19 Perguntas Mais Frequentes nas Redes Sociais

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Kimberly Parker

O que é que um churrasco familiar e um evento profissional de networking têm em comum? O facto de alguém te perguntar: "Como é que eu fico viral?" ou outras perguntas de redes sociais, como: "É só postar no Instagram o dia todo? #não

A maioria das pessoas sabe que as mídias sociais são ótimas para os negócios, mas às vezes aqueles que estão no topo nem sempre entendem especificamente como elas funcionam. Se é a suíte C que você precisa trazer à tona, um gerente de contratação, ou sua tia intrometida Meg, esteja preparado com essas respostas para as perguntas mais populares das mídias sociais.

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19 perguntas frequentes nas redes sociais

1. o que é um gerente de mídia social e o que eles fazem?

Um gestor de redes sociais é alguém que gere redes sociais para uma marca ou múltiplas marcas.

As responsabilidades de um gerente de mídia social podem abranger toda a estratégia de marketing de mídia social, criação de conteúdo, análise de desempenho, escuta social, gestão da comunidade e, às vezes, atendimento ao cliente.

Além de sua equipe, os gerentes de mídia social também planejam campanhas orgânicas e pagas, desenvolvem um calendário de conteúdo e fazem networking com outras marcas e parceiros influenciadores.

Por vezes os gestores de redes sociais são chamados gestores de marketing digital, gestores de comunidades ou criadores de marcas.

As grandes empresas normalmente contratam pessoal interno de mídia social, ou dependem de contratos de agência de longo prazo. As pequenas empresas podem ter apenas o orçamento para contratar uma pessoa em tempo integral, o que resulta no fato de serem um gerente de mídia social "jack-of-all-trades". Esses marqueteiros versáteis muitas vezes fazem de tudo, desde estratégia a filmagem de vídeos e tudo o que está entre eles. Ou podem terceirizar para especialistas em design freelance,produção, ou escrita para ajudar.

2) Quanto custa o marketing nas redes sociais?

Quanto custa um carro? Depende se é um Kia ou um Mercedes. O mesmo se aplica ao marketing nas redes sociais: Pode gastar muito ou pouco. Mas, a quantia gasta não é uma garantia da rapidez com que alcançará os seus objectivos. Afinal, um Kia e um Mercedes podem levá-lo ao mesmo sítio na altura.

A execução de toneladas de anúncios ou a contratação de uma agência experiente para gerenciar suas contas pode resultar em um crescimento mais rápido. Mas, o dinheiro não pode substituir a estratégia. Não importa o quanto você invista em marketing de mídia social, você precisa conhecer seu público-alvo, estabelecer metas mensuráveis, criar uma estratégia de conteúdo, testar diferentes tipos de conteúdo de mídia social, e muito mais. Você também precisa entender o ROI da mídia social para saber comomuito pode gastar na promoção dos seus produtos e serviços nas redes sociais e ainda ter lucro.

Mesmo que você administre tudo internamente, você ainda precisa cobrir as despesas do seu tempo (ou da sua equipe), além disso:

  • software/ferramentas para produzir e gerir conteúdos,
  • produto ou pagamento por campanhas de marketing influentes,
  • custo dos anúncios.

Não tem a certeza do que deve gastar? Temos um guia sobre como criar um orçamento de mídia social para empresas de todos os tamanhos.

3. Ser um gerente de mídia social é um trabalho real?

Esperemos que até agora a maioria das pessoas perceba que trabalhar em redes sociais é um trabalho real. Em 2021, 91% das empresas com mais de 100 funcionários utilizam o marketing de redes sociais.

Fonte

O público espera que a maioria das empresas tenha uma presença nas redes sociais, por isso os trabalhos a tempo inteiro para gerir essas contas são muito reais. Além de trabalhar directamente para uma empresa, os gestores de redes sociais também podem trabalhar para agências que representam vários clientes, ou freelance.

Os criadores de conteúdo - que costumavam ser chamados de influenciadores - também são uma forma de gestores de redes sociais, mas estão focados na construção das suas próprias marcas em vez das de uma empresa.

4. como conseguir mais seguidores, especialmente em uma conta nova em folha?

