Um Guia de 8 Passos para o Planejamento Eficiente de Conteúdo para Mídias Sociais

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Kimberly Parker

O planejamento de conteúdo é o fator mais importante para o sucesso de sua estratégia de mídia social. (Ali, eu disse isso.) É muito mais do que escolher uma foto, escrever uma legenda e agendá-la para postar.

Você pode ter a melhor estratégia de marketing de mídia social do mundo, mas ela não terá sucesso sem um planejamento de conteúdo adequado.

Eis porque isso é, e os 8 passos que qualquer um pode dar para planear conteúdos de redes sociais eficazes e com metas muito altas.

Como criar um plano de conteúdo vencedor

Bónus: Descarregue o nosso modelo de calendário gratuito e personalizável para as redes sociais para facilmente planejar e agendar todo o seu conteúdo com antecedência.

O que significa "planejamento de conteúdo" para os gerentes de mídia social?

Agendar seus posts sociais com antecedência é ótimo, mas é apenas uma pequena parte do que constitui um plano de conteúdo. Um planejamento de conteúdo realmente eficaz foca no grande quadro: seus objetivos de marketing.

Conteúdo bem planejado é:

  • Criado em lotes para otimizar a eficiência.
  • Faz parte de uma campanha transversal e é redireccionada para todos os seus canais para obter o máximo impacto.
  • Ligado a um ou mais objectivos de marketing.
  • Equilibrado entre o seu próprio conteúdo original e o conteúdo curado.

Por que o planejamento de conteúdo é tão importante?

Que estratégia tem mais probabilidades de sucesso?

  1. Conteúdo caótico de mídia social escrito e postado sempre que a inspiração é alcançada.
  2. Identificar os seus objectivos de marketing nas redes sociais e criar antecipadamente conteúdos que se alinhem com esses objectivos e os promovam.

A sua estratégia de marketing nas redes sociais é o que você quer alcançar e como você chegará lá. O planejamento de conteúdo é o processo de projetar conteúdo para esses objetivos para na verdade te levar até lá.

Mantém-no organizado

A combinação dos seus conteúdos é muito mais eficiente do que tentar criar um post todos os dias, ou para uma campanha específica. Combinar significa que você está a reservar um tempo para escrever especificamente um monte de conteúdo de mídia social de uma vez.

Além de ser uma forma mais eficiente de escrever conteúdo, você obterá mais. À medida que você escreve cada peça de conteúdo, extraia pedaços dele para redirecionar. Um post pode se tornar rapidamente cinco ou mais sem muito tempo extra. Por exemplo:

  1. Escreva um roteiro da Instagram Reels.
  2. Crie um título de texto a partir desse script para usar em plataformas baseadas em texto como o Twitter.
  3. Crie uma imagem ou infográfico a partir do conteúdo da bobina para usar como uma forma alternativa de comunicar a informação.
  4. E, claro, o mais básico: Anote para salvar seu vídeo Reel completo em tamanhos diferentes para usar em outras plataformas, como YouTube, Facebook Pages, TikTok, e mais. Verifique os tamanhos de posts recomendados atualmente para cada plataforma antes de salvar.
  5. Além de muitas outras opções, incluindo escrever um artigo sobre o tema para uma série de Tweets curtos sobre os principais tópicos e tudo o que está entre eles.

O planeamento de conteúdos poupa tempo e tira-lhe o máximo de quilómetros do seu trabalho.

Ajuda a evitar pressões de última hora (e bloqueio de escritores)

Oh, merda, são 10 da manhã no National Do A Grouch a Favor Day e você não tem nada marcado para sair. (É 16 de fevereiro no caso de você estar se perguntando quando você precisa me fazer um favor).

O que seus clientes vão pensar de você? Se você postar para cada férias inventado ou apenas para as verdadeiras, o planejamento de conteúdo significa que você e sua equipe nunca vão se estressar tentando criar algo de última hora, porque você esqueceu porquê este fim-de-semana é um fim-de-semana longo.

Mais do que o esperado nas férias, o planejamento de conteúdo garante que você faça o seu melhor trabalho. O planejamento antecipado permite espaço para o pensamento criativo, colaboração e evita burnout. Todos são importantes para criar uma cultura positiva no local de trabalho, onde os funcionários se tornam defensores da marca.

