Algoritmos de Mídias Sociais: Um Guia 2023 para Cada Rede

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Kimberly Parker

Os algoritmos de redes sociais são a espinha dorsal de todas as redes sociais. Eles existem para classificar o volume maciço de conteúdo postado todos os dias e mostrar a cada usuário o conteúdo com o qual é mais provável que ele se envolva.

Nunca é uma boa ideia tentar jogar um algoritmo nas redes sociais, mas compreender os sinais de classificação mais importantes pode dar-lhe uma vantagem estratégica sobre os seus concorrentes.

Continue lendo para um resumo dos sinais de classificação mais importantes de cada plataforma principal e dicas de especialistas sobre como fazer seus cargos sociais se destacarem - não apenas para os usuários, mas também para os algoritmos sociais.

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O que é um algoritmo de mídia social?

Um algoritmo de mídia social é um conjunto de regras e sinais que classificam automaticamente o conteúdo em uma plataforma social com base na probabilidade de cada utilizador individual das redes sociais gostar delas e interagir com elas.

Os algoritmos são a razão pela qual dois usuários não verão exatamente o mesmo conteúdo social, mesmo que sigam todas as mesmas contas.

Como funcionam os algoritmos das redes sociais?

Há uma razão pela qual o feed principal do usuário TikTok é chamado de Página Para Você. É um conteúdo especificamente selecionado para você com base na forma como interagiu com o aplicativo no passado.

Mas, claro, não há nenhum ser humano sentado atrás de uma mesa embaralhando conteúdo na alimentação de cada usuário TikTok. (Que trabalho seria esse!) Em vez disso, essas recomendações são feitas por algoritmos.

O algoritmo de cada plataforma de mídia social é diferente, mas todos eles são baseados na aprendizagem da máquina e um conjunto de fatores chamado sinais de classificação Estes são exatamente como eles soam: sinais usados para classificar o valor de cada peça individual de conteúdo para cada usuário individual.

Os sinais de classificação são individualizados porque são frequentemente baseados nas suas interacções anteriores com a aplicação.

Exemplos de algoritmos de redes sociais

Para mostrar algoritmos em ação, aqui estão alguns exemplos de como eles funcionam nos meus próprios feeds de mídia social.

O Facebook me mostra um fluxo constante de vídeos que caem numa categoria que eu chamo de "animal triste fica feliz". Uma mulher adota uma abelha sem asas. Um cavalo preso no gelo é resgatado por uns caras com uma pick-up. Um policial salva patos bebês presos numa grade de esgoto.

Fonte: O Dodô

Nunca gostei ou segui especificamente uma conta que serve estes vídeos, mas cada vez que um aparece como vídeo sugerido no meu feed de notícias, eu o assisto até o fim. Muitas vezes os compartilho através do Messenger com minha irmã. O comportamento diz ao Facebook que eu quero mais deste conteúdo - e garoto, ele entrega.

O algoritmo Instagram, por outro lado, serve-me um fluxo ininterrupto de decoração de casa vintage/boho e plantas de casa.

Fontes: @stunning_plant , @greentica , @vintage____visions

Neste caso, tenho seguido algumas contas baseadas em posts sugeridos. Esse sinal de reforço diz ao algoritmo para servir ainda mais do mesmo tipo de conteúdo no meu feed, e não estou chateado com isso.

Às vezes a Instagram até lhe diz porquê está a sugerir-lhe um posto específico, baseado em algo que você gostou, seguiu ou observou.

Fonte: @bestofnorthernlights

Até agora, você viu como os algoritmos são afetados pelo comportamento dos usuários. Nas próximas seções, falaremos sobre como os criadores de conteúdo podem "se comunicar" com os algoritmos que alimentam as mídias sociais (e ajudam os algoritmos a dar superfície ao seu conteúdo para mais usuários).

O algoritmo de cada plataforma social explicou

Agora que você sabe o que são algoritmos de mídia social e como eles funcionam, vamos olhar para alguns dos sinais de classificação específicos para cada plataforma social.

Nós nunca poderemos saber todos os detalhes do algoritmo de uma plataforma - esse é o seu molho secreto. Mas sabemos o suficiente para fazer alguns ajustes significativos na sua estratégia de conteúdo para que os algoritmos funcionem para você, e não contra você.

Aqui estão os sinais de classificação mais importantes conhecidos para cada plataforma social.

