10 Ferramentas de Análise de Mídias Sociais que Farão a Matemática por Você

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Kimberly Parker
10 das melhores ferramentas analíticas das redes sociais

Quer focar melhor o seu tempo, esforço e orçamento? Você precisa de uma ferramenta de análise das mídias sociais.

Neste artigo, vou cobrir alguns dos as melhores ferramentas gratuitas de análise das redes sociais disponíveis, junto com algumas opções pagas (para os verdadeiros nerds que querem mergulhar fundo nos dados e ver retornos reais).

Então você estará pronto para aprender quais métricas de mídia social são importantes para rastrear.

Não está pronto para começar a procurar ferramentas analíticas? Obtenha uma cartilha sobre o que é até mesmo a análise das redes sociais.

Bónus: Obtenha um modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais que lhe mostra as métricas mais importantes a seguir para cada rede.

Por que você precisa de ferramentas analíticas de mídia social

As ferramentas analíticas das redes sociais ajudam-no a criar relatórios de desempenho para partilhar com a sua equipa, stakeholders e chefe - para descobrir o que está a funcionar e o que é não Eles também devem fornecer os dados necessários para avaliar a sua estratégia de marketing nas redes sociais, tanto a nível macro como micro.

Eles podem ajudar-te a responder a perguntas como:

  • Vale a pena para o meu negócio continuar a apostar no Pinterest?
  • Quais foram os nossos melhores posts no LinkedIn este ano?
  • Devemos publicar mais no Instagram no próximo mês?
  • Qual foi a rede que mais levou ao reconhecimento da marca para o lançamento do nosso produto?
  • Que tipo de posts meus seguidores gostam de comentar?
  • E muitos mais.

10 das melhores ferramentas analíticas das redes sociais

#1: SMMExpert Analytics

Principais benefícios: Dados de desempenho de cada rede social em um só lugar com relatórios fáceis de entender

Pago ou de graça? Ferramenta paga

Nível de perícia: Iniciante a intermediário

O melhor para: Empresários que dirigem suas próprias mídias sociais, gerentes de mídias sociais em empresas de pequeno e médio porte, equipes de marketing

A maioria das plataformas de gestão de redes sociais tem ferramentas de análise incorporadas. Espero que me perdoem por dizer que as capacidades de reportagem do SMMExpert são as minhas preferidas. Mas é a ferramenta que conheço e adoro melhor.

Imagine a análise do Twitter, análise do Instagram, análise do Facebook, análise do Pinterest e análise do LinkedIn, tudo em um só lugar. O SMMExpert Analytics oferece uma imagem completa de todos os seus esforços de mídia social, para que você não tenha que verificar cada plataforma individualmente.

Poupa tempo ao facilitar a comparação de resultados entre redes.

Métricas dos postos sociais:

  • Cliques
  • Comentários
  • Alcance
  • Taxa de engajamento
  • Impressões
  • Acções
  • Economiza
  • Vídeos
  • Alcance do vídeo
  • E mais...

Métricas de perfil:

  • Crescimento dos seguidores ao longo do tempo
  • Taxa de feedback negativa
  • Visitas de perfil
  • Reações
  • Taxa de compromisso global
  • E mais...

Melhor hora para postar recomendações:

Alguma vez passou um monte de tempo escrevendo e desenhando um posto social apenas para que ele caísse completamente? Pode haver muitas razões para isso. Mas uma das razões mais comuns para isso acontecer é lançamento no momento errado . Também conhecido como postagem quando seu público-alvo não está online ou não está interessado em se envolver com você.

É por isso que o nosso Melhor Hora para Publicar O SMMExpert Analytics é uma das características mais populares do SMMExpert Analytics. Ele analisa seus dados históricos únicos de mídia social e recomenda os horários mais otimizados para postar com base em três objetivos diferentes:

  1. Envolvimento
  2. Impressões
  3. Cliques de ligação

A maioria das ferramentas analíticas de redes sociais recomendará apenas tempos de publicação baseados no compromisso. Ou utilizarão dados de benchmarks universais, em vez do seu histórico de desempenho único.