Conecta sua atividade de mídia social aos objetivos de marketing

O planejamento de conteúdo mantém os olhos no prêmio. Você tem uma estratégia de marketing formal e, esperamos, uma estratégia de conteúdo também. (Não? Nós temos um modelo gratuito de estratégia de mídia social para você.) Seu processo de planejamento de conteúdo é o que conecta esses grandes documentos com o trabalho de marketing do dia-a-dia de sua equipe.

Cada post de mídia social = não tão importante por si só.

Todos os seus posts juntos = o que determina se a sua estratégia de mídia social vai afundar ou nadar. Falhar ou voar. Cair ou ganhar dinheiro. Você consegue.

Como criar um plano de conteúdo vencedor em 8 passos

O planejamento de conteúdo é a parte mais importante do trabalho de um comerciante social, mas não se preocupe: é fácil uma vez que você tenha o processo certo.

O seu plano de conteúdo reúne 3 elementos-chave:

  1. Sua estratégia de mídia social
  2. O seu calendário de conteúdos de redes sociais
  3. Com que frequência você vai postar

Vamos criar o seu plano de conteúdo personalizado agora mesmo.

Passo 1: Planeje temas para o seu conteúdo

Antes de poder criar conteúdo, você precisa escolher as categorias sobre as quais você vai postar. Quantos tópicos você tem e quais são dependem do seu negócio único, mas como exemplo, o SMMExpert posta sobre:

  • Dicas de marketing nas redes sociais
  • Atualizações e melhores práticas das redes sociais
  • Pesquisa de marketing e estatísticas, como o relatório Social Trends 2022 gratuito
  • Experiências de marketing nas redes sociais
  • Atualizações e características do produto
  • Notícias da empresa
  • Educação de produtos (tutoriais, dicas)

Se um post não for sobre uma das coisas da sua lista, você não o publica. (Ou, você repensa sua estratégia de marketing e adiciona uma nova categoria para ele, se for merecido).

Passo 2: Campanha Brainstorm e postar idéias

Com a tua lista de tópicos à tua frente, cria! Apenas... pensa! Escreve! Fá-lo!

Escreva todas as idéias que você possa pensar que atendam aos seguintes critérios:

  1. É sobre um dos tópicos da sua lista.
  2. Está ligado aos seus objectivos de marketing.

Não é assim tão simples "pensar em idéias", mesmo para aqueles de nós que esmagam teclados o dia todo para viver. Como você faz uma tempestade de ideias é com você, mas aqui estão algumas maneiras de eu me inspirar:

  • Esconde a tua concorrência: O que eles estão postando? Você pode dar a sua própria volta nessas idéias?
  • Revê o passado: Que campanhas foram mais bem sucedidas para você antes? Que elementos dessas campanhas foram mais eficazes? Como você pode replicar isso para seu novo objetivo ou campanha?

Para saber o que funcionou antes, você precisa de relatórios analíticos de alto nível, certo? Sim, você pode juntar as informações manualmente de cada plataforma social, Google Analytics e outras fontes... mas por que você faria isso?

O SMMExpert Analytics mede os dados reais que você precisa para determinar o sucesso, não apenas as métricas básicas de engajamento. Ele lhe dá uma visão completa de 360 graus do seu desempenho em todas as redes, com a capacidade de personalizar e executar relatórios como você quiser, em tempo real.

Trapacear: Confira os mais de 70 modelos de post de mídia social do SMMExpert

Com poucas idéias sobre o que postar? Dirija-se ao seu painel SMMExpert e use um dos 70+ modelos de correio social facilmente personalizáveis para preencher as lacunas do seu calendário de conteúdos.

A biblioteca de modelos está disponível para todos os usuários SMMExpert e apresenta idéias específicas de posts, desde o público Q&As e críticas de produtos, até lançamentos do Y2K, concursos e revelações secretas de hack.

Cada modelo inclui:

  • Um exemplo de post (completo com uma imagem livre de royalties e uma legenda sugerida) que você pode abrir no Composer para personalizar e agendar
  • Um pouco de contexto sobre quando você deve usar o modelo e quais objetivos sociais ele pode ajudá-lo a alcançar
  • Uma lista de melhores práticas para personalizar o modelo para torná-lo seu próprio

Para usar os modelos, entre na sua conta SMMExpert e siga estes passos:

  1. Vá para o Inspirações no menu do lado esquerdo do ecrã.
  2. Escolha um modelo que você gosta. Você pode navegar por todos os modelos ou escolher uma categoria ( Converter, Inspirar, Educar, Entreter ) do menu. Clique na sua selecção para ver mais detalhes.

