Como usar Hashtags em 2023: Um guia para cada rede

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Kimberly Parker

Índice

Os Hashtags são uma daquelas características engraçadas das redes sociais que podem ser difíceis de entender e usar. Mas, uma vez que se apanha o jeito deles, os resultados chegam.

Usar hashtags é essencialmente uma forma de agrupar conversas ou conteúdos em torno de um determinado tópico, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem conteúdos que lhes interessem.

Os Hashtags podem ser usados em praticamente qualquer plataforma de mídia social, mas eles são mais populares no Twitter e Instagram.

Se você está usando mídias sociais para comercializar sua marca, então você deve usar hashtags. Hashtags pode ajudar a aumentar o alcance e o envolvimento de sua marca nas mídias sociais.

Mas usar hashtags eficazmente é mais do que apenas fazer #ThrowbackThursday posts no Instagram.

Uma boa estratégia de mídia social deve incluir uma mistura de hashtags populares, relevantes e de marca.

Este post quebra o básico do uso efetivo de hashtags nas mídias sociais e por que você deve usá-los.

Também vais aprender:

  • como encontrar hashtags que funcionem melhor para a sua marca
  • porque usar apenas hashtags populares não é a abordagem certa
  • dicas essenciais para usar hashtags em todas as plataformas de mídia social por aí

Vamos começar.

Bónus: Leia o guia passo-a-passo de estratégia de mídia social com dicas profissionais sobre como aumentar a sua presença nas mídias sociais.

O que é uma hashtag?

O símbolo da libra no seu teclado - também chamado de octothorpe - foi inicialmente usado para marcar números.

Foi usado pela primeira vez para hashtags no verão de 2007 por Chris Messina. Foi quando o especialista em web marketing entrou nos escritórios do Twitter com uma idéia. Por causa da brevidade da plataforma, ele sugeriu que a empresa começasse a usar o símbolo da libra para tweets relacionados ao grupo juntos .

Este foi o primeiro uso da hashtag de sempre:

como se sente ao usar # (libra) para grupos. Como em #barcamp [msg]?

- Chris Messina 🐀 (@chrismessina) 23 de agosto de 2007

Desde então, o uso de hashtags, o seu alcance e a sua eficácia só tem aumentado.

Os Hashtags são uma forma de ligar o conteúdo das redes sociais a um tópico, evento, tema ou conversa específicos.

Eles também não são mais apenas para o Twitter. Hashtags são eficazes em outras plataformas de mídia social também. (Encontre mais detalhes sobre como usar hashtags para cada plataforma abaixo).

Noções básicas de Hashtag

  • Eles começam sempre com # mas não funcionarão se você usar espaços, pontuação ou símbolos.
  • Certifique-se de que as suas contas são públicas. Caso contrário, o conteúdo hashtagged que você escreve não será visto por nenhum não-sócio.
  • Não junte demasiadas palavras. Os melhores hashtags tendem a ser relativamente curtos e fáceis de lembrar.
  • Use hashtags relevantes e específicos. Se for muito obscuro, será difícil de encontrar e provavelmente não será usado por outros usuários das redes sociais.
  • Limite o número de hashtags que você usa. Mais nem sempre é melhor. Na verdade parece spammy.

Porquê usar hashtags?

Os Hashtags são uma ótima maneira de se conectar com pessoas que pensam da mesma maneira, e podem ser usados para quase tudo.

Por exemplo, se você é um pequeno empresário, você poderia usar hashtags para promover seus produtos ou serviços.

Você também poderia usar hashtags para conscientizar por uma causa ou para iniciar uma conversa .

Os Hashtags também são uma ótima maneira de acompanhar as tendências e notícias de última hora.

Aqui estão mais algumas razões pelas quais você deve usar hashtags em sua estratégia de mídia social.

Aumente o envolvimento com os seus seguidores

Incluir hashtags em seus posts significa participar de uma conversa que acontece naquela plataforma de mídia social. E o mais importante, torna seus posts visíveis naquela conversa.

Isto pode levar a um maior envolvimento, impulsionando o envolvimento da sua marca nas redes sociais através de gostos, ações, comentários e novos seguidores.

Construir o conhecimento da marca com hashtags de marca

Criação de um hashtag de marca pode ser uma forma eficaz de promover o seu negócio e conduzir conversas.

