Promoção de Eventos em Mídias Sociais: O Guia Completo

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Kimberly Parker

Quando se trata de promoção de eventos de mídia social, é importante fazer um plano. Se você está organizando uma festa privada para clientes, ou colocando em um festival para milhares, ter uma estratégia é fundamental.

As ferramentas de mídia social permitem que você se envolva com seu público de formas criativas que aumentam o comparecimento e proporcionam uma experiência melhor.

Muitas vezes, os organizadores podem gastar muito dinheiro e energia em marketing antes de um evento sem pensar muito no que vem a seguir. Mas, a promoção de eventos nas redes sociais está longe de terminar quando os seus convidados entram pela porta.

Uma estratégia eficaz de eventos de mídia social envolverá conectando-se com seus seguidores antes, durante e depois de um evento. Aqui estão algumas técnicas de mídia social para criar uma experiência digital assassina para os seus convidados, do início ao fim.

Bónus: Obtenha um modelo de estratégia de mídia social gratuito para planejar rápida e facilmente sua própria estratégia. Use-o também para acompanhar os resultados e apresentar o plano ao seu chefe, colegas de equipe e clientes.

6 maneiras de promover um evento nas redes sociais antes que ele aconteça

1. postar uma contagem regressiva nas Histórias Instagram

O adesivo de contagem regressiva no Instagram Stories permite definir uma data e hora de fim. Você também pode personalizar o nome e a cor do relógio.

Os telespectadores podem se inscrever para receber uma notificação quando o relógio acabar, ou adicionar a contagem regressiva à sua própria história.

Esta funcionalidade é essencialmente uma notificação de calendário de marca. É uma óptima ferramenta para conduzir a venda de bilhetes ou lembrar as pessoas sobre prazos para concursos ou preços antecipados de aves.

2. criar uma página de evento no Facebook

Faça um evento no Facebook que inclua todos os detalhes que seus convidados precisarão. Marque as páginas oficiais de seus palestrantes convidados ou convidados especiais.

A área de discussão do evento é um ótimo espaço para postar anúncios ou responder perguntas. Você pode querer divulgar os códigos exclusivos de pré-venda ou compartilhar os horários definidos para um concerto lá.

Se houver ingressos disponíveis através do Eventbrite, você tem a opção de vincular sua conta ao Facebook. Assim que a integração estiver configurada, seus participantes poderão comprar ingressos sem nunca sair do evento do Facebook.

3. poste teasers com os detalhes necessários

Compartilhe detalhes relevantes no tempo que antecede o evento. Os teasers ajudam a construir o hype e também podem fornecer informações úteis aos membros do seu público.

São também uma forma de exibir os seus convidados de honra. Se está a organizar uma grande conferência, pode apresentar os seus oradores convidados um a um nas semanas que antecedem a conferência.

Ou, compartilhe entrevistas com as estrelas do seu evento, como a Drag Race de RuPaul faz com seu segmento de pré-temporada "Conheça as rainhas".

Conheça as rainhas do #DragRace Season 10, henny!! 🔟👑 //t.co/wIfOPo7tpo pic.twitter.com/8DF85yUy0V

- RuPaul's Drag Race (@RuPaulsDragRace) 5 de março de 2018

4. criar uma hashtag

Uma hashtag de marca é uma maneira útil para você e seus convidados encontrarem todo o conteúdo relacionado ao seu evento através dos canais sociais.

Crie uma hashtag que não tenha tido muito uso prévio para que seu evento não seja enterrado em uma montanha de conteúdo irrelevante.

Os hashtags mais úteis não são apenas únicos, eles são curtos e fáceis de soletrar. Alguém saberia escrevê-los se você os dissesse em voz alta?

Quanto mais curto, melhor, também. Lembre-se, você vai querer caber em um URL abreviado para a página do evento dentro do seu limite de caracteres também.

Use a sua hashtag em todo o seu conteúdo de mídia social, e inclua-a também em outros materiais de marketing, mesmo impressos.

5. Dê uma espreitadela

Uma garantia sobre a promoção de eventos nas redes sociais? As pessoas adoram uma boa espreitadela atrás da cortina. Com bastante tempo de antecedência, revele o que os seus convidados podem esperar do evento.

Compartilhe fotos e vídeos dos bastidores do seu local, alto-falantes, programas e swag.

A Jameela Jamil costumava fazer o seu programa, O Bom Lugar , compartilhando fotos patetas do elenco no set, deixando os fãs entrarem nos bastidores antes da exibição de um novo episódio.

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Um post compartilhado por Jameela Jamil (@jameelajamilofficial)

6. receber uma oferta

Os concursos de brindes nas redes sociais aumentam o conhecimento da sua marca e ajudam a converter seguidores em participantes do evento.