  1. Clique no botão Use esta ideia O posto será aberto como um rascunho no Composer.
  2. Personalize sua legenda e adicione hashtags relevantes.

  1. Adicione as suas próprias imagens. Você pode use a imagem genérica incluída no modelo, mas o seu público pode achar uma imagem personalizada mais envolvente.
  2. Publique o correio ou agende-o para mais tarde.

Saiba mais sobre o uso de modelos de postagem de mídias sociais no Composer.

Passo 3: Decida quando você vai postar

Nós temos o nosso porquê e o que agora precisamos do quando .

  • Por que: Por que você está postando isto? (Que objetivo de negócio este conteúdo está servindo?)
  • O quê: O que você vai postar? (O conteúdo real que você fez um brainstorming).
  • Quando: Quando é a melhor altura para afixar?

Às vezes, o quando é óbvio: conteúdo de férias, lançamento de um produto, etc. Mas há muito mais no quando do que o dia para o qual está programado. Você também precisa considerar sua freqüência geral de lançamento.

Você precisará experimentar com que frequência você está postando toda semana, quantos posts por dia, e as horas do dia. E, as plataformas mudam seus algoritmos o tempo todo para que o que está funcionando agora possa não funcionar em seis meses.

Felizmente, você pode apoiar suas experiências com inteligência personalizada, graças ao recurso SMMExpert's Best Time to Publish. Ele analisa seus padrões exclusivos de envolvimento do público para determinar os melhores momentos para publicar em todas as suas contas.

Indo um passo além, também recomenda tempos diferentes para objetivos diferentes. Por exemplo, quando postar conteúdo de conscientização ou de construção de marca, e quando forçar as vendas.

Precisa começar seu marketing social rapidamente e começar a trabalhar? Adicione seus posts, individualmente ou através de upload em massa, clique em AutoSchedule, e SMMExpert faz o resto. Boom - sua mídia social para o mês feito em menos de cinco minutos.

É claro que o AutoSchedule é ótimo para quem tem pouco tempo, mas você ainda deve experimentar com diferentes números de mensagens por semana e horas do dia para encontrar o que funciona melhor para o seu público-alvo.

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Pegue o modelo agora!

Você pode personalizar o AutoSchedule para postar apenas em horários ou dias definidos da semana. Uma vez que você decide com que frequência e quando postar, seja com o SMMExpert Analytics ou outras ferramentas, modifique suas configurações do AutoSchedule e agora você tem agendamento de postagem em mídias sociais sem esforço. Que bom.

Só quer postar uma vez por dia a uma hora específica? Sem problemas.

Passo 4: Decida sobre a sua mistura de conteúdos

Não há necessidade de reinventar a roda diariamente. Um plano de marketing de mídia social e conteúdo de sucesso contém uma mistura de conteúdo original e curadoria. Mas o que você deve curadoria? De onde? Com que freqüência?

Grande conteúdo curado é:

  1. Relevante para o seu público.
  2. Relacionado com um dos seus temas de conteúdo (do Passo 1).
  3. Ligado a um objectivo de negócio.

Como cada peça e tipo de conteúdo se encaixa no seu outro conteúdo de mídia social é mais importante do que quanto dele você compartilha, mas um mix de conteúdo padrão é 40% original e 60% curado. É claro, ajuste isso para cima ou para baixo, dependendo de suas preferências e capacidade de produção para seu próprio conteúdo.

Algumas semanas você pode compartilhar mais conteúdo curado do que outras, mas, em média, mantenha o seu plano. Um método seguro para garantir que você não exagere? Compartilhe um post, crie um pós-repetição!

Com o SMMExpert, você pode facilmente adicionar conteúdo de toda a web para construir uma biblioteca de conteúdo de qualidade para compartilhar mais tarde. Quando encontrar algo para compartilhar, crie um novo post com o link e salve-o na sua seção Drafts.

E, você pode usar o Streams para capturar facilmente o conteúdo das contas de redes sociais que você segue para compartilhar novamente mais tarde.

Quando chegar a hora de agendar seu conteúdo - mais tarde - você pode simplesmente arrastar e soltar do Drafts diretamente no seu calendário editorial no SMMExpert Planner.

