Índice
Fridge-Worthy é um programa de prêmios de mídia social desenvolvido pela SMMExpert para reconhecer marcas que postaram conteúdo único, interessante ou savvy nas mídias sociais. Cada episódio apresenta uma marca e explica o que a marca fez para merecer um lugar na geladeira da SMMExpert, bem como alguns dos principais takeaways para empresas que esperam replicar o sucesso para si mesmas.
Temporada 2: Prêmios de mídia social para empresas
Episódio 12: McDonald's
Prêmio Mídia Social: Pares de Astrologia Fast Food mais Polarizantes
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Um carrossel da Instagram com "os sinais como ordens do McDonald's" que recebeu mais de 3.000 comentários
Takeaways:
- O algoritmo Instagram tende a classificar os comentários como engajamento maior do que ações mais passivas como gostos.
- Faça posts carrosséis! A maioria dos posts neste formato que vimos são apenas uma imagem, e às vezes os itens individuais são tão pequenos que você não consegue nem lê-los
- Encontre maneiras únicas de dar dicas ou entusiasmar o seu público sobre os próximos lançamentos ou mudanças.
Episódio 11: SmartSweets
Prêmio Social Media Award: Concurso Instagram Mais Passivo e Agressivo Relacionado a Minhocas
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Organizou um concurso da Instagram para promover o relançamento das suas gomas de vermes
Takeaways:
- Se você está organizando um concurso, não poste apenas uma vez. Publique todos os dias enquanto o concurso estiver em andamento e tente oferecer algo novo todos os dias.
- Ouve o teu público. E depois mostra-lhes que estás a ouvir. As pessoas adoram sentir-se ouvidas pelas marcas que seguem nas redes sociais. Por exemplo, se o teu público exige minhocas de goma, dá-lhes minhocas de goma.
- Experimente a tendência de reposicionar um tweet com um fundo colorido no Instagram
Episódio 10: Moosejaw
Prêmio Mídia Social: A Forma Mais Criativa de Apimentar uma Caixa de Papelão
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Conseguiu que os clientes enviassem fotos de caixas Moosejaw que receberam com rabiscos engraçados (desenhadas por um funcionário do armazém) e fez um concurso a partir delas
Takeaways:
- Tire o máximo partido do conteúdo gerado pelo utilizador (ou UGC). Tem óptimo aspecto e é gratuito!
- Tente um concurso Instagram. É uma ótima maneira de atrair novos seguidores e engajar os seguidores atuais.
Episódio 9: CBC
Prêmio Mídia Social: Carboidrato de Tamanho Mais Realista para Promover um Programa de Televisão Temático de Panificação
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Postei um carrossel Instagram de uma baguete em tamanho real
Takeaways:
- Tente os carrosséis. São possivelmente o formato mais envolvente na Instagram.
- Aproveite o formato e obrigue as pessoas a deslizar. Uma maneira de fazer isso é cortar uma imagem grande em vários slides, como o CBC fez, ou você pode brincar com o conteúdo do primeiro slide que você pode revelar no último slide.
- Dimensionar a sua imagem de uma forma invulgar é uma forma segura de se destacar na alimentação.
Episódio 8: Ottawa Public Health
Prêmio Mídia Social: Melhor Uso de uma Partida que Faz os Gestores de Mídia Social se Sentirem Melhores Sobre Eles Mesmos
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Durante o Superbowl a agência de saúde pública tweeted: WHAT AN AMAZING #SuperBowlLV!! Parabéns ao (*Bruce, certifique-se de colocar o nome da equipe vencedora aqui)
Takeaways:
- Faça uma brincadeira com o seu público - algo esperançoso que resulta em uma risada. Mantenha o coração leve - a brincadeira deve ser com todos.
- Fale com o seu público, não apenas com eles. Responda aos comentários da forma mais honesta possível, junte-se às conversas que você sabe que eles já estarão noivos, como o Superbowl.
- Lembra às pessoas que há pessoas reais por trás dos Tweets - e às vezes não são perfeitos.
