O que é o TikTok? Melhores Fatos e Dicas para 2022

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Kimberly Parker

Quando o TikTok entrou na cena das redes sociais em 2018, era impossível prever a força dominante que se tornaria. Mas o que é o TikTok, exactamente?

Hoje, com mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo (e contando!), TikTok é a sétima plataforma social mais popular do mundo, mas por ser o aplicativo de escolha para o Gen Z hiper-influente, tem uma influência maior no zeitgeist cultural. TikTok deve agradecer (ou culpar, dependendo da sua perspectiva) pelas tendências culinárias, uma nova onda de cães famosos, nostalgia dos anos 2000, e a atuação de Addison Raecarreira.

Em outras palavras? É uma força a ser considerada - e uma que está em constante evolução.

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O que é TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia social centrado em vídeos curtos.

Muitas pessoas pensam nisso como uma versão do YouTube, com vídeos que variam entre cinco e 120 segundos de duração. TikTok se autodenomina "o principal destino para vídeos móveis de curta duração" com a missão de "inspirar criatividade e trazer alegria".

(Audacioso! Adoramos vê-lo.)

Os criadores têm acesso a uma variedade de filtros e efeitos, assim como a uma enorme biblioteca de música.

Os rastros no TikTok têm alto potencial de meme, e transformou o aplicativo em algo como um hitmaker.

A compota de Lil Nas X "Old Town Road" é o melhor exemplo disso. Enquanto laçando cerca de 67 milhões de peças no TikTok, o single trotted para o número 1 na Billboard Hot 100, onde ficou por um recorde de 17 semanas.

O TikTok torna a descoberta de conteúdo central para a sua experiência. A página For You Page oferece um fluxo sem fundo de vídeos com curadoria do algoritmo TikTok. O vídeo é reproduzido no momento em que o aplicativo abre, sugando instantaneamente os espectadores.

Enquanto os usuários podem seguir seus criadores favoritos, eles não precisam para que a ração seja preenchida automaticamente com clipes curados. É um buffet de conteúdo sem fundo.

Não admira que 70% dos utilizadores passem uma hora ou mais na aplicação todas as semanas. Não pode parar, não vai parar!

O que é uma conta TikTok?

Uma conta TikTok permite que você entre na aplicação TikTok para criar e compartilhar vídeos de curta duração usando filtros, efeitos e clipes de música.

Ganha atenção e compromisso suficientes, e um dia poderás ser elegível para o fundo de criação do TikTok. (Dá um clip de som "Mostra-me o dinheiro!" para quando chegar a altura.)

Se você precisa de ajuda para começar, aqui está o nosso guia para iniciantes para fazer vídeos TikTok. Por favor não se esqueça de nós quando você for famoso TikTok.

Logado com sua conta TikTok, você poderá interagir com os vídeos de outros usuários, comentando, compartilhando e gostando do conteúdo. Você também pode seguir outros criadores para ver mais sobre eles na Página Para Você.

Seu comportamento ao usar sua conta terá impacto no algoritmo TikTok, ditando que tipos de vídeos de outros usuários aparecem na sua página For You.

Procurando por "vídeos de cães bonitinhos"? Comentando o conteúdo marcado com #skateboarddads? Você vai começar a ver mais do mesmo na sua alimentação.

TikTok vs. Musical.ly

Uma pequena lição de história: TikTok é a versão internacional do aplicativo chinês Douyin, que foi lançado pela ByteDance em 2016 como uma rede social de vídeo em formato curto.

Também no mercado na época havia outra ferramenta de vídeo em forma curta chinesa, Musical.ly, que prosperava graças a uma divertida biblioteca de filtros e efeitos. Entre seu lançamento em 2014 e 2017, Musical.ly conseguiu acumular mais de 200 milhões de usuários, com uma forte presença nos Estados Unidos.

