Experiência: Instagram SEO vs Hashtags

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Kimberly Parker

Em março de 2022, Adam Moserri fez um anúncio surpreendente através da Instagram Stories. O CEO da Instagram anunciou que Os hashtags já não importam na plataforma. .

TBH, ainda estou a cambalear aqui. Primeiro, ele diz que só precisas mesmo de 3 a 5 hashtags em vez de 30, e agora isto? Não há nada neste mundo sagrado?!

A palavra em torno do refrigerador de água social-media-manager é que ele estava a insinuar que o algoritmo poderia estar a colocar maior ênfase na identificação de palavras-chave relevantes nas legendas do que no passado.

Mas porquê especular loucamente quando se pode pôr um rumor à prova?

Em um clássico A minha conta pessoal no Instagram é um movimento no blog de experiências, decidimos que eu deveria colocar a minha conta pessoal no Instagram e chegar ao fundo das coisas de uma vez por todas. muito bem com isso!

Então: SEO é o caminho a seguir? Ou será que os hashtags Instagram ainda são a ferramenta mais poderosa para a descoberta? Vamos a isso!

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Espera, o que é isso? Queres uma versão em vídeo da minha experiência Instagram SEO vs Instagram hashtags? Welp, está mesmo aqui:

Hipótese

Usando palavras-chave relevantes nas legendas do Instagram, meus posts terão mais alcance do que usando hashtags.

Os hashtags Instagram têm sido uma parte importante da capacidade de descoberta e alcance desde o lançamento da plataforma em 2010. Na verdade, temos escrito milhares de palavras sobre como usar os hashtags Instagram para aumentar o seu público, construir comunidade e gerar engajamento. (Estamos... #obsessados?)

Durante anos, selecionar as tags Instagram certas foi uma parte crítica da sua estratégia de mídia social - tão importante quanto ter grandes imagens Instagram ou criar a legenda Instagram perfeita.

Porque, para ser franco, a SEO da Instagram simplesmente não era tão boa nos primeiros tempos. Hashtags eram a melhor maneira de esclarecer o que era o seu Post, Story ou Reel, e a quem ele poderia apelar.

Mas depois as pessoas começaram a abusar dos hashtags, enfiando no número máximo (30) para cada legenda, quer a etiqueta em si fosse ou não relevante. (É por isso que não podemos ter coisas boas).

A sobrecarga de marcação imprecisa feita para uma experiência frustrante do usuário. Quando você procura por #pinguins, você vai querer ver alguns pinguins, sabe?

Então a Instagram começou a trabalhar melhorando o algoritmo da plataforma e as capacidades de IA.

Eles começaram a encorajar as pessoas a usar menos hashtags, recompensando hashtags de qualidade em vez de quantidade.

Agora, como os comentários de Adam Moserri implicam, podemos estar entrando em uma era de pós-estagamento da Instagram Isto significa que as palavras que você incluir na sua legenda terão muito mais peso na função de busca.

É isso mesmo: Palavras-chave, não hashtags, podem ser o novo segredo a ser alcançado na Instagram.

Metodologia

Para testar essa teoria, eu disparei o meu fiel painel de controle SMMExpert e preparei 10 posts diferentes do Instagram.

Eu tentei cobrir tópicos de tendências como viagens, brunch, bolas de discoteca, florais e Vancouver. Usei fotos genéricas, mas bonitas de Unsplash (um dos sites de fotos de estoque gratuito recomendado listado neste - ahem - post de blog muito útil).

(O conteúdo que costumo publicar hoje em dia é apenas fotografia de bebé. Por mais gira que seja a minha filha, não achei que ela fosse suficientemente digna de pesquisa para esta experiência. Coco, por favor, sinta-se à vontade para marcar este post para mostrar ao seu futuro terapeuta).

Com a fotografia em grande estilo alinhada, redigi legendas carregadas de palavras-chave para metade dos posts.

Para a outra metade, usei 3 a 5 hashtags relevantes para a legenda, em vez de algo descritivo.

Então, eu os agendei para sair no horário de lançamento recomendado pelo SMMExpert e esperei pelos resultados de forma não tão paciente.

