Guia de Marketing do Influenciador: Como Trabalhar com Influenciadores

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

O marketing influente, também conhecido como conteúdo de marca ou trabalho com criadores, é uma forma segura de expandir o alcance da sua marca nas redes sociais.

Não há uma abordagem única para fazer esta estratégia funcionar, mas com o planejamento e a pesquisa certos, quase todos os negócios podem se beneficiar. Vamos ver como fazer um programa de influência das mídias sociais funcionar para você.

Como Criar uma Estratégia de Marketing Influenciadora

Bónus: Obtenha o modelo de estratégia de marketing mais influente para planejar facilmente sua próxima campanha e escolher o melhor influenciador de mídia social para trabalhar.

O que é o marketing influente?

Na sua forma mais simples, um influenciador é alguém que pode influenciar os outros. No marketing influenciador, uma forma de marketing de mídia social, as marcas pagam a essa pessoa para promover o seu produto ou serviço aos seus seguidores.

Os endossos das celebridades eram a forma original de marketing influente. Mas no mundo digital de hoje, os criadores de conteúdo social com públicos de nicho podem muitas vezes oferecer mais valor às marcas. Esses relatos menores muitas vezes têm seguidores muito engajados nas mídias sociais.

Então, um influenciador das redes sociais é alguém que exerce a sua influência através das redes sociais. Quando você contrata um influenciador para promover os seus produtos ou serviços, isso é marketing influenciador.

Quase três quartos (72,5%) dos marqueteiros americanos vão usar alguma forma de marketing influente este ano - e esse número só vai aumentando com o tempo.

Não está convencido de que a publicidade com influenciadores pode levar a resultados comerciais reais? A Civic Science descobriu que 14% dos jovens de 18 a 24 anos e 11% dos milenares tinham comprado algo nos últimos seis meses porque um blogueiro ou influenciador o recomendou.

Por enquanto, a Instagram continua sendo a plataforma de escolha para os influenciadores sociais. De acordo com as estimativas da eMarketer, 76,6% dos comerciantes americanos utilizarão a Instagram para suas campanhas de influência em 2023. Mas fique de olho na TikTok.

Fonte: eMarketer

Enquanto apenas 36% dos comerciantes dos EUA usaram TikTok para campanhas de influência em 2020, quase 50% o farão em 2023. Isso faria de TikTok a terceira plataforma de marketing de influência mais popular em 2023.

Por exemplo, com mais de 192.000 seguidores, a criadora Viviane Audi trabalha com marcas como Walmart e DSW no TikTok:

Tipos de influenciadores das redes sociais

Quando você pensa em "influenciador", a família Kardashian-Jenner vem imediatamente à mente?

Fonte: @kyliejenner na Instagram

Embora estas irmãs famosas sejam certamente algumas das principais influenciadoras do marketing das redes sociais, nem todas são celebridades.

Na verdade, para muitas marcas, influenciadores com uma base de seguidores menor mas dedicados ou de nicho podem ser mais eficazes. Influenciadores com 15.000 seguidores têm alguns dos maiores índices de engajamento em todas as plataformas*. O custo, é claro, também pode ser muito mais baixo.

Vamos analisar os diferentes tipos de influenciadores Instagram com base no tamanho da audiência. Não há um corte rígido para o tamanho da audiência, mas geralmente os tipos de influenciadores são discriminados como:

Nano-influenciadores

Os nano-influenciadores têm 10.000 seguidores ou menos, como a mãe blogueira Lindsay Gallimore (8,3K seguidores)

Micro-influenciadores

Os micro-influenciadores têm 10.000 a 100.000 seguidores, como a blogueira Sharon Mendelaoui (13,5K seguidores)

Macro-influenciadores

Os macro-influenciadores têm 100.000 a 1 milhão de seguidores, como o criador de comida e viagens Jean Lee (115K seguidores)

Mega-influenciadores

Os mega-influenciadores têm mais de 1 milhão de seguidores, como a estrela TikTok Savannah LaBrant (28.3M seguidores)

Quanto custa o marketing de influência social?

Influenciadores com amplo alcance esperam, com razão, ser pagos pelo seu trabalho. Produto gratuito pode funcionar com nano-influenciadores, mas uma campanha de influência maior requer um orçamento.

Para as grandes marcas que trabalham com celebridades influentes, esse orçamento pode ser bastante grande. Os gastos dos EUA em marketing influente, por exemplo, estão previstos para 4 bilhões de dólares em 2022.

Fonte: eMarketer

Pense em que tipo de estrutura de pagamento faz mais sentido para seus objetivos, mas esteja disposto a considerar as necessidades do influenciador também. Por exemplo, uma estrutura de afiliação ou comissão pode ser uma opção em vez de uma taxa fixa, ou para reduzir a taxa fixa.