ByteDance adquiriu a empresa mais tarde naquele ano para se fundir com a TikTok e criar uma aplicação de vídeo de curta duração superstar para dominá-los a todos.

RIP, Musical.ly; viva o TikTok.

Qual é o vídeo mais apreciado no TikTok?

TikTok é um aplicativo onde novos criadores e conteúdos surpreendentes podem se tornar virais, graças a um algoritmo que promove a descoberta e fomenta um universo de desafios e tendências únicas.

No momento de escrever, um vídeo viral de Bella Poarch, a criadora Bella Poarch, tem o título de Most Liked Video. Publicado em agosto de 2020, ganhou 55,8 milhões de likes.

Numa plataforma com milhões de vídeos de pessoas de cara nova a assaltarem a câmara à música, porque é que este vídeo em particular apareceu?

É impossível dizer com certeza, mas a combinação de um rosto bonito, uma letra impressionante e uma câmera hipnótica de rastreamento chamou a atenção dos usuários.

Bella transformou essa fama em toda uma carreira como estrela TikTok, com 88 milhões de seguidores e um acordo recorde. Não é um mau resultado de um clipe de 12 segundos de alguém entediado e brincando em casa.

O segundo vídeo mais popular do TikTok é uma montagem do artista fedziownik_art, com 49,3 milhões de likes. Van Gogh teria dado o seu outro ouvido para esse tipo de exposição.

O conteúdo de outros vídeos mais apreciados varia muito, desde dança a comédia a animais, mas o que mais tem em comum é que eles são divertidos, memoráveis e envolventes.

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Como funciona o TikTok?

TikTok serve um medley de vídeos personalizados para cada usuário através de sua página For You: uma mistura de vídeos de contas que você segue e outros conteúdos que eles acham que vão agradar a você.

É um saco de agarrar - um que normalmente está cheio de Doja Cat. Aqui está como se envolver.

O que você pode fazer no TikTok?

Assista e crie vídeos: Os vídeos são centrais para a experiência TikTok. Eles podem ser carregados ou criados em um aplicativo com stop and start recording, timers e outras ferramentas.

A transmissão ao vivo também é uma opção. Os usuários podem adicionar filtros visuais, efeitos de tempo, telas divididas, telas verdes, transições, adesivos, GIFs, emoji, e muito mais.

Adicionar música: A extensa biblioteca de músicas do TikTok e sua integração com a Apple Music é onde o aplicativo se destaca de todas as outras plataformas sociais. Os criadores podem adicionar, remixar, salvar e descobrir músicas e sons através de listas de reprodução, vídeos e muito mais.

Interagir: Os usuários do TikTok podem acompanhar as contas que gostam, e dar corações, presentes, comentários ou compartilhamentos em vídeos que gostam. Vídeos, hashtags, sons e efeitos podem ser adicionados à seção de Favoritos do usuário.

Descobrir: O feed Descubra é todo sobre hashtags de tendências, mas os usuários também podem procurar por palavras-chave, usuários, vídeos e efeitos sonoros. As pessoas podem adicionar amigos pesquisando seu nome de usuário, ou escaneando seu exclusivo TikCode.

Explore perfis: Os perfis TikTok mostram um total de seguidores e seguidores, assim como um total geral do número de corações que um usuário recebeu. Como no Twitter e Instagram, as contas oficiais recebem marcas de verificação azuis.

Gaste moedas virtuais: As moedas podem ser usadas para dar presentes virtuais no TikTok. Quando um usuário as compra, elas podem ser convertidas em diamantes ou emoji. Os diamantes podem ser trocados por dinheiro.

Como é que as pessoas normalmente usam o TikTok?

A dançar e o linchamento dos lábios: Desde que TikTok nasceu do DNA do Musical.ly (você fez acabou de ler a história do TikTok acima, certo?) não é nenhuma surpresa que atividades musicais como o canto dos lábios e a dança sejam enormes na plataforma.