Os hashtags de marca podem ser tão simples quanto usar o nome da sua empresa ou incorporar um slogan em uma hashtag.

Por exemplo, a JIF Peanut Butter fez a história da TikTok em 2021 com a sua marca hashtag #JIFRapChallenge que apresentava o rapper Ludacris a fazer rap com a boca cheia de manteiga de amendoim.

A hashtag desafiou os usuários a fazer seu próprio vídeo, ou Duet com Luda, com um pouco de JIF em sua grelha.

Este desafio teve mais de 200.000 impressões e 600 vídeos únicos criados.

Outro exemplo é #PlayInside uma hashtag Nike Los Angeles tornou-se popular durante a pandemia, quando as pessoas ficaram presas em suas casas.

#PlayInside é agora apresentado em mais de 68.000 posts, e ainda está crescendo.

Mostrar apoio às questões sociais

Usar uma hashtag que está ligada a um problema além da sua marca é uma forma de se mobilizar por trás de uma causa ou problema importante.

Por exemplo, o Tweet mais retweet de 2021 vem do K-pop sensations BTS, que levou para o Twitter com um #StopAsianHate #StopAAPIHate mensagem.

#StopAsianHate#StopAAPIHate pic.twitter.com/mOmttkOpOt

- 방탄소년단 (@BTS_twt) 30 de março de 202

Adicionar contexto a um post de mídia social

No Twitter, você não tem uma tonelada de espaço para escrever uma legenda. Apenas 280 caracteres, para ser exato.

Na Instagram, as legendas mais longas nem sempre são as mais eficazes. O mesmo acontece no Facebook, Pinterest, LinkedIn, ou qualquer outra plataforma. Às vezes menos é mais. .

Usar uma hashtag pode ser uma forma simples de contextualizar o que você está falando, sem usar caracteres valiosos ou escrever legendas repetitivas.

Por exemplo, BTP Lancashire (a força policial britânica de transportes em Lancashire, Reino Unido) foi criativa com seu limite de palavras no Twitter ao pedir aos locais para ficarem fora dos trilhos do trem.

Não invadam os carris. Por favor, não entrem nos carris.

🌥 ☁️ ☁️ ☁️ ☁️ 🚁 ✈️

🏢🏚_🏢 _ /

____🚶__🚄🚃🚃🚃🚃_____

🏡🏥🏦 _ /

🏡🏚🏣 /

- BTP Lancashire (@BTPLancs) 17 de julho de 202

Hashtags contextualiza este Tweet criativo, deixando claro que a BTP Lancashire está participando da conversa do Dia Mundial Emoji enquanto também entrega um importante PSA.

Ajude o seu público-alvo a encontrá-lo

No LinkedIn e Instagram, os usuários podem seguir hashtags assim como outros usuários. Usar alguns hashtags populares pode ser outra maneira de ajudar novos usuários a encontrar sua marca.

Por exemplo, se você usar o #travel nos seus posts Instagram, alguém que segue esse hashtag verá seu post recente no feed deles. Você pode até ganhar alguns novos seguidores dessa maneira.

Divulgar as parcerias patrocinadas

Esta seção é para influenciadores e marcas que trabalham com influenciadores.

Quando se trabalha com marcas, os influenciadores têm de fazer saber ao seu público que um conteúdo é patrocinado. É a lei - a FTC (Federal Trade Commission) divulgou em 2019 directrizes detalhadas de divulgação de publicidade para os influenciadores online. O não cumprimento pode resultar em multas elevadas tanto para o influenciador como para a marca.

Então, influenciadores: sempre adicionar hashtags indicando claramente um patrocínio aos cargos de marca.

Marcas: certifique-se de procurar tais hashtags ao rever e aceitar conteúdo influenciador.

Os hashtags mais populares em 2022

Os hashtags mais populares lá fora não são necessariamente os melhores hashtags.

Por exemplo, a hashtag #followme tem mais de 575 milhões de posts no Instagram. Hashtags que solicitam gostos não envolvem seus seguidores e não acrescentam nenhum significado ao seu post de mídia social.

Eles também parecem ser mesmo spammy. E tu não queres isso.

Mas também não ignore os hashtags populares. Por exemplo, #throwbackthursday ou #flashbackfriday ou outros hashtags diários podem ser formas divertidas para a sua marca se juntar a uma conversa mais ampla nas redes sociais.

