Dizer "Link in Bio" afeta o seu Instagram Pós Performance? (Experimento)

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Kimberly Parker

Os rumores têm circulado pelo refrigerador de água da internet ultimamente: São posts que incluem as palavras "link in bio" na legenda menos favorecida pelo algoritmo Instagram?

Por mais que gostemos de mexericos suculentos aqui na sede da SMMExpert, gostamos ainda mais de fatos frios, duros e de mídia social.

Então decidimos fazer uma pequena experiência, colocar essa teoria à prova e descobrir a verdade, de uma vez por todas.

Leia (ou veja nosso vídeo abaixo) para desempacotar nossa experiência e aprender se "link in bio" é ou não um "momentum killer".

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O fato de a Instagram não permitir links clicáveis diretamente em legendas é um grande obstáculo de marketing.

Apesar do número impressionante de usuários mensais (um bilhão!), a Instagram envia apenas uma fração do tráfego para outros sites. O Twitter, que tem apenas um terço dos usuários ativos da Instagram, gera cinco vezes mais tráfego na web, em comparação.

É claro, para matar o velho Parque Jurássico Os usuários encontraram uma alternativa para direcionar o tráfego para seus sites usando a URL na seção de biografia do seu perfil Instagram.

É por isso que você verá frequentemente a frase "link in bio" no final de uma legenda, apontando os seguidores para um link clicável.

Na verdade, toda uma indústria de produtos Link-in-Bio surgiu em torno dessa prática. São produtos que criam uma página de aterrissagem que reúne vários links em um único lugar, como o oneclick.bio da SMMExpert, Linktree ou Campsite. (Saiba como criar sua própria página personalizada para colocar em seu Instagram bio neste guia).

Um estudo da Parse.ly descobriu que as ferramentas Link-in-Bio aumentam o tráfego de referência Instagram em 10 a 15%.

Mas apesar da eficácia deste hack, há muitas pessoas por aí que acreditam que a Instagram está ativamente tentando esmagar esta solução criativa de problemas.

Outros testes

Entre reportagens anedóticas e sentimentos instintivos, os especialistas em mídias sociais têm estado um pouco desconfiados. Um membro do grupo Facebook Social Media Geekout chegou ao ponto de tentar uma experiência em setembro passado, comparando o engajamento em dois posts: um com "link em bio" no texto, o outro sem.

A conclusão dela? O posto com "link em bio" teve um compromisso muito mais baixo.

Estes foram resultados bastante suculentos que desencadearam uma tonelada de conversa. A Instagram puniu intencionalmente os cartazes que estão tentando direcionar os usuários para fora da plataforma? O "link na bio" chamada à ação simplesmente distraiu os seguidores de se envolverem de outras formas?

Mas, em última análise, como alguns comentaristas sugeriram, este estudo foi inconclusivo. Havia demasiadas variáveis em jogo: o cartaz estava a comparar duas imagens muito diferentes, com conteúdos muito diferentes, postadas em dias e horas diferentes.

Como poderia ela saber que era apenas o factor "ligação na bio" que estava a prejudicar o seu noivado?

Para descobrir realmente, precisaríamos comparar posts que fossem idênticos, além da adição de "link in bio" a uma legenda. Então foi exatamente isso que fizemos.

Metodologia

Para esta experiência, decidi usar uma conta Instagram Business para uma revista de casamentos que ajudo a editar, para ter a certeza que tínhamos uma grande quantidade de seguidores para experimentar: mais de 10.000.

O plano: para comparar o compromisso da mesma imagem e do mesmo título, postado no mesmo dia da semana, ao mesmo tempo, com a única diferença de uma semana, eu adicionaria "link in bio" ao final do título.

Eu repeti este mesmo formato com duas outras imagens, em dias diferentes da semana, para ver se podíamos observar algum padrão, no caso da Pic #1 ser apenas um desacoplamento de tudo.

No total, eu postei seis vezes. Três desses posts tinham "link em bio" no título.

Todos os meus seguidores provavelmente pensaram que algo muito estranho estava acontecendo, mas se isso os fez falar sobre a marca, isso é positivo, certo? Dica de mídia social quente: Mantenha sempre o seu público adivinhando para cultivar um ar de mistério.

