Como conseguir um emprego nas Redes Sociais: 6 Dicas de Especialistas para 2023

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Querendo saber como conseguir um emprego nas redes sociais? O caminho para o sucesso nesta indústria não é tão simples como as carreiras mais tradicionais (por isso o seu primo é médico! Que importa!) - e começar a trabalhar no campo pode ser avassalador.

Para conselhos do mundo real, conversamos com os especialistas em mídia social da SMMExpert: Trish Riswick, Especialista em engajamento social, e Brayden Cohen, líder de equipe em marketing social e advocacia dos funcionários .

Eles compartilharam suas melhores dicas para conseguir um emprego nas mídias sociais, de habilidades a praticar para cursos a levar a cabo para retomar dicas (e até mesmo algumas bandeiras vermelhas para se estar atento quando se está a fazer um anúncio de emprego).

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o início de uma carreira no marketing de mídia social.

Como conseguir um emprego nas redes sociais em 2023

Bónus: Personalize os nossos modelos de currículo gratuitos e desenhados profissionalmente para conseguir o seu emprego de sonho nas redes sociais hoje. Descarregue-os agora.

Naturalmente, se você quer aprender como se tornar um gerente de mídia social, nós recomendamos fortemente assistir primeiro a este vídeo:

O que é um trabalho "nas redes sociais?"

Primeiro, o que significa realmente "trabalhar nas redes sociais"?

O trabalho de um especialista ou gerente de mídia social parece diferente, dependendo do tamanho e tipo da empresa para a qual eles trabalham.

As pequenas empresas têm frequentemente uma única pessoa a tratar de todas as suas contas sociais - ou mesmo de todos os seus esforços de marketing, mesmo os que acontecem fora das plataformas sociais.

Grandes empresas podem ter uma equipe de pessoas dedicadas a gerenciar canais sociais com funções mais especializadas, como estrategista de mídia social, gerente comunitário ou especialista em engajamento social.

Aqui estão os principais tipos de papéis nas redes sociais :

  • Gestão de redes sociais (inclui estratégia de redes sociais e acompanhamento de desempenho)
  • Criação de conteúdo
  • gestão comunitária
  • Publicidade nas redes sociais

Em empresas menores, todos esses papéis podem ser agrupados em uma única posição. Isso significa que, ao se candidatar a uma pequena equipe, você provavelmente vai querer se apresentar como um generalista das redes sociais Ao se candidatar a uma função em uma equipe social maior, você vai querer destacar seus conhecimentos específicos em uma área chave.

As tarefas diárias também variam de empresa para empresa - e mesmo de dia para dia. "Neste trabalho, você não está restrito a nada", diz Trish. "As mídias sociais mudam a cada dia, e você precisa ser capaz de se adaptar a isso".

Aqui estão alguns responsabilidades comuns que se pode esperar de si como gestor das redes sociais:

  • Copywriting criativo
  • Desenho gráfico
  • Configuração e otimização de anúncios sociais
  • Rastreamento de desempenho e análise de dados
  • envolvimento da comunidade
  • Apoio ao cliente
  • Relações Públicas
  • Planejamento de ponta a ponta de campanhas sociais
  • Comunicação com as partes interessadas da empresa

Então, como você pode ver, um trabalho nas redes sociais pode envolver o uso muitos chapéus.

Corporativo: Você tem largura de banda suficiente para isso?

Eu: A minha velocidade de internet está a funcionar bem, obrigado.

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 4 de Agosto de 2022

Como conseguir um emprego nas redes sociais: 6 dicas de especialistas do mundo real

1. aumentar a sua própria presença nas redes sociais

Construir as suas próprias contas nas redes sociais é uma forma eficaz de provar a um potencial empregador que você conhece o seu material - e a melhor parte é que você pode fazer o seu conteúdo pessoal sobre o que você quiser.

"Crie sua própria conta social sobre algo pelo qual você é apaixonado e invista tempo nela", sugere Brayden.

