O que é o Comércio Social e Por Que Deve Cuidar da Sua Marca?

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Kimberly Parker

Este post no blog pode ser intitulado "O que é comércio social?", mas talvez devesse ser chamado "Você quer ganhar algum dinheiro?"

Prevê-se que as vendas globais de comércio eletrônico cresçam para 1,6 trilhões de dólares nos próximos três anos - um aumento de mais de 100% em comparação com 2020. Nunca houve um momento melhor para começar a vender na área social.

O comércio social leva os negócios de eCommerce e os torna disponíveis em plataformas de mídia social, ampliando o público da sua marca e o alcance dos seus clientes.

Se você é um negócio com produtos para vender, esta informação provavelmente faz você se sentir como aquele emoji de língua verde-esquerda.

Curioso sobre como podes conseguir um pedaço dessa mudança? Nós temos-te coberto. Continua a ler para o comércio social 101.

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O que é o comércio social?

Comércio social é o processo de venda de produtos e serviços directamente através das redes sociais.

Com comércio social A experiência de compra, desde a descoberta do produto e pesquisa até o checkout, é realizada diretamente nas mídias sociais.

Fonte: Instagram

Atualmente, os aplicativos sociais com recursos de comércio social nativo são Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok.

Com o comércio social, você pode ver um par de morangos-doces no seu alimento Instagram, acertar "comprar agora", adicioná-lo ao seu carrinho de compras e completar a compra ali mesmo no aplicativo.

Ou, você pode ver um crewneck bem cotado enquanto passeia pelo TikTok, e clicar em "Comprar". Uma vez que a sua compra esteja completa, você pode continuar a desfrutar da sua experiência habitual no TikTok assistindo a vídeos de dueto com o seu artista favorito, sem perder uma batida.

Estas são oportunidades de compras (shopportunities!) mesmo nas plataformas digitais que o seu público mais usa. E você deve estar a tirar partido delas.

Comércio social vs. eCommerce

eCommerce refere-se a uma experiência de compra através de um site de eCommerce, loja online, ou aplicativo de marca dedicada. Comércio social permite, por definição, que o cliente faça a sua compra em sua experiência em mídia social. O comércio social não é comércio eletrônico.

O comércio social também não é venda social. A venda social refere-se ao cultivo de relações nas redes sociais para construir a sua lista de prospectos de vendas. Leia mais sobre a venda social aqui.

6 razões pelas quais você deve tentar o comércio social

Não tem certeza se a criação de uma loja de mídia social é uma boa idéia? Aqui estão seis razões pelas quais o comércio social vale a pena tentar.

1. o comércio social faz das compras uma experiência social

As compras nas redes sociais tornam a experiência muito mais interativa do que uma típica onda de comércio eletrônico.

Os consumidores podem facilmente consultar com seus amigos em compras, mostrar os novos tops da moda, comentar o novo tee "I Love My Niece" da tia Jackie, rever comentários de outros compradores de xampus experientes e interagir diretamente com as marcas de kombuchá que eles amam.

Para aqueles que sentem falta do aspecto social de um dia no shopping, o comércio social pode ser apenas a próxima melhor coisa. (Embora infelizmente sem uma paragem nas boxes Orange Julius).

Fonte: Instagram

2. o comércio social remove fricções

Veja, clique, compre. As lojas de mídia social removem o atrito da jornada do consumidor, facilitando o acompanhamento desde a descoberta até a compra. Eles estão lá. O produto está lá. Não tem para onde ir a não ser a caixa.

Em última análise, cada clique do mouse é uma oportunidade para um potencial cliente mudar de idéia. Se ele tiver que ir do seu anúncio para o seu site, para adicionar o produto a um carrinho de compras, para preencher as informações do seu cartão de crédito, são muitos momentos para perder a sua atenção.

Dê esses passos desnecessários e traga as compras para a sociedade.

3. Há algum dinheiro sério a ser feito

Tal como os quadris de Shakira, os números não mentem. Os investigadores prevêem que as vendas electrónicas ultrapassarão os 735 mil milhões de dólares nos próximos três anos.

