Como Usar o Pinterest para Negócios: 8 Estratégias que Você Precisa Saber

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Kimberly Parker

Índice

Está actualmente apenas a usar o Pinterest para planear as suas férias de sonho ou encontrar produtos de padaria deliciosos para experimentar - ou está a usar o Pinterest para negócios? Se ainda não está a fazer o último, talvez seja altura de considerar colocar a sua marca nesta plataforma visual.

A Pinterest oferece às empresas de todos os tamanhos uma forma única de se comercializarem - como motor de busca visual, a Pinterest é óptima para expor novos potenciais clientes à sua marca.

Isso porque os Pinners vêm à plataforma para se inspirar. Eles querem experimentar coisas novas, descobrir novas ideias, encontrar grandes receitas e, muitas vezes, inspirar-se para fazer a sua próxima compra.

Este artigo cobrirá todos os conceitos básicos de marketing de interesse para que você comece a incluir:

  • O que é marketing de interesse?
  • Como usar o Pinterest para negócios
  • Como criar uma conta comercial Pinterest
  • Linguagem importante que você deve saber que vai ajudar a sua estratégia de marketing Pinterest
  • Como usar o Pinterest com o SMMExpert

Vamos começar.

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O que é marketing de interesse?

Pinterest marketing é um conjunto de táticas que incorporam Pinterest na maior estratégia de marketing de mídia social do seu negócio para atingir novos públicos e aumentar a conscientização para suas marcas e produtos.

De acordo com a Pinterest Business, os comerciantes de redes sociais voltam-se para a plataforma:

  • Atingir um novo público e aumentar a presença online.
  • Dirija mais tráfego para o site do negócio ou loja online.
  • Incentivar conversões como assinatura de boletins informativos, venda ou compra de ingressos.

Em outras palavras, usar o Pinterest para negócios pode ajudar a sua marca a alcançar muitas pessoas e ganhar dinheiro.

Desde 2021, a Pinterest é a 14ª maior rede social do mundo, com 459 milhões de usuários ativos a cada mês.

Fonte: O Estado Global do Digital 2021

E o seu alcance publicitário é impressionante:

Fonte: O Estado Global do Digital 2021

Na verdade, 80% dos Pinners semanais descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest. E as estatísticas do Pinterest mostram que tanto o número de Pinners como o de placas criadas, está a aumentar de ano para ano.

Esta plataforma pode ser particularmente benéfica se o seu negócio tem como alvo a mesma população que ama e usa Pinterest. A plataforma tem atraído historicamente mulheres e pessoas que querem fazer compras ou iniciar um novo projecto. A partir de 2021, está a tornar-se cada vez mais popular entre os homens e os Gen Z-ers.

Fonte: Negócios de Interesse

O Pinterest também é popular entre as pessoas que procuram inspiração positiva - não é a plataforma para o FOMO ou para as controversas costas e mentes.

Agora que você sabe o que é o Pinterest marketing, é hora de passar para como Você pode comercializar o seu negócio no Pinterest. Continue lendo para obter 8 dicas acionáveis.

Como usar o Pinterest para negócios: 8 dicas e truques

1. criar uma estratégia de marketing de interesse

Como você faria com qualquer outro canal de mídia social, comece desenhando uma estratégia de mídia social para a Pinterest - não se limite a pular para dentro.

Criar uma estratégia de marketing de interesse significa:

  • Definição de metas SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal). Além de ganhar um seguidor no Pinterest, você espera que a plataforma direcione o tráfego para o seu site, aumente as vendas de um produto específico ou dirija inscrições para um evento?
  • Aprender sobre o público de interesse geral e a demografia que mais provavelmente irá utilizar este canal.
  • Aprender sobre o público-alvo específico da sua marca.
  • Considerando o que seus concorrentes estão fazendo nesta plataforma de mídia social.
  • Planejamento e incorporação de conteúdo de Pinterest no seu calendário de conteúdo de mídia social.

Depois de definir uma estratégia clara, você pode começar a trabalhar para alcançar seus objetivos.