Se você está começando do zero, o SMMExpert tem conselhos sobre o crescimento de seguidores e o envolvimento crescente no Facebook, Instagram, TikTok e outros canais de mídia social. Nada supera o conhecimento prático, mesmo que não seja uma experiência de "trabalho".

Se você está na faculdade (ou mesmo no ensino médio), você também pode assumir o cargo de gerente de marketing de mídia social para um grupo lá - "Junte-se a um clube na escola e lidere seus esforços de marketing", diz Brayden.

2. completar um certificado de mídia social

Não há regras difíceis e rápidas quando se trata de qualificações para trabalhar em redes sociais (mais sobre isso mais tarde), mas completar uma certificação em redes sociais é uma vantagem.

"Há tantos recursos lá fora - seminários que você pode completar, cursos da SMMExpert Academy que você pode se inscrever - que são reconhecidos por pessoas da indústria do marketing", diz Trish.

"Ao educar-se usando recursos gratuitos, você está mostrando aos potenciais empregadores que tomou as medidas necessárias para construir proativamente sua base de conhecimentos" - Trish Riswick, Especialista em engajamento social da SMMExpert

A SMMExpert Academy tem tudo o que você precisa para ser educado. Os cursos incluem:

  • Certificação de marketing social
  • Certificação de venda social
  • Certificação avançada de publicidade social

... e mais opções de cursos personalizados para que você possa definir um currículo que melhor se adapte às suas necessidades.

Muitas redes sociais também têm seus próprios programas de treinamento e certificação para ajudar os profissionais de mídia social a aprender as melhores maneiras de usar as ferramentas específicas de cada rede - e destacar essa proficiência para potenciais empregadores no seu currículo:

  • Meta-Plano
  • Certificação do Google AdWords
  • Escola de Vôo no Twitter
  • Webinars do Pinterest

Encontre mais cursos da indústria em nosso posto sobre certificações que farão de você um melhor comerciante de mídia social.

3. pesquisa de emprego usando as redes sociais

A melhor maneira de encontrar um emprego nas redes sociais? Usando as redes sociais, é claro. O LinkedIn, o "inteligente" da família da plataforma social (o Instagram é o mais quente, o Facebook é o amigo da mãe, você consegue), é um dos melhores lugares para se conseguir um novo emprego.

"Encontrei o meu emprego na SMMExpert no LinkedIn", partilha a Trish. "A melhor parte é que podes ver outras pessoas que trabalham na empresa, ligar-te a elas e fazer-lhes perguntas."

A Brayden aconselha a ligação com marqueteiros em indústrias nas quais você gostaria de trabalhar e a organização de entrevistas informativas informais.

Bónus: Personalize os nossos modelos de currículo gratuitos e desenhados profissionalmente para conseguir o seu emprego de sonho nas redes sociais hoje. Descarregue-os agora.

Faça já o download dos modelos!

O LinkedIn também tem alguns truques de pesquisa de emprego embutidos. "Crie uma função de pesquisa e salve a notificação no LinkedIn para palavras-chave específicas de empregos em que você está interessado", sugere Brayden.

Dito isto, o LinkedIn não é a única opção. Você pode se juntar a grupos da comunidade de mídia social no Facebook ou seguir marqueteiros sociais na Instagram para liderar posições.

4. saber o que procurar em um anúncio de emprego na mídia social

A indústria de marketing está sempre crescendo e mudando o tipo de "gerente de mídia social" para um mecanismo de busca de emprego e você terá muitos acessos (uma busca rápida Indeed acabou de render 109 empregos só em Vancouver, BC - e isso é apenas um dos muitos conselhos de emprego online por aí).

Então como distinguir uma boa oportunidade de trabalho de uma má oportunidade de trabalho? Aqui estão algumas bandeiras vermelhas (e verdes) dos nossos especialistas.