Na verdade, 9,3% dos influenciadores americanos disseram que o marketing de afiliados (através de links de afiliados e códigos promocionais) era sua principal fonte de renda.

Dito isto, a fórmula de preços de base mais comum para os postos Instagram dos influenciadores é:

$100 x 10.000 seguidores + extras = taxa total

Quais são os extras? Confira nosso post sobre preços influentes para todos os detalhes.

Lembre-se que os micro-influenciadores e nano-influenciadores terão condições de pagamento mais flexíveis.

Como criar uma estratégia de marketing influente

1. determinar os seus objectivos

O objectivo número um para as marcas que utilizam marketing influente é atingir novos clientes-alvo. Isto faz sentido, uma vez que uma campanha de influência estende o seu alcance aos seguidores dessa pessoa.

Note que o objetivo é simplesmente alcançar novos clientes, não necessariamente fazer uma venda fora do topo. Conduzir vendas é na verdade o terceiro objetivo mais comum de campanhas de marketing influenciadoras, depois de aumentar o conhecimento da marca e a consideração pelo produto.

Fonte: Percepções do Anunciante

Pense em como o seu plano de marketing influenciador se encaixará na sua estratégia de marketing de mídia social mais ampla e criará metas mensuráveis que você pode relatar e acompanhar.

Temos um blog inteiro sobre estratégias de definição de metas para você começar.

Bónus: Obtenha o modelo de estratégia de marketing mais influente para planejar facilmente sua próxima campanha e escolher o melhor influenciador de mídia social para trabalhar.

Obtenha o modelo gratuito agora!

2. saber quem você está tentando influenciar

Uma estratégia de marketing influente eficaz exige que você fale com as pessoas certas usando as ferramentas certas - e com os influenciadores certos.

O primeiro passo é definir quem será o seu público para esta campanha específica.

Desenvolver personas de audiência é uma ótima maneira de garantir que você entenda quem você está tentando alcançar. Talvez você esteja tentando alcançar mais da sua audiência atual - ou uma audiência totalmente nova.

Uma vez decidido, crie um conjunto de personas influentes que o ajudarão a compreender as qualidades que procura nos seus influenciadores.

3. entender as regras

Antes de mergulhar no marketing influente, é importante entender as regras. Nos Estados Unidos, essas regras vêm da Comissão Federal de Comércio.

A FTC leva a divulgação muito a sério. Assegure-se de que você constrói diretrizes de divulgação nos seus acordos com os influenciadores.

Os influenciadores devem identificar os postos patrocinados, mas nem sempre o fazem. Ou podem fazê-lo de uma forma tão subtil que a revelação seja efectivamente escondida ou incompreensível.

No Reino Unido, por exemplo, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) investigou "publicidade oculta" na Instagram e pressionou a empresa-mãe Facebook a se comprometer com mudanças que tornem a divulgação mais fácil e mais clara.

As regras específicas variam ligeiramente de país para país, portanto não se esqueça de verificar os requisitos mais atuais em sua jurisdição. Na maioria das vezes, você só precisa ser claro e honesto para que os telespectadores entendam quando um post é patrocinado de alguma forma.

Aqui estão alguns pontos-chave do FTC:

  • As críticas de vídeo devem incluir tanto a divulgação escrita como verbal da parceria. Deve estar dentro do próprio vídeo (não apenas a descrição).
  • As ferramentas embutidas nas plataformas de mídia social por si só não são suficientes. No entanto, você ainda deve usá-las. A própria Instagram agora especifica que qualquer conteúdo de marca (também conhecido como marketing influente) na plataforma deve usar a tag Branded Content para identificar o relacionamento. Isso acrescenta o texto "Parceria paga com [sua marca]" no cabeçalho do post.
  • #ad e #patrocinado são grandes hashtags para usar para divulgação. Mas certifique-se de que eles sejam altamente visíveis e não apenas aderidos à necessidade de um longo conjunto de tags.

Esse último ponto é importante. Alguns influenciadores podem estar cautelosos em colocar o hashtag #ad ou #patrocinado logo à frente. Mas é aí que tem de ser.

Influenciadores: Se "#ad" estiver misturado com links ou outros hashtags no final de um post, alguns leitores podem simplesmente ignorá-lo. Certifique-se de colocar "#ad," ou "#Sponsored," ou outra revelação de fácil compreensão onde ele seja facilmente notado e compreendido. Saiba mais: //t.co/oDk34TTSxb pic.twitter.com/dB9kj5qlzO

- FTC (@FTC) 23 de novembro de 2020

4. considere os três Rs de influência

A influência é composta por três componentes:

  • Relevância
  • Alcance
  • Ressonância

Relevância

Um influenciador relevante compartilha conteúdo relevante para o seu negócio e indústria. Eles precisam ter um público que se alinhe com o seu público-alvo.

