Como Vender no Instagram em 2022: 8 Passos Essenciais

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Kimberly Parker

As compras na Instagram permitem que você crie uma experiência de compra envolvente diretamente do seu perfil. Todos os dias, milhões de usuários da Instagram exploram seu feed procurando comprar coisas que adoram.

Pronto para colocar seus produtos na frente de mais olhos? A grande notícia é que abrir sua loja Instagram é gratuito e fácil de começar! Assista a este vídeo para saber como:

Como vender na Instagram

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Por que vender produtos ou serviços na Instagram?

Antes de mergulharmos em como vender produtos na Instagram, vamos falar primeiro sobre os benefícios.

Vender os seus produtos ou serviços na Instagram pode aumentar as suas vendas e aumentar o seu alcance.

E há algumas razões para isso:

  1. É a aplicação mais popular: Como o Instagram é um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, você pode ser descoberto por um número muito maior de usuários.
  2. Tem uma enorme base de utilizadores: Usuários em todo o mundo gastam em média 145 minutos (cerca de 2 horas e meia) por dia em mídias sociais. Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, isso é um monte de bolas de gude!
  3. É uma plataforma de mídia social envolvente: A Instagram tem uma plataforma muito fácil de usar para a venda de produtos. E dá aos criadores a oportunidade de se envolver diretamente com seus seguidores e construir relacionamentos. Tudo o que você precisa fazer é postar fotos e vídeos para começar a promover seus produtos.

As redes sociais tornaram-se uma poderosa ferramenta que criadores e empresários podem usar para comercializar seus produtos ou serviços e conquistar novos clientes.

As lojas Instagram ajudam-no a curar a história da sua marca e a mostrar os seus produtos ao mundo.

O mundo está na ponta dos seus dedos - literalmente.

Se você já está vendendo online, você pode facilmente sincronizar suas plataformas de comércio eletrônico existentes com o seu catálogo Instagram.

Vender no Instagram também é benéfico, porque é:

  • Permite-lhe atingir um público no seu nicho, mostrando os seus produtos ou serviços às pessoas certas.
  • Torna mais fácil para os usuários comprarem diretamente do seu site ou através do checkout embutido sem sair do aplicativo
  • Aumenta a exposição da marca e conduz o tráfego para a sua página e website
  • Ajuda-o a contar uma história e a curar uma experiência de compra personalizada
  • Conduz a descoberta de produtos através da sua alimentação, histórias e vídeos
  • Permite que as pessoas naveguem e aprendam mais sobre a sua empresa e produtos

Se o seu negócio ainda não está na Instagram, talvez seja hora de considerar a criação de um perfil para se envolver com os seus clientes.

Já está no Instagram? Espectacular! Pode abrir a sua loja e começar a vender imediatamente.

Como um pequeno negócio ou criador, é importante colocar os seus produtos ou serviços no maior número de plataformas possível.

A experiência de compra da Instagram ajuda você a se envolver com seus seguidores, descobrir novos clientes e aumentar as vendas.

Soa muito bem, certo? Mas antes de falarmos sobre como vender, vamos certificar-nos que consegues vender em primeiro lugar.

Para utilizar o Instagram Shopping você só precisa atender a alguns requisitos de elegibilidade.

Você precisa de uma licença comercial para vender na Instagram?

Não. Você não precisa de uma licença comercial para vender na Instagram, mas de acordo com os Requisitos de Elegibilidade Comercial da Instagram, você deve:

  1. Siga as políticas da Instagram
  2. Represente o seu negócio e domínio
  3. Estar localizado em um mercado suportado
  4. Demonstrar confiança
  5. Fornecer informações corretas e seguir as melhores práticas

Vamos investigar melhor o que cada uma destas condições significa:

Siga as políticas da Instagram

Você tem que seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade da Instagram.

Certifique-se de cumprir todas as suas políticas ou a sua conta comercial pode ser encerrada.

Por isso, antes de saltares para a venda, aprende sobre as políticas deles.

Represente o seu negócio e o seu domínio

Sua conta profissional na Instagram tem que refletir os produtos que já estão disponíveis para compra em seu website.

