Como Obter Seguidores no Pinterest: 24 Dicas que Funcionam Realmente

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Kimberly Parker

Se um de seus objetivos de mídia social envolve descobrir como conseguir seguidores no Pinterest vai querer prender este guia.

O Pinterest tem tudo a ver com inspiração e descoberta. Isso significa que não é apenas uma ótima maneira de se conectar com os clientes atuais; é um ótimo lugar para encontrar novos seguidores - especialmente desde que o Pinterest passou a marca de 250 milhões de usuários ativos mensais. Mais de 70% dos Pinners encontram novas marcas no Pinterest, e 78% dizem que acham o conteúdo da marca útil.

O poder de venda da Pinterest - é a plataforma de compras número um entre os milenares - e saber como conseguir mais seguidores da Pinterest torna-se uma proposta de valor ainda maior. Siga este guia passo-a-passo para fixar a sua visão no sucesso.

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24 maneiras reais de conseguir mais seguidores no Pinterest

1. saber quem usa Pinterest

Uma boa apreciação da base de usuários do Pinterest ajudará quando se trata de criar conteúdo para o seu perfil.

Aqui estão algumas estatísticas para começar:

  • A maioria dos utilizadores do Pinterest são mulheres. Apenas 30% dos seus utilizadores são homens, mas esse número está a crescer.
  • Pinterest atinge 83% das mulheres entre 25-54 anos nos EUA. Isso é mais do que Instagram, Snapchat e Twitter.
  • Os Millennials são a faixa etária mais activa da Pinterest. Um em cada dois Millennials dos EUA visita a Pinterest todos os meses.
  • Quase metade dos utilizadores do Pinterest vivem nos Estados Unidos.
  • O Pinterest é o único grande canal social nos Estados Unidos com uma maioria de usuários suburbanos.

Encontre ainda mais estatísticas de Pinterest que os marqueteiros precisam saber, bem como mais demografias de Pinterest.

Dê uma olhada no que já está funcionando bem no Pinterest navegando no feed Popular. Tome notas, avalie os pontos comuns e considere como você poderia aplicar essas idéias ao seu próprio conteúdo.

Quando se deparar com conteúdos atraentes, considere a possibilidade de re-Pinerar para um dos seus quadros, seguir o utilizador, ou escrever um comentário atencioso. Todas estas acções irão aumentar a exposição da sua marca no Pinterest.

Mas não exagere. Muitos comentários podem ser marcados como spam. Ao invés disso, concentre-se em escrever alguns comentários sinceros que vão além de comentários de uma ou duas palavras como "Legal!" ou "Isso é incrível!".

3. participar dos conselhos de grupo relevantes

Em alguns casos o administrador do fórum incluirá instruções sobre como se juntar à descrição do grupo. Caso contrário, contate o dono do fórum diretamente por e-mail. Normalmente você pode encontrá-los procurando a primeira pessoa listada sob os seguidores do fórum.

4. publicar conteúdo fresco e original

Pinterest favorece a originalidade. Os Pinners usam o site para procurar novas ideias, inspiração e produtos, por isso certifique-se de que os seus próprios Pins são super frescos.

Em vez disso, a Pinterest recomenda que você "destaque quaisquer elementos de novidade ou novidade para deixar as pessoas animadas com suas idéias".

5. destacam-se com belos visuais

Segundo Pinterest, os pinos com melhor desempenho têm três coisas em comum: são bonitos, interessantes e accionáveis. Por essa ordem.

O Pinterest é acima de tudo uma plataforma visual, por isso certifique-se de utilizar imagens apelativas.

Aqui estão algumas dicas de fotos de interesse:

  • Use imagens de alta resolução e alta qualidade.
  • Use imagens de estilo de vida, que tendem a ser mais atraentes do que as fotos de produtos padrão, de acordo com a Pinterest.
  • Evite imagens que estejam muito ocupadas.
  • Favorece as fotos orientadas verticalmente em detrimento das horizontais. 85% dos utilizadores procuram o Pinterest no telemóvel, o que significa que as imagens verticais têm um impacto muito maior.
  • Não faça imagens muito longas ou elas serão cortadas. A proporção ideal é de 2:3 (600px de largura x 900px de altura).
  • Considere mostrar vários produtos em um único Pin. Pinterest descobre que Pins com vários produtos podem apelar para gostos diferentes e despertar a curiosidade. É melhor manter um limite de quatro produtos por Pin, para não sobrecarregar.
  • Experimente o vídeo! Se você tem os recursos, vídeos curtos têm o poder de se destacar até mesmo entre as melhores fotos. Se você não tem, confira o kit de ferramentas de vídeo social do SMMExpert.