2. pino envolvente, conteúdo cativante

O Pinterest é uma plataforma visual, por isso usá-la eficazmente para os negócios significa produzir conteúdos visuais de alta qualidade e envolventes para partilhar.

Então, o que faz um alfinete cativante?

  • Imagens verticais. Os dados mostram que 82% dos usuários navegam no Pinterest no celular. Fotografe para uma relação de aspecto 2:3 para evitar acabar com imagens cortadas de forma desajeitada.
  • Considere a sua qualidade de imagem e vídeo. Você quer evitar a pixelização, por isso procure a melhor qualidade de imagem e vídeo que a Pinterest recomenda.
  • Cópia descritiva. Boas descrições podem ajudá-lo a melhorar o SEO, adicionar contexto às suas imagens e encorajar os utilizadores a clicar em links.
  • Sobreposição de texto. Pense em incluir uma manchete que reforce a sua mensagem visual.
  • Uma marca de bom gosto. Se faz sentido para a sua marca e corresponde à sua estratégia de marketing Pinterest, incorpore o seu logótipo nos seus Pins para que a sua marca não se perca no Repin shuffle.
  • Assegure-se de que os seus links funcionam. Links quebrados não vão ajudar a sua marca! Certifique-se de que o link com o seu Pin não vai para um 404 e que ele carrega rapidamente para dar a Pinners a melhor experiência de usuário.

Finalmente, seja consistente! O Pinning consistente e diário é mais eficaz do que criar uma tábua e enchê-la de uma só vez. E o Pinning assegura regularmente que o seu conteúdo chegará a um público mais vasto.

Usando o SMMExpert para agendar Pins ajudará a sua marca a manter-se no topo do seu calendário de conteúdo. (Saiba mais sobre como usar o Pinterest com o SMMExpert abaixo).

3. tentar diferentes formatos de pinos

O Pinterest é uma plataforma de partilha de imagens, mas não se trata apenas de fotografias.

Misture! Coloque um vídeo encorajando Pinners a fazer compras na sua loja de comércio eletrônico ou tente adicionar várias fotos a um Pin para criar um carrossel.

Por exemplo, a Nike usa o vídeo para promover seus produtos:

E carrosséis para mostrar uma variedade de produtos em um só pino:

Mas mesmo que 80% dos Pinners descubram uma nova marca ou produto no Pinterest, pense além das compras e promova explicitamente a sua marca.

Os Pinners também vêm à plataforma para inspiração, com 85% dos Pinners dizendo que vêm ao Pinterest para iniciar um novo projeto. Considere também postar how-to Pins ou quadros de inspiração para fornecer ao seu público um conteúdo divertido e valioso.

Por exemplo, os pinos Nespresso têm um conteúdo passo-a-passo para envolver os Pinners com a sua marca:

4. planejar cuidadosamente as suas pranchas

Como 97% das pesquisas Pinterest são sem marca, os quadros da sua marca podem ajudar a alcançar novos Pinners interessados em tópicos específicos ou aprender coisas específicas.

Por exemplo, as pranchas da Oreo incluem Pins com inspiração para as próximas férias sazonais - como a sua prancha Spooky Sweet Halloween e Holidays with Oreo - assim como ideias de receitas, como a sua prancha Oreo Cupcakes e Oreo Cookie Balls.

Em outras palavras, a marca mistura habilmente quadros de conteúdo útil, envolvente e inspirador com quadros que são mais promocionais:

E a Aveeno tem pranchas para os seus próprios produtos, como as pranchas Aveeno Body e Sun Care:

Mas a marca também tem outras placas, como a placa do Dia da Terra, que inclui alfinetes que mostram indiretamente a marca ao mesmo tempo em que mostram uma compreensão do que seu público valoriza e apóia.

5. Optimize os seus Pins para SEO

Pinterest é um motor de busca, por isso certifique-se de que os Pins do seu negócio são fáceis de encontrar numa busca! Inclua palavras-chave nas descrições dos seus Pins, nos quadros e nos hashtags.

Rich Pins, projetado para fixar novos conteúdos do site do seu negócio, evitando a duplicação de conteúdos, também impulsionará o SEO do Pinterest da sua marca.