1. algoritmo Instagram

Sinais de classificação Instagram conhecidos:

  • As relações são importantes. É mais provável que você veja o conteúdo das pessoas que você segue, que você envia mensagens ou que se envolve de outra forma. Para as marcas, isso significa que é fundamental incentivar e responder ao envolvimento dos seguidores.
  • Os juros são a regra. É por isso que tenho toda aquela decoração de casa e conteúdo vegetal.
  • A relevância é fundamental. A relevância é baseada em factores como a actualidade e as tendências temáticas.
  • Popularidade estala. O nível e a velocidade de interação com um post, e o nível de envolvimento com uma conta em geral, sinalizam popularidade - o que pode ajudar o conteúdo a aterrisar na página Explorar.

Embora estes sinais pareçam bastante simples, o Instagram é conhecido por atualizações freqüentes do algoritmo. Mas há um método para a loucura.

Eileen Kwok, Coordenadora de Marketing Social do SMMExpert nos disse: "O algoritmo do Instagram está sempre mudando e é um algoritmo difícil que todos os profissionais de marketing social esperam hackear. O próprio chefe do Instagram Adam Mosseri disse que a plataforma está colocando seu foco principal no vídeo, então se você viu um uptick em suas visualizações de bobinas recentemente, pode ser por isso! Recomendamos que você acompanhe o vídeo semanal de Adamatualizações para ficar por dentro das novas funcionalidades e dicas do que o algoritmo Instagram favorece".

Para mais informações, veja o nosso blog completo sobre como trabalhar com o algoritmo Instagram.

2. algoritmo TikTok

Sinais de classificação TikTok conhecidos:

  • Interações prévias. Isto inclui sinais como contas seguidas e ocultas ou conteúdo com o qual você se envolveu ou marcou como não interessante.
  • Comportamento no separador Descobrir. Este fator analisa características de conteúdo como legendas, sons, efeitos e tópicos de tendências.
  • Localização e idioma. Conteúdo do seu próprio país ou em seu próprio idioma pode ser preferido.
  • Tendências A utilização de sons e efeitos de tendência pode ajudar a tornar o seu conteúdo mais descoberto.
  • TikToks deve se sentir como TikToks Use características nativas como efeitos, sons e tratamentos de texto.
  • A contagem dos seguidores não importa. A verdadeira distinção de TikTok é que a contagem dos seguidores NÃO é um sinal de classificação.

O algoritmo do TikTok é especialmente importante de entender porque, ao contrário da maioria das plataformas sociais, o TikTok é projetado para trazer à tona novos conteúdos em vez de mostrar conteúdos de pessoas que você já segue.

"Uma boa maneira de descobrir se o algoritmo TikTok favorece o seu conteúdo é verificar a percentagem de utilizadores que viram os seus vídeos na sua página For You", diz Eileen, que gere a conta TikTok do SMMExpert. "Um número elevado significa que o algoritmo está a ajudá-lo a ser descoberto por um público mais vasto, colocando os seus vídeos no seu feed doméstico".

Para mais detalhes, veja o nosso blog completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo TikTok.

3. algoritmo do Facebook

Sinais de classificação conhecidos no Facebook:

  • Ligações ao Facebook. O seu Feed será principalmente preenchido com conteúdo de pessoas e Páginas que você segue e com as quais interage.
  • Tipo de conteúdo. Os usuários que assistem aos vídeos recebem mais vídeos. Os usuários que interagem com as fotos recebem mais fotos, e assim por diante.
  • Nível de engajamento. Posts populares, com muito envolvimento, são mais propensos a serem impulsionados pelo algoritmo - especialmente se esse envolvimento for de pessoas com quem você já interage.
  • Qualidade do conteúdo. O Facebook descreve essa categoria geral de sinais de classificação com termos como "significativo", "informativo", "preciso" e "autêntico".

Encontre mais detalhes em nosso post sobre como o algoritmo do Facebook funciona.

4. algoritmo do YouTube

Sinais de classificação conhecidos no YouTube:

  • Desempenho de vídeo. Vídeos populares recebem mais amor algorítmico. Isso é medido através de métricas como duração de visualização, gostos, aversões e taxa de cliques.
  • Veja o histórico. O YouTube recomenda conteúdo semelhante ao que os telespectadores já assistiram antes.
  • Contexto. Vídeos relacionados topicamente ou vídeos que são frequentemente vistos juntos são susceptíveis de aparecer nos "vídeos sugeridos".