Bandeira vermelha : Não se pode dizer o que a empresa faz. É importante que você esteja gerenciando as redes sociais para uma empresa com a qual você realmente se importa, e se você nem consegue dizer o que a empresa faz a partir da descrição do trabalho, isso é um mau sinal. "Eu já vi tantas listas de trabalho que não dizem o que a empresa é ou o que eles fazem, e isso significa que você tem que fazer toda aquela pesquisa extra.Trish.

Bandeira verde : Existe um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. "Burnout é real no espaço da mídia social", diz Brayden. O equilíbrio trabalho-vida é algo que você pode discutir com um empregador potencial, ou mesmo uma conexão LinkedIn trabalhando na mesma empresa. Você também pode ter uma idéia da cultura da empresa, dando uma olhada em seus postos na mídia social.

Bandeira vermelha: A descrição do trabalho é muito longa. "Uma descrição de trabalho muito longa pode significar que o empregador não sabe necessariamente o que procura ou tem expectativas realistas", diz Trish. "Ter cinco ou seis pontos específicos mostra que o empregador sabe quais são os seus objectivos".

Bandeira verde : Há oportunidades de crescimento. Pergunte sobre isso em uma entrevista de emprego (você sabe, no final, quando o chefe faz "Qualquer pergunta" e você de repente esquece o seu próprio nome).

Bandeira vermelha : Não há orçamento de marketing social. Para o criar para o sucesso, a sua empresa deve fornecer-lhe os recursos de que necessita - e um desses recursos é dinheiro para impulsionar os anúncios e pagar as subscrições de ferramentas de marketing social inestimáveis.

Bandeira verde : Você tem o apoio de que precisa. Mesmo que você esteja assumindo o cargo de gerente de mídia social sozinho, você não quer se sentir completamente sozinho: "Se você vai ser uma equipe de uma só pessoa, certifique-se de ter as ferramentas e o mentor necessário para ter sucesso", diz Brayden.

5. Não tenhas medo de dar um passo atrás.

Trabalhar em redes sociais é diferente de trabalhar em qualquer outra indústria - e isso significa que você pode não estar "subindo a escada" de uma forma tradicional. "Entramos neste headspace onde queremos sempre estar perseguindo por mais dinheiro ou um título melhor", explica Trish, "mas às vezes há valor em dar um passo atrás e tentar um papel que você não estava esperando".

Especialmente se você estiver girando para a gestão de mídia social a partir de outro tipo de trabalho, você provavelmente se encontrará em um emprego de nível básico - mas você não precisa ficar nele para sempre. "Às vezes dar um passo atrás pode abrir uma porta que não existia antes, e eu definitivamente encorajaria as pessoas a não ter medo disso", diz Trish. "Muitas vezes, não é realmente um passo atrás, mas mais umrealinhamento."

palavras de sabedoria 🙏 //t.co/Y5KwjXvSOP

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 20 de julho de 2022

6. faça o seu currículo sobressair

Seu currículo é a primeira impressão que você dá de um empregador em potencial, e há muita concorrência lá fora - em nenhum lugar há algumas dicas para se destacar da multidão.

Bónus: Personalize os nossos modelos de currículo gratuitos e desenhados profissionalmente para conseguir o seu emprego de sonho nas redes sociais hoje. Descarregue-os agora.

Mostre a sua criatividade e personalidade

"Seu currículo não deve estar apenas em uma página em branco, com escrita - vamos ver alguma criatividade!" diz Trish. Gestão de mídia social é um trabalho que requer originalidade, então você deve estar mostrando essa habilidade em seu currículo. Mostre, não conte.

Os recomentários Brayden mostram a sua personalidade através do design, cores ou cópia que você usa no seu currículo. "Faça o seu currículo socialmente - primeiro com o seu layout", diz ele.

Modifique seu currículo para cada emprego ao qual você se candidata

Ei, ninguém disse que isso seria fácil. Ao se candidatar para trabalhar nas mídias sociais (ou em qualquer indústria, na verdade), você deve fornecer seu currículo para corresponder à descrição do trabalho. "Inclua sempre as habilidades que a lista está pedindo", aconselha Trish.