Encontre mais dicas de SEO - e as 100 principais palavras-chave do Pinterest - neste artigo.

6. experimentar diferentes anúncios Pinterest

Outra forma eficaz de comercializar o seu negócio no Pinterest é com anúncios. O Pinterest permite aos anunciantes segmentar os anúncios em torno de palavras-chave, interesses, localização, idade e outras métricas e categorias.

E o direcionamento detalhado do público permite aos anunciantes alcançar grupos específicos de usuários do Pinterest, incluindo:

  • Pessoas que visitaram o seu site.
  • Pessoas que se envolveram com os teus Pins.
  • Pessoas que se envolveram com conteúdos semelhantes na plataforma.
  • Uma lista personalizada, como os seus assinantes da newsletter.

Desde anúncios em vídeo a colecções, passando por pins promocionais, existe uma gama de tipos de anúncios disponíveis no Pinterest. Saiba tudo o que precisa de saber sobre a publicidade do Pinterest aqui.

7. rastrear o sistema métrico

Uma estratégia de marketing de sucesso da Pinterest é baseada em dados. Em outras palavras, rastrear, medir e analisar as principais métricas de Pinterest e o comportamento do público ajuda os gerentes de mídias sociais a ver qual conteúdo tem melhor desempenho e qual é um pouco menos envolvente.

Nós informamos quais as métricas que você deve rastrear e quais as ferramentas que você pode usar para monitorá-las aqui.

8. promover o seu perfil de Pinterest

Finalmente, certifique-se de que seus fiéis seguidores de outras plataformas sabem que você também é ativo no Pinterest. Promova seu perfil no Pinterest:

  • Ligando ao seu perfil Pinterest no site da sua empresa.
  • Incluindo o link na sua assinatura de e-mail.
  • Promovendo a conta do seu negócio Pinterest nos outros canais sociais do seu negócio.
  • Partilhar as notícias do perfil do Pinterest numa newsletter da empresa.

Como criar uma conta comercial Pinterest

Ao usar o Pinterest para negócios, você quer ter certeza de ter criado uma conta comercial Pinterest e não está usando apenas uma conta pessoal. Isso porque uma conta comercial permite que a sua marca o faça:

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Pegue os modelos agora!
  • Acesse a análise para monitorar e medir sua estratégia de marketing Pinterest.
  • Realize uma grande variedade de anúncios de Pinterest.
  • Configure um separador Loja.

Aqui, nós o acompanhamos através dos passos para criar a conta comercial Pinterest da sua marca.

Como criar uma conta se você nunca usou o Pinterest antes

Passo 1: Comece por criar uma nova conta

Vá para pinterest.com e clique em Inscreve-te.

Passo 2: Navegue até a parte inferior da janela pop-up

E clique Comece aqui!

Passo 3: Preencha os seus dados

Adicione seu e-mail profissional e sua idade, e crie uma senha segura. Certifique-se de que o e-mail que você está adicionando não está conectado a nenhuma outra conta Pinterest. Depois, clique em Criar conta.

Passo 4: Preencha os campos para construir o seu perfil de negócio

Você será solicitado a adicionar o nome, idioma e localização do seu negócio. Depois, clique em A seguir.

Passo 5: Descreva o seu negócio

Escolha a descrição que melhor se adapta ao que o seu negócio faz e adicione um link para o seu site.

Agora você está pronto para começar a ganhar e veicular anúncios!

Como criar uma conta se você tem um perfil particular de Pinterest

Passo 1: Entre na sua conta pessoal de Pinterest e navegue até Configurações

Chegue aqui clicando no último botão (um ícone de seta simples) no menu superior direito. Isto abre um menu suspenso. Depois, clique em Configurações.

Passo 2: Selecione Configurações da conta no menu à esquerda

Passo 3: Rolar para baixo para Mudanças de Conta

E clique Converter conta sob o Converter para uma conta comercial secção.