Isso significa que você precisa de um website antes de poder abrir a sua loja.

Podes estar a pensar: "Como posso vender na Instagram sem um website?". Bem, não podes.

Você precisa ser proprietário de um website para ser elegível para compras na Instagram.

Parece que está na hora de lançar o seu site, se ainda não o fez.

A Instagram também precisa verificar o seu domínio através do seu processo de Verificação de Domínios.

Estar localizado em um mercado suportado

Você precisará estar fisicamente localizado em um dos mercados suportados pela Instagram.

Mostrar confiança

A sua marca e página deve ser considerada uma presença de confiança, autêntica e autêntica.

Você também pode precisar manter uma base de seguidores suficiente e autêntica.

Dê uma olhada na sua lista de seguidores para ver se alguma conta de bot de aparência duvidosa está seguindo você.

Se for esse o caso, você pode removê-los rapidamente dos seus seguidores para mostrar à Instagram que você é digno de confiança.

Fornecer informações corretas e seguir as melhores práticas

Certifique-se de que as informações do seu produto não são enganosas.

Os detalhes do produto devem ser correctos e reflectir o que está escrito no seu website.

Além disso, as suas políticas de reembolso e devolução também devem estar disponíveis.

Se tudo parecer bem, você está pronto para começar a vender!

Como vender produtos na Instagram

Aprender a vender coisas no Instagram pode parecer intimidante no início, mas prometemos que é bastante simples.

Aqui está um plano de 8 passos de como vender na loja Instagram:

  1. Encontre o nicho certo
  2. Obtenha um perfil de negócio Instagram
  3. Montar uma loja Instagram
  4. Criar postos de compras
  5. Mas crie também postos regulares.
  6. Vá para a página de exploração
  7. Tente fazer compras ao vivo
  8. Use o checkout Instagram

Vamos cobrir todos estes tópicos com mais detalhes a partir do topo.

1. encontrar o nicho certo e construir o seu

Toda grande estratégia de negócios começa com o estreitamento e a definição do seu nicho.

Um nicho é um conjunto específico de pessoas ou empresas que procuram comprar um determinado produto/serviço.

É aí que o você Entre! Então, conheça o seu público.

Entender o seu nicho de mercado na Instagram o coloca na mente do seu consumidor alvo.

Você vai descobrir os seus desejos e necessidades e como o seu produto ou serviço os atende.

Aqui estão algumas maneiras de você descobrir o seu nicho:

  • Saiba mais sobre as paixões, interesses e comportamento do seu cliente ideal
  • Pense nos seus problemas e necessidades e na forma como o seu produto/serviço os resolve
  • Realizar uma análise competitiva sobre negócios similares no seu nicho
  • Leia fóruns, comentários nas redes sociais e posts para obter mais informações sobre os pontos de dor e problemas do seu cliente ideal.

Quanto mais específico for o seu nicho, mais você se destacará para o seu cliente ideal.

Quando souber qual é o seu nicho, procure os seus concorrentes procurando hashtags que sejam relevantes para o seu negócio.

Você também pode verificar a página Explorar e navegar em hashtags, contas e fotos de tendências.

Quando você sabe o que está no algoritmo do Instagram, então você pode espelhar o que é tendência.

Não há necessidade de reinventar a roda aqui. Se a estratégia deles está funcionando, sinta-se livre para usá-la como inspiração.

Mas o objectivo é olhar para o que eles estão a fazer e fazê-lo. melhor .

Espiar os seus concorrentes é uma ótima maneira de obter insights do consumidor e ajudar a elaborar a sua estratégia de venda na Instagram.

E depois de reduzir o seu nicho, terá mais facilidade em construir os seus seguidores.

Pense em maneiras de postar fotos de alta qualidade, criar conteúdo valioso, escrever legendas melhores ou apenas se envolver com seus seguidores.

A seguir, você vai querer criar sua estratégia de mídia social para construir um seguimento de seus clientes ideais.

2. obter um perfil de negócio Instagram

Agora que você conhece o seu nicho e tem um acompanhamento decente, é hora de mudar a sua conta para um perfil de negócios Instagram.