A partir de 14 de abril de 2022, estes são os 10 maiores hashtags da Instagram:

  1. #amor (1.835B)
  2. #instagood (1.150B)
  3. #fashion (812.7M)
  4. #photooftheday (797.3M)
  5. #beautiful (661.0M)
  6. #arte (649.9M)
  7. #fotografia (583.1M)
  8. #happy (578.8M)
  9. #picoftheday (570.8M)
  10. #agudo (569.1M)

Claro que os hashtags populares diferem dependendo da plataforma de mídia social que você está usando. No LinkedIn, os hashtags populares incluem #desenvolvimento e #investimento.

Embora existam milhões - até mesmo bilhões - de posts usando hashtags populares, eles são relativamente universais. Eles não são específicos para uma indústria ou um tema. E não diga muito sobre a sua marca.

Então, tente identificar hashtags de nicho que são relevantes para a sua marca e o que você representa.

Como encontrar os melhores hashtags para usar

Para encontrar hashtags específicos para a sua marca, sua indústria e seu público, você terá que fazer uma pequena pesquisa.

1. monitorar os influenciadores das mídias sociais e concorrentes

Comece por fazer uma análise competitiva nas redes sociais. Reúna informações sobre os seus concorrentes e quaisquer influenciadores relevantes dentro do nicho da sua marca.

Anote quais os hashtags que eles usam com mais frequência e quantos hashtags eles usam Isto o ajudará a aprender como seus concorrentes estão se envolvendo com seu público-alvo compartilhado e quais palavras-chave eles tendem a usar.

2. saber quais são as tendências de hashtags

O RiteTag permite que você digite sua legenda de mídia social na barra de texto e carregue a foto que você vai emparelhar com sua legenda.

O RiteTag gera sugestões de hashtag com base no seu conteúdo. Você verá as melhores hashtags para que seu post seja visto imediatamente, assim como hashtags para que seu post seja visto ao longo do tempo. Clique em "Obter Relatório" para uma análise detalhada das hashtags que ele exibe.

3. Obtenha um ferramenta de escuta nas redes sociais

Uma ferramenta de escuta social como o SMMExpert permite que sua marca use fluxos de busca para descobrir quais hashtags são os melhores para cada rede social em que você está. Simplificando, fluxos de busca tornam mais fácil ver quais hashtags são os mais populares e os mais eficazes.

Saiba mais assistindo este vídeo:

4. encontrar hashtags relacionados

Se você já tem uma boa noção de quais hashtags estão funcionando bem para sua marca, considere o uso de hashtags relacionados. Estes podem ser um pouco mais específicos do que os hashtags populares que você já está usando, o que poderia ajudá-lo a se conectar com um público mais direcionado.

No LinkedIn, você pode encontrar mais recomendações de hashtag após clicar em uma hashtag. Escolha os botões "Descubra mais hashtags" após clicar na elipse.

5. analisar quais hashtags foram bem sucedidos em posts anteriores

Acompanhe quais hashtags que você usou em posts anteriores Analise quais posts têm sido mais populares e veja se há uma tendência com os hashtags que você usou.

Se você notar que alguns de seus posts mais populares sempre contêm alguns dos mesmos hashtags, faça questão de incluir esses em seus posts futuros também.

6. usar um gerador hashtag

Toda esta pesquisa para encontrar os hashtags certos para cada. único. posto. é muito trabalho.

Enter: gerador de hashtag do SMMExpert.

Sempre que você estiver criando um post no Composer, a tecnologia de IA do SMMExpert recomendará um conjunto personalizado de hashtags baseado em seu rascunho - a ferramenta analisa tanto sua legenda quanto as imagens que você carregou para sugerir as tags mais relevantes.

Para usar o gerador de hashtag do SMMExpert, siga estes passos:

  1. Dirija-se ao Composer e comece a escrever o seu post. Adicione a sua legenda e (opcionalmente) carregue uma imagem.
  2. Clique no símbolo da hashtag abaixo do editor de texto.

  1. A IA irá gerar um conjunto de hashtags com base na sua entrada. Marque as caixas ao lado dos hashtags que você quer usar e clique no Adicionar hashtags ...botão.

É isso aí!

Os hashtags que você selecionou serão adicionados ao seu post. Você pode ir em frente e publicá-lo ou agendá-lo para mais tarde.