6. incluir descrições detalhadas

Sua bela imagem pode ter captado a atenção, mas para manter essa atenção você também precisa de uma legenda estimulante. Vá além de descrições curtas, com uma única frase, e forneça informações que possam obrigar os usuários a se interessarem mais pela sua marca.

Lembre-se, as descrições mais eficazes do Pin são interessantes.

7. adicionar palavras-chave e hashtags relevantes

Pinterest é essencialmente um motor de busca, por isso o seu conteúdo deve ser optimizado para a capacidade de descoberta. Certifique-se de que as suas descrições são ricas em palavras-chave e incluem hashtags relevantes para que você apareça em buscas relevantes.

Como encontrar as palavras-chave e hashtags certas:

  • Use pesquisa guiada. Comece por colocar algumas palavras-chave na barra de pesquisa do Pinterest, e tome nota da sugestão automática.
  • Observe as bolhas de palavras-chave que aparecem no cabeçalho dos resultados da pesquisa.
  • Veja as sugestões de hashtag e estatísticas de uso à medida que você adiciona hashtags às suas descrições de Pin.
  • Procure uma hashtag relevante, e veja as tags e palavras-chave que estão sendo usadas por Pinners usando essa hashtag.
  • Veja os hashtags de tendências na sua categoria (apenas disponível na aplicação móvel).
  • Experimente estas 8 ferramentas de SEO para os marketeiros das redes sociais.

Você pode aplicar esta lógica ao seu perfil também. Por exemplo, considere adicionar uma descrição ao seu nome, como SMMExpert (Social Media Management). Seu perfil é mais apto a aparecer em buscas por palavras-chave dessa forma. Isso é especialmente útil se você é um empreendedor e você quer enfatizar suas áreas de especialização.

8. nome Quadros de interesse pensativo

As placas também podem ser otimizadas para busca. Certifique-se de que os nomes das suas placas sejam específicos e descrevam com precisão o seu conteúdo. Use palavras-chave apropriadas no nome e descrição da placa, e adicione hashtags relevantes à descrição também. Se você não tiver certeza em qual categoria colocar a sua placa, olhe através das categorias para ver onde a sua se encaixa melhor.

9. organizar com a diretoria Seções

Pinterest adicionou recentemente secções para ajudar a organizar as pranchas. Por exemplo, se tiver uma categoria expansiva de pranchas como Home Décor, pode agora criar secções separadas para cada sala.

Fazendo isso, pode acrescentar credibilidade à sua marca e facilitar a navegação de futuros seguidores pelo seu conteúdo. Mais uma vez, seja descritivo e use uma linguagem rica em palavras-chave para as suas secções. Aqui está um exemplo chamado Seasonal Eatings, e outro chamado Tokyo.

10. ser positivo e útil

Estimule os seguidores, descrevendo os benefícios associados aos seus produtos ou serviços.

"Sentimento positivo vai muito longe em mostrar como um Pin do seu negócio pode ajudar [Pinners] em suas vidas", disse Kevin Knight, ex-chefe de Agência e Estratégia de Marca da Pinterest.

Seja pessoal e use "você" ou "seu" na cópia também, para que os usuários saibam que você está falando com eles.

11. Preparar os Rich Pins

Os Rich Pins adicionam detalhes adicionais ao seu Pin usando metadados do seu site.

Existem quatro tipos de Rich Pins que você pode adicionar à sua conta, incluindo Pins de aplicativo, artigo, produto e receita. Se a sua marca vende produtos, os Rich Pins exibirão o preço em tempo real e detalhes de disponibilidade. Os Pins de artigo são ótimos para editores ou blogueiros, pois eles exibem uma manchete, autor e descrição da história.

12. postar consistentemente

O alcance do conteúdo no Pinterest se acumula em um período mais longo do que em outras plataformas. Jogue o jogo longo publicando conteúdo consistentemente durante meses consecutivos. De acordo com o Pinterest, esta é a melhor maneira de fazer crescer um público engajado.

13. publicar no momento certo

Maximize o alcance do seu conteúdo, certificando-se de que o Pin na hora certa. A maioria dos Pinning acontece entre o meio-dia e a meia-noite, sendo as 23:00 horas a hora mais ativa do dia.

14. programar os pinos com antecedência

Como a Pinterest é muito usada para planejamento, é uma boa idéia ficar à frente do calendário. A Pinterest recomenda que as marcas compartilhem o conteúdo sazonal até 45 dias antes de um feriado ou evento. Às vezes a Pinners até planeja com três a quatro meses de antecedência dos eventos.

Poupe tempo ao agendar e publicar facilmente os Pins do painel do SMMExpert's.

15. Salta para as férias

O Dia das Mães atrai mais de seis milhões de usuários, colocando mais de 12 milhões de idéias de presentes e celebrações a cada ano. O Natal, é claro, é sempre um grande evento, atraindo 33 milhões de Pinners e gerando 566 milhões de pinos a cada ano.