Peça às pessoas para compartilhar um post de concurso da sua conta e use a hashtag para entrar.

Uma vez partilhados, você terá todos os olhos dos seus seguidores também sobre a sua marca, o que lhe dá um alcance muito maior, pelo preço de um punhado de bilhetes ou produtos gratuitos.

Se o seu evento tiver algum patrocinador, considere pedir a eles para dar itens em troca de alguma publicidade extra.

5 maneiras de cobrir um evento nas mídias sociais enquanto ele está acontecendo

7. desenhar um filtro AR personalizado para Instagram ou Snapchat

Ser criativo com efeitos de câmera de realidade aumentada (RA) é uma maneira divertida para os convidados interagirem com o seu evento. Eles podem usá-lo no seu próprio Facebook, Instagram ou Snapchat Stories, levando a algum excelente conteúdo gerado pelo usuário.

Para Instagram e Facebook: desenhe os seus próprios filtros AR de marca usando a ferramenta gratuita Spark AR Studio.

Para o Snapchat: você precisará usar a plataforma gratuita dos seus criadores, Lens Studio 2.0. Aqui estão algumas dicas de como construir uma.

Importe suas próprias imagens e sons para qualquer um dos aplicativos e você está a caminho de construir seu próprio recurso de RA.

Quem sabe, talvez o seu efeito de câmara personalizado possa tornar-se tão popular como o filtro para cães. Ou o filtro de cabeça de diamante da Rhianna.

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Um post compartilhado por kristen bell (@kristenanniebell)

8 Entrevistar os participantes no Instagram Stories

Você assiste aos destaques do tapete vermelho no Instagram, mesmo que você não sintonize para todo o programa de premiação? Há uma razão para isso.

Entrevistas breves com temas interessantes tornam o conteúdo atraente e de fácil digestão. Crie seus próprios momentos no tapete vermelho enquanto o evento está em andamento.

Use as Histórias Instagram para compartilhar as reações e sentimentos das pessoas sobre o seu evento no local. Do que as pessoas estão falando? Como é a vibração geral?

Pontos de bônus se você puder ter algum tempo de cara com qualquer convidado especial ou apresentador.

9. Tweet ao vivo

Ajude a manter o FOMO das pessoas à distância - ou aumente-o - compartilhando imagens e destaques do dia à medida que eles acontecem.

Pense no tweeting ao vivo como uma brincadeira informativa e divertida do evento.

O tweeting ao vivo define o tom e a forma da conversa online em torno do seu evento. É útil para captar performances, ou discurso oportuno, como em conferências, debates e eventos de oradores.

Seja consistente com o uso do seu hashtag de eventos e compartilhe momentos engraçados, principais takeaways, e citações poderosas dos palestrantes.

A cobertura ao vivo do evento também é importante para envolver seus convidados em tempo real. Monitore seus feeds para responder a quaisquer preocupações ou perguntas que surjam para as pessoas.

A multidão mais barulhenta que já vivi @budweiserstage. #BillieEilish, os teus fãs são outra coisa... 🕷 pic.twitter.com/f6PmJb5D4w

- Live Nation Fans (@LiveNationFans) 12 de Junho de 2019

Diz aos teus seguidores para te virem procurar se tiveres

Se tiveres alguma coisa para dar, avisa as pessoas onde te encontrar no local.

Por que distribuir swag? Um estudo da Inkwell de 2017 descobriu que seis em cada 10 pessoas se agarrariam a produtos promocionais por até dois anos.

Os produtos promocionais são mais eficazes quando são uma combinação de utilidade e diversão, como estes kits de amenidade Spider-Man.

Divulgue através dos seus canais aonde ir para alguns doces freebies. Os itens de marca são melhor entregues um a um, permitindo que você faça uma conexão pessoal com o seu público.

OMG!! I ❤️❤️❤️ o novo @united Spider-Man amenity kits!!!! pic.twitter.com/mYAgZqZJhE

- Gary Cirlin (@garycirlin) 13 de junho de 2019

11. exibir mensagens nas mídias sociais do evento

As mídias sociais ainda podem ser uma experiência coletiva sem que todos olhem para seus telefones.

Use uma ferramenta de agregação de mídia social como Hootfeed. Hootfeed usa sua hashtag dedicada para empurrar tweets relacionados para uma exibição em tempo real.

Esta estratégia torna a conversa online mais acessível e interactiva para as pessoas na sala, podendo mesmo persuadi-las a juntarem-se a ela.

Temos usado 3 ecrãs @hootsuite #HootFeed enormes para a nossa conferência MASSIVE #BNBoom. Totalmente animado por estar a usar esta tecnologia #HootAmb pic.twitter.com/RQ7TSro5Wl

- James Lane (@JamesLaneMe) 13 de setembro de 2017

6 maneiras de promover um evento nas redes sociais após o seu término

Lembre-se: a promoção de eventos nas redes sociais não termina quando o seu evento termina. Ainda há muito trabalho a fazer.