Episódio 7: Shopify
Prêmio Mídia Social: Melhor Uso de um Programa de TV de Realidade Falsa para Jogar Sombra no Mega Varejo
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Um Reel que foi uma paródia de um reality show de televisão, onde a montagem é que alguém trouxe uma encomenda da Amazon para uma troca de presentes de "negócios independentes". O objetivo era a sua demonstração alvo, proprietários de pequenos negócios.
Takeaways:
- O humor joga bem nos carretéis.
- Não tenhas medo de te divertires um pouco com o teu público.
- As pessoas devem afastar-se do seu carretel como se tivessem aprendido algo ou se divertissem.
Episódio 6: Casper
Prêmio Mídia Social: Melhor Integração de Revisões de Clientes Caninos
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Composta por "críticas" da nova linha de camas de cães e os incluiu em um anúncio no Facebook.
Takeaways:
- Use depoimentos de clientes. As pessoas confiam mais nas outras pessoas do que na sua marca.
- Jogue com tropas de marketing. Pense em uma tática que você já viu um milhão de vezes; como você pode torná-la fresca?
- Faça dos cães a estrela das suas campanhas de marketing social. Eles são bonitinhos e não têm opiniões.
Episódio 5: Serviço Nacional de Parques
Prêmio Mídia Social: Melhor Uso de um Monólito para Promover a Segurança do Urso
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Utilizou um evento noticioso (a descoberta de um monólito na selva de Utah) para lembrar aos visitantes do Parque Nacional os princípios de segurança dos ursos no Instagram
Takeaways:
- Tente fazer suas legendas de imagem educacionais e bem-humoradas
- Inclua uma descrição da imagem na sua legenda para acessibilidade; tenha especial cuidado para tornar a descrição da imagem também divertida de ler
Episódio 4: Vancouver Coastal Health
Prêmio Mídia Social: Tentativa Menos Desastrutiva de Tentar Pressionar os Pares Jovens a Não Espalharem a Doença
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Iniciou um canal TikTok para atingir um público mais jovem, criando conteúdos divertidos e informativos para difundir a consciência sobre a COVID-19
Takeaways:
- Se você vai tentar um novo canal, faça-o de uma forma que combine com o tom e a sensação de conteúdo que já é popular naquele canal.
- Não tenha medo de experimentar o TikTok, especialmente se você está tentando alcançar uma população mais jovem. Não é um grande investimento em dinheiro. Estes vídeos não são de alta qualidade. Eles são simplesmente imaginativos e divertidos.
- Faça parceria com um comediante se você não tiver o talento em sua própria equipe.
Episódio 3: Social Tees Animal Rescue NYC (aka. S.T.A.R.)
Prêmio Social Media Award: Most Poetic Captions for the Purest Pups
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Legendas altamente cativantes e muito longas descrevendo os cães em todos os seus postos Instagram
Takeaways:
- Normalmente dizemos que mais curto é melhor na internet, mas se você puxar as pessoas para o seu posto com uma abertura envolvente, elas vão apertar o botão "leia mais" e serão mais propensas a recompensá-lo com uma coisa parecida ou uma ação.
- Conte uma história em suas legendas. Isso significa trama, personagem, tensão, humor, drama, investimento emocional e uma mensagem clara e abrangente que você quer que as pessoas retirem de seu posto.
Episódio 2: O Governo de Nova Jersey
Prêmio Mídia Social: Melhor Uso de um Acrônimo Inspirado na Máfia para Informar o Público
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Combinação de referências de cultura pop específicas de Nova Jersey com conselhos de segurança COVID-19 para melhorar o envolvimento e a retenção da memória
Takeaways:
- Mesmo que você seja uma organização governamental, não tenha medo de mostrar que há pessoas reais por trás de suas contas nas redes sociais. Isso pode realmente ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras em uma crise.
- O humor pode jogar bem em uma crise, desde que seja empático, sensível e combinado com informações úteis. Na verdade, o conteúdo humorístico provavelmente chamará mais a atenção das pessoas. Portanto, só porque é informação importante para seus seguidores saber não significa que não possa ser empacotada de forma lúdica.