Outras coisas legais que você pode fazer com o SMMExpert Analytics:

  • Personalize os modelos de relatório apenas para as métricas que lhe interessam
  • Obtenha relatórios sobre os seus concorrentes
  • Acompanhe a produtividade da sua equipe social (tempos de resposta e tempo de resolução para os cargos atribuídos, menções e comentários)
  • Monitore as menções, comentários e tags relacionadas ao seu negócio para evitar desastres de RP antes que eles aconteçam

Além de tudo isso, a SMMExpert ganhou o MarTech Breakthrough Award 2022 por Melhor Plataforma de Gestão de Mídias Sociais em Geral !

E, segundo as críticas, pelo menos as ferramentas analíticas das redes sociais foram uma grande parte dessa vitória:

"Torna as redes sociais muito mais fáceis!

A facilidade de agendamento de postos é incrível. As análises para relatórios são incríveis. Você pode criar seus próprios relatórios personalizados".

- Melissa R. Gerente de Mídias Sociais

O SMMExpert Analytics está incluído no plano profissional SMMExpert, que você pode experimentar gratuitamente por 30 dias.

Saiba mais neste vídeo ou inscreva-se para um teste gratuito do SMMExpert Analytics.

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#2: Google Analytics

Benefício chave: Veja quanto tráfego e leads fluem para o seu site a partir dos seus canais de mídia social

Pago ou grátis: Ferramenta gratuita

Nível de perícia: todos os níveis de habilidade

O melhor para: todos os profissionais das redes sociais devem estar familiarizados com o Google Analytics, mas especialmente aqueles que trabalham para uma empresa baseada na web

Você já deve ter ouvido falar do Google Analytics. Isso porque é uma das melhores ferramentas gratuitas para aprender sobre os visitantes do seu site. E se você é um comerciante social que gosta de dirigir tráfego para o seu site, então é um recurso inestimável para ter no seu bolso de trás.

Embora não seja uma ferramenta de reportagem de mídia social em si, você pode usá-la para criar relatórios que o ajudarão:

  • Veja quais as plataformas de redes sociais que lhe dão mais tráfego
  • Veja qual o conteúdo que mais conduz e em que tráfego as redes sociais
  • Conheça o seu público com dados demográficos
  • Calcule o ROI das suas campanhas nas redes sociais

Com estes pontos de dados, você poderá obter o máximo das suas campanhas nas redes sociais e Nenhuma estratégia de mídia social está completa sem a análise do Google.

Saiba mais: Como usar o Google Analytics para acompanhar o sucesso das redes sociais

#3: RivalIQ

Benefício chave : Relatórios totalmente personalizáveis que podem extrair dados de todas as principais redes de mídia social.

Pago ou grátis: Ferramenta paga

Nível de perícia: intermediário

O melhor para: gestores de redes sociais

O RivalIQ foi concebido para permitir que os gestores de redes sociais sejam cientistas de dados, sem a irritante certificação. O RivalIQ fornece dados analíticos, alertas e relatórios personalizados a partir das principais plataformas de redes sociais.

Conduza facilmente uma análise competitiva ou uma auditoria completa das redes sociais com os relatórios detalhados do RivalIQ. Melhor ainda, você pode realmente apresentar suas descobertas diretamente ao seu diretor, stakeholders e equipe de marketing com gráficos, gráficos e dashboards totalmente personalizáveis.

Mas o RivalIQ não é apenas para encontrar o quadro geral! Uma análise abrangente dos posts sociais permite que você veja exatamente quais posts funcionam para cada plataforma e identifique porque eles funcionam. Saiba exatamente se foram os hashtags, hora do dia, tipo de post, ou qual o público da rede que levou ao sucesso. Então pegue esse conhecimento e duplique para mais sucesso!

Dica profissional: A fazer parte da competição? Com o RivalIQ podes encontrar as mesmas informações acima, mas a partir das suas contas nas redes sociais. Se não os consegues vencer, junta-te a eles (então vence-os no seu próprio jogo)!