Por exemplo, para mostrar o tamanho de seus trajes de banho inclusivos, Adore Me fez uma parceria com o criador corporal positivo Remi Bader.

Com 3,2 milhões de visualizações no TikTok da Bader e mais de 8.800 likes no seu Instagram Reels, o vídeo expôs a linha a uma impressionante audiência orgânica de seguidores dedicados.

Adore Me também utilizou o conteúdo do Bader para criar um anúncio Instagram combinado com uma experiência instantânea. Essa campanha de publicidade influente impulsionou um aumento de 25% no opt-in de assinatura com um custo por cliente 16% menor do que as suas campanhas de publicidade Instagram habituais.

Alcance

Alcance é o número de pessoas que você poderia alcançar através da base de seguidores do influenciador. Lembre-se: um público pequeno pode ser eficaz, mas você precisa ter certeza de que há um número suficiente de seguidores para se alinhar com seus objetivos.

Ressonância

Este é o nível potencial de envolvimento que o influenciador pode criar com um público relevante para a sua marca.

Não para menosprezar o ponto, mas maior nem sempre é melhor. Como dissemos acima, um grande número de seguidores não faz sentido se esses seguidores não estiverem interessados na sua oferta. Os influenciadores de nicho, por outro lado, podem ter seguidores muito dedicados e comprometidos.

5. compilar uma pequena lista de influenciadores

Ao pensar com quem você quer trabalhar, a chave é a confiança. Seu público deve confiar e respeitar as opiniões dos influenciadores com os quais você se associa. Sem a componente de confiança, qualquer resultado será superficial. Você terá dificuldade em ver um impacto tangível nos negócios a partir de seus esforços.

Como é que se sabe se o seu potencial influenciador é confiável? Envolvimento Você quer ver muitos pontos de vista, gostos, comentários e ações. Especificamente, você quer vê-los a partir dos segmentos de seguidores precisos que você está tentando alcançar.

Uma boa taxa de engajamento também significa um seguidor fiel, em vez de uma contagem de seguidores inflacionados reforçada por bots e contas de fraude. Você precisa encontrar alguém que esteja produzindo conteúdo com um olhar e um sentimento que complemente o seu próprio.

O tom também deve ser apropriado para a forma como você quer apresentar sua marca a potenciais clientes. Isso garantirá que as coisas não se sintam desarticuladas nos postos de mídia social de nenhuma das partes.

6. Faça a sua pesquisa.

Dê uma olhada no que seus potenciais influenciadores estão postando. Com que freqüência eles estão compartilhando conteúdo patrocinado?

Se eles já estão atingindo seguidores com toneladas de posts pagos, sua taxa de engajamento pode não durar. Procure por muito conteúdo orgânico, não pago para manter os seguidores interessados, entusiasmados e engajados.

Tenha isso em mente quando pensar no que você vai pedir ao influenciador para postar, também. Pedir por muitos posts em um curto espaço de tempo vai tornar a sua oferta difícil de ser aceita pelo influenciador, mesmo que venha com um grande salário.

Influenciadores a pedido recebem muitas ofertas. Quando você se aproxima de um influenciador pela primeira vez, você precisa mostrar que tem tempo para aprender o que eles fazem.

Certifique-se de que sabe exactamente sobre o que são os seus canais e quem é o seu público.

7. chegar em privado, e pessoalmente

Comece sua comunicação com um novo parceiro potencial lentamente interagindo organicamente com suas postagens. Comente quando apropriado. Seja apreciativo, não vendedor.

Quando você estiver pronto para sugerir uma parceria, uma mensagem direta é um ótimo lugar para começar. Se você conseguir encontrar um endereço de e-mail, tente isso também. Mas não envie um e-mail em massa ou DM genérico.

Pode demorar um pouco mais para escrever uma mensagem pessoal a cada influenciador. Mas, isso mostrará que você está falando sério sobre a parceria potencial. Isso, por sua vez, aumentará suas chances de conseguir um acordo.

Forneça o máximo de informação possível sobre a sua marca. Diga-lhes o que você espera conseguir com a sua campanha Instagram. Deixe claro como o influenciador será beneficiado, além do salário.

Uma coisa importante a ter em mente durante este processo: você pode não querer usar a palavra "influenciador" quando se aproxima de potenciais parceiros. Os criadores de conteúdo preferem ser chamados apenas de criadores - e podem ver "influenciador" como um insulto que deprecia o seu trabalho.