Publique consistentemente conteúdos relevantes e de alta qualidade que o seu público-alvo deseja ver. Experimente frequentemente para descobrir que tipos de conteúdos funcionam melhor.

Mas como Fazes isso? Mantendo um calendário editorial focado e repondo regularmente o conteúdo.

Entretanto, se você não suporta olhar para "0 seguidores" no início de uma nova conta, e você tem o orçamento para isso, considere a possibilidade de veicular anúncios para trazer as suas primeiras centenas de seguidores.

Em anos anteriores, as campanhas de custo por tipo eram baratas, mas dispararam a uma média de $0,52 por tipo em 2021. Em 2022 e depois, você pode obter um bang melhor para o seu dinheiro enquanto ainda constrói um seguimento com campanhas de redirecionamento.

5. Comprar seguidores é assim tão mau?

Sim. Não o faças.

Precisamos de provas? Já fizemos várias experiências e os resultados são claros: a compra de seguidores prejudica a sua reputação e pode potencialmente levar a sua conta a ficar na lista negra. Alguns serviços são esquemas, enquanto outros entregam o que prometem - milhares de seguidores - mas esses seguidores não são reais, não comentam ou gostam, e não fazem nada para aumentar as métricas que importam, como o seutaxa de engajamento.

Quer gastar dinheiro para impulsionar seus seguidores de uma forma legal? Parabéns, isso se chama publicidade. Aqui está como aproveitar ao máximo suas campanhas de publicidade social como um novato.

6. Como é que se torna viral?

Não se "fica viral" simplesmente.

Os portões negros que levam às elites das redes sociais são guardados por mais do que apenas alguns postos virais. Há lá conteúdo que não dorme. Os analistas estão sempre atentos. É um terreno baldio, cheio de carretéis Instagram, selos e patrocínios. O ar lá é um fumo inebriante. Não com uma equipa de filmagem de dez mil pessoas você poderia fazer isso.

Como Boromir diz em O Senhor dos Anéis: "É uma loucura".

Talvez Boromir tivesse sentido de maneira diferente ao entrar em Mordor se ele tivesse um guia como este sobre as melhores tendências das redes sociais para se tornar viral.

7. Que plataformas de mídia social devo usar?

A única resposta correta é: "Nem todos". Você pode ser bem sucedido com um canal de mídia social, mas mantenha-o a um máximo de três ou quatro principais para se concentrar. (A menos que você tenha uma grande equipe para lidar com mais do que isso - então, por todos os meios, vá em busca de ouro).

Ao escolher quais plataformas sociais usar, procure por combinações:

  • é onde o seu público se encontra
  • ter publicidade ou outras opções promocionais
  • alinhar-se com os tipos de conteúdo que você deseja criar

Quer esteja a criar novas contas empresariais ou a auditar o seu desempenho, saber quais as plataformas a utilizar depende de ter estatísticas actualizadas em cada plataforma. Sorte a sua, temos o nosso relatório Social Trends 2022 gratuito e aprofundado com todos os dados demográficos de que necessita para decidir onde concentrar o seu tempo este ano.

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8. Quantas pessoas usam as redes sociais?

Desde o primeiro trimestre de 2022, 4,62 bilhões de pessoas usam as redes sociais, o que representa 58,4% da população mundial, um salto de 8% em relação a 2021, quando pouco mais de 50% do mundo estava no social.

Facebook com 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. A seguir, o YouTube com 2,5 bilhões de usuários ativos mensais, depois o WhatsApp (2 bilhões) e o Instagram (1,47 bilhões).

Fonte

Como empresa-mãe do Facebook, Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, Meta atinge 3,64 bilhões de usuários por mês, ou seja, 78% dos 4,6 bilhões de usuários de redes sociais do mundo.

Questões técnicas das redes sociais

10. como criar uma boa estratégia de mídia social?

Não há uma estratégia de mídia social de tamanho único. Sua estratégia é específica para o seu negócio. Mas uma coisa que é O mesmo em todas as estratégias de sucesso nas redes sociais? Fazendo tudo para servir o seu público.