Se você quiser participar desta ação, faz sentido trazer seus produtos para os espaços online onde seus clientes já estão pendurados.

81% dos compradores pesquisam produtos no Instagram e Facebook, e as compras são uma prioridade para 48% dos usuários Pinterest. Por que não dar-lhes o que eles estão procurando?

Fonte: Facebook

4. o comércio social oferece um grupo de discussão instantânea

O comércio social não só acelera o processo de transacção, como também oferece uma forma incrível de recolher feedback.

O seu catálogo de produtos está lá fora no mundo para que os consumidores possam rever e discutir juntos. Não é necessária uma bola de cristal: os seus clientes podem simplesmente dizer-lhe o que gostam ou não gostam.

Por que não fazer com que o seu público vote e pondere sobre o desenvolvimento de produtos e decisões de inventário enquanto eles estão lá? (Como estamos nos sentindo sobre o meu desenho de mochila de lobo brilhante no escuro? Alguém? Olá?)

No social, você tem dados claros sobre exatamente quem são seus clientes, e a oportunidade de conversar com eles depois através de comentários ou mensagem direta, para fornecer um atendimento personalizado ao cliente.

5. as mídias sociais é onde Millennials e Gen Z gostam de fazer compras

Se a sua demografia alvo está na faixa etária dos 18 aos 34 anos, eles já estão online e à espera de fazer compras enquanto se deslocam.

48% dos internautas americanos desta idade fizeram uma compra nas redes sociais em 2019. Para aqueles que ainda não compraram nas redes sociais, 27% manifestaram interesse em tentar.

Este é o centro comercial moderno. Está na hora de abrir a loja!

6. Você pode vender para públicos altamente segmentados.

Com uma incrível riqueza de dados de clientes disponíveis sobre social, você tem uma oportunidade privilegiada para ajustar e direcionar sua publicidade.

Os seus roupões de banho com estampas de cavalo podem ser directamente publicitados para os amantes da flanela. Óculos de sol adoráveis do tamanho de um bebé podem ser transportados directamente para as mamadas dos jovens pais frescos.

O comércio social oferece a oportunidade de obter produtos específicos e prontos a comprar diante de pessoas específicas que os adorariam, de uma forma que o comércio eletrônico tradicional e o marketing não podem.

Fonte: Instagram

Quais são as melhores plataformas para o comércio social?

Existem actualmente cinco plataformas sociais que oferecem capacidades de comércio social. Mas à medida que o interesse (e a receita) cresce, é provável que vejamos mais destas marcas de redes sociais integrando opções de "loja agora".

Aqui estão as actuais plataformas de comércio social disponíveis.

Facebook

Você usa sua Página de Negócios do Facebook para compartilhar notícias, conectar-se com fãs e exibir seu novo logotipo bonito. Por que não usá-lo para vender algumas coisas e aumentar as vendas enquanto estiver lá? Monte uma Loja do Facebook e você pode fazer exatamente isso.

As Lojas do Facebook são personalizáveis. Escolha quais coleções ou produtos apresentar e personalize as fontes, imagens e cores de acordo com a sua marca. Importe um catálogo existente de produtos do seu site, ou crie um do zero.

Fonte: Facebook

A sua loja no Facebook estará acessível a partir da sua página do Facebook, do seu perfil Instagram, dos seus anúncios Instagram Shopping, ou de histórias de compras e publicações.

Quando é tempo de conversão, você tem a opção de seus clientes fazerem um checkout noapp, ou abrir um chat direto do Messenger com o seu negócio. Você também pode enviá-los para o seu site.

Fonte: Facebook

Quando você começar a vender seus produtos no Facebook, você provavelmente verá um afluxo de mensagens de seus clientes com perguntas sobre detalhes de produtos, envio e tamanhos. Para economizar tempo e ter certeza de nunca deixar uma pergunta sem resposta, use um chatbot de atendimento ao cliente alimentado por IA como o Heyday.

O Heyday chatbot pode responder perguntas simples e repetitivas para você diretamente no Facebook Messenger DMs e sinalizar as perguntas que requerem um toque mais pessoal. O atendimento ao cliente nunca foi tão fácil.

