Publicidade no Tumblr: Um Guia Rápido para Profissionais de Marketing

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Kimberly Parker

De acordo com o Relatório de Inteligência Social da Adobe, o Tumblr ocupa o primeiro lugar no ranking de sentimento social em relação às marcas. Não apenas isso, mas 70% dos usuários dizem que o painel do Tumblr é seu lugar favorito para passar tempo online.

Com mais de 200 milhões de blogs ativos publicando 80 milhões de posts todos os dias no Tumblr, nossa marca tem uma enorme oportunidade de alcançar um público engajado. Mas, esse tipo de volume significa que você também precisa encontrar maneiras de se destacar da multidão. Continue lendo para descobrir como você pode anunciar melhor no Tumblr para beneficiar o seu negócio e alcançar novos clientes.

Um guia para publicidade no Tumblr marketing

Posts Patrocinados

Os Posts Patrocinados da Tumblr são anúncios que aparecem nos painéis dos usuários, mas mantêm o visual e a sensação de conteúdo orgânico. Por exemplo, a rede de televisão FX desenvolveu uma campanha de Posts Patrocinados Tumblr para promover seu novo programa. Eles criaram "conteúdo editorial incluindo GIFs, ilustrações e fotografias originais que se alinham com a estratégia de mensagens da marca".

A campanha foi um sucesso, com a contagem de seguidores de FX aumentando em 86% e sua taxa de engajamento subindo para 2,8% -32% acima das médias do setor.

Os Posts Patrocinados funcionam, como explica Tumblr, porque "as marcas são bem-vindas como criadores com conteúdo que os próprios usuários querem ver". Sessenta por cento dos usuários que viram um Postagem Patrocinada relatam achar o conteúdo divertido, envolvente e de alta qualidade. Dos consumidores que viram um Postagem Patrocinada, 70 por cento dizem que percebem a marca associada de forma mais favorável como resultado. Mais da metade dosO público do Tumblr entrou em ação e passou a pesquisar o patrocinador em seguida.

Como opções de publicidade em outras plataformas de mídia social, os Posts Patrocinados podem ser direcionados com parâmetros como sexo, localização e interesses dos usuários. Eles também podem ser sindicalizados no Yahoo para maior visibilidade e alcance.

Para criar e partilhar postos Tumblr envolventes:

  • Considere cuidadosamente o seu público: Os Millennials representam 69 por cento dos utilizadores do Tumblr, por isso crie conteúdos que tenham ressonância com esta demografia. Preste atenção ao que estão a publicar e reblogue para ter uma ideia do que acham interessante. Veja o nosso post Marketing to Millennials: Why Your Content Should Reflect Your Values para mais dicas sobre como se conectar com esta coorte.
  • Responda às perguntas: A função "Pergunte" do Tumblr é um ótimo lugar para os clientes fazerem perguntas e compartilharem preocupações. Reserve um tempo para responder regularmente a essas perguntas e compartilhar as interações em sua página do Tumblr. Você não só estará prestando um ótimo serviço ao cliente, como também estará economizando seu tempo comercial, evitando ter que responder a mesma pergunta repetidamente.
  • Entenda a etiqueta: Tags-Tumblr versão de hashtags-let usuários que não estão seguindo seu blog encontram seu conteúdo. Use tags que são relevantes para o seu setor e descreva o post com precisão.
  • Faça a promoção cruzada do seu conteúdo: Existem semelhanças claras entre a Instagram e a Tumblr, o que torna as plataformas ideais para a promoção cruzada. Partilhe o seu melhor conteúdo visual com ambas as plataformas para alcançar um público maior.

Patrocínio de vídeos

Como Tumblr explica, os Posts de Vídeo Patrocinados oferecem " vídeo nativo para web e celular no mesmo formato de Postagem Patrocinada que você conhece e adora". Os Posts de Vídeo Patrocinados oferecem opções de direcionamento como os Posts Patrocinados, mas com recursos adicionais de análise para visualizações, looping e engajamento.

Para maior visibilidade, os Posts de Vídeo Patrocinados são reproduzidos automaticamente nos Tumblr Dashboards dos utilizadores e o leitor acompanha o utilizador enquanto este percorre a página.

Maynards Canadá usou os Posts de Vídeo Patrocinados juntamente com os Posts Patrocinados regulares para promover sua nova linha de doces, Maynard Beanz. Junto com os vídeos, a empresa usou a tag # whereyoubeanz para aumentar a conscientização e o reconhecimento.

A campanha resultou em um aumento de 1,6X no reconhecimento da marca, 10X no recall de anúncios e 2,13X na intenção de compra. Tumblr explicou, "O vídeo Autoplay envolve os usuários mesmo que eles passem ao lado. A campanha de Maynards demonstra a importância de incluir vídeo em sua campanha publicitária para alcançar os usuários que não se envolvem ativamente com o conteúdo em seu painel de controle".