Obter um perfil comercial da Instagram é gratuito e permite gerir a presença da sua marca e loja online.

Você também terá acesso a insights, posts patrocinados, anúncios, mensagens programadas, respostas rápidas, conteúdo de marca, links para histórias da Instagram e muito mais.

As contas Instagram Business são as opções para marcas ou empresas que vendem produtos ou serviços.

E não é nenhuma surpresa, pois ajuda a construir e fazer crescer a sua presença online e abrir a sua loja Instagram.

Tudo o que você precisa fazer para mudar para uma conta comercial é ir para Configurações, Conta e tocar tipo de conta de troca .

Fonte: Instagram

Aqui pode activar a sua conta comercial num só passo. Fácil o suficiente, certo?

Após a instalação, você terá acesso a conteúdos exclusivos apenas para empresas.

Faça um tour com as últimas características e dicas e truques para obter a melhor experiência.

3. montar uma loja Instagram

Então, você estabeleceu a sua presença online e, depois, você é elegível para compras na Instagram, e você mudou para uma conta comercial - muito bem!

Agora estás pronto para abrir a loja.

Vamos começar com o básico, passo a passo.

Primeiro, você precisa entrar em sua conta Instagram, certificar-se de que você é um administrador e ir até o painel de controle do seu perfil.

Siga estes passos ao lado para montar a sua loja:

  1. Selecione as configurações e toque em Criador , a partir daqui você clica Configurar o Instagram Shopping
  2. Conecte seu catálogo ou use um parceiro
  3. Entre em seu website (Instagram precisará verificar)
  4. Configure a sua opção de checkout
  5. Escolha os canais de venda
  6. Adicionar produtos a pelo menos um catálogo
  7. Pré-visualize a sua loja para ter a certeza de que fica bem

Fonte: Instagram: @Wildart.Erika

A abertura da sua loja Instagram oferece todo um painel de recursos que você pode usar para criar uma experiência de compras imersiva.

Os seguidores podem visitar a sua loja, explorar produtos e comprar diretamente do seu perfil, posts ou história.

Você também pode configurar a função Checkout se você estiver baseado nos EUA. Desta forma as pessoas não terão que deixar o aplicativo para fazer uma compra.

4. criar postes para compras

Uma ótima maneira de conduzir a descoberta do produto é através de postes que podem ser comprados.

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Um post compartilhado por Kaii Curated (@kaiicurated)

Postes de compras são postos de alimentação regular, carretéis ou histórias que incluem etiquetas de produtos.

Estas etiquetas mostram aos utilizadores o preço, o nome do produto e deixam-nos adicioná-lo ao seu carrinho ou ir ao seu website para o comprar.

Os usuários podem tocar nas tags para ver mais sobre o seu produto ou serviço também.

Lembre-se de usar uma chamada para ação em cada post para torná-lo mais convincente.

Diga às pessoas para verificarem também o link na sua biografia para saberem mais sobre o seu negócio.

Quando a sua loja estiver ao vivo, você poderá começar a criar postos de compras imediatamente.

Os postos de compras são a forma perfeita de anunciar os seus produtos tanto a seguidores como a potenciais clientes.

Você pode publicar organicamente ou criar um anúncio Instagram.

Como criar postes para compras

Tudo o que você precisa fazer para criar mensagens de compras é criar uma nova mensagem ou atualizar uma mensagem existente com tags.

Assista ao nosso vídeo sobre como etiquetar seus produtos em postagens Instagramáveis, Histórias e Bobinas:

Você pode etiquetar fotos ou vídeos. Então, escolha algo interessante e chamativo que mostre o seu produto.

Para novos posts, você pode simplesmente selecionar Etiquetar produtos no editor do correio.

A seguir, escolha o seu produto no Catálogo de Produtos ou insira o ID do produto ou procure pelo nome do produto.

Verifique se selecionou o produto certo antes de publicar o post e depois clique em Feito .

Agora o seu posto de alimentação pode ser comprado!

Como criar postos de compras com o SMMExpert

Você também pode criar e agendar ou publicar automaticamente publicações de fotos, vídeos e carrosséis da Instagram junto com todos os seus outros conteúdos de mídia social usando o SMMExpert.

