O Guia Completo de Marketing do YouTube em 2022

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Kimberly Parker

Todos assistem ao YouTube. Mais de 75% dos americanos com 15 anos ou mais estão no YouTube, parte de mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, tornando-o o site mais popular do mundo depois do Google.

O potencial de um grande público é uma ótima razão para comercializar seu negócio no YouTube. Mas gritar dos telhados sobre seus produtos sem um plano não vai levar você a lugar algum.

Você precisa de uma estratégia para ter sucesso e é exatamente isso que você encontrará aqui: os 10 passos para esmagar o marketing do YouTube em 2022.

Crie uma estratégia de marketing no YouTube em 10 passos

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O que é o marketing no YouTube?

O marketing no YouTube é a prática de promover uma marca, produto ou serviço no YouTube. Pode envolver uma mistura de tácticas, incluindo (mas não se limitando a):

  • Criação de vídeos promocionais orgânicos
  • Trabalhando com influenciadores
  • Publicidade na plataforma

Para comercializar seu negócio no YouTube - seja você um empreendedor ou uma corporação empresarial - você precisa produzir o que seus clientes-alvo querem. Parece simples, certo? É, desde que você saiba o que seus clientes realmente e não é só o que você pense que eles querem, que é uma armadilha em que muitos negócios caem.

Além disso, você precisa ter certeza de que as pessoas certas encontrem seus vídeos. O YouTube é um mecanismo de busca, então você precisará otimizar seu conteúdo para o algoritmo do YouTube, assim como você faz para o Google SEO.

Sem mais delongas, aqui está a sua lista completa, passo a passo, para saber como promover com sucesso o seu negócio no YouTube.

A sua estratégia de marketing de 10 passos no YouTube

Passo 1: Cria um canal de YouTube para o teu negócio

Primeiro, você tem que criar um canal no YouTube.

Como o YouTube faz parte do Google, você precisará criar uma conta do Google primeiro para se inscrever em um canal do YouTube. Você pode usar uma conta existente ou criar uma especialmente para gerenciar seu negócio.

Aqui está como se pôr a funcionar:

  1. Crie uma conta Google.
  2. Use isso para criar a sua conta no YouTube.
  3. Acesse o YouTube e crie uma conta e um canal da marca.

Gerir o seu canal YouTube com uma Conta da Marca é uma boa prática, em vez de a gerir com a sua conta pessoal no Google. Por um lado, uma Conta da Marca permite que várias pessoas na sua empresa giram e actualizem o seu canal YouTube.

Por outro lado, ninguém no trabalho precisa de saber que o seu e-mail pessoal é [email protected] (O teu segredo está seguro comigo.)

Mais importante ainda, também lhe permite expandir o seu negócio mais tarde com canais adicionais do YouTube.

OK, você tem a conta. A seguir: bonita.

Adiciona o teu:

  • Informação "Sobre".
  • Arte do canal (a imagem de "cabeçalho" e imagem de perfil).
  • Mídias sociais e links de sites.

Confira nosso passo-a-passo para criar uma conta no YouTube para obter mais detalhes.

Agora estamos prontos para abordar a sua estratégia de marketing em vídeo no YouTube.

Passo 2: Aprenda sobre o seu público

Muito bem, agora para as coisas difíceis. O que é que o teu público quer realmente?

Para descobrir isso, você precisa responder a duas perguntas:

  1. Para quem você está fazendo vídeos?
  2. O que eles já estão vendo no YouTube?

Para começar, é útil conhecer alguns dados demográficos básicos do YouTube. O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários e 72% dos internautas americanos navegam regularmente no YouTube. 77% das pessoas entre 15 e 35 anos usam o YouTube e, ao contrário de outras plataformas sociais, não há uma grande queda nessa taxa para os usuários mais velhos.

Fonte: Statista

O YouTube não é popular apenas nos EUA. Existem mais de 100 versões localizadas do YouTube para países de todo o mundo.

Passe algum tempo pesquisando quem seu público-alvo já está seguindo no YouTube. Que tipos de vídeos eles assistem? (Se você ainda não tem seu público-alvo definido, temos um modelo de pessoa de comprador gratuito para ajudar).

Há algumas maneiras de fazer isto:

Se você já tem seu canal no YouTube configurado, confira sua aba Analytics.

Você pode ver quantas pessoas estão encontrando seus vídeos através de buscas, vendo-os em seus feed sugeridos ou de outras fontes.

