Usando as Mídias Sociais na Educação: 8 Dicas para não perder

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

As mídias sociais revolucionaram a forma como nos conectamos e comunicamos uns com os outros. E não apenas em nossas vidas pessoais. Professores e administradores perceberam o potencial do uso das mídias sociais na educação.

Hoje em dia, os melhores educadores estão abraçando o papel das mídias sociais na sala de aula. Mas se você se sente sobrecarregado com as possibilidades, você está no lugar certo.

Este artigo aborda as muitas vantagens do uso das redes sociais na educação. Continue lendo para nossas principais dicas, incluindo idéias de lições que você pode roubar e uma lista de ferramentas que podem tornar sua vida um pouco mais fácil - ou simplesmente vá direto para as dicas!

8 dicas para o uso das redes sociais na educação

Bónus: Leia o guia passo-a-passo de estratégia de mídia social com dicas profissionais sobre como aumentar a sua presença nas mídias sociais.

Vantagens da utilização das redes sociais na educação

Como as mídias sociais influenciam a educação? A maior vantagem é o engajamento. E, como qualquer professor sabe, o engajamento é a chave para o sucesso dos alunos.

É muito simples. Quando os alunos se envolvem na sua aprendizagem, aprendem melhor.

As redes sociais podem:

  • Conecte os alunos com recursos de especialistas do mundo todo
  • Facilitar a comunicação e colaboração entre os colegas de turma
  • Fornecer uma plataforma para compartilhar informações e idéias

A mídia social é famosa por captar a atenção. Se você já se viu verificando a Instagram pela terceira vez em dez minutos, você sabe que isso é verdade. E a expansão do espaço de comércio social significa que o impacto das mídias sociais só vai continuar a crescer.

Mas A integração das redes sociais pode ajudar a dar vida ao seu material E, muitas vezes, você encontrará recursos que ajudam a ilustrar suas lições.

Veja o subredito r/explainlikeimfive, por exemplo. Os usuários compartilham idéias complexas e a comunidade Reddit as divide. No exemplo abaixo, uma "classe completa de alunos do 11º ano" recebeu uma lição simplificada em biologia.

Fonte: Reddit

Além disso, a maioria dos sites e recursos de redes sociais são gratuitos! Isto é especialmente bom se você é um educador com um orçamento apertado para materiais.

Também não é óptimo para os alunos. As redes sociais podem ajudar a construir relações entre professores e alunos E para os educadores, as redes sociais podem ser uma valiosa ferramenta de desenvolvimento profissional.

Convidar, em vez de resistir, as mídias sociais para a sua sala de aula pode ter enormes benefícios. Use-as para promover a colaboração, compartilhar recursos e idéias, e fornecer feedback em tempo real.

Aqui está um olhar profundo sobre como as mídias sociais podem se parecer no ensino superior.

Como as mídias sociais podem ser usadas na educação?

As redes sociais têm infinitas oportunidades para educadores. Como ferramenta, pode ajudar os alunos a melhorar a alfabetização digital e as habilidades de pensamento crítico. Também pode ajudar a promover sua classe, sua instituição e a si mesmo.

Aqui estão oito dicas essenciais para o uso das redes sociais na educação:

1. construir a sua presença social com uma estratégia

Não importa o que sua função ou sala de aula requeira, você precisará começar com uma estratégia social. Nossa estratégia de mídia social é um ótimo lugar para começar.

Qualquer boa estratégia começa com objetivos inteligentes de marketing nas mídias sociais - apenas não tente cobrir muitas bases ao mesmo tempo. Aqui estão alguns exemplos de objetivos para ajudar você a começar:

  1. Aumentar o conhecimento da marca
  2. Gerir a reputação da marca
  3. Aumente o tráfego para o seu site
  4. Melhorar o envolvimento da comunidade
  5. Gerar pistas
  6. Ganhar conhecimento do mercado com a escuta social

Um educador que tente aterrar o seu próximo papel pode começar por construir a consciência da marca. Os estrategistas das redes sociais universitárias podem querer gerir a reputação da marca ou aumentar o tráfego.

2. atrair novos alunos com uma campanha

Uma vez que sua estratégia esteja em marcha, é hora de fazer uma pequena reflexão. Por exemplo, se você quiser aumentar as matrículas, você pode querer criar uma campanha para atrair novos alunos.