Entre na acção de férias planeando com o Pinterest Possibilities Planner. Crie conteúdos de férias com a marca e partilhe-os com palavras-chave e hashtags relevantes. O Pinterest inclui termos de pesquisa populares para cada evento no planeador.

Imagem via Pinterest

16. Use o botão Seguir

Facilite o acompanhamento da sua empresa com o botão Siga. Instale o botão no seu website, em newsletters, em assinaturas de e-mail, ou realmente em qualquer lugar online que você ache que possa atrair seguidores.

Em outras situações, você também pode usar o ícone Pinterest P para promover o perfil da sua marca. Certifique-se também de fazer um link para o Pinterest na bios de suas outras contas sociais.

17. adicionar o botão Salvar ao seu site

Com o botão Salvar, os visitantes também podem compartilhar qualquer imagem do seu site no Pinterest, tornando-os embaixadores da sua marca.

A ELLE Alemanha adicionou o botão Salvar em seus sites web e móveis e em apenas um mês descobriu que três vezes mais pinos estavam sendo compartilhados a partir de seu site.

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18. verificar o seu site

Para ter a certeza que a imagem do seu perfil aparece ao lado dos utilizadores dos Pins que estão a guardar a partir do seu site, você precisa de reclamar a autenticidade do seu site com o Pinterest.

19. Construir um widget

Outra forma de integrar a sua conta Pinterest com o seu site é com widgets. Além do botão Salvar e Seguir, você pode incorporar Pins, mostrar o seu perfil ou exibir um quadro no seu site. Os visitantes do site que têm contas Pinterest serão mais compelidos a segui-lo depois de ver estas pré-visualizações do seu conteúdo Pinterest.

20. conectar offline com Pincodes

Tal como os QR codes, os Pincodes foram concebidos para ajudar as pessoas a encontrar a sua empresa no Pinterest enquanto está offline. Os Pincodes podem ser adicionados a cartões de visita, brochuras, anúncios de impressão, embalagens ou qualquer outra mercadoria. Uma digitalização rápida com a câmara Pinterest irá trazê-los directamente para o seu perfil Pinterest, cartão ou pin.

21. Promova os seus Pins

Se você tem um orçamento de mídia social para trabalhar, os Promoted Pins são uma ótima maneira de aumentar a exposição. Escolha um Pin que já está tendo um bom desempenho e direcione-o para alcançar novos seguidores em potencial. Seus Promoted Pins aparecerão como os pinos normais na alimentação de mais Pinners.

22. Encontre o seu público

As capacidades de segmentação de anúncios da Pinterest permitem-lhe encontrar novos públicos com base em interesses e palavras-chave. É uma óptima forma de descobrir utilizadores que possam estar interessados na sua marca.

A segmentação por objectivos ajudará a encontrar utilizadores que reflictam os interesses e comportamentos dos seus clientes mais valiosos.

A redireccionamento para o alvo é uma boa forma de se conectar com os Pinners que já se envolveram com a sua marca.

Não se esqueça de procurar também por públicos de clientes pré-existentes. As marcas podem carregar listas de visitantes do site, listas de assinantes de newsletter e listas de CRM para se conectarem com clientes pré-existentes na plataforma.

23. Realizar um concurso de interesse

Crie um concurso com o Pinterest como requisito de participação. Considere criar uma hashtag e uma imagem compartilhável para que os participantes possam encorajar mais seguidores a participar. Certifique-se sempre de que suas regras de participação sejam claras e estejam de acordo com as diretrizes do concurso Pinterest antes de começar.

Aqui estão as principais diretrizes de interesse a ter em mente:

  • Não é necessário que as pessoas guardem uma imagem específica.
  • Não permita mais do que uma entrada por pessoa.
  • Não insinue ou sugira patrocínio ou endosso Pinterest.
  • Seguir todas as leis e regulamentos relevantes.

24. Teste, avalie, ajuste, repita.

Qualquer bom comerciante de mídia social sabe que tentativa e erro é parte fundamental do trabalho. A análise de interesse oferece várias ferramentas e insights acionáveis que ajudam a ver como seu público está se envolvendo com seu conteúdo.

Quer algo esteja funcionando ou não, é sempre uma boa prática dar um passo atrás e avaliar o porquê. Depois de aprender por que algo funciona, será mais fácil de aplicar no futuro.

Economize tempo gerenciando sua presença no Pinterest usando o SMMExpert. A partir de um único painel você pode compor, programar e publicar Pins, criar novas placas, colocar Pin em múltiplas placas ao mesmo tempo e executar todos os seus outros perfis de mídia social. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.