Como Vender no Pinterest: 7 Passos Simples

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Kimberly Parker

Alguns podem descartar o Pinterest como um lugar para ideias de roupa e memes motivacionais, mas a plataforma está a tornar-se uma poderosa ferramenta de compras online. Já estabelecemos que o Pinterest é fantástico para publicidade, mas também funciona muito bem com as conversões de vendas directas.

Se levar a plataforma a sério e colocar algum amor na sua página de negócios, pode começar a vender produtos no Pinterest em 7 passos simples.

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Porquê vender produtos e serviços na Pinterest?

Pinterest é muito mais do que uma forma divertida de matar uma noite no seu tablet com um copo de vinho. Lançada em 2010, a plataforma tornou-se muito popular nos últimos anos, e os seus criadores subiram à ocasião adicionando cada vez mais funcionalidades para as marcas, sem tirar a experiência do utilizador.

A verdade é que o Pinterest é a escolha ideal para os retalhistas e o seu potencial de venda não deve ser subestimado. Aqui estão apenas algumas das razões para tal:

Está a crescer rapidamente

De acordo com nossa pesquisa, a eficácia do marketing do Pinterest aumentou 140% entre 2021 e 2022, e muitos marqueteiros estão planejando investir muito mais tempo e dinheiro no Pinterest 2022.

É amigo das compras

O Pinterest é um híbrido perfeito de social media e window shopping. Quer estejam casualmente a percorrer ou a planear activamente uma compra importante, estima-se que 47% dos utilizadores vejam o Pinterest como o Considerando quantas pessoas usam o serviço, isso é uma grande quantidade de potenciais compradores.

É auto-contido

Ao contrário de outras plataformas de redes sociais, a Pinterest permite-lhe fazer vendas directamente na plataforma - não tem de enviar potenciais clientes para qualquer outro lugar. As funcionalidades de compras da Pinterest permitem-lhe criar uma experiência de compra única e sem falhas que minimizará o risco de os clientes abandonarem a plataforma antes da compra.

Note que o checkout na plataforma está actualmente disponível apenas para utilizadores iOS e Android sediados nos EUA. Marcas de outros países podem configurar vitrines Pinterest e direccionar os utilizadores para as suas lojas de comércio electrónico para o checkout.

Está na vanguarda.

O interesse renovado no Pinterest significa que há mais pessoas usando o aplicativo do que nunca, e a empresa se eleva continuamente para a ocasião, lançando novas funcionalidades.

Só em 2022, a Pinterest lançou a funcionalidade Try On for Home Decor, que permite aos Pinners testar produtos de casa usando a realidade aumentada (RA). Usando esta funcionalidade, pode ver como ficaria um móvel no seu espaço:

Fonte: Pinterest

Características de compra de juros

Em 2013, introduziram os Rich Pins, que retiraram dados dos websites das marcas para o seu conteúdo de Pinterest. Em 2015, adicionaram "pins compráveis", que foram re-marcados para Product Pins em 2018.

Ainda assim, o aplicativo foi acima e além para as marcas durante o bloqueio da COVID-19. Em 2020, eles lançaram a aba Loja, o que facilitou ainda mais para os usuários comprarem enquanto pesquisavam o aplicativo ou navegavam em um quadro.

Existem actualmente 5 formas de os utilizadores do Pinterest poderem comprar a aplicação:

  1. Comprar nas tábuas: Quando um utilizador Pinterest visita uma decoração doméstica ou um quadro de moda, o separador Loja irá mostrar produtos dos Pins que guardou. Se esses produtos exactos não estiverem disponíveis, irá servir produtos inspirados nos Pins.
  2. Compre em Pins: Enquanto navega pelos Pins regulares no Pinterest, os utilizadores podem tocar similar para ver produtos relacionados tanto para a aparência como para os quartos.
  3. Comprar a partir de Search: A guia Loja está agora facilmente disponível a partir dos resultados da pesquisa, por isso se os usuários do Pinterest pesquisarem "roupas de verão", "idéias de apartamento" ou "home office", eles podem facilmente tocar na guia e ser alimentados com opções de compras.
  4. Comprar a partir de Guias de Estilo: A Pinterest curata os seus próprios guias de estilo para termos populares de decoração de casas como "ideias de sala de estar", "meados do século", "contemporâneo" e muito mais. O objectivo é ajudar a Pinners a encontrar produtos, mesmo que não saibam exactamente o que procuram.
  5. Comprar nas Páginas de Marca: As lojas que se inscreverem no Programa de Comerciante Verificado gratuito da Pinterest podem ter uma guia de loja mesmo no seu perfil (como no exemplo abaixo), o que significa que os Pinners estão apenas a um toque de distância de uma sessão de compras:

Fonte: Pinterest

Parece muito bom, certo? Bem, vamos lá vender!

Como vender no Pinterest

Como já estabelecemos, há muitas formas diferentes de usar o Pinterest como retalhista.

Se você está usando-o para enviar #inspo vibrações e construir consciência, ou fazer vendas na plataforma, você deve ter uma estratégia sólida em vigor.

Aqui está um guia detalhado, passo a passo, de como vender no Pinterest.

1. Encontre o nicho certo

Esta é uma parte fundamental de qualquer filosofia de marca, mas é especialmente importante no Pinterest. Antes de montar a loja, considere o seu público-alvo e estratégia de conteúdo. Afinal de contas, esta appis tudo sobre curadoria - é fundamental para ter certeza de que você está começando do lugar certo.

Passe algum tempo na Pinterest para entender as comunidades distintas e onde a sua marca pode se encaixar, sejam eles fashionistas cottagecore ou viciados em utensílios domésticos modernos de meados do século.