Como aumentar o alcance orgânico com hashtags

Quando se usa hashtags, o seu posto torna-se descoberto às pessoas que estão à procura dessa hashtag.

Por exemplo, se você é um planejador de casamentos e usa o hashtag # planejador de casamentos, alguém que está noivo e procurando por seus serviços pode se deparar com seu posto.

A melhor maneira de aumentar o seu alcance orgânico com hashtags é usar os que são relevantes para o seu negócio e indústria.

Faça alguma pesquisa sobre quais hashtags são mais popular na sua indústria e depois comece a usá-los nos seus postos.

Uma vez que você tenha um estoque de hashtags relevantes e de alto desempenho, você pode começar a usá-los em seus posts.

Mas tenha cuidado, Instagram recomenda o uso de apenas 3-5 hashtags por postagem. Nossa pesquisa corrobora essa afirmação e até descobrimos que o uso excessivo de hashtags pode prejudicar o seu alcance.

Como usar hashtags em todas as redes

Aqui, encontre dicas simples e fáceis de ler para usar hashtags em diferentes plataformas de mídia social.

hashtags no Twitter

Número ideal de hashtags para usar:

1-2

Onde você vai encontrar hashtags no Twitter:

Você pode usar hashtags em qualquer lugar do seu Tweets. Use-os no início para ênfase, no final para contexto, ou no meio do seu post para destacar uma palavra-chave.

Hashtags também podem ser adicionados em um comentário quando você Retweet, em respostas e na sua biografia do Twitter.

Você também pode:

  • Digite uma palavra-chave hashtagged na barra de busca do Twitter para encontrar conteúdo hashtagged.
  • Veja hashtags de tendências nos tópicos de tendências do Twitter.

Um par de dicas essenciais de hashtag no Twitter:

  • Tecnicamente, você pode usar quantos hashtags quiser em um Tweet, dentro do limite de 280 caracteres. Mas o Twitter recomenda não usar mais de dois.
  • Se estás a criar uma nova hashtag, pesquisa primeiro. Certifica-te que não está já a ser usada.

Instagram hashtags

Número ideal de hashtags para usar:

3-5

Onde encontrará hashtags na Instagram:

Inclua hashtags depois de escrever uma grande legenda do Instagram. Você também pode incluir hashtags na seção de comentários quando se envolver com seus seguidores.

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E você pode incluir até 10 hashtags em suas Histórias Instagram. (No entanto, as Histórias Instagram não são mais apresentadas em páginas hashtag ou mostradas aos usuários que seguem uma tag.

Isto significa que os hashtags não vão necessariamente ajudar a colocar as suas Histórias em frente de novos públicos, mas você ainda pode usá-los para adicionar contexto ao seu conteúdo).

Também é possível incluir hashtags na biografia do perfil da sua marca Instagram.

Para obter ainda mais dicas sobre hashtags Instagram, leia este guia detalhado.

E, é claro, veja o nosso vídeo de estratégia:

Você também pode:

  • Pesquise hashtags na guia Tags da seção Explore da Instagram.
  • Siga hashtags. Isso significa que o conteúdo de qualquer criador irá aparecer na sua ração, desde que inclua a hashtag que você está seguindo.

Um par de dicas essenciais da Instagram hashtag:

  • Considere postar suas hashtags como o primeiro comentário do post para que os seguidores possam se concentrar na grande legenda que você escreveu.
  • Com uma conta Instagram Business, você pode acessar o Instagram Insights. Depois você pode ver quantas impressões o seu perfil teve dos hashtags.
  • Evite adicionar hashtags no meio das suas legendas ou comentários, pois eles podem potencialmente tornar o seu conteúdo menos acessível para as pessoas que utilizam leitores de texto-para-fala.
  • Agrupar hashtags no final do seu título (ou em um comentário) é a aposta mais segura.

hashtags do Facebook

Número ideal de hashtags para usar:

2-3

Onde você vai encontrar hashtags no Facebook:

Os Hashtags podem ser incluídos em qualquer parte do seu post escrito no Facebook ou nos comentários.

Os Hashtags também são úteis para agrupar conteúdos em grupos privados do Facebook, por tema ou tópico.

Isto é importante para que as marcas tenham em mente, pois os canais privados como os grupos do Facebook continuam a crescer em popularidade.