Passo 4: Preencha as informações do seu negócio

Você será solicitado a adicionar o nome, idioma e localização do seu negócio. Você também escolherá a descrição que melhor se adequa ao que o seu negócio faz e adicionará um link para o seu site.

Outra opção é ligar uma conta comercial Pinterest à sua conta pessoal já existente. Para fazer isso, basta clicar em Adicionar uma conta depois de navegar para as configurações enquanto estiver logado em sua conta pessoal:

Clique Criar em Crie uma conta comercial gratuita:

Depois de criar uma conta empresarial Pinterest vinculada, siga os mesmos passos acima: adicione o nome do seu negócio, idioma, localização, descrição do negócio e um link para o seu site.

Qualquer que seja o método certo para a sua marca, uma vez criada uma conta comercial Pinterest, você está pronto para começar a comercializar no Pinterest!

Interesse importante para termos comerciais que você deve conhecer

Como todo site de mídia social, Pinterest tem sua própria linguagem que você deve se familiarizar para se preparar para o sucesso. Para ajudar você, aqui está um glossário.

Formatos de pinos e pinos

Pinner

O LinkedIn tem membros. Os utilizadores de Snapchat são Snapchatters. E o Pinterest tem Pinners. Por outras palavras, um Pinner é o termo de marca para uma pessoa que usa Pinterest.

Pins

Um Pin é um post principal publicado no Pinterest. Os Pins incluem imagens ou vídeos e podem ser ligados a uma fonte original, tal como um bookmark de um site.

Pinos promovidos

Os Pins Promovidos são uma espécie de anúncio de interesse. São Pins que as empresas pagaram para promover, para que mais Pins possam vê-los. Estes Pins aparecem no feed doméstico, feed de categoria e resultados de pesquisa, e incluem um rótulo "Promovido".

Também estão disponíveis vídeos promocionais Pins, carrosséis e app Pins. Saiba mais sobre as opções de anúncios Pinterest aqui.

Repins

Pense em um Repin como um compartilhamento no Facebook ou um Retweet no Twitter. Um Repin é quando alguém Pins um post que ele gosta (mas que não criou) para um de seus quadros.

Pinos Ricos

O objetivo é fornecer mais informações, como disponibilidade de produtos e preços atualizados. Os Rich Pins estão disponíveis em três formatos: Product Rich Pins, Recipe Rich Pins e Article Rich Pins.

Vídeo Pinos

Estes são muito parecidos com os Pins normais, mas em vez de uma foto estática, eles apresentam um vídeo que faz loops.

Pinos Carrossel

Em vez de apenas uma imagem, os carrosséis Pins apresentam várias imagens. Até cinco imagens podem ser adicionadas a um carrossel Pin.

Pinos de Coleta

Quando um Pinner clica na lupa no canto inferior direito de um Pin coleccionador, aparecem pontos brancos.

Pinos de Idéia

Este é um novo formato de Pin que ainda não está amplamente disponível. Idea Pins pode ser usado para promover a sua marca de uma nova forma, personalizando as cores e fontes no seu Pin, criando guias passo-a-passo ou curando colecções.

Experimente os pinos do produto

Este é outro novo formato de Pin que ainda não está amplamente disponível. Experimente Pins usando realidade aumentada (filtros AR), permitindo aos Pinners virtualmente "experimentar" produtos que eles vêem no Pinterest usando a Lente Pinterest.

Quadros e Tipos de Quadros

Quadros

Pense nas placas de Interesse como placas de humor digitais. Use placas para guardar, coletar e organizar seus Pins. Muitos usam placas para agrupar Pins de acordo com um determinado tema ou tópico. Por exemplo, você pode criar uma placa em torno do planejamento de um evento de lançamento de produto, para conteúdo sazonal, ou para inspiração de casamento.

Conselhos de grupo

Os quadros de grupo são iguais aos quadros normais, exceto que mais de uma pessoa pode adicionar conteúdo. Este formato é ideal para marqueteiros que buscam compartilhar idéias ou planos com sua equipe, pois qualquer pessoa pode contribuir.

painéis secretos

Um quadro secreto só pode ser visto pelo seu criador e colaboradores convidados. Quando você cria um, você verá um símbolo de cadeado ao lado do nome do quadro. Estes são úteis para o planejamento que você não quer ser público - quadros secretos não aparecerão no feed de casa, na busca, ou em qualquer lugar público no Pinterest.