Saiba mais: Experimente uma demonstração ou comece seu teste grátis com o RivalIQ

#4: SMMExpert Insights powered by Brandwatch

Principais benefícios: Analise em tempo real o sentimento da marca e a demografia do cliente, juntamente com todos os outros dados de desempenho das suas redes sociais

Grátis ou pago: Ferramenta paga

Nível de perícia: Intermediário a avançado

O melhor para: Profissionais de mídia social, equipes de RP e comunicação, equipes de mídia social de pequeno a grande porte

O SMMExpert Insights é uma poderosa ferramenta de escuta social a nível empresarial que duplica como uma ferramenta analítica.

Ele vai além da SMMExpert Analytics, rastreando suas merecidas menções sociais para que você possa medir o sentimento social e melhorar a experiência do cliente.

Bónus: Obtenha um modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais que lhe mostra as métricas mais importantes a seguir para cada rede.

Obtenha o modelo gratuito agora!

Também analisa dados sobre a demografia do seu público, como sexo, localização e idioma. Você pode comparar a demografia entre redes, ou olhar para o quadro agregado do seu público para todas as redes combinadas.

Esta é uma ferramenta que realmente lhe diz muito sobre o seu público - e como eles se sentem em relação a si. Pode dizer-lhe se um pico nas menções é uma vitória ou um desastre. E pode ajudá-lo a capitalizar ou evitar qualquer um deles, respectivamente.

Solicite uma demonstração

#5: Brandwatch

Principais benefícios: Rastrear e analisar dados de mais de 95 milhões de fontes, incluindo blogs, fóruns e sites de revisão, assim como redes sociais

Grátis ou pago: Ferramenta paga

Nível de perícia: Iniciante a intermediário

O melhor para: Equipas de relações públicas e de comunicação, profissionais de marketing em redes sociais que se concentram no envolvimento e monitorização da marca

Brandwatch é uma ferramenta poderosa com cinco modelos de relatórios analíticos de mídia social fáceis de usar:

  • Resumo: Uma visão de alto nível das conversas sociais sobre a sua marca, concorrentes ou palavras-chave.
  • Tendências: Um relatório sobre as conversas e contas que influenciam um tópico específico ou hashtag, incluindo menções por hora ou minuto.
  • Reputação: Uma verificação das tendências sentimentais que você pode precisar monitorar ou abordar.
  • Influenciadores: Um relatório para ajudá-lo a identificar oportunidades de marketing influentes relevantes para a sua marca e analisar a sua actividade.
  • Comparação entre os concorrentes: Benchmarking de dados de redes sociais para volume de conversação, sentimento e partilha de voz.

Saiba mais Brandwatch: Você pode adicionar Brandwatch ao seu painel SMMExpert

#6: Talkwalker

Principais benefícios: Monitorar conversas de mais de 150 milhões de fontes para analisar engajamento, alcance potencial, comentários, sentimentos e emoções

Grátis ou pago: Ferramenta paga

Nível de perícia: de intermediário a avançado

O melhor para: gestores de redes sociais, equipas de relações públicas e comunicação, monitores de marca, especialistas em marketing de produtos, investigadores

A Talkwalker oferece análises relacionadas com conversas sociais para além das suas próprias propriedades sociais, incluindo:

  • Menções
  • Sentimento da marca
  • Influenciadores importantes
  • Listas de autores

Você pode filtrar por região, demografia, dispositivo, tipo de conteúdo, e muito mais.

O Talkwalker é especialmente útil para detectar picos de actividade em conversas sobre a sua marca. Isto pode ajudá-lo a determinar os melhores momentos para a sua marca publicar nas redes sociais.

Saiba mais: Você pode adicionar o Talkwalker ao seu painel do SMMExpert

#7: buraco da fechadura

Principais benefícios: Relatórios e dashboards de mídia social automatizados e em profundidade para todas as plataformas

Grátis ou pago: Ferramenta paga

Nível de perícia: de intermediário a avançado

O melhor para: Empresas e organizações de nível empresarial

Keyhole permite-lhe reportar tudo: campanhas nas redes sociais, menções e interacções de marca, impacto hashtag, e até influenciar os resultados das campanhas. Mas não é só isso!