Resultados

TL;DR: Todos os meus posts Instagram que incluíram "link in bio" na legenda realizada ligeiramente melhor do que aqueles sem.

Para comparar o desempenho dos posts Instagram com e sem "link em bio", usei o Instagram Report no SMMExpert Analytics. A partir da tabela Instagram, é possível classificar os posts por gostos e comentários.

Nosso post duplicado de quarta-feira apresentava um casal feliz e bonito segurando um bouquet impressionante.

Eu postei isso em 10 de fevereiro e novamente uma semana depois em 17 de fevereiro, ambos às 18:02 (por que não!). O título era exatamente o mesmo... exceto em 17 de fevereiro, eu adicionei "link em bio".

Link no bioposto: 117 gostos e 2 comentários.

Sem ligação no bioposto: 86 gostos e 1 comentário.

O vencedor? Link em bio. Isso é um aumento de mais de 30% nos gostos. (O tamanho da amostra de comentário é provavelmente muito pequeno para contar. Que chatice.)

Vamos ver os nossos posts duplicados de quinta-feira. Esta foto não tinha pessoas nela, apenas uma bela mesa longa, pronta para uma recepção de casamento nas montanhas. Eu postei isto em 11 de fevereiro (sem "link em bio") e novamente em 18 de fevereiro (com "link em bio") às 20:01 p.m. em ambos os dias.

Link no bioposto: 60 gostos e 1 comentário.

Sem ligação no bioposto: 60 gostos e 2 comentários.

O vencedor? Vamos ter de chamar a este um sacar.

No sábado, 13 de fevereiro, e sábado, 20 de fevereiro, eu postei novamente fotos duplicadas, desta vez de um vestido de noiva em tendência.

Link no bioposto: 45 gostos e 0 comentários.

Sem ligação no bioposto: 40 gostos e 2 comentários.

O vencedor? Link em bio. Isso é um aumento de cerca de 15% nos gostos. Não é muito mesquinho!

Esperto um pouco pela falta de comentários, entrei na análise do Instagram (também conhecido como Instagram Insights) para ver se conseguiria colher mais alguma coisa. E quando ordenei por Alcance ...aprendi algo muito interessante...

Os posts com "link em bio" foram todos visto por mais pessoas.

Aqui está um gráfico comparativo:

POST ALCANÇAR COM "LINK EM BIO" ALCANÇAR SEM "LIGAÇÃO EM BIO".
Casal 1,700 1,333
Tabela 1,372 1,173
Vestir 1,154 974

O que significam os resultados?

Quando comecei esta experiência, esperava que, em algum momento, eu fosse apanhado por uma discussão e análise estimulante com os especialistas estrategas das redes sociais do SMMExpert, dissecando o significado dos resultados nas primeiras horas da manhã. Eu estava pronto para bater numa secretária e gritar: "Raios, Brayden, o povo precisa de respostas!"

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Mas honestamente... acho que não preciso de desperdiçar o cérebro deles nisto. A mim parece-me bastante cortado e seco.

Se há algum tipo de grande conluio Instagram acontecendo para enterrar comentários "link in bio", isso não aconteceu durante as duas últimas semanas de experimentos.

Na verdade, por qualquer razão, todos os meus posts que incluíam "link em bio" realmente se realizaram melhor. Não necessariamente por uma margem enorme, mas todos eles alcançaram mais globos oculares e capturaram mais gostos.

Porque é que os comentários foram tão escassos? Bem, isso é provavelmente mais um problema pessoal a resolver. Acho que vou passar a noite acordada a pensar nisso.

Isto obviamente foi apenas uma experiência rápida e suja com um pequeno tamanho de amostra, mas a minha conclusão é que você pode se ligar em bio ao conteúdo do seu coração, sem medo de retribuição por parte da Instagram.

Mas se você tentar sua própria investigação científica e descobrir algo diferente, nós adoraríamos ouvir sobre isso! Tweet us @hootsuite e deixe-nos saber como o seu próprio laboratório de mídia social se move.

Neste mundo em constante mudança, só estamos a tentar ser mais espertos que o algoritmo em cada curva. Quanto mais dados, melhor.

Gerencie sua presença no Instagram junto com seus outros canais sociais e economize tempo usando o SMMExpert. A partir de um único painel você pode criar links em páginas biológicas, agendar e publicar posts, engajar o público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.