Considere realizar uma campanha de sensibilização para o seu programa algumas semanas antes do seu início. Na sua campanha, você poderia:

  • Usar técnicas de escassez e urgência ("50% já esgotou!")
  • Oferecer uma taxa com desconto para inscrições antecipadas de aves
  • Provocar os benefícios que os alunos obterão com o curso

MasterClass fez um ótimo trabalho promovendo a aparição de Kris Jenner como convidado, provocando o conteúdo de diferentes maneiras, incluindo um post padrão...

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pela MasterClass (@masterclass)

...e um carretel chamativo.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pela MasterClass (@masterclass)

3. construir uma comunidade

Se você tem aulas virtuais ou tem ex-alunos ao redor do mundo, uma comunidade online é essencial.

As comunidades também podem assumir muitas formas. Páginas privadas do Facebook podem ser ótimas para discussão em sala de aula. hashtags públicos podem amplificar conteúdos importantes.

Se você está se concentrando no envolvimento dos alunos, um Grupo ou Página do Facebook é um ajuste natural. Aqui, as pessoas podem discutir o curso, publicar perguntas e comentários e se conectar com as experiências compartilhadas.

Se você está construindo o reconhecimento da marca, um confusão atraente pode ir muito longe. Veja Princeton, por exemplo; eles incluíram #PrincetonU em sua biografia no Twitter.

Fonte: Princeton no Twitter

4. actualizações e alertas de radiodifusão

Algumas instituições de ensino têm software de comunicação interna, mas muitas vezes são notórias pela sua tecnologia desajeitada e tempos de carga lentos. É por isso que muitas vezes é muito mais fácil para os alunos verificarem o Twitter.

Bom dia, linguistas! Bem-vindos ao início do semestre #Fall2022 na #UCalgary! Não deixem de ver a nossa conta para anúncios sobre eventos e actualizações na @UCalgaryLing! 👀 🎓💭#Linguística

- Linguística de Calgary (@calgarylinguist) 6 de Setembro de 2022

Se você postar atualizações em classe social, seus alunos podem fazer o check-in a partir de seus próprios dispositivos a qualquer momento. As mídias sociais são uma ótima maneira de clubes e instrutores manterem suas comunidades informadas.

Você também pode usar o social para transmitir para uma multidão se você tiver informações relevantes para um corpo estudantil inteiro ou para a sua comunidade mais ampla.

Porque está tão quente esta semana? Pode agradecer a uma cúpula de calor - onde o ar quente do oceano fica preso sobre uma grande área, resultando em temps perigosamente altos, formando uma "tampa". Aqui está o nosso guia de domos de calor e como se preparar para eles: //t.co/aqY9vKv7r0 pic.twitter.com/okNV3usXKE

- UC Davis (@ucdavis) 2 de Setembro de 2022

5. Livestream suas palestras

Tentando alcançar um público mais amplo ou apenas tornar o seu conteúdo mais acessível? Considere a possibilidade de animar as suas palestras através de plataformas como Facebook, Instagram ou YouTube.

As palestras online permitem que os alunos tenham acesso ao conteúdo em seu próprio tempo e ritmo. Alguns alunos podem ter dificuldade em assistir às aulas. Nesses casos, as palestras online podem ser um salva-vidas. E os alunos podem rever sua palestra com a freqüência que precisarem para entender o material na íntegra.

Livestreaming sua palestra também permite que você alcance um público mais amplo. Estudantes de outras instituições ou países podem assistir e aprender. Este acesso aberto expandirá o alcance de sua experiência.

O Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia é um bom exemplo disso. Eles postam palestras de suas distintas séries de oradores no YouTube. Aqui, o Dr. Josh Greene, um professor de Harvard, fala com Beyond Point-and-Shoot Morality.

Se você for capaz de moderar o bate-papo, é também uma maneira fácil de engajar os alunos. Os alunos iniciantes podem achar mais fácil digitar uma pergunta em vez de falar na frente de uma multidão. Além disso, você pode adicionar legendas à sua palestra, tornando-a mais acessível.

6. foco no aumento da alfabetização digital

As mídias sociais são uma potência. Você pode usá-las para encontrar um emprego, desenvolver suas habilidades, conectar-se com potenciais empregadores e muito mais.