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Um post compartilhado pelo SMMExpert 🦉 (@hootsuite)

Passo 5: Atribuir responsabilidades

Pode ser fácil perder a noção do conteúdo do planejamento antes do tempo e acabar naquele espaço familiar "Oh, merda, precisamos de postos para amanhã!", certo? É o trabalho do planejador garantir que o trabalho que precisa ser feito flua para todos os outros.

Expectativas claras em torno de quem está fazendo o que é essencial para o planejamento de conteúdo (e, pelo que ouvi dizer, para a vida). Se você é um gerente de conteúdo solitário e não tem uma equipe dedicada de marketing social com escritores, designers, peeps de suporte ao cliente, e assim por diante, agora é a hora de construir um.

Se você está com um orçamento apertado, encontre freelancers para terceirizar tarefas conforme você precisar para que você possa controlar as despesas. Para equipes internas e maiores, você precisa planejar seu planejamento. É redundante, e realmente verdadeiro.

Então, escreva-o: Ponha-o literalmente no seu calendário. Atribua um planejador/estratégico para gerenciar o processo geral de planejamento de conteúdo e atribua cada semana ou mês de trabalho. Depois, atribua um designer, escritor, gerente de projeto, etc. a cada cliente e/ou campanha que você estiver gerenciando.

Passo 6: Escreva as legendas dos posts

Sempre que possível, é melhor escrever o conteúdo do seu post nas redes sociais antes da campanha ir para a equipe de design (o próximo passo).

Isto tem alguns benefícios chave:

  • Dá contexto ao designer para que ele possa trabalhar eficientemente.
  • Eles terão uma melhor compreensão de toda a estrutura e objetivos da campanha.
  • Enquanto escreve os posts, você pode pensar em mais idéias para adicionar à campanha para preencher as lacunas.
  • Poupa tempo ao permitir que a edição e aprovação de cópias aconteça em simultâneo com o design, para que possa publicá-lo mais cedo.

Quer escrever mensagens realmente Como os primeiros 5 minutos de cada thriller distópico, deposite sua confiança em inteligência artificial saudável. Ferramentas de escrita alimentadas por IA estão por aí, e embora não possam substituir totalmente os escritores humanos (na humilde opinião deste fato de carne), elas podem sugerir tópicos, verificar sua gramática, ajudar com SEO, e ajudar com o processo geral de criação de conteúdo.

Passo 7: Crie (ou fonte) de design de ativos

Muitas vezes é aqui que os planos de conteúdo ficam engarrafados. Você pode pensar em todas essas campanhas incríveis, mas sem os recursos criativos que fazem com que seja notado, como gráficos e vídeos, você pode ficar preso em seus rascunhos para sempre.

Mas é exatamente por isso que atribuir responsabilidades é importante. Ter uma pessoa dedicada para cada parte do processo de planejamento de conteúdo mantém as coisas em movimento e todos estão na mesma página.

Com o SMMExpert Planner, você pode colaborar com outros membros da equipe em campanhas específicas, visualizar o calendário geral e mapear seu conteúdo para identificar oportunidades e lacunas a serem preenchidas. Além disso, as aprovações são um instantâneo com um processo de revisão integrado, de modo que o único conteúdo que é publicado é o conteúdo que deve ser.

Veja como todos podem trabalhar juntos dentro da SMMExpert para levar uma campanha desde a ideia até ao fim:

Passo 8: Programar o conteúdo com antecedência

Por último, mas muito pouco, a programação. Não preciso dizer que a programação antecipada do seu conteúdo é importante para a eficiência básica. Mas também é a única coisa que pode fazer ou quebrar toda a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Sem pressão.

Mas na verdade, para que serve o planeamento de conteúdos e seguir todos os passos aqui se não vai programar esse conteúdo com antecedência de uma forma organizada, eficiente e estratégica? Exactamente.

Se você ainda não está usando o SMMExpert, experimente e veja quanto tempo você vai economizar no agendamento de publicações. Além disso: colaboração em equipe, análise detalhada, gerenciamento de anúncios, escuta social e mais - tudo em um só lugar conveniente.

Você pode criar mensagens individuais no Composer ou discar sua eficiência para 11 com a muito amada ferramenta de envio em massa, onde você e 350 de suas melhores mensagens podem ser agendadas em menos de 2 minutos.

SMMExpert é o seu parceiro de planejamento de conteúdo em sucesso com programação robusta, colaboração, análise e insights inteligentes como o recurso Best Time to Publish para facilitar o seu trabalho. Cadastre-se gratuitamente hoje.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.