É novo no desenvolvimento de uma estratégia, ou quer acrescentar algo novo à sua caixa de ferramentas? Confira os seguintes recursos:

  • Modelo de Estratégia de Mídias Sociais Gratuitas
  • Como Estabelecer os Objectivos da S.M.A.R.T. nas Redes Sociais
  • Melhores Práticas nas Mídias Sociais

Quer uma orientação completa sobre todos os aspectos da criação e otimização de sua estratégia social? Experimente o curso de Marketing Social SMMExpert.

11. Como é que se calcula a taxa de compromisso?

A sua taxa de compromisso por posto é a percentagem dos seus seguidores que interagiram com esse posto. A sua taxa de compromisso global é a média de compromisso de cada posto recebido durante um período de tempo específico.

Para calculá-lo, pegue o número total de compromissos no seu posto e divida-o pela sua contagem total de seguidores.

(Compromissos / Total de seguidores) x 100 = Taxa de compromisso

Quer um atalho? Experimente a nossa calculadora de taxa de compromisso gratuita, que inclui benchmarks para medir o seu desempenho.

Então, o que conta como um compromisso?

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Para formatos como o Instagram Stories, o engajamento também pode ser uma resposta de DM, clicando em um adesivo de link, respondendo a uma enquete ou outras ações do Story. As opções de engajamento variam de acordo com a plataforma, mas essas são as que mais têm em comum.

12. Quantos hashtags devo usar?

Cada plataforma tem suas próprias regras sobre isso. Por exemplo, o Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post.

Mas devias usá-los todos? Não.

Embora os algoritmos mudem o tempo todo, nossos experimentos mostram que o uso de menos hashtags pode realmente aumentar seu alcance em até 15%. A Instagram recomenda agora o uso de apenas 3-5 hashtags, embora eles ainda permitam até 30.

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E o Facebook, Twitter e todas as outras redes? Nós temos um guia completo de hashtag, incluindo como encontrar as certas para você.

13. Com que frequência devo postar?

O calendário de lançamento "perfeito" muda tão frequentemente quanto as plataformas mudam seus algoritmos (o que é muito). O que funciona agora provavelmente não vai funcionar em seis meses.

Você não precisa alterar sua agenda toda semana, mas você deve mudar as coisas pelo menos uma vez por trimestre para ver se postar mais ou menos frequentemente aumenta seu compromisso. O comportamento de seu público - quantas vezes eles estão online - e as preferências determinarão o sucesso de sua agenda de postagem. É diferente para todos.

Lembre-se Quer colocar cinco bobinas por semana, mas só tem tempo para fazer uma? Seja realista ao planejar.

OK, mas quantas vezes você deve realmente postar agora mesmo? Aqui está a resposta:

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Um post compartilhado pelo SMMExpert 🦉 (@hootsuite)

14. Quais são os tamanhos de imagem para cada plataforma social?

As especificações das imagens mudaram ao longo dos anos à medida que as plataformas redesenharam seus aplicativos e feeds. Confira nosso guia completo de todos os tamanhos de imagens de mídias sociais atuais para 2022.

Aqui está uma espreitadela das plataformas e formatos mais populares:

15. De que ferramentas de mídia social eu preciso?

Tecnicamente, você realmente não precisa Você pode gerenciar suas mídias sociais completamente de graça. Mas, ter os seguintes tipos de ferramentas irá melhorar drasticamente seu crescimento e economizar tempo e dinheiro.

Programação de conteúdos

Isto é o que a maioria dos gestores de redes sociais procura automatizar primeiro, por razões óbvias de poupança de tempo. Para além de agendar mensagens, a sua ferramenta "ride-or-die" também o deve permitir:

  • Planejar visualmente o conteúdo e as campanhas,
  • Colabore com a sua equipa,
  • Otimizar o conteúdo de cada plataforma (por exemplo, etiquetar as @menções certas, edição do tamanho da mídia),
  • Permitir o carregamento e a programação em massa.

Como você já deve ter adivinhado, o SMMExpert preenche a conta de todos eles. Confira como o SMMExpert reúne planejamento e programação para simplificar o seu fluxo de trabalho:

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Criação de conteúdo

Se você não tiver uma equipe que o apoie, provavelmente precisará de ajuda. Alguns de nossos favoritos são Canva para gráficos e ContentGems para cura de conteúdo. Além disso, você pode conectar ambos à sua conta SMMExpert para máxima eficiência.