Mas, por outro lado, as redes sociais não esquecem. Uma vez que você coloca algo na internet, quase sempre pode ser encontrado novamente.

Isso significa que a alfabetização digital é mais importante do que nunca. Os alunos devem aprender a ser responsáveis e eficazes no uso dessas ferramentas.

Como educador, você pode ajudar seus alunos a desenvolver as habilidades que eles precisarão para ter sucesso.

A alfabetização acadêmica e a alfabetização eletrônica/digital me ajudaram a ser admitido na faculdade. Aprendi a escrever e-mails corretamente e também a escrever uma redação profissionalmente. Coisas como alfabetização educacional/escolar ajudaram minha admissão com minhas aulas de GPA e AP.

- Macey Shape (@maceyshape9) 7 de Setembro de 2022

7. Gerar UGC

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer conteúdo criado por pessoas comuns, não marcas. Seus alunos provavelmente já estão gerando conteúdo. Por que não encorajá-los a postar sobre os tópicos que você está ensinando? Você poderia incentivar a participação com um aumento nas notas ou como trabalho bônus.

FYI: Você terá melhores resultados se você der aos seus alunos parâmetros. Não diga apenas: "poste sobre a aula, e você recebe um cartão grátis para sair do trabalho de casa!" Em vez disso, crie uma hashtag relevante para eles usarem. Ou, digamos, para pontos de bônus em um trabalho, eles podem postar uma foto deles mesmos trabalhando no trabalho.

Bónus: Leia o guia passo-a-passo de estratégia de mídia social com dicas profissionais sobre como aumentar a sua presença nas mídias sociais.

Obtenha o guia grátis agora mesmo!

Como sempre, peça permissão antes de repostar o conteúdo deles. Se você é novo na UGC, aqui estão algumas das melhores práticas.

8. criar oportunidades para a aprendizagem activa e passiva

Como educador, você provavelmente usa uma mistura de aprendizagem ativa e passiva.

A aprendizagem activa exige que os alunos se envolvam activamente na aula, o que pode ser através de discussões, desafios ou debates.

A aprendizagem passiva exige que os alunos ouçam as aulas e absorvam as informações. Depois, devem considerar ou traduzir as informações. Nas salas de aula, isto pode parecer aulas e anotações.

As mídias sociais oferecem a oportunidade para o aprendizado ativo e passivo. Por exemplo, você poderia ensinar aos seus alunos sobre os perigos da desinformação no Twitter. Em seguida, tarefa-los a encontrar um tweet desinformado e apresentar seu processo de verificação de fatos. Os alunos aprenderão a examinar os dados e fornecer provas que apóiem suas descobertas.

A combinação de aprendizagem ativa e passiva permite que os alunos absorvam informações e depois se envolvam com o que aprenderam.

Idéias de lições para mídias sociais na educação

Encontrar formas significativas de utilizar as redes sociais na sua sala de aula pode ser uma tarefa difícil. Por isso, apresentamos algumas ideias de aulas para o ajudar a tirar partido dos benefícios integrados nas redes sociais.

Desenvolver a capacidade de discussão e pensamento crítico

O objetivo de sua aula é promover o pensamento crítico? Então você pode fazer com que os alunos twittem suas respostas aos avisos de discussão semanal.

O limite de contagem de caracteres do Twitter vai forçar os alunos a serem concisos. Eles terão que identificar seus argumentos e comunicá-los sem desperdiçar palavras.

Ensaios fotográficos e de vídeo

Encarregue seus alunos de criar um ensaio fotográfico ou de vídeo hospedado em uma plataforma de mídia social. Instagram é ótimo para ensaios fotográficos, enquanto YouTube ou TikTok trabalham para ensaios de vídeo.

Os ensaios em vídeo diferem dos vídeos populares de mídias sociais curtas. Eles são estruturados, analíticos, persuasivos e muitas vezes mais longos.

Estes ensaios têm muitas vezes um elemento de voz e incluem imagens de vídeo, imagem ou áudio. O vídeo deve fazer um argumento ou provar uma tese, muito parecido com um ensaio tradicional.