8. colaborar com o seu influenciador para desenvolver um conteúdo eficaz

Um influenciador das redes sociais que trabalhou arduamente para construir um seguimento não aceitará um acordo que faça a sua própria marca pessoal parecer inconsistente.

Afinal, os influenciadores são especialistas em criação de conteúdo. É por isso que eles preferem ser chamados de criadores. Você obterá o melhor valor do seu trabalho, permitindo que eles mostrem essas habilidades.

É uma boa idéia fornecer algumas orientações sobre o que você está procurando, é claro. Mas não espere encenar a campanha inteira.

9. medir os seus resultados

Quando você lança sua campanha de influência, pode ser tentador focar em métricas de vaidade como gostos e comentários. Se seu influenciador tem um número de seguidores muito maior do que você, você pode se sentir um pouco deslumbrado com o número de gostos que podem se acumular.

Mas para medir a eficácia de uma campanha, você tem que entender o seu valor em termos de retorno do investimento. Felizmente, há muitas maneiras de medir o sucesso da sua campanha.

parâmetros UTM são uma forma de rastrear os visitantes que um influenciador envia ao seu site. Eles também podem ajudar a medir o quanto a campanha recebe.

Quando você atribui a cada influenciador seus próprios links exclusivos com códigos UTM, você terá uma imagem clara dos resultados, o que lhe permite calcular o impacto no seu resultado final.

O link "cupom" referido no post do influenciador acima provavelmente tinha um UTM anexado a ele para que Royale pudesse rastrear quantas vendas dele saíram.

Dando aos influenciadores os seus próprios código de desconto é outra maneira fácil de rastrear as vendas que eles enviam para você.

Se você usar o ferramentas de conteúdo da marca no Facebook e Instagram para as suas campanhas de influência, você terá acesso a insights para publicações de Feed e Stories. Você pode acessá-los através do Gerente de Negócios do Facebook.

Você também pode solicitar que o influenciador lhe envie relatórios detalhados nos níveis de alcance e envolvimento dos seus postos.

Ferramentas de marketing Influenciador

Agora que você está pronto para começar com o marketing influente, aqui estão algumas ferramentas para facilitar as coisas.

SMMExpert

Os fluxos de pesquisa do SMMExpert podem ajudá-lo a descobrir influenciadores, monitorando conversas relevantes para o seu setor através de múltiplos canais.

Assim que você tiver um conjunto inicial de influenciadores em mente, adicione-os a um fluxo para rastrear o que eles compartilham e com quem se envolvem. Isso o ajudará a entender a relevância deles para seu público, ao mesmo tempo em que destacará outros potenciais influenciadores com os quais trabalhar.

Experimente SMMExpert gratuitamente. Você pode cancelar a qualquer momento.

Collabstr

Collabstr é um mercado livre onde as marcas podem procurar influenciadores com base na plataforma, nicho, localização, e muito mais. A partir daí, pode fazer encomendas com influenciadores e comunicar directamente com eles através da plataforma até que os produtos tenham sido entregues.

Relevância Pro

Este aplicativo pode pesquisar o conteúdo principal compartilhado por influenciadores com base no tópico e na localização. Use-o para identificar líderes de pensamento e descobrir potenciais parcerias de influenciadores com base na qualidade do conteúdo que eles compartilham.

Motor de Recomendação do Influenciador Fourstarzz Influencer

Este aplicativo fornece recomendações personalizadas de influenciadores. Ele ajuda a prever o alcance estimado, os compromissos e outros resultados da campanha e orienta você na criação de propostas de campanhas de influenciadores.

Insense

Insense conecta marcas com uma rede de 35.000 criadores de conteúdo para produzir conteúdo de marcas personalizadas. Você pode então promover o conteúdo através de anúncios no Facebook e Instagram, otimizar o conteúdo para Instagram Stories e usar o editor de vídeo AI para dividir o conteúdo em vários vídeos.

Gerenciador de colabores da marca Facebook

Esta ferramenta gratuita do Facebook permite que as marcas se conectem com os criadores de conteúdo pré-selecionados no Facebook e Instagram.

Plataformas de marketing de Influenciadores

Quer usar uma plataforma de marketing influente para se conectar diretamente com os influenciadores? Alguns dos melhores incluem:

  • AspireIQ
  • Upfluence
  • Heepsy

Facilite o marketing influenciador com o SMMExpert. Agende postos, pesquise e envolva-se com os influenciadores da sua indústria e meça o sucesso das suas campanhas. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

*Fonte: Influencer Marketing Hub

Faça-o melhor com SMMExpert o ferramenta completa de mídia social. Fique em cima das coisas, cresça e vença a concorrência.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.