Use a escuta social para encontrar o seu público.

Qual é a melhor maneira de formar ligações duradouras com outras pessoas? Espiando-os à distância, é claro.

Não, a sério, a escuta social permite-lhe pesquisar continuamente plataformas sociais, incluindo o YouTube, por menções à sua marca ou palavras-chave específicas.

Ao ver o que as pessoas estão dizendo sobre você ou sua indústria, você pode descobrir o que as pessoas querem saber e usar isso para idéias de conteúdo de vídeo.

Passo 3: Pesquise a sua concorrência

A maneira mais rápida de crescer no YouTube é descobrir o que funciona para a sua concorrência e depois fazer isso... mas melhor.

Você pode começar procurando canais dos concorrentes que já conhece. Realize uma análise da concorrência para o seguinte:

  • Contagem de subscritores
  • Média de visualizações por vídeo
  • Frequência de lançamento
  • Qualidade geral do vídeo
  • O que as pessoas estão dizendo nos comentários
  • Os principais tópicos que eles postam sobre

E depois pergunte a si mesmo:

  • Quais são os seus vídeos mais populares?
  • Como eles estão se apresentando?
  • Qual é a voz da marca deles?
  • Como posso diferenciar a minha empresa deles?
  • Que ideias posso ter para novos conteúdos deste canal?

Coloque todas as suas notas em uma análise SWOT. SWOT significa S comprimentos, W ...eaknesses, O oportunidades e T (e sempre me faz sentir como um agente dos Serviços Secretos quando eu casualmente menciono Eu vou fazer um SWOT. aos meus colegas de trabalho junto à máquina de café).

Temos um modelo SWOT grátis para te pôr a andar imediatamente.

No início, o seu objectivo é provavelmente fazer crescer os seus assinantes e audiência o mais rapidamente possível. Por isso, anote as contas e opiniões dos seus concorrentes. Acompanhe o seu próprio progresso em comparação com o deles mensalmente.

Além disso, se você é competitivo como eu, o desejo de esmagar seus números vai motivá-lo a continuar com o seu canal, mesmo que o crescimento seja lento no início.

Passo 4: Aprenda com os seus canais favoritos

Além de aprender com seus concorrentes, você também deve aprender com seus canais favoritos do YouTube. Estes não precisam ser canais relacionados à sua indústria.

Ao consumir conteúdo do YouTube, você vai aprender muito sobre o que está funcionando, especialmente porque está sempre mudando.

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Por exemplo, você sabia que é mais importante ter uma boa qualidade de áudio do que de vídeo? É verdade: um áudio ruim pode impedir que as pessoas vejam seu vídeo ou se inscrevam.

Quando você assiste a outros, preste atenção em coisas como:

  • Miniaturas de vídeo
  • Arte do canal
  • Como os outros criadores estão se ligando a posts ou produtos
  • Como outros criadores editam seus vídeos, incluindo popups de texto e outros efeitos especiais

Existem até canais inteiros dedicados à edição de vídeos e ao crescimento do YouTube. Você pode acompanhá-los, ou palavras-chave relacionadas ao crescimento do YouTube, no seu painel de controle SMMExpert.

Passo 5: Optimize os seus vídeos para obter vistas

OK, vamos ser específicos sobre tornar-te famoso.

Os 2 bilhões de usuários do YouTube assistem a cerca de 1 bilhão de horas de conteúdo de vídeo todos os dias. Então, como você se eleva acima do barulho e consegue que o algoritmo do YouTube mostre seus vídeos?

Se você está familiarizado com SEO e o algoritmo do Google, o YouTube funciona de forma similar com 1 diferença chave: Personalização.

Quando você pesquisa uma frase no Google, você é servido aproximadamente os mesmos resultados do site que outras pessoas. Eu digo "aproximadamente", porque alguns resultados mudam com base na localização.

Mas se você e um amigo se sentassem um ao lado do outro na mesma sala, no mesmo Wi-Fi e procurassem a mesma palavra-chave, você veria os mesmos resultados.

Não é o caso no YouTube.

Quando o YouTube mostra resultados de pesquisa, eles levam em conta a palavra-chave e coisas similares que o Google procura: O quão popular um vídeo já é, palavras-chave no título, etc. Mas o YouTube também leva em conta fatores no histórico do seu relógio e os tipos de vídeos que ele sabe que você gosta de assistir.