Episódio 1: Spoken English
Prêmio Mídia Social: Combinação Mais Deliciosa de Comida, Cultura Pop & Camp; Magic-Eye Art
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Uso exclusivo de referências de tamanho e cultura pop para anunciar a comida no seu menu
Takeaways:
- Minar a sua infância por uma estética única, para que você se destaque dos seus concorrentes.
- Teste diferentes tamanhos e ângulos de imagens, como grandes vs. pequenos, horizontais vs. verticais, fechadas vs. distantes. Brinque com colagem.
- Encontre um designer que o ajude a desenvolver uma estética única. E depois fique com ela, para que as pessoas a comecem a associar à sua marca.
Temporada 1: Prêmios de mídia social para empresas
Episódio 11: O Museu Getty
Prêmio Mídia Social: Melhor Uso da História da Arte como Distração da nossa Realidade Soturna
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Criou o desafio #betweenartandquarantine no Twitter, que pediu aos seguidores para recriar obras de arte famosas de três itens domésticos
Takeaways:
- Você pode pedir totalmente ao seu público para ser criativo e criar seu próprio conteúdo para você. Mas se você está pensando em fazer algo semelhante para seus seguidores, certifique-se de que é pouco esforço e realmente divertido ou definitivamente vale a pena o tempo deles.
- Você deve estar adaptando sua estratégia à realidade atual do seu público agora mesmo. Eles provavelmente estão trabalhando em casa ou são trabalhadores da linha de frente. Eles estão entediados ou estressados ou ansiosos ou uma combinação dos três. Então isso vai fazer com que o conteúdo que você cria para se envolver com eles seja diferente do habitual.
Episódio 10: O Museu Nacional do Cowboy
Prêmio Mídia Social: O Hashtag mais bem sucedido falhou de um profissional agrícola
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Atribuiu responsabilidades de mídia social ao seu guarda de segurança, um iniciante em mídia social, em meio à crise da COVID-19
- Fotos de exposições tweeted no museu, educando seguidores sobre sua história em seu próprio estilo folclórico natural (ou seja, terminando cada mensagem com um sign-off formal como "Obrigado, Tim" ou usando o hashtag #HashtagTheCowboy)
Takeaways:
- Se você é uma empresa que está entrando na mídia social pela primeira vez, abrace-a e seja honesto com as pessoas que você está aprendendo no trabalho. As pessoas vão entender e provavelmente vão achá-la cativante.
- Foque no conteúdo de bem-estar neste momento (durante a pandemia da COVID-19). Obviamente, isto não se aplica a todos, por exemplo, se você é um governo ou uma organização de saúde e o seu trabalho é informar o público sobre informações importantes. Mas para muitos outros negócios neste momento, faz sentido apenas perguntar a si mesmo como você pode contribuir para elevar o espírito dos seus clientes.
- Ainda há maneiras de ser criativo no social e de se conectar com os clientes, mesmo que seu negócio esteja fechado e/ou seu orçamento tenha sido cortado.
Episódio 9: Lemonade Inc.
Prêmio Mídia Social: A Entrega de Caracol Mais Desnecessária e Preocupada
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Eles enviaram um e-mail de aniversário personalizado para um dos seus clientes. Ele tweeted sobre o quanto ele apreciou, dizendo "É legal quando as marcas se humanizam assim".
- Lemonade viu o tweet e levou tudo um passo adiante, enviando-lhe um bolo de aniversário de verdade. E o bolo disse "Não por causa do seu Tweet", o que é tão perfeito porque esse é provavelmente o bolo mais Tweetable. A história foi captada e divulgada pelo diretor de social na Bolsa de Valores de Nova York.
Takeaways:
- Não tome atalhos quando se trata de autenticidade. Sejamos honestos, a ligação genuína é quase impossível de se fazer em grande escala. Por isso, pode significar agir como um negócio menor do que você é às vezes.
- Enviar um bolo para cada um dos seus clientes provavelmente não é possível - mas fazê-lo de vez em quando, e, mais importante ainda, contratar pessoal de apoio ou equipes sociais com pessoas reais, genuínas e socialmente inteligentes é sempre um bom investimento.