Outro recurso legal das Lojas do Facebook: você pode criar uma loja de teste para saber mais. Aqui, você pode adicionar itens, gerenciar pedidos e até mesmo testar a experiência do cliente.

Saiba como configurar suas próprias Lojas do Facebook com nosso guia passo a passo.

Instagram

60% das pessoas descobrem novos produtos na Instagram. Os seus produtos devem estar entre eles.

Instagram Shops permite aos usuários comprar produtos apresentados em suas fotos e vídeos em qualquer lugar do aplicativo.

Fonte: Facebook

Cada produto do seu catálogo Instagram Shop terá sua própria página de detalhes, com preços, mídia e uma descrição detalhada.

Existem múltiplas formas de vender produtos na Instagram. As etiquetas de compras permitem às empresas etiquetar seus produtos em suas Histórias ou posts. As marcas americanas também têm a opção de destacar produtos em legendas de posts e bios.

Você também pode vender através da guia Loja dedicada, onde as pessoas podem navegar, salvar e comprar produtos listados por empresas ou etiquetados por criadores.

O anúncio aparecerá com a etiqueta "Patrocinado" e funcionará como qualquer outro post ou listagem de produtos em feeds do usuário.

A Meta também introduziu recentemente uma funcionalidade que torna possível fazer compras através de DMs. As capacidades estão sempre a melhorar e a procura está lá.

Fonte: Instagram

Nota: Para ter sua Instagram Shop configurada, você só precisa morar em uma região elegível e ter uma conta Instagram Business que esteja conectada a uma página do Facebook e a uma Loja do Facebook.

Saiba mais sobre como montar a sua loja Instagram no nosso vídeo:

Pinterest

A Pinterest foi uma das primeiras plataformas de mídia social a oferecer capacidades de compra para os usuários já em 2015.

Mas há algumas novidades que você deve colocar agora mesmo: Pinterest não oferece estritamente comércio social.

Sim, para contas comerciais, a Pinterest oferece a opção de criar "Product Pins" (anteriormente Buyable Pins), que são exibidos na Pinterest Shop da sua marca. Se um cliente vive nos EUA e vê um botão Comprar abaixo de um Pin, ele pode concluir a sua compra através de uma experiência de checkout sem nunca ter que sair da Pinterest.

Fonte: Pinterest

Mas fora dos EUA, é importante notar que estes não estão disponíveis para compra dentro do aplicativo. Clicando em um belo vaso, você será enviado de Pinterest para um site de eCommerce para completar a venda.

O Pinterest continua a ser uma ferramenta útil para levar a sua mercadoria para o mundo? Absolutamente - especialmente tendo em conta que 89% dos utilizadores do Pinterest estão lá para se inspirar nas compras.

Para saber mais sobre como aproveitar ao máximo a sua conta Pinterest, aqui estão oito estratégias de negócio para tentar.

Snapchat

Em julho de 2020, Snapchat anunciou um lançamento beta fechado de Perfis de Marca. Uma das características dos perfis? Uma experiência de "Native Store" (powered by Shopify) que permite aos usuários navegar e comprar diretamente do aplicativo.

Eles estrearam a reportagem com a ajuda de cinco contas influentes aprovadas oficialmente - Kylie Jenner, Kim Kardashian, Shay Mitchell, Spencer Pratt, e Bhad Bhabie.

Fonte: Snapchat

Algumas outras marcas foram aprovadas entretanto, e é provável que esta característica se expanda para o resto do mundo não kardashiano, eventualmente.

Enquanto isso, fique de olho na Kylie Cosmetics para ver como ela está aproveitando ao máximo a capacidade do aplicativo de "roubar para fazer compras".

Ou aperfeiçoe a sua credibilidade com a ajuda do nosso guia de estratégia Snapchat for Business.

TikTok

A criação de uma vitrine digital no TikTok como retalhista ou criador é uma obrigação se você quiser permanecer relevante com os compradores de hoje. TikTok Shop é a nova funcionalidade de compras que permite aos comerciantes, marcas e criadores mostrarem e venderem produtos diretamente no TikTok.