Se seus alunos usam o TikTok para hospedá-los, eles podem ter que criar uma série de vídeos mais curtos que funcionam juntos. Para um conteúdo mais longo, o YouTube é um ajuste melhor.

Os ensaios fotográficos apresentam uma narrativa através de imagens, criando uma forma de narração visual de uma história.

Se você pedir aos seus alunos que criem um ensaio fotográfico no Instagram, eles terão um desafio extra. Eles têm que pensar em como seus ensaios fotográficos serão interpretados na grade e como eles aparecem no feed de um usuário.

Construção da comunidade

Faça com que seus alunos criem uma estratégia para criar um grupo baseado na comunidade no Facebook.

Para serem bem sucedidos, eles precisarão descobrir um nicho ou um problema específico que possam resolver. Isso força seus alunos a desenvolverem suas habilidades de resolução de problemas.

Colaboração

Peça aos alunos que desenvolvam suas habilidades de colaboração com ferramentas de compartilhamento de documentos como o Google Docs. Grupos de alunos podem compartilhar anotações e colaborar durante as aulas em tempo real.

Capacidade de trabalho em rede e de liderança de pensamentos

O mundo do trabalho está se tornando mais globalizado e competitivo a cada dia. Portanto, é essencial ensinar aos alunos a desenvolver habilidades de networking e de liderança de pensamento.

Ao criar um perfil no LinkedIn e conectar-se com outros profissionais, os estudantes podem:

  • Aprenda a construir e nutrir relações
  • Identificar potenciais mentores
  • Desenvolver uma marca pessoal

Use o LinkedIn para mostrar a liderança do pensamento em ação. Seus alunos podem compartilhar recursos, solicitar feedback e publicar artigos e vídeos relevantes.

À medida que os alunos se tornam mais confortáveis usando o LinkedIn, eles podem começar a explorar. Incentive-os a seguir outros líderes de pensamento e participar de conversas.

Uma ferramenta para o ajudar a utilizar as redes sociais na educação

O SMMExpert pode ajudar a tornar a vida um pouco mais fácil. E com o Programa de Estudantes do SMMExpert, educadores qualificados até conseguem um acordo!

Educadores e administradores, aqui estão quatro características que merecem a sua atenção.

Capacidade de agendamento

Agendar todos os seus postos sociais com antecedência pode ajudá-lo a poupar muito tempo. Se você tem muito em que pensar - como a maioria dos educadores - isto pode ser uma grande ajuda.

A visualização do calendário do SMMExpert Planner facilita a visualização de cada mensagem agendada em todas as plataformas. Você pode filtrar as mensagens por conta, arrastar e soltar as próximas mensagens para novos horários ou dias, ou duplicar facilmente o conteúdo recorrente - tudo a partir de um simples painel de controle.

Escuta social

As ferramentas de escuta social do SMMExpert ajudam a analisar milhões de conversas online em tempo real. Você pode usar Streams para rastrear tópicos relevantes para suas aulas ou definir alertas para o nome de sua instituição. Você verá o que as pessoas estão pensando e sentindo, e poderá usar esses dados para influenciar suas práticas.

Analíticos

Se você está falando sério sobre o uso do social, você vai querer ter tempo para rever seu trabalho e fazer ajustes com base nas suas descobertas. A SMMExpert's Analytics pode ajudá-lo a mergulhar fundo nos números e mostrar o que está funcionando e o que não está com sua estratégia social.

Mas a análise também pode ser uma valiosa ferramenta de ensino.

Aprender a traduzir o insight em ação é uma enorme vantagem, especialmente na nossa era tecnológica. Estudantes que entendem como interpretar dados são mais empregáveis, ponto final.

Acesso a cursos online

Quer levar seu marketing social para o próximo nível? A SMMExpert Academy oferece treinamento em vídeo sob demanda para ajudá-lo a construir suas habilidades e interagir com seu público. Se você planeja ensinar com mídias sociais, esses cursos são obrigatórios.

Com o SMMExpert, você pode gerenciar todos os seus perfis sociais, agendar e publicar posts, envolver seus seguidores, monitorar conversas relevantes, analisar resultados, gerenciar seus anúncios e muito mais - tudo a partir de um simples painel de controle. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Faça-o melhor com SMMExpert o ferramenta completa de mídia social. Fique em cima das coisas, cresça e vença a concorrência.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.