Como Anunciar no Instagram: Um Guia de 5 Passos para Utilizar os Anúncios Instagram

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Kimberly Parker

Se você tem um orçamento alocado para o social pago, você deve considerar a possibilidade de veicular anúncios da Instagram. Por quê?

27% dos usuários dizem encontrar novos produtos e marcas através de anúncios sociais pagos, e os anúncios da Instagram podem atingir mais de 1,2 bilhões de pessoas, ou 20% da população mundial acima de 13 anos de idade.

Neste artigo, vamos dar-lhe uma visão abrangente sobre como anunciar no Instagram, incluindo um guia fácil de 5 passos para criar o seu primeiro anúncio em apenas alguns toques.

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O que são anúncios Instagram?

Os anúncios Instagram são posts pelos quais as empresas podem pagar para servir aos usuários Instagram.

Fonte: Instagram ( @oakodenmark , @elementor )

Semelhante ao Facebook, os anúncios Instagram aparecem em todo o aplicativo, inclusive nos feeds dos usuários, Stories, Explore e muito mais. Eles parecem semelhantes aos posts normais, mas sempre contêm um rótulo "patrocinado" para indicar que são um anúncio. Eles também costumam ter mais recursos do que um post normal, como links, botões CTA e catálogos de produtos.

Quanto custam os anúncios Instagram?

O custo dos anúncios Instagram é altamente dependente de uma variedade de fatores - não há preço médio ou de referência. Alguns fatores de custo incluem:

  • A sua segmentação
  • A competitividade da sua indústria
  • Época do ano (os custos sobem frequentemente durante os períodos de compras de férias no quarto trimestre, como a sexta-feira negra)
  • Colocação (os custos podem diferir entre os anúncios mostrados no Facebook vs Instagram)

A melhor maneira de avaliar o seu orçamento é criar um rascunho de campanha no Ads Manager e procurar o Definição do público e Resultados Diários Estimados módulos, que lhe dirão se o seu orçamento será suficiente para atingir o público desejado dentro da duração desejada.

Note que não há "melhor prática" para quanto gastar. Você pode começar gastando apenas alguns dólares por dia, e aumentar a partir daí com base no sucesso.

Para controlar os custos de seus anúncios Instagram, você pode definir orçamentos diários ou limites de gastos ao longo da vida. Explicaremos isso com mais detalhes em nosso guia de 5 etapas abaixo.

Tipos de anúncios Instagram

Existem muitos tipos diferentes de formatos de publicidade na Instagram, inclusive:

  • Anúncios de imagem
  • Anúncios de histórias
  • Anúncios em vídeo
  • Anúncios em carrossel
  • Anúncios de colecção
  • Explorar anúncios
  • anúncios IGTV
  • Anúncios de compras
  • Anúncios em bobinas

A ampla gama significa que você pode escolher o melhor tipo de anúncio que corresponda ao seu objetivo comercial específico. Cada formato de anúncio tem sua própria seleção de opções de chamada para ação, que estão listadas abaixo.

Anúncios de imagem

Os anúncios de imagens permitem às empresas utilizar imagens únicas para publicitar a sua marca, produtos e serviços.

Fonte: Instagram (@veloretti)

Os anúncios de imagem são mais adequados para campanhas com conteúdo visual atraente que podem ser veiculados em uma única imagem. Essas imagens podem ser criadas a partir de fotografia ou design e ilustração de alta qualidade.

Também é possível adicionar texto às imagens. No entanto, a Instagram recomenda limitar ao máximo o texto sobreposto para obter melhores resultados.

Os anúncios de Histórias Instagram são imagens de tela cheia ou anúncios de vídeo que aparecem entre as Histórias dos usuários.

As Histórias Instagram são uma parte bem utilizada do aplicativo, com mais de 500 milhões de usuários Instagram visualizando Histórias todos os dias. O envolvimento é geralmente maior com os anúncios de Histórias, pois o formato cobre toda a tela do celular e se sente muito mais imersivo do que os anúncios de alimentação.

Os melhores anúncios Instagram Stories são aqueles que parecem e sentem-se como histórias normais e não se destacam como anúncios. Ao projetar os anúncios Stories, as empresas podem usar todos os recursos orgânicos Instagram Stories como filtros, texto, GIFs e adesivos interativos.