TikTok Trends: Também conhecidos como TikTok Challenges, estes memes normalmente envolvem uma canção popular ou hashtag. Músicas de tendência e tags como #ButHaveYouSeen e #HowToAdult agem como prompts para os usuários tentarem movimentos de dança ou criarem suas próprias variações sobre um tema.

Duetos TikTok Duetos são um recurso colaborativo popular no TikTok que permite que os usuários experimentem o vídeo de outra pessoa e se adicionem a ele. Duetos podem variar de verdadeiras colaborações, remixes, spoofs e muito mais. Artistas como Lizzo, Camila Cabello e Tove Lo têm usado o formato para promover singles e se conectar com fãs.

Efeitos de tela verde: Embora o TikTok apresente uma enorme seleção de filtros e efeitos, uma das ferramentas mais utilizadas é o ecrã verde. Este efeito torna mais fácil colocar-se num cenário exótico ou partilhar o seu "hot take" diante de uma imagem relevante. Mergulhe no nosso guia de edição de vídeos TikTok aqui para obter detalhes sobre como experimentar este truque por si mesmo.

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TikTok Stitching: A ferramenta Stitch do TikTok permite-lhe copiar e adicionar aos vídeos de outros utilizadores (se tiverem o Stitching activado, claro). Esta função presta-se a reagir a vídeos ou respostas - apenas mais uma forma do TikTok promover a conversa através da criação de conteúdos.

Quais são algumas formas únicas de as pessoas usarem TikTok?

Os recursos de edição rápida e fácil e a natureza interativa do TikTok criam condições excelentes para a criatividade e, como resultado, o aplicativo tem sido usado de inúmeras maneiras que os próprios desenvolvedores nunca poderiam imaginar (embora "Ratatouille the Crowd-Sourced Musical" faça uma espécie de sentir como se fosse um sonho de febre, não?)

Colaborações: O recurso Duet permite que os usuários remixem e respondam ao conteúdo uns dos outros - o que pode levar a colaborações surpreendentemente deliciosas como barracas de mar ou a produção de um show digital da Broadway.

Edição criativa: O TikTok permite facilmente combinar vários clips, tornando as histórias de várias cenas (mesmo curtas e doces) uma brisa, e oferecendo a oportunidade de ser criativo com transições, cortes e efeitos. Dê uma olhadela na nossa lista de ideias de vídeo criativas do TikTok aqui para fazer girar as rodas.

A ficar interactivo: Usar a função TikTok live stream para transmitir em tempo real é uma forma segura de se envolver com os seus seguidores. Dê-lhes algo para falarem, pois a emoção de qualquer coisa - pode - pode - pode - pode - pode - ao vivo preencher a sua alimentação... como o fazedor de copos do tempo a Sra. Dutchie usou acidentalmente o brilho escuro em vez de luz brilhantes.

(Falando em quebrar a internet!)

Mas mesmo em um post TikTok regular, pré-gravado, hospedando um Q&A ou respondendo às perguntas frequentes é uma ótima maneira de mostrar ao seu fã-clube que você se importa.

Demografia TikTok: quem usa TikTok?

Mais de 160 milhões de horas de vídeo são assistidas no TikTok em qualquer minuto do dia... mas quem está realmente fazendo e vendo esse conteúdo?

Das mais de 884 milhões de pessoas activas no TikTok, 57% são mulheres, enquanto 43% são homens.

Existem 130 milhões de usuários americanos acima de 18 anos. A segunda maior população adulta de usuários Instagram é a Indonésia (92 milhões de usuários), com o Brasil chegando em terceiro lugar (74 milhões).

A maioria da audiência do TikTok é o Gen Z, com 42% da audiência entre 18 e 24 anos (o segundo maior coorte geracional da plataforma? Millennials, responsável por 31% dos usuários).

Clique aqui para estatísticas mais fascinantes do TikTok que os marqueteiros precisam conhecer em 2022.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.