Como Usar o Twitter para Negócios: Um Guia Prático

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Kimberly Parker

Desde o seu lançamento em 2006, o Twitter passou de uma linha de punchline sobre compartilhar o que você comeu no almoço com o mundo para uma parte inevitável da comunicação online.

E o alcance do Twitter está apenas crescendo. No terceiro trimestre de 2020, o Twitter contou com 187 milhões de usuários ativos diários monetizáveis, um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

Neste post, você aprenderá como fazer o Twitter funcionar para o seu negócio. Nós cobriremos o básico para que você se configure e dicas mais avançadas para otimizar seu investimento na sua presença no Twitter.

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Por que usar o Twitter para negócios?

Em um cenário de mídia social cada vez mais lotado, há muitas razões para fazer do Twitter uma parte do plano de mídia social da sua organização.

Anunciar no Twitter é especialmente atractivo porque a plataforma tem um peso acima do seu peso em termos de alcance. O número total de pessoas que vão ao Twitter todos os meses é quase três vezes maior do que o número de utilizadores registados.

Fonte: SMMExpert

Isso significa que você não está apenas alcançando os usuários do Twitter quando você twita. Você também está alcançando uma audiência maior de não-membros que também lêem o Twitter.

Como usar o Twitter (para iniciantes)

Se você é totalmente novo no Twitter, os primeiros passos são os mesmos, quer você esteja criando uma conta para uso comercial ou pessoal.

Mesmo que você já tenha uma conta, usar estas dicas vai manter os seus fundamentos fortes.

Criar um perfil

O primeiro passo para usar o Twitter de forma eficaz para o seu negócio é criar um perfil.

O seu perfil inclui os quatro elementos seguintes:

  1. Fotos de perfil e cabeçalho
  2. Mostrar nome e conta @name
  3. Bio
  4. Tweet com alfinetes

Fonte: Twitter

A foto do perfil representa a sua conta em qualquer lugar no Twitter. Ela deve ser reconhecível e não deve mudar com muita frequência. A maioria das empresas inclui o seu logotipo na sua imagem de perfil.

Seu foto de cabeçalho pode mudar mais vezes, uma vez que é menos importante para a identidade da sua conta. É aqui que você pode compartilhar as últimas atualizações em um formato visualmente marcante.

Seu @nome é o nome da sua conta. Não muda. Você pode mudar o seu nome de exibição mas é melhor defini-lo como o nome da sua organização e deixar as coisas assim.

Seu biografia Escrever uma boa biografia no Twitter é uma arte por direito próprio. Só não se esqueça de incluir um link para o seu site.

A Tweet com alfinete é a primeira peça de conteúdo que os usuários vêem quando se deparam com seu perfil. Não é necessário, mas é um ótimo lugar para destacar vendas ou promoções em andamento, um novo lançamento de produto ou uma causa que você apóia.

Aprenda a terminologia do Twitter

Todos nós podemos saber o que um Tweet já é, mas compensa se familiarizar com algum vocabulário específico do Twitter.

  • A hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo da libra, que indica que um conteúdo se relaciona com um tópico específico ou pertence a uma categoria.
  • A mencionar é qualquer Tweet que contenha o símbolo @ seguido do nome de usuário de outra pessoa ou marca. Você vai querer monitorá-los para ver o que os outros estão dizendo sobre você.
  • Quando uma conta partilha o Tweet de outra conta, este é um retweet .
  • A citar Tweet é como um retweet, mas com um comentário adicional sobre o Tweet original.
  • Mensagens directas (DMs) são mensagens privadas entre contas do Twitter. DMs de contas que você não segue aparecem no seu Pedidos Não se esqueça de alterar esta configuração se você quiser usar DMs para interagir com seus clientes.
  • Tópicos Quando você segue um tópico, você verá automaticamente o conteúdo associado a esse assunto.

Seguir outras contas

Não há mídia social sem social Uma das melhores maneiras de conseguir seguidores no Twitter é seguir outras contas com interesses semelhantes.

Seguir as contas estabelecidas pode inspirá-lo quando você é novo no Twitter. E interagir com elas pode ajudar a atrair os seus próprios seguidores.

Solicite a verificação no Twitter

Obter aquele cheque azul ao lado do nome da sua conta aumenta a confiança que os usuários depositam no seu negócio. Se você já estiver verificado no Instagram, o processo será familiar.

O processo é um pouco mais rigoroso a partir de 2021, mas as empresas continuam a ser uma das categorias elegíveis para verificação.

Fonte: Twitter

Saiba mais sobre o processo de verificação no Twitter em nosso guia essencial de verificação no Twitter.

Como usar o Twitter para negócios

Uma vez que você tenha o básico, é hora de começar a pensar sobre o que o Twitter pode fazer pelo seu negócio.