Para etiquetar um produto em um posto Instagram no SMMExpert, siga estes passos:

  1. Abra o seu painel do SMMExpert e vá para Compositor .
  2. Em Publicar para Selecione um perfil Instagram Business.
  3. Faça o upload da sua mídia (até 10 imagens ou vídeos) e digite sua legenda.
  4. Na pré-visualização à direita, selecione Etiquetar produtos O processo de etiquetagem é ligeiramente diferente para vídeos e imagens:
    • Imagens : Selecione um ponto na imagem, depois procure e selecione um item no seu catálogo de produtos. Repita para até 5 tags na mesma imagem. Selecione Feito quando acabares de etiquetar.
    • Vídeos : Uma pesquisa de catálogo aparece de imediato. Pesquise e seleccione todos os produtos que pretende etiquetar no vídeo.
  5. Selecione Postar agora ou Horário para mais tarde Se você decidir agendar sua publicação, você verá sugestões para os melhores momentos para publicar seu conteúdo para o máximo envolvimento.

E pronto! O seu post de compras aparecerá no SMMExpert Planner, juntamente com todo o seu outro conteúdo programado.

Você também pode aumentar seus postos de compras existentes diretamente do SMMExpert para ajudar mais pessoas a descobrir seus produtos.

Nota: Você precisará de uma conta Instagram Business e uma loja Instagram para tirar proveito da marcação de produtos no SMMExpert.

Como criar Histórias de compras

Para criar histórias que podem ser compradas, você precisará postar uma história e tocar no botão Autocolantes opção.

A partir daí, você terá a opção de selecionar o Compras adesivo para etiquetar o seu produto.

A seguir, introduza a sua identificação do produto ou pesquise o nome do produto.

Publique a história e a sua história terá agora etiquetas de produto em que os utilizadores podem clicar directamente a partir da sua história.

Ao pensar no que publicar, certifique-se de que a foto ou vídeo é de alta qualidade e cria valor para o usuário. Você não quer que ele se pareça com um vendedor a mais.

Seja autêntico e deixe a história da sua marca brilhar.

Concentre-se mais no próprio posto e deixe os produtos falarem por si mesmos.

Fonte: Instagram @Jfritzart

Tente seguir a regra 80/20 no que diz respeito à frequência com que faz as suas encomendas, ou seja, faça apenas 20% das suas encomendas (de forma a não aborrecer os seus seguidores).

5. mas criar postos regulares também

É claro que você não quer apenas mostrar aos seus seguidores apenas postos de venda, porque isto pode ser visto como um empurrão.

Acreditamos que a regra 80/20 acima mencionada é a sua melhor estratégia para equilibrar postes que podem ser comprados vs. postes regulares.

Tente apontar para 80% de postes regulares e 20% de postes para compras.

É importante lembrar que com cada post você deve tentar criar valor e não apenas postar por causa do lançamento.

Crie conteúdo que seja ao mesmo tempo envolvente e criativo.

Publique conteúdo que você sabe que seus seguidores vão querer compartilhar com seus amigos ou repost.

Isso é publicidade gratuita!

Se você está procurando alguma inspiração pós ideia aqui são algumas das poucas que recomendamos:

  • Faça aos seus utilizadores perguntas envolventes ou provocadoras de pensamento
  • Fornecer conteúdo educacional no seu nicho
  • Dê aos seus seguidores uma espreitadela nos bastidores do seu negócio
  • Partilhe as suas peças de liderança de pensamento favoritas

Ou, para mais ideias da Instagram, assista a este episódio de Fridge-worthy, onde dois dos especialistas em mídia social da SMMExpert quebram o porquê desta loja de móveis ser tão boa na venda de tapetes:

6. entre na página Explorar

Ser descoberto na página Explorar é o sonho de todo criador.

Isso é porque é a chave para aumentar o seu alcance orgânico.

O que é a página Explore? É uma coleção pública de fotos, vídeos, bobinas e histórias que são personalizadas para cada usuário Instagram.

Imagine isto: você tem pensado em comprar um novo par de botas de caminhada e vá para a sua página de exploração para navegar pelo conteúdo.