Existem três maneiras de vender produtos na TikTok Shop:

  • vídeos de alimentação
  • VIDAS
  • guia de apresentação de produtos

A experiência de compra TikTok é real. #TikTokMadeMeBuyIt, onde os usuários postam o que compraram graças às recomendações sobre produtos no site, foi usado 7bn vezes.

Fonte: TikTok

Nota: Em mudanças recentes, a TikTok retirou do mercado norte-americano os planos para expandir as capacidades da TikTok Shop, mas atualmente ainda está disponível no Reino Unido e na Ásia.

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7 dicas e ferramentas para um comércio social eficaz

Sua loja está montada. Você está motivado e pronto para vender. Aqui estão dicas e ferramentas importantes que o ajudarão a aproveitar ao máximo esta nova e corajosa loja digital.

1. agilizar as vendas e o atendimento ao cliente com um chatbot AI

Uma resposta rápida e profissional à pergunta de um cliente pode fazer a diferença entre uma venda e um carrinho de compras abandonado. Com as ferramentas certas, você pode automatizar seu atendimento ao cliente e garantir que seus clientes sejam atendidos 24/7/365 (ou seja, mesmo quando sua equipe não está online).

Use uma ferramenta como a Heyday para interagir com seus clientes em seus canais preferidos e converter as conversas de atendimento ao cliente em vendas.

Heyday é um chatbot AI para varejistas que integra sua loja online com seus canais de mídia social. Ele permite que você automatize até 80% de suas conversas de suporte ao cliente. Quando os clientes chegam até você nas mídias sociais com perguntas sobre seu inventário ou acompanhamento de pedidos, o chatbot os auxilia em tempo real (e passa perguntas mais complexas para sua equipe de suporte).

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A Heyday também pode ajudá-lo a aumentar as vendas, enviando automaticamente notificações de retorno em estoque e de queda de preço para os clientes que já tinham manifestado interesse em um produto.

2. engaje-se com seus seguidores

Para criar uma grande experiência de comércio social, você tem que se lembrar da parte "social".

Não pode simplesmente deitar fora o seu catálogo e esquecê-lo. Responda a perguntas, ofereça valor e conteúdo interessante, seja humano e autêntico, etc. Monte um chatbot para ajudar as pessoas a avançarem com a sua viagem de compras através do serviço ao cliente.

As mesmas melhores práticas que você normalmente usa para engajar seus seguidores aplicam-se aqui.

Fonte: Instagram

3. ouvir estrategicamente

Tens um lugar na primeira fila para o teu público. Tira o máximo partido.

Fique atento aos comentários e partilhas na sua Loja, e responda ou ofereça serviço ao cliente quando necessário.

Estabelecer um monitoramento social em todas as plataformas pode ser uma ótima maneira de receber feedback ou notícias do setor fora da sua própria bolha também.

Veja o nosso guia de escuta social aqui.

4. incentivar as revisões

93% dos compradores online dizem que uma revisão pode fazer ou quebrar sua decisão. Se você tem um produto com o qual as pessoas estão felizes, faça com que elas ajudem a espalhar a palavra.

Quer se trate de um e-mail automático de acompanhamento solicitando uma revisão após a entrega de um produto, ou de incentivos como um concurso para encorajar clientes anteriores a ponderar e compartilhar sua experiência, a coleta de provas sociais é vital para construir uma reputação positiva on-line.

Uma vez que você tenha algumas críticas positivas, compartilhe-as em seus feeds sociais de forma criativa, seja postando conteúdo gerado pelo usuário, hospedando um vídeo ao vivo com clientes satisfeitos ou simplesmente criando um carrossel de comentários positivos. Há toneladas de maneiras de fazer isso que não vão fazer você parecer estar se gabando.

5. direccione o seu alcance

Aproveite os incríveis dados disponíveis no social para obter os seus produtos ou comprar na frente das pessoas certas.

Não tem a certeza de quem é o seu público, exactamente? Aqui está como encontrar e apontar o seu cliente de sonho.