Fonte: Instagram (@organicbasics)

Os anúncios de histórias podem usar fotos, vídeos e carrosséis. A chamada para a ação é apresentada como um link no final da história.

Anúncios em vídeo

Semelhante aos anúncios de imagem, os anúncios em vídeo na Instagram permitem às empresas dar aos usuários uma visão mais próxima da sua marca, produtos e serviços.

Os anúncios de vídeo In-feed podem ter até 60 minutos de duração, mas vídeos mais curtos são geralmente mais eficazes. Leia mais sobre as melhores práticas para a criação de anúncios de vídeo Instagram.

Fonte: Instagram (@popsocketsnl)

Anúncios em carrossel

Os anúncios carrosséis apresentam uma série de imagens ou vídeos que os usuários podem passar através deles. Eles podem aparecer tanto na alimentação quanto dentro das Histórias Instagram, com um botão de chamada para ação ou um link que leva os usuários diretamente ao seu site.

Você pode usar anúncios em carrossel para:

  • Mostrar uma colecção de produtos relacionados
  • Conte uma história em várias partes
  • Compartilhe até 10 imagens ou vídeos

Fonte: Instagram (@sneakerdistrict)

Anúncios de colecção

Os anúncios de colecção são uma combinação entre anúncios de carrossel e anúncios de compras. Os anúncios de colecção mostram produtos directamente do seu catálogo de produtos.

Os anúncios de coleção são mais adequados para marcas de comércio eletrônico, pois permitem aos usuários comprar produtos diretamente do anúncio. Quando um usuário clica no anúncio, ele é direcionado para uma loja Instagram Instant Experience Storefront onde pode saber mais sobre o produto e proceder à compra.

Fonte: Instagram (@flattered)

Explorar anúncios

Os anúncios Explore aparecem dentro da aba Explore, uma área da plataforma onde os usuários descobrem novos conteúdos e contas que são personalizados com base em seus hábitos de uso do Instagram. Mais de 50% dos usuários do Instagram acessam o Explore todo mês, por isso é um ótimo lugar para ganhar exposição.

Os anúncios Instagram Explore não aparecem na grade Explore ou nos canais de tópicos, mas são mostrados depois que alguém clica em uma foto ou vídeo do Explore. Como o conteúdo nos separadores Explore dos usuários está em constante mudança, os anúncios Explore permitem que as empresas sejam mostradas ao lado de conteúdos culturalmente relevantes e com tendências.

Explorar anúncios pode ser tanto imagens como vídeos.

Dica Pro: Não é necessário desenhar novos activos para os anúncios Explore. Pode simplesmente reutilizar os activos existentes.

anúncios IGTV

Os anúncios IGTV são anúncios de vídeo que são reproduzidos após um clique do utilizador para ver um vídeo IGTV a partir do seu feed. Os vídeos podem ter até 15 segundos de duração e devem ser concebidos para visualização vertical em ecrã inteiro (mais especificações dos anúncios IGTV).

Eles são mostrados no meio do vídeo, potencialmente com a opção de pular.

Os anúncios IGTV estão atualmente disponíveis para os usuários com contas Instagram Creator nos EUA, Reino Unido e Austrália, com mais países em breve. Os criadores podem optar por ter anúncios exibidos em seus vídeos IGTV, e receber 55% da receita publicitária gerada por cada visualização.

Anúncios de compras

Com 130 milhões de usuários tocando nos postos de compras todos os meses, não é de se admirar que a Instagram tenha melhorado muito suas funcionalidades de comércio eletrônico nos últimos 1-2 anos. Com as mais novas funcionalidades de compras da Instagram, os usuários podem agora visualizar e comprar produtos sem nunca deixar o aplicativo (limitado às empresas com o Instagram Checkout habilitado).

Os anúncios Instagram Shopping levam os usuários diretamente para uma página de descrição do produto dentro do aplicativo Instagram. Eles podem então comprar através do seu site móvel.

Para poder realizar anúncios de compras, você precisa configurar o seu catálogo Instagram Shopping.