É por isso que a página inicial do YouTube de dois usuários ou resultados de pesquisa não serão 100% iguais.

A personalização desempenha um papel, mas ainda é importante fazer todos aqueles outros no YouTube. Coisas SEO para obter os seus vídeos encontrados em busca.

Aqui estão as 6 maneiras que você precisa para otimizar seus vídeos para obter mais visualizações:

Fazer pesquisa por palavra-chave

Antes de poder optimizar o seu vídeo, precisa de saber para que está a optimizar. A pesquisa por palavras-chave dá-lhe as frases que as pessoas estão a usar para encontrar conteúdo, para que também o possa adicionar ao seu. (Mais sobre isto num segundo)

Você pode usar o Google Keyword Planner para pesquisa de palavras-chave. Além disso, digite seu tópico na barra de pesquisa do YouTube e veja o que aparece. Tudo isso são coisas que pessoas reais pesquisaram. Isso pode lhe dar idéias para novas palavras-chave.

Adicione as suas palavras-chave ao seu vídeo

Você deve ter uma palavra-chave principal e algumas adicionais para cada vídeo. Aqui é onde adicioná-las:

  • O título do vídeo (palavra-chave principal)
  • A descrição do vídeo (palavra-chave principal + 1-2 palavras-chave relacionadas)
    • Use a palavra-chave principal dentro das 3 primeiras frases
  • As etiquetas do vídeo
    • Segundo o YouTube, isso tem um impacto mínimo, mas use suas palavras-chave como tags de qualquer forma. Leva apenas um segundo.

Usar carimbos temporais

O YouTube é como dividir o seu vídeo em capítulos. Permite aos espectadores saltar para as secções em que estão mais interessados. Isto aumenta as hipóteses de verem mais do seu vídeo.

Veja como a equipe SMMExpert usa os timestamps para ajudar o seu público a navegar em vídeos mais longos.

Crie uma descrição detalhada em vídeo

A descrição de cada vídeo deve ter uma secção única de algumas frases descrevendo o seu conteúdo. Mas, pode criar descrições padrão para poupar tempo para as partes que quiser em cada vídeo.

Eis o que você quer incluir na sua descrição:

  • Link do site
  • Links para as suas outras contas nas redes sociais
  • Links para os seus produtos ou serviços mencionados no vídeo
  • Um apelo à acção

Crie uma imagem em miniatura de vídeo envolvente

As miniaturas personalizadas são tão importantes para as visualizações. Além do seu título, é a única outra coisa que os utilizadores têm de decidir se querem ou não ver o seu vídeo.

O que conta como uma boa miniatura do YouTube irá variar dependendo do seu público. Como mínimo, certifique-se de que não é apenas uma captura de tela do seu vídeo. Use uma foto ou elementos da sua marca e adicione algum texto para atrair os espectadores - como o SMMExpert faz no canal SMMExpert Labs:

As especificações atuais são um formato 16:9 com um tamanho mínimo de 1280 x 720 pixels.

Responder aos comentários

O YouTube é uma rede social, certo? Então aja como tal. Responder aos comentários dos espectadores mostra que você está lá para construir uma comunidade, não para empurrar o conteúdo auto-promocional para fora.

Ele também aumenta o status do seu vídeo para o algoritmo porque mais comentários = vídeo mais popular.

Passo 6: Carregue e agende os seus vídeos

É agora, estás pronto para ir.

Você pode carregar seu vídeo acabado diretamente no YouTube Studio e publicá-lo imediatamente ou agendá-lo para mais tarde. Você também pode agendar vídeos com o SMMExpert da mesma forma que você agendou todos os outros conteúdos sociais.

Para agendar, algumas coisas para ter em mente:

  • Com que frequência você vai postar? Escolha um horário - diário, semanal, quinzenal, mensal, etc - e mantenha-se fiel a ele.
  • Pense no melhor dia para postar para o seu público. Quando é mais provável que eles vejam o seu conteúdo?

Passo 7: Otimize seu canal para atrair seguidores

Falamos em otimizar vídeos individuais, mas você também precisa otimizar todo o seu canal. Certifique-se de que a sua arte e foto de perfil do canal reflitam a sua marca.

Além da marca visual, o YouTube tem alguns recursos incorporados que facilitam a obtenção de mais assinantes:

  • Agrupe os seus vídeos em listas de reprodução organizadas por tópico.
  • Crie um trailer do canal, que é como um comercial representando o que é o seu canal.