Leia o anúncio de emprego cuidadosamente e certifique-se de que o seu currículo aborda todos os pontos necessários. Você pode até querer espelhar o idioma do anúncio para facilitar a correspondência da sua experiência com os requisitos - especialmente no caso de o primeiro tipo ser feito por software.

Mostre sua experiência no setor

Você não precisa necessariamente de experiência paga para colocar o seu melhor pé para frente no seu currículo. Qualquer conhecimento prático concreto vale a pena destacar, diz Brayden- "mesmo que seja social para a sua conta pessoal, ou projetos escolares que você fez isso alinhado com as mídias sociais".

Quantificar os seus resultados

Muitas organizações estão focadas em provar o ROI do social, então mostre a experiência que demonstra que suas estratégias de marketing social produzem resultados. Incluir números de vitórias reais vai muito longe.

Por exemplo, você poderia destacar o crescimento dos canais sociais durante o seu tempo de gestão, o sucesso das campanhas que você dirigiu, e assim por diante.

Que qualificações você precisa para trabalhar nas mídias sociais?

Isto é complicado de responder, porque realmente, depende da pessoa e da empresa.

"Temos visto histórias de pessoas no TikTok que se tornaram gerentes de mídia social muito bem sucedidos, apenas com formação no ensino médio", observa Trish.

Com um instinto natural de marketing e um pouco de sorte, você pode fazer isso com muito poucas qualificações formais. Mas isso não é de se esperar - aqui estão as qualificações de redes sociais que a maioria dos gerentes de contratação está procurando :

  • Um diploma universitário ou universitário. Uma educação pós-secundária nas artes é uma vantagem, especialmente em algo relacionado com a escrita. "Você precisa de habilidades criativas de redação", diz Trish. "Ser capaz de criar conteúdo que não seja genérico é muito mais difícil do que muitas pessoas pensam".
  • Uma certificação nas redes sociais. Boa notícia: a certificação em mídia social é muito mais barata (e leva muito menos tempo) do que um diploma universitário. SMMExpert oferece cursos de mídia social através da SMMExpert Academy e treinamento gratuito de marketing social on-line no Youtube. Completar estes tipos de cursos lhe dá uma realização concreta para listar em seu currículo, e para consultar durante uma entrevista de emprego.

Quando se trata de trabalhar em redes sociais, as habilidades são tão importantes quanto as qualificações. Aqui estão as competências mais importantes das redes sociais que você precisa, de acordo com os especialistas.

  • Seja adaptável. "Este espaço muda à velocidade da luz! Não estou a brincar, há algo novo para ficar em cima de cada dia", diz Brayden. "Você precisa estar confortável com as mudanças e pronto para saltar para uma nova tendência, mudar o algoritmo, ou actualizar a sua estratégia de conteúdo como se não fosse nada demais". Trish concorda: "As redes sociais mudam todos os dias, e você precisa de ser capaz de se adaptar a isso".
  • Sê criativo. "A redação criativa é a maior parte do que fazemos", diz Trish. "Há muito barulho no social", acrescenta Brayden. "Você não precisa reinventar a roda, mas precisa ter ideias criativas que sirvam um propósito para a sua marca e envolver o seu público".
  • Seja versátil. "Os gerentes de mídia social não fazem apenas mídia social. Eles precisam ter uma mentalidade generalista de marketing digital por causa do que o papel engloba", diz Brayden. "Não se trata apenas de criar vídeos ou gráficos", diz Trish.

Gerencie mídias sociais como um profissional com o SMMExpert. Agende mensagens facilmente, colete dados em tempo real e se envolva com sua comunidade em múltiplas plataformas de mídia social. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Faça-o melhor com SMMExpert o ferramenta completa de mídia social. Fique em cima das coisas, cresça e vença a concorrência.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.