Dica Pro: Aproveite a integração do SMMExpert com o Shopify para acessar seu catálogo diretamente do painel do seu SMMExpert.

Fonte: Instagram

Anúncios em bobinas

Com o lançamento bem sucedido dos carretéis, a Instagram anunciou recentemente a capacidade de anunciar dentro dos carretéis.

Os anúncios são exibidos entre bobinas, com especificações semelhantes às dos anúncios Stories (vídeos verticais em tela cheia), e podem durar até 30 segundos. Eles devem incluir som ou música para serem bem integrados com bobinas orgânicas.

Como escolher o melhor tipo de anúncio Instagram

Com tantos tipos diferentes de anúncios disponíveis, pode ser esmagador selecionar um para usar na sua campanha. A boa notícia: o Ads Manager está bem configurado para experimentação, o que significa que você pode testar vários formatos e ver qual deles tem melhor desempenho antes de executar uma campanha completa.

Para restringir os formatos, use estas perguntas para guiá-lo.

1. Qual é o meu objectivo?

Com a sua estratégia de marketing nas redes sociais em mente, identifique o resultado mais importante para a sua campanha de anúncios Instagram. Você quer:

  • Conduzir o tráfego para o seu site?
  • Obter visualizações de vídeo para um novo produto?
  • Aumentar o conhecimento da marca para um novo negócio?
  • Conduzir compras de comércio eletrônico, instalação de aplicativos ou cadastros por e-mail?

Depois de esclarecer seu objetivo, você pode escolher alguns formatos potenciais com base nos objetivos suportados e opções de chamada para ação para cada tipo de anúncio. Por exemplo, Histórias, anúncios IGTV e Bobinas são melhores para dirigir visualizações de vídeo, enquanto anúncios de Compras e Coleção serão melhores para dirigir compras de comércio eletrônico.

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2. Quem é o meu público-alvo?

Dependendo de quem você deseja segmentar com os seus anúncios Instagram, alguns tipos de anúncios podem ser melhores do que outros.

Pense nos hábitos e comportamentos do seu público. Eles gostam de ver muitos vídeos? Eles são ávidos compradores on-line? Eles passam mais tempo assistindo Stories e Reels em vez de folhear a sua alimentação?

Escolha tipos de anúncios com objectivos e chamadas para acções que correspondam às preferências naturais do seu público.

3. O que tem tido melhor desempenho em orgânicos?

É provável que seus seguidores orgânicos tenham muitas semelhanças com o público que você estará segmentando com seus anúncios Instagram. Então, olhe para a sua alimentação orgânica para ver que tipos de conteúdo tiveram bom desempenho, e isso pode lhe dar uma boa indicação de quais formatos pagos podem repercutir no seu público.

Como fazer publicidade na Instagram

Existem duas rotas para a criação de campanhas de anúncios Instagram: promover um post e o Ads Manager. Promover um post já existente só leva alguns toques e pode ser feito diretamente do aplicativo Instagram, mas faltam as opções de personalização disponíveis no Ads Manager.

Abaixo, vamos acompanhá-lo através de ambos os métodos.

Fonte: Instagram

Instagram método de publicidade 1: Promover um post inapp

A maneira mais fácil de começar a anunciar no Instagram é promover um dos seus posts Instagram existentes. Isto é similar à opção Boost Post do Facebook.

Se você tem um cargo com bom desempenho em termos de engajamento, promovê-lo dentro do aplicativo é um método rápido e fácil para aumentar o sucesso do cargo - e mostrá-lo para novas pessoas que ainda não estão seguindo você.

Para isso, você precisará ter uma conta de empresa ou criador na Instagram. Você também precisará ter uma Página de Negócios no Facebook conectada à sua conta Instagram (aqui está como conectar suas contas do Facebook e Instagram no Facebook Business Manager).

Então, é tão simples como clicar Promova no post que deseja transformar num anúncio.

Você será solicitado a escolher seu público preferido, destino, orçamento e duração para que seu anúncio seja veiculado.

Finalmente, toque Criar Promoção .

É isso! O seu anúncio será revisto e aprovado pelo Facebook. Uma vez colocado no ar, não deixe de monitorar os resultados do seu anúncio na guia Promoções do seu perfil Instagram.