Como o TikTok, o YouTube é menos sobre quem você segue e mais sobre o que o algoritmo serve para você assistir. A partir de 2018, 70% do tempo de exibição do YouTube foi baseado nas recomendações do algoritmo, e a partir de 2022, a página inicial e os vídeos sugeridos são as principais fontes de tráfego da maioria dos canais.

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Obtenha o relatório completo agora!

Saiba mais no nosso post sobre como aumentar as visualizações com o algoritmo do YouTube.

5. algoritmo do LinkedIn

Sinais de classificação conhecidos do LinkedIn:

  • Qualidade do correio. O algoritmo do LinkedIn faz um tipo inicial para sinalizar conteúdo como spam, de baixa qualidade ou de alta qualidade. Você pode adivinhar qual você deve visar.
  • Noivado precoce. O algoritmo do LinkedIn usa o envolvimento precoce como um teste de qualidade secundário antes de empurrar o conteúdo para fora mais longe.
  • Ligações LinkedIn. Conexões mais próximas vêem mais do seu conteúdo, enquanto as páginas, grupos e hashtags que as pessoas seguem são usados para determinar o seu provável interesse em um tópico.

Nós entramos em muito mais detalhes no nosso post quebrando as complexidades do algoritmo do LinkedIn.

6. algoritmo do Twitter

Sinais de classificação conhecidos no Twitter:

  • Interações do usuário. Como o Twitter o define, "contas com as quais você interage frequentemente, Tweets com os quais você se envolve, e muito mais".
  • Recência. Isso afeta especificamente o que aparece nos tópicos de tendências ou o que está acontecendo.
  • Localização. Isso também afetará o que você vê em Tendências.
  • Popularidade actual. Quanto engajamento e atividade está acontecendo relacionado a este Tópico/Tenda/Tweet neste momento, especialmente de pessoas da sua rede.

Receba o furo completo em nosso post no algoritmo do Twitter.

7. algoritmo de interesse

Sinais de classificação de interesse conhecidos:

  • Qualidade e propriedade do site. Pinterest julga a qualidade de um website com base na popularidade dos Pins que a ele se ligam, e prioriza o conteúdo do proprietário do website.
  • Níveis de envolvimento. Avaliado tanto para os Pins individuais como para a conta do Pinner.

Como o Pinterest funciona de forma um pouco diferente das outras plataformas sociais, temos um post no Pinterest SEO em vez de um focado especificamente no algoritmo. Ele compartilha muitos detalhes suculentos que você pode usar para tornar os seus Pins mais descobertos.

No caso de isso levantar ainda mais questões, temos também um post no blog sobre SEO social e como ele é diferente dos algoritmos das mídias sociais.

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Como fazer os algoritmos das redes sociais funcionarem para você: 7 dicas

Agora você sabe porque existem algoritmos de mídia social e como eles diferem entre plataformas. Aqui estão algumas dicas gerais para marcar pontos com algoritmos de mídia social em geral.

1. publicar conteúdo relevante e de alta qualidade

A relevância e qualidade do conteúdo são sinais de classificação para todos os algoritmos sociais. Isso porque todo o objectivo dos algoritmos nas redes sociais é mostrar às pessoas o conteúdo que provavelmente lhes interessa. Alerta de spoiler: As pessoas geralmente não estão interessadas em conteúdos que possam ser considerados irrelevantes ou de baixa qualidade.

O que significa "qualidade" pode ser diferente dependendo da plataforma. Embora você possa querer usar uma câmera de alta qualidade para o seu conteúdo de alimentação Instagram, é quase certo que você filmará o seu TikToks em um dispositivo móvel. Qualidade é realmente a combinação do conteúdo que você cria com as expectativas para a plataforma. Aproveite recursos como adesivos e sons para aproveitar ao máximo cada ferramenta social.

A relevância também pode variar de acordo com a plataforma, mas trata-se sempre de compreender o seu público-alvo e criar conteúdos que apelam especificamente para eles.

2. entregar o que você promete

Clickbait foi um problema real nos primeiros tempos das redes sociais. Como resultado, todas as plataformas treinaram seus algoritmos para essencialmente rebaixar o conteúdo que parece enganador ou spammy.

Certifique-se de que a sua manchete, legenda e hashtags são precisos e claros.