Você também pode:

  • Procure por uma hashtag usando a barra de busca do Facebook.
  • Clique em uma hashtag para ver um feed de postagens do Facebook usando essa mesma hashtag.
  • Pesquise hashtags usados em grupos privados do Facebook usando a barra "pesquisar este grupo" sob o menu do grupo.

Algumas dicas essenciais de hashtag do Facebook:

  • Como tantos perfis de usuários são privados no Facebook, lembre-se que é mais desafiador para as marcas acompanhar como os usuários estão interagindo com seus hashtags.
  • Monitorize as hashtags da sua marca e veja quais os perfis públicos que se estão a juntar na conversa usando o URL facebook.com/hashtag/_____. Inclua a palavra-chave que pretende pesquisar no final.

hashtags do YouTube

Número ideal de hashtags para usar:

3-5

Onde você vai encontrar hashtags no YouTube:

Adicione alguns hashtags no título do vídeo da sua marca no YouTube ou na descrição do vídeo.

Clique na hyperlinked hashtag para ver um feed com outros vídeos que também usam essa mesma hashtag.

Lembre-se: Não use mais de 15 hashtags. O YouTube ignorará todos os hashtags, e talvez até marque o seu conteúdo por causa do seu comportamento de spam.

Os hashtags do YouTube não são a única forma de ajudar os utilizadores a encontrar os seus vídeos. Temos 12 tácticas que ajudarão os vídeos da sua marca a obter vistas.

Um par de dicas essenciais do YouTube hashtag:

  • Os hashtags estão hiperligados em títulos e descrições, para que os seguidores possam encontrar outros conteúdos com os mesmos hashtags, clicando em qualquer um deles.
  • Se você não incluir hashtags no título, os três primeiros hashtags na descrição irão mostrar acima do título do seu vídeo.
  • Digite "#" na barra de busca do YouTube para encontrar tags populares no YouTube.

hashtags do LinkedIn

Número ideal de hashtags para usar:

1-5

Onde você encontrará hashtags no LinkedIn:

Incorpore hashtags em qualquer lugar nos seus posts no LinkedIn.

Você também pode:

  • Pesquise hashtags usando a barra de busca da plataforma.
  • Veja a tendência que os hashtags do LinkedIn mostrarão na seção "notícias e visualizações" na página inicial.
  • Receba sugestões hashtag do LinkedIn enquanto escreve uma actualização.

Para mais dicas, leia este guia sobre o uso de hashtags no LinkedIn.

Algumas dicas essenciais do LinkedIn hashtag:

  • O LinkedIn é uma plataforma profissional. Mantenha o uso de hashtags profissional também.
  • Siga as hashtags no LinkedIn para ver os posts recentes incorporando essa hashtag.

hashtags de interesse

Número ideal de hashtags para usar:

2-5

Onde encontrarás hashtags no Pinterest:

Embora o Pinterest seja considerado mais como um motor de palavras-chave, os hashtags podem dar ao seu conteúdo um impulso extra quando usados correctamente.

Quando utilizar o Pinterest para negócios, inclua hashtags Pinterest ao escrever uma descrição Pin ou em uma descrição escrita quando Repinning.

A Pinterest oferece até sugestões de hashtag (apenas na versão móvel) ao criar um novo Pin.

Um par de dicas essenciais de hashtag Pinterest:

  • Pense no Pinterest como um motor de busca. Use hashtags que são pesquisáveis, específicos e que contenham palavras-chave relevantes.
  • Não use mais de 20 hashtags em uma descrição Pin.

TikTok hashtags

Número ideal de hashtags para usar:

3-5

Onde encontrarás hashtags no TikTok:

Hashtags no TikTok podem ser encontrados em descrições em vídeo ou no Descubra página.

Na Discover, você será capaz de ver hashtags de tendências e quaisquer vídeos que os usem actualmente.

Você também pode usar a barra de pesquisa para encontrar hashtags que lhe interessam.

Um par de dicas essenciais de TikTok hashtag:

  • Use uma combinação de nicho e hashtags de tendência.
  • Deixe espaço em legendas para os seus hashtags.
  • Crie um desafio de hashtag de marca para envolver o seu público e aumentar a consciência da marca.

Se você ainda não está, é hora de começar a usar hashtags nos seus posts nas redes sociais. Mesmo que eles tenham ganho popularidade pela primeira vez em 2007, são ainda mais úteis hoje para a sua marca!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.