Você pode detalhar suas impressões, alcance, compartilhamento de voz e até mesmo analisar as estratégias de mídia social do seu concorrente.

Se estiver a utilizar o marketing influente como parte da sua estratégia, a Keyhole tem capacidades de relatório que lhe permitirão identificar os influenciadores ideais para trabalhar.

O melhor de tudo? Keyhole permite que você nunca mais trabalhe efetivamente em uma planilha de cálculo. Legal!

#8: Visões de Canal

Principais benefícios: Analisar o desempenho do YouTube de múltiplos canais

Grátis ou pago: Ferramenta paga (gratuita para utilizadores SMMExpert Enterprise)

Nível de perícia: todos os níveis de habilidade

O melhor para: Profissionais de marketing e criadores do YouTube, gestores de redes sociais que gerem um canal YouTube ao lado de outros canais sociais

O aplicativo Channelview Insights App adiciona a análise do YouTube ao painel do SMMExpert.

Com esta integração, você pode analisar seu vídeo do YouTube e o desempenho do canal ao lado de todos os outros canais de mídia social. Você também pode agendar relatórios automáticos e regulares.

Veja facilmente as seguintes métricas em um só lugar:

  • Visualizações, engajamento, atividade de assinatura
  • Fontes de tráfego de vídeo
  • Percepções do público em demografia, geografia, aquisição e muito mais

#9: Mentionlytics

Benefício chave: Rastrear menções, palavras-chave e sentimentos em várias línguas em canais sociais e em outros lugares na web.

Grátis ou pago: Ferramenta paga

Nível de perícia: Iniciante a intermediário

O melhor para: Equipas de relações públicas e comunicação, equipas de monitorização da marca, especialistas em marketing de produtos, investigadores de pequenas e médias empresas.

Quer ter uma visão geral do que está sendo dito sobre a sua marca na internet? Mentionlytics é uma grande entrada no mundo do monitoramento de mídias sociais - especialmente se você administra um negócio global em mais de um idioma.

Outras coisas que você pode fazer com os Mentionlytics:

  • Análise dos sentimentos
  • Encontre os principais influenciadores que o seguem
  • Filtrar resultados por palavras-chave
  • Responder diretamente às menções

#10: Panoramiq Insights

Benefício chave: rastos de análise Instagram, incluindo Instagram História analítica

Grátis ou pago: Pago (ou gratuito para utilizadores SMMExpert Enterprise)

Nível de perícia: Todos os níveis de habilidade

O melhor para: Os profissionais de marketing da Instagram

O Panoramiq Insights é perfeito para usuários SMMExpert gratuitos ou usuários profissionais que queiram obter insights mais profundos sobre suas histórias em particular. (Basta baixar o aplicativo de nossa biblioteca de aplicativos).

Entre outras coisas, o Panoramiq Insights deixa-o:

  • Analisar os dados demográficos dos seguidores, incluindo idade, sexo, país, cidade e idioma
  • Monitorar a atividade da conta Instagram (para até duas contas), incluindo visões e novos seguidores
  • Encontre seus melhores posts com vista e análise de engajamento
  • Medir vistas de histórias e interacções

Modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais

Criamos um modelo analítico gratuito de redes sociais que você pode usar para coletar dados sobre seu desempenho nas diversas redes sociais. É um ótimo lugar para começar se você não estiver pronto para investir em uma ferramenta que coletará dados automaticamente para você. Basta baixá-lo, fazer uma cópia e começar a personalizá-lo com seus próprios dados.

Bónus: Obtenha um modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais que lhe mostra as métricas mais importantes a seguir para cada rede.

Para mais informações sobre como compartilhar seus dados analíticos de forma eficaz, confira nosso post sobre como criar um relatório de mídia social inteligente e simples.

Acompanhe seu desempenho nas mídias sociais e maximize seu orçamento com o SMMExpert. Publique seus posts e analise os resultados no mesmo painel de controle, fácil de usar. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.