6. o preço dos seus produtos para mover

O comércio social oferece uma grande oportunidade para muitos tipos diferentes de produtos - vestuário, brinquedos para cães, cerâmica risqué - mas os produtos de luxo normalmente não são bem sucedidos aqui.

Devido ao risco associado à compra de algo invisível, os consumidores são menos propensos a esbanjar em algo com um ponto de preço maior.

Fonte: Instagram

Os dados do Shopify mostram que um preço inferior a 70 dólares é o ideal: mesmo nesse "por que não?" para muitos usuários sociais.

7. incluir produtos da sua loja Shopify nos seus posts nas redes sociais com o SMMExpert

Embora não se enquadrem estritamente na definição de "comércio social", os utilizadores SMMExpert podem facilmente colocar produtos dos seus sites de comércio electrónico como Shopify, Magento, Woocommerce e Bigcommerce, nas suas redes sociais através do aplicativo Shopview. É uma forma fácil de usar as redes sociais para melhorar a experiência de compras online dos seus clientes.

É claro que o comércio social é provavelmente apenas uma peça do seu quebra-cabeças geral de marketing digital.

Para criar uma estratégia robusta que envolva, venda e intriga todas as planícies da Internet, mergulhe no nosso guia de Publicidade nas Redes Sociais 101. Construa a sua marca em todas as suas plataformas para ter as melhores hipóteses de sucesso, online ou offline.

Comércio social FAQ

O que é o comércio social?

O comércio social é o uso de plataformas de mídia social para promover e vender produtos e serviços. Ele incentiva e permite que os usuários comprem produtos diretamente dentro das plataformas de mídia social, nunca tendo que abrir outro navegador.

Como funciona o comércio social?

O comércio social capitaliza a grande quantidade de pessoas que utilizam plataformas de mídia social em todo o mundo. Por exemplo, 59% dos adultos americanos usam o Instagram diariamente e 38% desses visitantes diários fazem login várias vezes por dia.

É uma audiência potencial enorme para as marcas anunciarem, ultrapassando de longe qualquer alcance da televisão, rádio e publicidade impressa.

Os usuários das redes sociais podem descobrir e explorar marcas, produtos e serviços, adicionar produtos às suas listas de compras ou carrinhos e fazer checkout completo - tudo isso sem sair da rede social.

O comércio social pode envolver o uso de soluções de compras nativas (por exemplo, Facebook e Instagram Shops) ou integrações de comércio eletrônico (por exemplo, navegar em um catálogo de produtos e adicionar itens a um carrinho em uma plataforma social, depois completar o checkout em uma loja online).

Quais são os tipos de comércio social?

  1. Soluções nativas de compras nas redes sociais (por exemplo, Facebook e Instagram Shops)
  2. Vendas no mercado, também conhecido como vendas peer-to-peer (por exemplo, Facebook marketplace, Craigslist, eBay)
  3. Listas de compras curadas (por exemplo, Listas de compras no Pinterest)
  4. Eventos de compras ao vivo (por exemplo, no Facebook ao vivo)
  5. Filtros de RA que podem ser comprados (por exemplo, lentes que podem ser compradas em Snapchat)

Por que o comércio social é importante?

O comércio social permite que as marcas realizem vendas directamente nas redes sociais. É uma estratégia de vendas eficaz porque remove o atrito das experiências de compra online que começam nas plataformas sociais. Muitas pessoas descobrem produtos de que gostam enquanto navegam nas redes sociais. Permitir-lhes clicar para fazer o checkout sem sair da rede social faz com que a experiência seja rápida e simplificada, e reduzo risco de carros de compras abandonados.

Quais são alguns exemplos de comércio social?

Exemplos de comércio social incluem:

  • A Domino's Pizza recebe encomendas através de um fluxo automático de mensagens do Facebook
  • Mac Cosmetics' Lente de AR em Snapchat
  • Lacuna na utilização dos Guias Instagram para listas de compras curadas
  • Nike usando Pinos de Produto em Pinterest
  • Melhor compra de Loja do Canadá no Facebook

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.