Análise das redes sociais

Uma vez criado e publicado seu conteúdo, você vai querer acompanhar seu desempenho para entender o que seu público gosta e não gosta. Uma boa ferramenta de análise de mídia social (como o SMMExpert!) vai ajudá-lo a acompanhar os dados que são importantes em várias contas e redes de mídia social, e gerar relatórios abrangentes para sua equipe e chefe.

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Saiba mais sobre os diferentes tipos de ferramentas de gestão de redes sociais e como escolher a melhor para as suas necessidades.

Perguntas para a entrevista do gerente de mídia social

Candidatando-se a posições de gerente de mídia social? Verifique como suas habilidades se medem, e pegue nosso modelo de currículo gratuito.

Já conseguiste uma entrevista? Prepara-te para estas perguntas de entrevista nas redes sociais:

16. Como gerente de mídia social, como você equilibra trabalho e vida?

Ser um gerente de mídia social muitas vezes parece uma responsabilidade 24 horas por dia, mas graças à tecnologia, você não precisa estar "ligado" 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agende o conteúdo com antecedência, reserve horários específicos para responder a DMs e comentários e, o mais importante, use a automação para ajudá-lo a aproveitar seu tempo de inatividade sem preocupações.

Inicie um chatbot para responder às perguntas dos clientes durante as horas de folga, e use um aplicativo como o Smart Moderation para procurar spam ou comentários inapropriados enquanto você estiver fora.

17. Como responde aos trolls?

Como uma empresa lida com comentários negativos depende muito de sua estratégia de conteúdo, mas como regra: todos sabem que você não alimenta os trolls.

É uma linha tênue entre garantir que você está lidando com todas as reclamações legítimas dos clientes e filtrar os trolls que só querem perder seu tempo. Quando em dúvida? Responda educada e profissionalmente. Pode não importar para o troll, mas ele protegerá sua reputação com seus clientes reais que estão observando.

18 Quais são as plataformas sociais em que você tem a presença mais forte e como você as cultivou (para seu trabalho ou uso pessoal)?

Bem, não posso responder a isso por si. Mas é aqui que quer impressionar o seu entrevistador com estudos de caso, percentagens e factos. Claro, você aumentou os seguidores do Instagram do Al's Window Emporium, mas em quanto? Que aumento percentual foi nesse ano?

Fatos = resultados, e resultados são o que as empresas estão contratando para você. Reserve um tempo para coletar estatísticas notáveis de sua carreira para demonstrar suas capacidades.

19. Estamos apenas começando e queremos crescer nosso seguimento rapidamente. O que sugere que façamos primeiro?

Resposta: construção de relacionamento para promoção cruzada e/ou realização de uma campanha de influência. Tem um orçamento? Anuncie.

O trabalho em rede com outros negócios complementares é a forma mais rápida de crescer uma conta nova e desconhecida de graça. Como você faz isso vai variar, mas os passos essenciais são:

  1. Identificar potenciais parceiros (por exemplo, negócios na sua indústria/ indústria relacionada que não sejam concorrentes).
  2. Comece devagar: siga-os, deixe comentários atenciosos e profissionais em suas mensagens. Faça isso por várias semanas (se não mais!) antes de se aproximar deles ou pedir para ser parceiro.
  3. Depois de ter construído uma relação positiva com os seus comentários, é hora de deslizar para os DMs... ou e-mails. Tente encontrar um contato por e-mail. Use o LinkedIn para pesquisar as redes sociais ou a equipe de RP da empresa, ou verifique o site deles.
  4. Envie uma introdução personalizada - comece com o que uma promoção cruzada faria por eles. Por que eles deveriam querer fazer parceria com você? O que há nisso para eles? Aborde tudo com essa mentalidade e você estará à frente da maioria.
  5. Então, o que é que eles ganham com isso? Provavelmente dinheiro. Se a sua empresa estiver mais estabelecida, uma troca ou outra oportunidade promocional pode funcionar em vez disso.
  6. Se não tiveres notícias, segue.

Deixe que o SMMExpert o ajude a gerenciar tudo isso sem esforço com planejamento e agendamento de conteúdo, juntamente com relatórios analíticos poderosos. Além de todas as ferramentas avançadas como escuta social e gerenciamento de anúncios para levar seu crescimento para o próximo nível. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.