- Estar sempre pensando desde um lugar de: como posso surpreender e encantar meus clientes? O que os faria realmente felizes?
Episódio 8: Milano Cookies
Prêmio Social Media Award: Most Charming Celebrity Impression by a Confectionary Item
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era digno de geladeira:
- Uma série de posts da Instagram na noite do Oscar com biscoitos decorados para parecerem trajes usados por celebridades no Oscar
- Campanha hashtag #BestDressedCookies
Takeaways:
- Pense em maneiras criativas de mostrar seu produto sendo usado (ou seja, não apenas mostre as pessoas comendo seus biscoitos, mas mostre-as vestidas com trajes de Oscar)
- Tente pular em um evento oportuno (não precisa estar diretamente relacionado ao seu produto, como o Dia Nacional dos Biscoitos). E planeje seu conteúdo para este evento com antecedência.
- Os hashtags de campanha nem sempre têm de ser marcados. Podem ser o que quer que seja que seja cativante ou que faça sentido ou que seja fácil de lembrar.
Episódio 7: Tenda
Prêmio Mídia Social: Abordagem mais fria para salvar o mundo nas mídias sociais
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Realizou uma campanha multiplataforma para o Ano Novo sobre as pequenas coisas que todos podem fazer para ajudar o meio ambiente, criou a hashtag #environmentalish para acompanhá-lo
Takeaways:
- Ao apoiar uma causa nas redes sociais, esforce-se por ser genuíno e realista. Os consumidores não acreditarão que a sua empresa, sozinha, está a salvar o mundo.
- Conheça seus clientes onde eles estão. A Tentree obviamente sabe que seu público é formado por jovens bem-intencionados, amigáveis com o meio ambiente e que estão equilibrando uma série de atividades diferentes.
- Às vezes pequeno = melhor quando se trata de apoiar uma causa de justiça social.
Episódio 6: Burrow
Prêmio Mídias Sociais: Melhor Rugbi que não te enche de vergonha
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Posta frequentemente imagens autênticas dos seus móveis sendo usados por humanos (e cães) reais, incluindo uma imagem de um Pop-Tart que combina com um tapete
Takeaways:
- Pesquise seus concorrentes e veja se existe uma lacuna no mercado que você poderia preencher. A maioria das outras empresas de móveis na Instagram postam imagens altamente editadas, bonitas (mas irreais) de seus móveis.
- Se o seu objetivo é uma conexão autêntica com os seus seguidores de mídia social, poste imagens de seus produtos como eles seriam realmente usados na vida real, em vez de como eles são em um showroom.
- Em geral, tente investir na autenticidade sobre a perfeição da Instagram. Imagens demasiado perfeitas podem acabar por fazer com que a sua marca pareça inacessível.
- Tenha sempre cães bonitos na sua ração.
Episódio 5: Virgin Trains
Prêmio Mídia Social: Uso Mais Provocativo do Transporte de Comboio
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Consistentemente tweetado a partir da perspectiva de um trem personificado, confiante e sexy vivendo sua melhor vida.
Takeaways:
- Não tenha medo de correr riscos com a sua estratégia e use a sua imaginação.
- Conteúdo tolo e arrojado como este tem um desempenho especialmente bom no Twitter, onde os usuários estão atentos às boas piadas.
- Os marqueteiros falam muito em "humanizar a sua marca", mas você poderia levar isso um passo além e humanizar o seu produto real (por exemplo, os seus comboios).
- Se o seu canal existe para satisfazer alguma necessidade de serviço ao cliente, a humanização da sua marca ou produto pode ir muito longe na difusão de tensão e frustração.
Episódio 4: Recesso
Prêmio Mídia Social: A Personificação mais caprichosa de uma Bebida de Bem-Estar
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Desenvolveram personagens com personalidades para cada sabor de bebida que vendem (por exemplo, Pomegranate Hibiscus é um cabeça quente que está sempre tentando enriquecer) e criaram uma série contínua de posts sobre esses personagens e suas aventuras como parte de uma estratégia maior para apelar à criatividade, enfatizada milenares.