3. compreender as tendências

Os tópicos de tendências mantêm as pessoas rolando e engajadas, por isso as plataformas sociais querem servir mais desse conteúdo.

Você não quer saltar em todas as tendências que surgem. Mas se surgir algo com potencial real para se alinhar com as mensagens da sua marca, vale a pena colocar algumas das suas melhores mentes sociais nisso. Use ferramentas como o Google Trends para ver o que está acontecendo online em geral e um programa de escuta social para entender o que está acontecendo no seu setor especificamente.

Observe também as formas de incorporar sons e efeitos de tendências para vídeos em formato pequeno como TikToks e Instagram Reels.

4. conhecer os melhores momentos para postar

Muitos dos algoritmos incluem a recência e o envolvimento precoce como sinais chave de classificação. Isso significa que você precisa saber quando é mais provável que o seu público esteja online e se envolva ativamente com cada plataforma social.

Para recomendações gerais, confira nosso post sobre os melhores horários para postar em todas as redes sociais. Mas lembre-se que embora esses horários sejam um bom lugar para começar, eles não serão necessariamente os mais eficazes para seus seguidores.

Para obter recomendações personalizadas para o momento ideal de postar para o máximo de envolvimento com base no comportamento de seus próprios seguidores, verifique o melhor momento para postar recomendações incorporadas no SMMExpert.

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5. incentivar comentários, economias e ações

Como acabámos de dizer, o envolvimento - especialmente o envolvimento precoce - é um sinal chave para todos os algoritmos das redes sociais. Uma forma fácil de obter mais envolvimento é simplesmente pedi-lo.

Não estamos a sugerir que suplique aos seguidores que gostem ou partilhem as suas mensagens. Em vez disso, crie conteúdos que naturalmente encorajem os seguidores a envolverem-se, tanto com o seu conteúdo como um com o outro.

Uma forma de incentivar o engajamento é realizar um concurso de mídia social. Mas, é claro, você não quer realizar um concurso em todos os postos.

Outra ótima maneira de estimular o engajamento é fazer uma pergunta ou iniciar um debate.

Quando você criar um conteúdo especialmente informativo, encoraje os seguidores a compartilhar com outros que poderiam se beneficiar dos recursos, ou a guardar o post para sua própria referência futura.

6. experiência (muito)

Trabalhar com os algoritmos das redes sociais é parte ciência, parte arte e um pouco de magia. Embora possamos dar dicas para ajudar a enviar os sinais certos para os algoritmos, não existe uma fórmula universal para o sucesso.

Isso significa que você precisa experimentar coisas novas, ver o que funciona e refinar sua estratégia ao longo do tempo. Todos os bons marketeiros digitais conhecem a manta "Seja sempre um teste". É a única maneira real de aprender o que está funcionando agora, para a sua marca, em tempo real.

E não deixe que a ideia de fazer experiências complicadas o desencoraje - os testes não têm de ser complicados. Nick Martin, líder da equipe de escuta social e engajamento da SMMExpert compartilhou alguns ótimos conselhos que até mesmo os marqueteiros sociais iniciantes vão achar fácil de seguir:

"Tome notas mentais enquanto percorre o feed principal de qualquer rede em que esteja: Que tipo de conteúdo você está vendo sendo compartilhado? Com quais posts você está altamente envolvido? Os posts que você vê são alimentados pelo algoritmo dessa rede e aqueles populares são os tipos de posts que você deve considerar para se inspirar. No Instagram, que pode ser Reels, no Twitter talvez sejaTestar diferentes tipos de conteúdo e rastrear para ver quais são os de maior alcance e envolvimento. Esses posts de melhor desempenho serão os tipos de conteúdo que 1) são favorecidos pelo seu público e 2) serão favorecidos pelo algoritmo".

Temos um post no blog que descreve como fazer testes de mídia social. Para inspiração, confira a playlist de experimentos no SMMExpert Labs.

7. postar mais vídeo

As plataformas sociais estão inclinadas para o vídeo. A publicação de mais conteúdo de vídeo alinha a estratégia social da sua marca com a direcção que as plataformas estão a tomar.

Em particular, as plataformas Meta oferecem muitas oportunidades de uso para descobrir conteúdos de vídeo em forma curta (ou seja, bobinas) de marcas e criadores de conteúdo que eles não seguem. As bobinas são uma forma importante de alcançar novos usuários e enviar sinais de relevância para os algoritmos.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.