engajadas e direcionadas com campanhas publicitárias.

As mulheres constituem 55,7% da base de usuários do Messenger nos EUA, sendo que os homens constituem os 44,3% restantes. Algo para se pensar quando se está usando o Messenger para se envolver com os clientes.

Esqueça o marketing para crianças de 13-17 anos no Messenger

Nos EUA, o Facebook Messenger é menos popular entre pessoas de 13 a 17 anos, o que significa que os demográficos mais jovens estão fugindo da plataforma, o que é algo a se ter em mente enquanto você faz campanhas.

Com apenas um bilião de utilizadores, o Messenger fica atrás do TikTok, WeChat, Instagram, WhatsApp, YouTube e Facebook em termos de utilizadores activos.

2,6% dos utilizadores da Internet dizem que o Messenger é a sua plataforma favorita

Dado que a Internet é utilizada por mais de 4,6 bilhões de pessoas, esse número de 2,6% se traduz aproximadamente em 119 milhões de pessoas que classificam o Messenger acima de Pinterest, Snapchat e Discord.

Fonte: SMMExpert Digital Trends Report

82% dos adultos dos EUA dizem que o Messenger é a sua aplicação de mensagens mais utilizada regularmente.

Será que esta percentagem extremamente elevada significa que o Messenger é mais popular do que o WhatsApp nos EUA? E os profissionais de marketing precisam de prestar atenção aos americanos que utilizam o Messenger para fins de comunicação e conhecer o público onde se encontram?

O Facebook Messenger é o aplicativo de terceira linha em termos de usuários ativos mensais

Se estiver a executar campanhas em aplicações com um baixo volume de utilizadores activos, terá dificuldade em ver retornos decentes. Felizmente, o Messenger tem o terceiro maior volume de pessoas que acede mensalmente à plataforma e completa as quatro primeiras ao lado de outras propriedades Meta, incluindo o Facebook, o WhatsApp e o Instagram.

Fonte: SMMExpert Digital Trends Report

Messenger foi o 7º aplicativo mais baixado de 2021

TikTok (sem surpresas!) ficou com o primeiro lugar, seguido de perto pela Instagram e Facebook para completar os três primeiros.

Estamos nos sentindo muito chocados sobre o aplicativo do Facebook Messenger não estar no topo da lista, porque os dados mostram que os downloads têm tendência para baixo desde 2015, sinalizando que as pessoas já baixaram o aplicativo no seu dispositivo, em vez de o Facebook Messenger cair em desgraça.

Estatísticas de uso do Facebook Messenger

O tempo médio gasto com o Messenger é de 3 horas por mês.

Para colocar esse uso em um contexto mais amplo, os usuários gastam o mesmo tempo rolando Telegrama e Snapchat. O YouTube é o aplicativo em que os usuários gastam mais tempo por mês, com o tempo médio gasto por mês ficando em uma média de 23,7 horas.

As pessoas enviam 21 bilhões de fotos via Messenger todos os meses

O compartilhamento de fotos é apenas uma das muitas características deste poderoso aplicativo enquanto pessoas e empresas em todo o mundo se conectam entre si para compartilhar conteúdo.

Os adultos americanos gastarão 24 minutos por dia em aplicações de mensagens móveis em 2022

O número de minutos que os adultos americanos gastam em aplicações de mensagens como o Facebook Messenger e o WhatsApp aumentou de 18 minutos em 2018 para 24 minutos em 2022. A razão para um aumento de 33% deve-se em grande parte à pandemia global COVID-19, que viu os humanos voltarem-se para outras formas de comunicação para se envolverem com negócios, marcas e ligações.

Além disso, esse aumento mostra que as pessoas estão se afastando dos métodos mais tradicionais de comunicação digital, por exemplo, mensagens de texto e e-mail, para se comunicar.

Fonte: eMarketer

Estatísticas do Facebook Messenger para empresas

40 milhões de empresas usam o Facebook Messenger

Combinado com anúncios Messenger, isto torna a plataforma um dos canais de crescimento mais rápido para alcançar e envolver os consumidores.

1 bilhão de mensagens são enviadas todos os meses entre pessoas e empresas no Messenger

O alto volume de mensageiros mostra que as empresas usam o Facebook Messenger para interagir com os clientes, fornecer serviços de nível superior e gerar comunidade e envolvimento com o Messenger.

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Há 33.000 bots ativos no Facebook Messenger

Os bots se encaixam em uma de duas categorias distintas: os chatbots que ajudam a racionalizar a estratégia de comunicação do seu negócio, e os bots que são apenas irritantes e fazem coisas como pessoas que fazem spam.

Somos grandes fãs de chatbots e não tanto do outro tipo de bots.

Os Chatbots são uma estratégia fantástica que os marqueteiros devem usar para ajudar a fornecer um canal de engajamento para os clientes e economizar tempo e recursos respondendo às perguntas mais comuns dos consumidores.

Além disso, os chatbots do Facebook Messenger ajudam a automatizar as vendas. Com 83% dos consumidores dizendo que fariam compras ou comprariam produtos em conversas de mensagens, agora é a hora de aumentar o uso de chatbots no seu negócio para impulsionar mais crescimento.

Quer saber mais sobre como os chatbots (o bom tipo de bot!) podem ajudá-lo a aumentar o seu tempo de resposta, impulsionar mais vendas e levar o seu atendimento ao cliente para o próximo nível? Confira o Guia Completo para Utilizar os Chatbots do Facebook para Negócios.

Estatísticas de anúncios do Facebook Messenger

O alcance potencial do Messenger é de quase 1 bilhão de pessoas.

Certo, são 987,7 milhões, para ser mais preciso, mas quem está contando? A veiculação de anúncios no Messenger pode levar a uma taxa de conversão acima da média à medida que o marketing de personalização e de resposta direta se torna mais popular.

Os anúncios no Messenger chegarão principalmente a homens de 25-34 anos

Quase 20% da audiência do Facebook Messenger é a principal para receber anúncios de Messenger. Mas, senhoras, não entrem em pânico! O grupo de 24-34 mulheres é o segundo grupo mais atingido, com 13,3% de mulheres alcançáveis por anúncios.

Se você estiver na faixa dos 65+, apenas 1,9% das mulheres e 1,7% dos homens serão servidos anúncios do Messenger.

Fonte: SMMExpert Digital Trends Report

Os países com a maior taxa de elegibilidade estão localizados fora de NA e da EMEA

Vietnã (68,6%), Nova Zelândia (66,2%) e Filipinas (66%) são os 3 países com o maior potencial de alcance publicitário em comparação com sua população total com 13 anos ou mais.

O Canadá e os EUA são um dos países com menor índice de audiência, com apenas 2,0% e 2,4% da população potencialmente alcançável com anúncios de Messenger.

Por isso, se você está criando campanhas para direcionar cliques e comércio usando o Facebook Messenger, considere a publicidade fora da América do Norte, para começar.

A Índia é o país com a maior audiência de Messenger advertising

Os anúncios de mensagens têm o potencial de atingir 11,2% da população, seguidos de perto pelo Brasil e México.

Seja você uma marca estabelecida ou simplesmente começando com o social, não ignore o poder do Facebook Messenger como parte de uma estratégia de marketing de mídia social holística. Com o crescimento dos chatbots e do comércio social previsto para ser uma tendência significativa em 2022, não há melhor momento para tecer o Messenger em suas campanhas.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.