Resultados

TLDR: Legendas focadas em palavras-chave obtêm mais alcance e mais envolvimento do que hashtags na Instagram em 2022. Acontece que o Adam não estava a brincar!

Antes de entrarmos em mais detalhes, podemos apenas tirar um momento para apreciar como é bela a minha ração quando é fotografia profissional de torradas francesas, e não fotografias de paparazzi alimentadas por hormonas de um recém-nascido? Gorge.

Desculpe! Está bem! Está bem! Sei que não devemos ficar muito tempo na rede: afinal de contas, esta experiência é sobre se esses posts individuais tinham ou não mais alcance com legendas de palavras-chave SEO, ou com hashtags clássicos da Instagram .

Então vamos até a SMMExpert Analytics para ajudar a entender tudo isso.

No geral, na semana em que realizei minha experiência, alcancei 2.3K usuários Instagram.

Mas nem todos os postos receberam a mesma atenção, como acontece.

Aqui está uma pequena tabela de como esse alcance se avariou:

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TÓPICO HASHTAG PÓS ALCANCE SEO POST REACH
Vancouver 200 258
Bolas de Discoteca 160 163
Peônias 170 316
Torrada Francesa 226 276
Praias 216 379

As margens em alguns postos eram maiores do que em outros, mas em geral, cada posto com uma legenda SEO tinha um maior alcance do que aqueles com hashtags.

No geral, eu tinha 30% mais alcance com as minhas mensagens SEO do que com as minhas mensagens hashtag Yowza, como dizemos aqui no biz social-media-science!

O importante é que estes posts não só atraíram mais olhos. Os meus posts com legendas de palavras-chave ficaram maior envolvimento também, ganhando mais gosta consistentemente .

TÓPICO HASHTAG GOSTA LIKES SEO POST
Vancouver 14 21
Bolas de Discoteca 4 4
Peônias 10 24
Torrada Francesa 6 16
Praias 17 36

A menos que você também esteja postando sobre bolas de discoteca, estes resultados prevêem que você vai receber muito mais envolvimento das legendas do que dos hashtags.

Claro, esta foi apenas uma experiência curta e doce no decorrer de uma semana na minha conta pessoal, mas o potencial para negócios na Instagram é intrigante.

O que significam os resultados?

Em poucas palavras: Hashtags estão fora! SEO está dentro! Mas vamos quebrar algumas tiradas mais profundas deste pequeno teste.

Um cargo de sucesso precisa mais do que apenas uma imagem bonita

Sim, um grande design gráfico e imagens bonitas são importantes na Instagram - é uma plataforma visual, afinal de contas. Mas o seu público deseja mais do que apenas uma imagem bonita. Eles querem contexto, autenticidade e significado ...também.

O seu título é uma oportunidade para fornecer exatamente isso.

Seja descritivo e preciso com suas legendas

Se você está procurando por capacidade de descoberta e alcance, ser obtuso ou artístico com sua legenda não vai ajudar. Pode encantar seus seguidores existentes para compartilhar uma legenda e foto hilariantes, mas o algoritmo não terá nenhuma idéia do que está acontecendo.

Para alcance máximo, utilize palavras-chave descritivas que podem ajudar novos públicos a encontrar o seu conteúdo .

Se vais usar hashtags, junta-os com uma legenda apropriada.

Para esta experiência, metade dos posts usados apenas hashtags como legenda. Sem mais contexto, sem frases completas, apenas tags, tags, tags, tags.

Para ser honesto, parecia um pouco spammy. É possível que o algoritmo da Instagram também pensasse assim, e entregou o conteúdo a menos feeds.

Portanto, se você vai continuar a usar hashtags Instagram para seus posts, tente colocando-os no final de uma legenda mais robusta Só para o caso de ainda haver um pouco de suco para procurar por hashtags, você terá os #bestofbothworlds.

Em conclusão: lamentamos ter duvidado de você, Adam Moserri. Mas o devido processo é o que o blog SMMExpert Experiments é! Para mais testes e tribulações de alto risco Instagram, por que não descobrir o que acontece quando você compra seguidores? (Dica: nada bom para a sua pontuação de crédito).

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.