Instagram advertising method 2: Criando anúncios Instagram usando o Facebook Ads Manager (guia em 5 etapas)

Para tirar o máximo proveito das extensas habilidades de segmentação, criatividade e relatórios da Instagram, você pode usar o Facebook Ads Manager para criar campanhas publicitárias (lembre-se que o Facebook é dono da Instagram).

Embora requeira um pouco mais de trabalho, o nosso guia de 5 passos irá guiá-lo ao longo do processo.

Passo 1: Escolha o seu objectivo

Para começar, vá até Ads Manager e clique em +Criar .

Primeiro, você precisará escolher seu objetivo de campanha a partir da lista abaixo.

Aqui está uma breve descrição do que cada um destes objectivos pretende alcançar.

  • Consciência da marca: Aumente o conhecimento do seu negócio ou produtos entre os utilizadores que ainda não ouviram falar de si.
  • Alcance: Mostre o seu anúncio ao maior número de pessoas possível no seu público-alvo.
  • Trânsito: Conduz cliques para o seu site, aplicativo ou qualquer outro URL.
  • A aplicação instala-se: Faça o download do seu aplicativo para os usuários.
  • Noivado: Aumente os comentários, gostos, ações, respostas a eventos, e ofereça reivindicações no seu anúncio.
  • Visualizações de vídeo: Obtenha visualizações de vídeo dos usuários mais propensos a assisti-lo.
  • Geração de chumbo: Reúna informações pessoais de usuários interessados (ou seja, cadastros por e-mail).
  • Mensagens: Faça com que os utilizadores enviem uma mensagem para a sua conta de marca.
  • Conversões: Dirija vendas ou conversões de inscrições no seu site ou aplicativo.
  • Vendas por catálogo: Promova as vendas a partir do catálogo da sua loja online.
  • Tráfego da loja: Dirija os utilizadores para a sua localização de tijolo e cimento.

Este vídeo pode ajudar a identificar o seu objectivo:

[Instagram Ad Options video]

Após selecionar seu objetivo, você será solicitado a nomear sua campanha. Dica: Dê um nome específico com base no objetivo da campanha para ajudá-lo a acompanhar suas campanhas.

Finalmente, você terá a opção de ligar Otimização do orçamento da campanha Esta opção permite que o algoritmo do Facebook determine como gastar o seu orçamento nos conjuntos de anúncios. O AdEpresso tem um guia completo sobre se você deve usar a Otimização do Orçamento da Campanha.

Passo 2: Escolha o seu orçamento e o seu horário

Nesta etapa, você vai escolher quanto quer gastar e quanto tempo a sua campanha vai durar.

Para o seu orçamento, você terá duas opções:

  • Orçamento diário: Definir um gasto máximo diário, útil para anúncios sempre ativos
  • Orçamento vitalício: Defina um gasto máximo para toda a sua campanha, útil para anúncios com uma data de fim clara

Em Agendamento de anúncios você pode optar por veicular anúncios continuamente (o mais comum), ou apenas em determinadas horas do dia (por exemplo, se você é uma empresa de entrega de alimentos e só quer veicular anúncios à noite, quando é mais provável que o seu público faça pedidos de entrega).

Ao ajustar essas opções, você verá os módulos Definição de Público e Resultados Diários Estimados na coluna da direita, que lhe dará uma idéia do alcance esperado para o orçamento escolhido. Tente escolher configurações para que o seu conjunto de anúncios fique no meio da faixa verde.

Passo 3: Identifique o seu público

O próximo passo é definir o seu público alvo. Nesta etapa, você pode Criar um novo público ou usar um Público Salvo .

As audiências salvas são úteis se você tiver seus próprios dados de audiência personalizados (ou seja, visitantes de sites anteriores) ou audiências passadas de campanhas anteriores que tiveram bom desempenho. Caso contrário, você pode criar uma nova audiência com base em demografia, interesses e direcionamento comportamental.

Durante esta etapa, você também pode selecionar Criativo Dinâmico Se você escolher esta opção, você pode carregar ativos visuais e manchetes separados, e o Facebook criará automaticamente combinações que são otimizadas para o seu público-alvo.

