Como Criar uma Estratégia de Marketing TikTok de Sucesso para 2023

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Kimberly Parker

O poder do TikTok não pode ser subestimado. Além de ser a ferramenta de procrastinação de escolha para muitos adolescentes, o aplicativo tem tido um profundo impacto no som e na cultura do mundo moderno - e empresas experientes em todos os lugares estão procurando entrar na ação (e dinheiro, é claro) através do marketing TikTok.

Muitos dos maiores momentos da marca no TikTok são acidentais. No outono de 2020, as vendas de Ocean Spray e os riachos Fleetwood Mac dispararam após o pontapé inicial de Nathan Apodaca no #DreamsChallenge em uma viagem de longboard para o trabalho.

Mas não se preocupe. Mesmo que você não seja uma dessas marcas sortudas que acidentalmente tropeçam na fama do TikTok, você ainda pode construir uma presença de sucesso na plataforma. Continue lendo para aprender como preparar o TikTok para os negócios, como lidar com o marketing influente do TikTok e muito mais.

Mais um aprendiz visual? Comece com o nosso pequeno vídeo de introdução ao marketing TikTok:

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O que é o marketing TikTok?

O marketing TikTok é a prática de usar TikTok para promover uma marca, produto ou serviço. Pode incluir diferentes táticas, como marketing influente, publicidade TikTok e criação de conteúdo viral orgânico.

O marketing da TikTok pode ajudar as empresas:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Construir comunidades engajadas
  • Venda de produtos e serviços
  • Obter feedback dos clientes e do público
  • Prestar serviço ao cliente
  • Anunciar produtos e serviços para públicos-alvo

Aqui estão os três principais tipos de marcas de marketing usadas no TikTok.

TikTok influencer marketing

O TikTok influencer marketing é uma grande parte do ecossistema do aplicativo. Mega-estrelas como Charli D'Amelio, Addison Rae e Zach King podem causar um enorme impacto no sucesso de um negócio (dezenas de milhões de usuários observam seu conteúdo todos os dias).

Por exemplo, uma pequena marca de cosméticos sediada em Vancouver pode procurar na hashtag #vancouvermakeup e encontrar influenciadores como Sarah McNabb.

Criando seus próprios TikToks

Esta opção dá-lhe a maior liberdade. Crie uma conta Business TikTok para a sua marca (continue a rolar para obter instruções detalhadas passo a passo) e comece a fazer o seu próprio conteúdo orgânico.

O céu é realmente o limite aqui - você pode postar tudo, desde mostrar seus produtos a vídeos do dia-a-dia até desafios de dança. Passe algum tempo folheando a sua página For You para se inspirar.

Publicidade TikTok

Se você está procurando um lugar para começar e tem algum dinheiro para investir, este é o site da TikTok, cheio de histórias de sucesso de marcas que começaram a anunciar no TikTok, incluindo Aerie, Little Caesars e Maybelline. Semelhante ao Facebook e Instagram, o custo dos anúncios do TikTok é baseado em um modelo de licitação.

Leia o nosso guia completo de publicidade no TikTok aqui.

Como criar o TikTok for Business

A TikTok abriu um hub TikTok for Business no Verão de 2020 e lançou o TikTok Pro alguns meses mais tarde.

Originalmente, havia uma distinção entre os dois - um era para as empresas, o outro para os criadores de crescimento - mas como ambos os pólos proporcionavam quase o mesmo tipo de insights, TikTok acabou por combiná-los.

Agora, TikTok for Business é o único caminho a seguir. Com uma conta empresarial, você pode adicionar mais informações ao seu perfil e acessar métricas em tempo real e percepções de audiência.

Como criar uma conta comercial TikTok:

  1. Vá para a sua página de perfil.
  2. Abra o Configurações e Privacidade no canto superior direito.
  3. Toque em Gerir conta .
  4. Em Controlo de contas escolha Mudar para Conta Comercial .
  5. Escolha a categoria que melhor descreve a sua conta-Tiktok oferece categorias de Arte & Artesanato para Blog Pessoal para Fitness para Maquinaria; Equipamento.
  6. A partir daí, você pode adicionar um site de negócios e um e-mail ao seu perfil, e você está pronto para rolar.

Como anunciar no TikTok

Fazer um anúncio oficial no TikTok (em outras palavras, pagar TikTok diretamente pelo marketing) é uma maneira segura de ter mais atenção ao seu conteúdo. Você não está correndo o risco de que uma parceria influente possa fracassar.