De repente, a sua página Explore está cheia de botas para caminhadas e produtos similares.

Mas espera, como é que isso é possível?

Bem, o algoritmo Instagram é uma máquina bem afinada.

Serve conteúdo direcionado aos usuários com base em seus interesses, histórico de pesquisas e dados de comportamento do usuário.

É intuitivo e sabe exatamente o que mostrar aos usuários. Dando-lhes o conteúdo certo, no momento certo.

Aqui estão mais alguns dos benefícios de aparecer na página de exploração:

  • Impulsiona o envolvimento em um conteúdo
  • Acionamentos de capacidade de descoberta e novos seguidores
  • Sinaliza para o algoritmo que o seu conteúdo é ótimo e toma nota disso
  • Aumenta as conversões, o que significa mais vendas

Receber seus posts no feed Explore deve ser o objetivo de cada post.

Há uma arte e ciência para entrar na página Explore.

Felizmente, nós descobrimos isso e reunimos algumas dicas úteis abaixo sobre como entrar na página Instagram Explore:

  1. Conheça o seu público e que tipo de conteúdo tem melhor desempenho
  2. Partilhar conteúdos envolventes que criam valor para os utilizadores
  3. Misture-o. Experimente formatos diferentes como bobinas ou histórias
  4. Construa uma comunidade activa de seguidores que se envolverá com os seus postos e os ajudará a impulsionar no algoritmo
  5. Publique quando os seus seguidores estiverem mais activos online
  6. Use tags relevantes que sejam de volume médio-baixo para começar
  7. Publique conteúdo que ressoe ao pesquisar a sua análise
  8. Considere o uso de anúncios no feed Explore
  9. Evite qualquer tática de esquema como comprar seguidores ou criar pods Instagram

7. Tente fazer compras ao vivo.

Outra forma de começar a fazer vendas é tirando proveito das compras ao vivo da Instagram.

A Instagram live shopping é uma experiência de compras ao vivo e interativa disponível para as lojas Instagram aprovadas nos Estados Unidos.

As compras ao vivo permitem que você venda produtos diretamente na sua transmissão ao vivo da Instagram.

Você pode interagir instantaneamente com os telespectadores, interagir com potenciais clientes em tempo real e você pode salvar seus vídeos para mais tarde.

Basicamente, você pode ir ao vivo na Instagram a qualquer momento e promover seus produtos enquanto as pessoas estão sintonizadas.

Entrar ao vivo é também outra oportunidade para chamar a atenção das pessoas e contar uma história.

E é uma ótima maneira para os clientes descobrirem novos produtos.

Quais são os outros benefícios das compras ao vivo da Instagram?

  • Interagir directamente com os compradores e mostrar como utilizar um produto ou responder a perguntas
  • Apresentar novos produtos e promoções
  • Colaborar com influenciadores ou criadores
  • Programar transmissões de compras ao vivo

Antes de entrar no ar, certifique-se de adicionar produtos a uma coleção para mostrar cada produto.

O lançamento do produto está próximo? Agende uma experiência de compras ao vivo para criar consciência.

Ou se você tem um vendedor escaldante, você pode apresentar esse produto, fixando-o à sua transmissão ao vivo.

Não seja tímido. Vidas são uma chance de mostrar seus produtos mais vendidos e impulsionar mais descoberta de produtos.

Então, experimente!

Além disso, o algoritmo adora quando as contas se envolvem com seus seguidores. Pontos de bônus para você.

8. Use Instagram Checkout

A Instagram introduziu recentemente uma nova funcionalidade para os proprietários de lojas chamada Instagram checkout.

Somente os proprietários de lojas nos EUA têm essa característica agora, mas a Instagram planeja expandir para mais países mais tarde.

Com o checkout Instagram, seus clientes podem comprar produtos que adoram sem ter que deixar o aplicativo.

É uma forma segura e segura de vender produtos diretamente no aplicativo.

E os usuários são mais propensos a fazer uma compra quando é mais fácil de comprar e menos etapas estão envolvidas.

Feliz venda!

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Demonstração gratuita

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.