Passo 4: Seleccione os seus anúncios de emprego

Na seção Colocações, você pode decidir onde seus anúncios irão aparecer.

Há duas opções:

  • Colocações automáticas: Os anúncios serão mostrados ao seu público onde quer que ele se apresente melhor.
  • Colocações Manuais: Você pode escolher especificamente onde seu anúncio vai aparecer (e não aparecer). Se você quiser limitar seus anúncios para mostrar somente na Instagram (não no Facebook), você pode escolher isso usando as Colocações Manuais.

Aqui é onde você pode selecionar as suas colocações manuais:

Durante a pré-visualização das colocações, o Ads Manager exibirá os requisitos técnicos para cada um deles. Para garantir que seus recursos visuais sejam otimizados para cada formato, consulte nosso guia de tamanhos de imagem de mídia social.

Passo 5: Crie os seus anúncios

Agora é hora de criar o anúncio real. Comece escolhendo sua página do Facebook e a conta Instagram correspondente. Depois você pode selecionar o formato de anúncio de sua preferência.

Em seguida, proceder ao preenchimento do resto dos detalhes em Anúncio Criativo :

  1. Escolha suas fotos ou vídeos (a menos que você esteja usando um post existente)
  2. Introduza a sua cópia do anúncio
  3. Selecione uma opção de pagamento
  4. Reveja o seu anúncio
  5. Clique Confirme

Nesta etapa você também escolherá o botão de chamada para ação e entrará no URL para onde você quer enviar as pessoas que clicarem no seu anúncio.

Se você quiser acompanhar as conversões do seu anúncio, é importante selecionar o Pixel do Facebook Uma vez conectado ao seu site ou aplicativo, o seu pixel do Facebook permitirá que você veja as percepções sobre como o seu público interage com o seu negócio depois de clicar no seu anúncio.

Quando estiver pronto, clique em Confirme para lançar o seu anúncio Instagram.

Melhores práticas para anúncios Instagram

Agora você tem tudo o que precisa saber sobre como criar e lançar anúncios Instagram. O próximo passo é projetar ativos visuais eficazes para os seus anúncios.

Aqui estão algumas dicas de como desenhar criativos para os anúncios Instagram.

Desenho de anúncios móveis-primeiro

98,8% dos utilizadores acedem às redes sociais através de um dispositivo móvel, por isso é vital desenhar a sua criatividade para a visualização móvel, e não para o ambiente de trabalho.

Aqui estão algumas dicas para criar os primeiros anúncios de telemóvel:

  • Ao capturar o conteúdo do vídeo, certifique-se de filme na vertical (9×16), pois é mais fácil de cultivar 4×5 do que da paisagem
  • Minimizar a quantidade de texto em seus anúncios
  • Se você adicionar texto, escolha fontes de grandes dimensões que são fáceis de ler em ecrãs móveis
  • Adicione animações e gráficos em movimento a vídeos para envolver rapidamente os espectadores
  • Mantenha os vídeos curtos ( 15 segundos ou menos )

Manter a marca e o envio de mensagens com antecedência

Os primeiros segundos do seu anúncio vão determinar se um telespectador vai parar de rolar e assistir a tudo. É por isso que é importante começar o seu anúncio com a mensagem chave e mostrar a sua marca dentro dos primeiros 3 segundos.

Use o som para deleitar

40% dos utilizadores consomem redes sociais com som desligado. Como tal, é importante desenhar os seus anúncios para consumo de som desligado e usar o som para encantar os utilizadores que têm som ligado:

  • Use elementos visuais para contar a sua história e entregar a sua mensagem-chave sem som
  • Adicionar legendas para qualquer locução ou áudio com script
  • Use a sobreposição de texto para entregar a sua mensagem-chave sem som

Lançar, jogar, mergulhar

O Facebook recomenda a criação de uma combinação de tipos criativos que trabalhem juntos para captar a atenção e recompensar o interesse:

  • Breu: Ativos curtos que transmitem a idéia da campanha imediatamente e chamam a atenção
  • Joga: Bens que permitem a exploração de luz e interatividade para o público interessado
  • Mergulhar: Ativos imersivos que permitem que as pessoas se aprofundem na sua idéia de campanha

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.