Tipos de Anúncios disponíveis no TikTok

Já escrevemos sobre todos os diferentes tipos de anúncios TikTok antes, mas aqui vai uma rápida e suja 101.

Anúncios de alimentação são anúncios que você mesmo faz. Os tipos de anúncios de alimentação incluem anúncios de imagem (que são como um cartaz), anúncios em vídeo (como um comercial de televisão) e anúncios de faíscas (impulsionando o conteúdo que você já tem, então ele aparece nas rações de mais pessoas). Há também anúncios em ângulo e anúncios carrosséis que só estão disponíveis através da TikTok's Audience Network e dos aplicativos News Feed, respectivamente.

Anúncios para marcas geridas podem parecer anúncios de alimentação, mas há formatação adicional disponível para as pessoas que trabalham com um representante de vendas TikTok (você pode contatá-los para ver se você se encaixa bem).

Os formatos adicionais de anúncios incluem Anúncios de Topview (eles tocam quando você abre o aplicativo pela primeira vez e não podem ser pulados, como um anúncio no Youtube), desafios da marca hashtag (uma hashtag accionável que está ligada à sua marca) e efeitos de marca (como autocolantes e filtros).

Este é um exemplo de um desafio hashtag de marca patrocinado pela Microsoft. Enquanto alguns dos vídeos sob o hashtag #StartUpShowUp foram pagos pela marca, outros usuários (como o acima) logo saltaram para a tendência, anunciando a Microsoft de graça.

Como criar uma conta de anúncio TikTok

Se você planeja veicular anúncios no TikTok, você precisará criar uma conta de anúncio para o TikTok Ads Manager.

Para fazer isso, visite ads.tiktok.com, clique em Criar Agora e complete a sua informação. (É apenas o básico: país, indústria, nome da empresa e informações de contacto).

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Como criar uma estratégia de marketing TikTok

As tendências TikTok podem parecer aleatórias - lembra-se da tendência Adult Swim que tomou conta da TikTok no Verão de 2021? E não existe uma estratégia de marketing segura. Ainda assim, existem medidas legítimas que você pode tomar para ajudar o seu negócio a matá-lo na aplicação.

Veja aqui como desenvolver uma estratégia de marketing TikTok que é feita para se adaptar ao longo da sua viagem TikTok.

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Familiarize-se com TikTok

Seria errado abordar o marketing TikTok da mesma forma que você aborda o marketing da Instagram ou do Facebook. TikTok é uma rede social totalmente diferente com tendências, características e comportamentos de usuário únicos.

Passe algum tempo sendo sugado por vídeos TikTok (iniciantes, comece aqui). Explore as diferentes funcionalidades disponíveis no aplicativo TikTok, e observe quais filtros, efeitos e músicas são tendências. Fique de olho nos Branded Hashtag Challenges, que basicamente envolvem uma música, movimentos de dança ou uma tarefa que os membros são desafiados a recriar (basicamente, a rotação do TikTok no conteúdo gerado pelo usuário). NãoTambém não se esqueça da funcionalidade TikTok's Duets.

Leia também sobre o algoritmo TikTok. Entendendo como TikTok classifica e exibe vídeos no separador For You pode informar o seu conteúdo, hashtag, e estratégia de engajamento.

Aqui você também pode aprender tudo sobre o TikTok, fazendo cursos no TikTok Business Learning Center.

Defina o seu público-alvo

Quem você espera alcançar no TikTok? Antes de começar a criar conteúdo, aprenda sobre a demografia do TikTok e identifique aqueles que possam estar interessados na sua marca.

TikTok é mais popular entre os adolescentes, mas seria um erro escrever TikTok como um aplicativo para adolescentes. A coorte de 20-29 anos segue de perto os adolescentes nos EUA. Na China, os "glam-mas" estão mostrando que a moda só melhora com a idade. Procurando expandir seu alcance na Índia? Talvez você queira reconsiderar. O aplicativo de compartilhamento de vídeos está proibido lá desde junho de 2020.

Encontre mais estatísticas no Statista

Passe algum tempo pesquisando seu público em outras plataformas de mídia social e procure por sobreposição no TikTok. Mas não descartar públicos novos ou inesperados. Seu público atual pode não estar no TikTok, mas talvez haja subgrupos com interesses relacionados ou ligeiramente diferentes na plataforma. Por exemplo, o público de uma editora de livros infantis poderia ser composto por autores no LinkedIn, leitores noInstagram, e ilustradores no TikTok.