As dicas nesta seção vão ajudá-lo a transformar sua atividade no Twitter em crescimento para o seu negócio.

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Criar uma estratégia de marketing no Twitter

Se tweetar faz parte do seu negócio, trate-o como tal. Uma estratégia de marketing no Twitter para a sua marca vai ajudá-lo a articular os seus objectivos no Twitter e planear como alcançá-los.

Uma estratégia de marketing de sucesso no Twitter também fará parte de uma estratégia global de marketing de mídia social. Ter uma visão global do seu marketing de mídia social permitirá que você tire proveito dos pontos fortes específicos de cada plataforma.

Encontre a voz da sua marca

O Twitter está repleto de histórias que não pensavam antes de twittar. Vale a pena planejar a voz da sua marca na plataforma.

Fonte: @pixelatedboat

Não sejas como o Milkshake Duck; pensa antes de tweetares.

Ter uma voz consistente nas mídias sociais facilita a conexão com o seu público. Também ajuda a sua marca a se destacar entre as empresas que lutam contra uma parte das 1,9 bilhões de horas que os usuários passam no Twitter a cada mês.

Saiba como usar as Listas do Twitter

Uma vez que você fica ativo no Twitter e o seu feed começa a encher, as listas do Twitter podem reduzir o ruído, organizando o seu feed em tópicos específicos.

Fazer uma Lista no Twitter é como fazer uma linha do tempo personalizada que contém apenas o conteúdo das contas que você escolher.

Há uma variedade de tópicos sobre os quais você pode querer fazer uma Lista para o seu negócio. Você pode usá-los para acompanhar os parceiros, concorrentes, ou as contas que mais se relacionam com você.

Use os Espaços do Twitter para se envolver com o seu público em tempo real

Twitter Spaces é um novo recurso que permite que você hospede conversas de áudio ao vivo com outros usuários.

Fonte: Centro de Ajuda no Twitter

Com o Spaces integrado na plataforma Twitter, é fácil divulgar os seus eventos de áudio. A adesão é tão fácil como clicar num link de um Tweet.

Anunciar o seu chat no Spaces com um Tweet permite que você alavanque o alcance da sua marca existente no Twitter para o envolvimento no Spaces.

Use anúncios no Twitter para promover o seu conteúdo

Os 353 milhões de usuários do Twitter são uma grande parte do que o torna uma plataforma atraente para as marcas. Mas o volume de conteúdo postado no Twitter todos os dias também pode significar que os Tweets da sua marca se perdem na briga.

A publicidade no Twitter é a resposta para este problema. Você pode promover qualquer coisa, desde um único Tweet até uma conta inteira.

Sem orçamento mínimo, há uma opção de publicidade no Twitter que ajudará qualquer marca a ser notada.

Aproveite o poder da busca avançada do Twitter

Com cerca de 7.000 Tweets por minuto só sobre TV e filmes, a barra de busca normal do Twitter normalmente não é suficiente para encontrar o conteúdo que você está procurando.

A pesquisa avançada do Twitter é uma ferramenta mais poderosa para peneirar através do Tweets, com muitas funções para ajudar a promover a sua marca.

Fonte: Negócios no Twitter

Você pode pesquisar por menções de conta para encontrar usuários que estão se envolvendo com você. Filtros de envolvimento permitem que você encontre os Tweets mais populares sobre um tópico.

Entenda o seu desempenho com o Twitter Analytics

Twitter Analytics é uma plataforma robusta que utiliza gráficos e relatórios para fornecer insights sobre a sua atividade no Twitter.

Esta ferramenta fornece dados sobre tudo, desde o seu Tweet superior até às taxas de conversão de anúncios.

Saber como usar o Twitter Analytics oferece muitas vantagens para o seu negócio. Você pode usá-lo para determinar os dias e horários em que o seu público está mais ativo ou analisar o retorno sobre o investimento dos seus anúncios.

Saiba como usar a API do Twitter

A API do Twitter (interface de programação automatizada) permite que você faça programas que interajam diretamente com o Twitter.

Há muitas maneiras que esta ferramenta pode ajudar o seu negócio. Você pode criar os seus próprios filtros para obter dados em tempo real apenas sobre os Tweets mais relevantes ou criar audiências personalizadas.

Nem todos com uma conta no Twitter têm acesso à API. Para utilizá-la, primeiro você tem que solicitar uma conta de desenvolvedor.

Usando o Twitter para negócios: 9 melhores práticas

Um Tweet é uma tela em branco com 280 caracteres. Nem sempre é fácil saber como comunicar a mensagem da sua marca no Twitter.