Quadros protegidos

Tal como as tábuas secretas, as tábuas protegidas vivem no fundo do seu perfil de Pinterest e só você as pode ver. No entanto, os Pins destas tábuas protegidas podem ser vistos através do Pinterest se um Pinner tiver uma ligação directa.

Termos de interesse geral

Visitas ao público

As contas empresariais Pinterest têm acesso a importantes métricas e análises através do Audience Insights. Saiba mais sobre como usar a análise Pinterest e que métricas específicas da plataforma você deve estar rastreando.

Lente de Interesse

Esta ferramenta de realidade aumentada está disponível apenas em dispositivos móveis. A lente Pinterest Lens é uma ferramenta de câmera que permite aos usuários tirar uma foto de algo - como um produto ou um Pincode - e então eles podem encontrar conteúdo relacionado no Pinterest.

Pincodes

Estes códigos podem ser colocados em cópias impressas de material de marketing (como um cartão de visita ou um comunicado de imprensa) e digitalizados utilizando a Lente de Interesse - os códigos são depois ligados a uma placa ou perfil de Interesse.

Como usar o Pinterest com o SMMExpert

SMMExpert permite-lhe racionalizar os seus esforços de marketing de interesse, trabalhar em equipa no marketing das redes sociais e gerir todas as suas contas sociais (entre plataformas) a partir de um painel de controlo.

Veja como a integração do SMMExpert com o Pinterest pode ajudá-lo a poupar tempo e a adicionar sem esforço o Pinterest à sua estratégia de redes sociais.

Como a SMMExpert pode ajudar a sua estratégia de marketing Pinterest

Usando o Pinterest vai ajudá-lo a si e ao seu negócio:

  • A poupar tempo. O SMMExpert permite criar e agendar Pins. Também é possível lançar o conteúdo em várias contas ao mesmo tempo.
  • Melhorando o trabalho em equipe. Com o SMMExpert, você pode garantir que o conteúdo seja criado de forma consistente, independentemente do membro da equipe que está fazendo o trabalho. Faça isso configurando um fluxo de trabalho de aprovação no SMMExpert e usando as ferramentas de colaboração do painel de controle.
  • Tornando mais fácil a gestão de múltiplos canais. O recurso de agendamento garante que sua estratégia de marketing Pinterest se alinhe perfeitamente com todas as outras plataformas sociais que sua marca está usando, incluindo Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter.

Como começar a usar o Pinterest com o SMMExpert

Passo 1: Ligue a sua conta empresarial Pinterest ao SMMExpert

Certifique-se de que você está logado na sua conta de negócios Pinterest. Depois, clique em Adicionar rede social:

Selecione Pinterest como a rede que você deseja adicionar ao SMMExpert:

E autorize-o clicando Dá acesso.

Passo 2: Crie o seu primeiro post

Passe o mouse sobre o ícone do Composer e selecione Alfinete.

Passo 3: Selecione uma tábua para o seu Pino

Você não tem que escolher apenas um - você publica o Pin em várias placas.

Passo 4: Carregue os seus ficheiros multimédia

Faça o upload da sua imagem (e edite-a, se desejar), adicione um link para o site e digite qualquer texto para contexto adicional sobre o seu Pin.

Passo 5: Escolha uma hora para o Pino ser publicado

Clique Postar agora para publicar o Pin imediatamente. Ou, clique na seta para mais opções de publicação:

Passo 6: Ao marcar para mais tarde, selecione seu dia e hora de publicação

Depois, clique em Feito.

Para mais informações sobre como publicar posts no Pinterest usando o SMMExpert, confira este vídeo:

Economize tempo gerenciando sua presença no Pinterest usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode compor, programar e publicar Pins, criar novas placas, colocar Pin em várias placas ao mesmo tempo e executar todos os seus outros perfis de mídia social. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.