Uma vez que você tenha zerado em um público potencial, pesquise que tipos de conteúdo eles gostam e se envolva com eles. Depois, comece a fazer brainstorming de idéias de conteúdo para a sua marca.

Realizar uma auditoria competitiva

Seus concorrentes estão no TikTok? Se estiverem, você pode estar perdendo a ação. Se não estiverem, o TikTok pode ser uma maneira de ganhar vantagem competitiva.

Quer seus concorrentes estejam ou não na plataforma, encontre pelo menos três a cinco marcas ou organizações similares e veja o que eles estão fazendo no aplicativo. Tente aprender com o que funcionou e o que não funcionou para eles. Se for útil, use a estrutura S.W.O.T. para identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de cada concorrente.

Como TikTok é uma plataforma liderada por criadores, não descarte a inclusão de estrelas e influenciadores neste exercício. Encontre personalidades especializadas na sua área de especialização, desde cosméticos a medicina ou educação e literatura.

Saiba mais no nosso guia completo para realizar uma análise competitiva nas redes sociais (modelo gratuito incluído).

Estabeleça metas alinhadas com os seus objectivos de negócio

Você pode criar TikToks apenas por diversão, mas é melhor ter em mente metas que podem estar ligadas aos seus objetivos comerciais gerais.

Se você planeja atingir um novo público, melhorar a imagem da marca, promover a conscientização de um produto ou desenvolver relações mais fortes com os clientes através do engajamento, é importante apoiar seus esforços com uma lógica. Considere o uso da estrutura de objetivos da S.M.A.R.T., ou outro modelo, para estabelecer objetivos que sejam: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Como a maioria das plataformas sociais, a TikTok fornece análises para contas de Negócios. Para acessar suas análises da TikTok:

  1. Vá para a sua página de perfil e toque nas três linhas horizontais no canto superior direito.
  2. Toque em Ferramentas do Criador, então Analíticos .
  3. Explore o painel de instrumentos e encontre as métricas que você pode usar para medir seus objetivos.

Leia o nosso guia completo do TikTok Analytics.

Postar regularmente

O seu calendário de conteúdo TikTok será semelhante a um calendário da vida real, mas em vez de "Jantar com o pai" e "Meio-aniversário do cão" você vai planejar coisas como "Go Live" ou "Novo Vídeo".

Acompanhe o seu progresso

A análise não é apenas o ponto de partida perfeito para o marketing no TikTok: é também uma forma fácil de avaliar se as suas estratégias estão ou não a funcionar.

Se não for, considere testar diferentes tipos de posts - talvez um anúncio óbvio para os Arkells não seja tão convincente como um vídeo de um músico a bater num colega da orquestra com a sua baqueta (esses TikToks têm menos de 600 e mais de 1,4 milhões de visualizações, respectivamente).

Você pode acompanhar seu progresso usando um relatório de mídia social.

Estudo de caso TikTok grátis

Veja como uma empresa de doces local usou o SMMExpert para ganhe 16.000 seguidores TikTok e aumentar as vendas on-line em 750%.

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Criar espaço para experimentar

Não existe tal coisa como uma fórmula para ficar viral no TikTok (mas você pode seguir nossas dicas tentadas para aumentar suas chances).

Deixe espaço na sua estratégia de marketing TikTok para ser criativo, divertir-se e ir com o fluxo.

Neste vídeo, Wendy saltou para uma (bastante curta, mas quente enquanto durou) tendência de 2021 de ostentar rotinas intrincadas de organização de despensa:

Se algo falhar, aprenda com isso e passe para a próxima experiência. Se a sua marca acabar por ter tendências acidentais como o Ocean Spray ou o Wendy's, aproveite ao máximo. Participe na piada. Não pretenda ser levado demasiado a sério no TikTok.

Como gerir facilmente a presença da sua marca TikTok

Com o SMMExpert, você pode gerenciar sua presença no TikTok junto com todos os seus outros perfis de mídia social (o SMMExpert trabalha com TikTok, Instagram, Facebook, Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube!)

A partir de um painel de instrumentos intuitivo, você pode facilmente:

  • Programação TikToks
  • rever e responder a comentários
  • medir o seu sucesso na plataforma

Nosso agendador TikTok irá até recomendar os melhores horários para postar o seu conteúdo para o máximo envolvimento (exclusivo para a sua conta!).

Saiba mais sobre como gerir a sua presença TikTok com o SMMExpert:

Aumente sua presença no TikTok junto com seus outros canais sociais usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar posts para os melhores momentos, engajar seu público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.