Para usar o vídeo nos esforços de marketing pago e orgânico da sua marca Tumblr:

  • Considere os espectadores móveis. Os seus vídeos precisam de ser optimizados tanto para visualização no ambiente de trabalho como para visualização móvel. O mais provável é que uma audiência móvel esteja a ver na vertical, por isso tente filmar os seus vídeos no modo vertical sempre que possível.
  • Incluir um CTA. Uma chamada para ação eficaz pode aumentar a intenção de compra em 14% e aumentar a probabilidade de os telespectadores recomendarem sua marca em 11%. Para dicas sobre como escrever CTAs que convertem, confira nosso post no blog Como Escrever CTAs Eficazes em Mídias Sociais: Um Guia para Profissionais de Marketing.
  • Pensa no teu tom. Tal como os seus posts regulares do Tumblr, os posts de vídeo precisam de ser criados tendo em mente um público mais jovem. Tumblr descobriu que entre os milénios "os anúncios cómicos atingem 50 por cento mais familiaridade com a marca, os anúncios dramáticos atingem 33 por cento mais afinidade com a marca e os anúncios informativos atingem 31 por cento mais intenção de compra".

Dia Patrocinado

A opção do Dia Patrocinado da Tumblr oferece uma oportunidade publicitária única. Segundo a Tumblr , a intenção de compra e a lembrança do anúncio foi duas vezes mais alta entre os usuários que tinham visto uma campanha do Dia Patrocinado do que entre os de um grupo de controle.

Com este tipo de campanha, Tumblr permite que uma marca coloque seu logotipo e tagline no topo dos painéis de todos os usuários por 24 horas. Este link para uma aba na página Explore (uma das páginas mais visitadas da rede), onde você tem domínio livre para compartilhar conteúdos curados. Como explica Tumblr , "qualquer história que sua marca queira contar, você tem uma fatia do Painel de Controle para contar".

A Nike foi a primeira marca a dirigir um spot publicitário do Dia Patrocinado como parte da sua campanha #betterforit, promovendo uma nova linha de equipamento de treino feminino. David Hayes, Chefe de Estratégia Criativa da Tumblr, explica que com os Dias Patrocinados, "a marca também pode curar toda uma série de conteúdos da comunidade. No caso [da Nike] de fitness feminino, o conteúdo pode vir da comunidade ou da própria marcablog."

Para curadoria de conteúdo de uma campanha do Dia Patrocinado:

  • Fique de olho na sua indústria. Preste atenção ao que os líderes da sua indústria estão compartilhando e interagindo. Monitore as tendências relevantes para encontrar e compartilhar conteúdo que seu público achará valioso. Misture esse conteúdo com o conteúdo original da sua marca para uma página envolvente e dinâmica.
  • Reblogar postagens da comunidade. Siga seus clientes e outros usuários relevantes do Tumblr e reblogue seu conteúdo. Isso não só lhe dá novo conteúdo, mas mostra apreciação ao seu público.
  • Celebre com conteúdo temático. Seja anunciando um novo produto ou celebrando a abertura de uma loja, você pode curar o conteúdo do Tumblr para reconhecer essas ocasiões. Pense em como todo o seu conteúdo irá funcionar em conjunto com um tema visual e certifique-se de não postar nada que irá perturbar a estética.

Nosso post Tumblr for Business: Advanced Techniques in Content Curation oferece mais dicas e truques para construir histórias eficazes com campanhas e posts.

Analítica e medição

A ferramenta Advertiser Analytics da Tumblr oferece uma solução completa para monitorar e medir o sucesso de sua marca com campanhas pagas.

Para acessar o Advertiser Analytics enquanto estiver executando uma campanha paga, clique no botão Analíticos na aba do lado direito do seu Painel de Controle.

Uma vez na seção Anunciante Analítico, você tem acesso a dados como, por exemplo:

  • Vista do Blog que lhe dá uma visão geral de como o seu conteúdo Tumblr pago e orgânico está a funcionar
Imagem via Tumblr
  • Visão da Campanha que lhe permite monitorizar o desempenho dos anúncios através de taxas de compromisso, custo por compromisso (CPE) e impressões

  • Post View A Aggreko, que fornece informações sobre o desempenho de cada posto com base em cliques, gostos, reblogs e impressões.

Embora você possa ver métricas básicas de engajamento, como gostos e reblogs com seu conteúdo orgânico, não há atualmente opções analíticas aprofundadas para postagens não pagas ou para a página geral do seu blog. É aqui que o Google Analytics vem a calhar.

O Google Analytics oferece uma solução de medição abrangente para todos os seus esforços Tumblr. Com o Google Analytics, você pode medir:

  • Número de visitantes do blog
  • Frequência dos visitantes
  • As suas mensagens mais populares
  • Pesquisar termos que as pessoas usaram para encontrá-lo
  • De onde os seus visitantes estão vindo
  • E mais...

Para mais informações sobre como utilizar o Google Analytics com a sua estratégia Tumblr, consulte o guia do Tumblr aqui .

Tumblr é uma poderosa rede social, mas apenas quando é usada correctamente. Concentre-se no seu público-alvo demográfico e construa conteúdos orgânicos e pagos envolventes com eles em mente.

Gerencie a atividade Tumblr da sua marca com o aplicativo SMMExpert's Tumblr.

Experimente agora.

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.