12. conteúdo do evento, gerado pelo usuário

Se o seu hashtag curto e fácil de lembrar fez o seu trabalho, será fácil encontrar conteúdo postado pelo seu público e apresentadores depois do fato.

Responda e compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário para fazer uma conexão pessoal com seus participantes. Você também poderá celebrar seu sucesso e exibir seu evento de várias perspectivas.

Quando o movimento I Weigh foi lançado em 2019, a festa contou com uma cabine de fotos interativa que fez um ótimo trabalho de inspiração de conteúdo dinâmico gerado pelo usuário. Eles compartilharam fotos e agradeceram aos convidados por participarem como um acompanhamento.

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Um post compartilhado por I WEIGH 📣 (@i_weigh)

13. acompanhamento com os clientes

Quando o espectáculo acabar e as pessoas voltarem à rotina diária, volte a ligar-se a eles para agradecer ou desejar-lhes uma boa viagem de regresso a casa.

Não deixe nenhuma ponta solta. Se as pessoas tiverem preocupações ou reclamações, acompanhe-as para ter certeza de que essas questões serão tratadas.

Isto faz muito para fortalecer a relação das pessoas com a sua marca. É mais provável que elas se envolvam novamente consigo, quer seja online ou no próximo evento.

14. salve os destaques do evento em seus destaques

Uma das coisas bonitas das Histórias é que elas não ocupam espaço no seu perfil, assim você pode postar um volume maior de conteúdo que não precisa ser tão polido.

Mas você não quer que todo esse conteúdo desapareça em 24 horas, especialmente se você tem feito alguma grande cobertura de eventos lá.

Enquanto o Instagram e o Facebook Stories desaparecem no espaço de um dia, você pode fixar esse mesmo conteúdo no seu Story Highlights para compartilhá-lo a longo prazo.

Os destaques ao vivo no seu perfil até que você os apague. Eles permitem que você faça a curadoria do conteúdo da sua história favorita e o organize sob diferentes rótulos. Cada destaque marcado aparece como um ícone individual no seu perfil com um nome personalizado e uma imagem de capa.

15. criar resumos para as pessoas que não puderam vir

Mesmo que alguns dos seus seguidores não possam estar presentes, eles ainda podem participar da experiência do evento.

Compartilhe conteúdo que dê às pessoas um gostinho do que elas perderam. Publique imagens e vídeos que inspirem esse sentimento de "é como se eu estivesse lá".

Se você tinha uma lista de espera de pessoas que não puderam pegar os ingressos, envie-lhes conteúdo exclusivo para que saibam que você valoriza o interesse delas.

"Não acho que o nosso governo seja irredimível. Se o fizesse, não teria concorrido ao cargo." - @AOC at #SXSW 2019

//t.co/Ckq4Jlz53d

- SXSW (@sxsw) 7 de junho de 2019

16. Analise o seu desempenho

Nenhuma campanha de marketing está completa sem um componente de avaliação.

Estabeleça metas e métricas de mídia social antes do tempo para que você possa medir o sucesso da sua campanha contra elas. A sua prioridade foi a venda de ingressos? Conscientização da marca?

Mergulhe profundamente na sua análise. Descubra se a sua equipa atingiu esses objectivos de desempenho e como executou bem o seu plano.

Os insights que você ganha com esta campanha irão informar como você desenvolve sua estratégia de mídia social para eventos futuros.

17. Faça um inquérito pós-evento.

Se você quiser subir no jogo, é importante perguntar às pessoas o que elas acharam do evento.

Crie um questionário pós-evento por meio de uma plataforma gratuita como a SurveyMonkey. Também é possível fazer perguntas usando adesivos de pesquisa e adesivos de emoji em Histórias Instagram.

Pedir feedback com recursos de pesquisa nas mídias sociais é mais informal, o que facilita a resposta das pessoas. Mas tenha em mente que esse feedback não será anônimo.

O formato de uma pesquisa on-line anônima permite que as pessoas dediquem tempo para desenvolver suas idéias. Você acabará recebendo um feedback mais honesto e útil.

Os apresentadores, os organizadores e os voluntários têm todos conhecimentos valiosos para partilhar.

Tente estar aberto a todos os tipos de feedback. Isso só irá melhorar ainda mais a sua abordagem à promoção de futuros eventos nas redes sociais.

Promova os eventos da sua marca em todas as principais plataformas de mídia social a partir de um painel com o SMMExpert. Realize concursos, poste teasers e acompanhe os participantes. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.