2. criar uma conta comercial

Para fazer negócios a partir da sua conta Pinterest, você precisa ter certeza de que tem uma conta comercial. Não é preciso ter cérebro, certo? Bem, uma conta comercial é diferente de uma conta pessoal de muitas maneiras - ela lhe dá acesso a recursos como análises, anúncios e uma grande caixa de ferramentas comerciais.

Existem duas formas principais de obter uma conta comercial. Você pode converter seu perfil pessoal em uma conta comercial seguindo as instruções aqui, ou você pode se inscrever para uma nova conta comercial a partir do zero.

Saiba mais sobre a criação de uma conta Pinterest no nosso guia de utilização de Pinterest para negócios.

3. solidificar a sua marca

Antes de chegar às coisas divertidas, é importante certificar-se de que o seu perfil Pinterest está alinhado com a sua marca como um todo. Isso significa ter tempo e cuidado para garantir que tudo está em ordem, desde o seu nome de utilizador e foto de perfil até à sua biografia e informações de contacto. Os utilizadores Pinterest que se depararem com a sua marca na plataforma devem ser capazes de a identificar facilmente se já a viram antes.

Como mencionado anteriormente, você também pode se inscrever no Verified Merchant Program, que é gratuito e adicionará um cheque azul (não diferente da marca de verificação do Twitter e Instagram) à sua página, o que tornará a sua marca mais confiável na plataforma.

Isto é o aspecto de uma conta Pinterest verificada:

4. definir a sua estética

Embora seja verdadeiramente uma besta única, no seu cerne, o Pinterest é um motor de busca visual. Isso significa, claro, que você deve ter em mente títulos amigos de SEO nos seus posts, mas é mais importante que você crie uma identidade visual forte.

No relatório Social Trends 2022 do SMMExpert, estudamos como o Structube criou uma série de anúncios de estilo visualmente marcante dos anos 50 para promover seus móveis. No Pinterest, essas fotos foram marcadas por sala - um movimento de marketing inteligente, considerando que é exatamente assim que os Pinners compram produtos de decoração para casa. O resultado foi um retorno 2x maior em seus gastos com anúncios.

Toda a conta do Structube Pinterest tem um visual e uma sensação esteticamente consistente:

Antes de começar a fixar, há mais um passo crucial na configuração da sua loja de Pinterest: criar um catálogo. Este processo requer uma folha de cálculo com algumas informações chave que é depois utilizada para gerar os Pins do Produto e criar um catálogo de Pinterest.

A folha de cálculo do produto tem sete requisitos: uma identificação única, título, descrição, URL do produto, URL da imagem, preço e disponibilidade. A Pinterest disponibilizou aqui uma amostra da folha de cálculo.

Você também precisa hospedar seus dados em algum lugar. Para enviar ao Pinterest, você precisa fornecer um link para seu CSV que estará sempre disponível para eles. Ele pode ser hospedado através de um servidor FTP/SFTP ou através de um link de download HTTP/HTTPS, mas não pode ser protegido por senha. Uma vez que você envie este link para o Pinterest, seus produtos estarão disponíveis como Product Pins.

A Pinterest actualiza a sua fonte de dados uma vez a cada 24 horas, pelo que deverá ser capaz de adicionar produtos à folha de cálculo e fazê-los aparecer automaticamente na sua loja Pinterest sem muito trabalho. A empresa também diz que pode processar até 20 milhões de produtos por conta, pelo que, a menos que esteja a gerir a maior loja de sempre na Terra, deverá ser capaz de criar uma lista de produtos abrangente.

6. usar alfinetes ricos

Uma folha de cálculo do produto é uma forma fantástica de manter o seu Pinterest actualizado, mas há outra forma de aceder a muitas funcionalidades especiais no aplicativo. Se você reivindicou o seu site, como mencionado no passo 3, há muito mais funcionalidades na ponta dos seus dedos.

Por exemplo, você pode gerar Rich Pins, que utilizam os metadados do seu site para criar pinos autônomos preparados para a descoberta em busca.

Para obter Rich Pins, você precisará solicitá-los. Depois, o Pinterest analisará os metadados do seu site para garantir a sincronização adequada. Encontre mais informações sobre os tipos de Rich Pins e o processo de configuração aqui.

Assim que forem aprovados, os Rich Pins estarão prontamente disponíveis cada vez que você tocar Criar um novo pino .

7. fazer movimentos de marketing

Você conhece a sua marca, e sabe exactamente o que quer fazer com ela. Agora é a altura de trazer o seu conhecimento de marketing para os quadros da Pinterest.

Uma celebridade foi fotografada usando suas roupas? Ou um influenciador usou um dos seus produtos de decoração doméstica em suas fotos? Vá em uma onda de tags e prenda seus produtos. Além disso, você pode obter muita milhagem etiquetando seus itens nos postes do Shop the Look.

A Pinterest também informa que as marcas que etiquetam detalhes como envio gratuito ou classificação de produtos viram o dobro do número de caixas, por isso não faz mal em afinar a sua alimentação com esses detalhes integrais também.

Por mais cliché que pareça, a técnica mais importante é divertir-se um pouco com ele. Você quer ser uma marca com uma conta Pinterest, não uma marca que envia spam para o site com produtos. Certifique-se de colocar um pin de conteúdo relevante e envolvente que não seja um produto com a mesma frequência com que você publica produtos. Dessa forma você pode se envolver com a comunidade de uma forma orgânica, ao mesmo tempo em que conduz as vendas.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.