Takeaways:
- Crie conteúdo que seja estranho e interessante o suficiente para fazer o seu público sentir que está "dentro de algo".
- Certifique-se de que cada post funciona por si só, mas também como parte da história maior que sua marca está contando, como um capítulo de um romance.
- Recompense os seguidores de longa data com piadas, histórias e referências de longa data. Eles são mais valiosos do que os seguidores ganhos em concursos que o seguem para obter algo grátis e depois o seguem.
- Não tenha medo de contar histórias que não são directamente sobre a sua marca e como é fantástico.
Episódio 3: KOHO
Prêmio Mídia Social: Melhor Estereótipo Generacional Quebrado por um Infográfico
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Postei um gráfico engraçado e informativo sobre a relação entre as contas bancárias dos Millennials e o brinde ao abacate (dica: não há relação, é uma piada!)
Takeaways:
- Conheça o seu público-alvo e saiba que questões são importantes para eles para que você possa postar conteúdo que fale especificamente para eles.
- Mesmo que seja uma instituição financeira, compensa não se levar muito a sério em termos sociais.
- Não tenha medo de fazer exatamente o contrário do que sua concorrência está fazendo (neste caso, fazendo piadas e gráficos engraçados e sem sentido).
- Mesmo que você seja uma marca "chata" (como um banco), isso não deve impedi-lo de fazer um conteúdo envolvente, instintável.
Episódio 2: O Aquário de Vancouver
Prêmio Mídia Social: Uso Mais Gratuito de Conteúdo Giro de Mamíferos Marinhos
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- PUPDATES: Sempre que eles postam conteúdo sobre seus filhotes de resgate de lontras, eles o prefatizam com "PUPDATE", que é objetivamente adorável.
- Em geral, eles jogam com os seus pontos fortes e principalmente postam imagens dos animais bonitinhos que cuidam, atraindo toneladas de fãs de "animais bonitinhos".
- Usaram trocadilhos para dar o nome de dois dos seus "habitantes" a duas celebridades (um selo chamado "Swimmy Fallon" e um polvo chamado "Ceph Rogan") que reuniam risos e atenção de seguidores, assim como retoques e visitas presenciais das referidas celebridades.
Takeaways:
- Use um conteúdo bonito para vender produtos.
- Use trocadilhos para vender produtos.
- Em geral, seja criativo ao dar nomes aos seus produtos.
- Não tenha medo de andar de casaco com seguidores maiores do que você, dando aos seus produtos o nome deles ou fazendo parceria com eles de alguma forma que faça sentido para a sua marca.
Episódio 1: Marcas Sem Nome
Prêmio Mídia Social: Melhor Voz de Marca Deliberadamente Não Expressiva no Twitter
Ver este post na InstagramUm post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)
O que eles fizeram que era "digno de geladeira":
- Postar conteúdo em seu feed do Twitter com uma voz consistente, única, de marca deadpan que ressoa com milênios
- Os Emmys foram vistos em directo na mesma voz de marca, ou seja, "trendjacking".
O que podemos aprender com eles:
- Ao desenvolver uma voz de marca forte, tente primeiro criar um personagem (com traços de personalidade, hobbies, backstory, etc.). Depois escreva cada post de mídia social na voz desse personagem.
- Não tenha medo de abraçar as partes "chatas" do seu produto ou marca.
- Tente twitar ao vivo um evento como o "personagem" da sua marca.
Quer mais inspiração para a estratégia social da sua marca? Marque esta página nos seus Favoritos e volte frequentemente para novos episódios de Fridge-Worthy!
Ganhar um prêmio de mídia social pode ajudá-lo a ganhar seguidores e aumentar a consciência da marca. Você acompanha um negócio que está fazendo algo único, interessante, ou com experiência em mídia social? Indique para um prêmio "Frigorífico" nos comentários abaixo!
Poupe tempo e agende com antecedência todos os seus posts nas redes sociais com o SMMExpert. Envolva seguidores, responda a mensagens e analise o seu desempenho, tudo a partir de um painel.
Comece a usar