Estas 9 melhores práticas lhe fornecerão diretrizes para fazer conteúdo no Twitter que obtenha resultados.

1. Seja breve.

As mensagens simples e claras são a melhor maneira de transmitir o seu ponto no Twitter. Os 280 caracteres são um limite, não um objetivo.

2. escrever organicamente

Os usuários do Twitter respondem a marcas que não soam como marcas. Na verdade, os mais engajados - com Tweets - são geralmente aqueles que não contêm links.

Além disso, o engajamento que você gera a partir dos Tweets sem CTAs ou links também melhorará o engajamento nos seus Tweets que contêm esses elementos.

3. participar em conversas

Se você está apenas transmitindo para o Twitterverse, é fácil para o seu público afiná-lo.

E tu não queres uma audiência passiva. Quanto mais noivado tiveres, mais visível serás.

Comece a conversar usando Tweets de citação ou marcando outras contas. Você também pode fazer uma enquete para transformar sua comunicação no Twitter em uma via de mão dupla.

Se você quiser ir mais longe em aprender como se conectar com seus seguidores do Twitter, considere fazer um curso sobre como construir a sua comunidade Twitter.

4. Não se esqueça completamente dos CTAs.

É importante construir a comunidade Twitter do seu negócio, mas essa comunidade não é um fim em si mesma. As melhores práticas tradicionais de cópia de anúncios ainda se aplicam no Twitter. E saber escrever um bom CTA nunca sai de moda.

O bom uso do Twitter nos negócios estabelece um equilíbrio entre Tweets de conversação e conteúdo publicitário.

Um exemplo extremo desse ato de equilíbrio é a atividade da equipe de hóquei da Philadelphia Flyers no Twitter. A conta da mascote deles, @GrittyNHL, posta conteúdo quase exclusivamente orgânico, conversacional.

Fonte: @GrittyNHL

A conta da sua equipa, @NHLFlyers, por outro lado, faz mais tweets como seria de esperar de um negócio.

Fonte: @NHLFlyers

5. Tweet com emojis

Usar emoji no seu Tweets transmite emoção e o faz de forma concisa, duas qualidades que os usuários do Twitter adoram.

Saber usar os emojis do Twitter de forma adequada irá melhorar a visibilidade da sua marca no Twitter. Na verdade, Tweets com emojis geram mais engajamento do que aqueles sem!

6. usar hashtags de tendência

Hashtags cortam o barulho do Twitter para que seus Tweets sejam vistos por pessoas que estão interessadas em um tópico específico.

Mas há mais em saber usar hashtags no Twitter do que apenas adicionar um #pound # a algumas #palavras. Você pode fazer melhor do que isso:

Fonte: @coffee_dad

Use a busca avançada do Twitter para encontrar hashtags populares existentes que você pode usar.

Você também pode criar uma hashtag de marca para iniciar uma conversa sobre tópicos próximos à identidade do seu negócio. Ela irá construir o reconhecimento da marca cada vez que alguém a usar.

7. Tweet com visuais

O Twitter é em sua maioria um ambiente baseado em texto. Assim, imagens e vídeos se destacam mais lá do que em plataformas como a Instagram, onde são apenas um visual em um feed.

Tweets que incluem um elemento visual (uma imagem ou um vídeo) geram mais engajamento do que aqueles que não o fazem. Tweets com um gif animado, por exemplo, geraram 55% mais engajamento do que os Tweets sem gif.

8. saber quando tweetar

A recência é um dos factores mais importantes para determinar quais Tweets são vistos. Por isso não desperdice o seu conteúdo perfeitamente trabalhado, tweetando-o quando ninguém estiver por perto para o ver.

Em geral, a melhor hora para postar no Twitter é às 8h de segunda-feira, mas essa pode não ser a melhor hora para a sua empresa.

Use o Twitter Analytics para rastrear quando o seu Tweets conseguir o maior envolvimento, ou use uma plataforma de análise de mídia social como a SMMExpert para descobrir quais os horários que têm o melhor ROI, sem ter que se esmagar em nenhum número.

9. saber com que frequência tweetar

Saber como ritmar o seu uso do Twitter é um equilíbrio delicado. Tweet muito pouco, e os usuários se esquecem de você. Tweet muito, e eles ficam chateados e ignoram você.

Na maioria dos casos, é melhor tweetar mais de uma ou duas vezes e menos de três a cinco vezes por dia.

Existem várias maneiras de agendar seus Tweets para que eles saiam na freqüência certa. O Twitter tem um recurso de agendamento integrado. Você também pode usar uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o SMMExpert para agendar seus Tweets como parte de um calendário completo de mídia social.

Gerencie sua presença no Twitter junto aos seus outros canais sociais e economize tempo usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar posts, engajar seu público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.