Sabes quando estás a ver um vídeo e o criador diz sempre às pessoas para "gostarem e subscreverem"? Há uma razão: funciona.

Nos seus vídeos, não se esqueça disso:

  • Peça às pessoas para se inscreverem no seu canal e comentar e/ou partilhar o seu vídeo.
  • Tem uma chamada clara para a acção.
  • Envolve-te com o teu público.
    • Por exemplo, mencione como as perguntas do público inspiraram o vídeo atual.
  • Use uma tela final personalizada para direcionar os espectadores para outros vídeos seus para mantê-los no seu canal por mais tempo.
  • Adicione legendas fechadas. Você deve priorizar a acessibilidade em todo o seu conteúdo, e as legendas incluem pessoas surdas e/ou com dificuldades de audição no seu público potencial.
    • Carregar as suas próprias legendas irá garantir a precisão e é algo que pode facilmente terceirizar.
    • O YouTube também oferece legendagem automática e gratuita, mas muitas vezes as palavras enganam-se.
    • Pode até adicionar versões traduzidas das suas legendas para melhor servir um público multilingue ou ganhar mais pontos de vista internacionais.

Passo 8: Experimente a publicidade no YouTube

Não está crescendo rápido o suficiente? Tente anúncios no YouTube.

A maioria dos anúncios do YouTube são vídeos, mas você também pode colocar banners, seja em vídeos ou no site. Você também pode fazer seus anúncios de vídeo saltar depois de 5 segundos, ou não saltar.

Como uma empresa do Google, os anúncios do YouTube funcionam através da plataforma de anúncios do Google. A execução de anúncios de sucesso requer uma estratégia própria, que detalhamos no nosso guia de anúncios do Google.

Além da estratégia da campanha, antes de experimentar os anúncios pagos, certifique-se de que o fez:

  • Uma compreensão sólida de quem é o seu público.
  • Otimizou a descrição e a marca visual do seu canal YouTube.
  • Carregou pelo menos 5-10 vídeos para que os seus novos visitantes possam ter uma ideia do que você é.

Passo 9: Tente influenciar o marketing

Os influenciadores do YouTube - chamados "criadores" - estão crescendo a cada ano. O YouTube relatou um crescimento de 50% ano após ano no número de criadores que ganham mais de US$ 10.000 por ano, e um aumento de 40% nos que ganham mais de US$ 100.000.

Enquanto novas plataformas sociais aparecem o tempo todo e se tornam o lugar "quente" para anunciar, como o TikTok em 2021, o YouTube é um canal de alto desempenho para as marcas. Quase metade de todas as marcas que planejam usar marketing influente vai usar o YouTube.

Fonte: eMarketer

O YouTube é um canal de patrocínio clássico por uma razão: 70% dos espectadores compraram um produto que viram no YouTube.

Como em qualquer forma de publicidade paga ou campanha de marketing, você não pode saltar diretamente para uma parceria influente sem algum trabalho preparatório:

  • Conhece o teu público, conhece os teus objectivos... já conheces esta parte.
  • Jogue pelas regras - e não apenas pelas regras do YouTube. Siga as regras da FTC para divulgar conteúdo pago ou patrocinado. Assegure-se de que o seu parceiro criador usa as hashtags #ad ou #patrocinadas, como mínimo.
  • Escolha um influenciador que se alinhe com a sua marca e em quem você confia para produzir conteúdo de alta qualidade.
  • Analise seus resultados após a campanha e aprenda o que fazer de diferente na próxima vez.

A campanha da Nike com "What's Inside?" mostra o que é possível quando você deixa seu criador assumir a liderança. Famoso por cortar itens do dia-a-dia ao meio para ver o que está dentro, o canal com nome apropriado criou uma série de vídeos para a Nike promover um novo sapato.

O vídeo mais popular da série é onde eles cortam o novo sapato pela metade, que ganhou mais de 7,1 milhões de visualizações.

Passo 10: Analisar e adaptar

Como em todo marketing, você precisa rastrear sua análise do YouTube pelo menos mensalmente. Use os relatórios embutidos do YouTube para ver o que seu público está assistindo, o que ele mais gosta, de onde seu tráfego está vindo e muito mais.

Use a análise para rastrear o crescimento do seu canal também. Anote seus números mensalmente para:

  • Assinantes
  • Vistas
  • Ver duração
  • Principais vídeos
  • Tempo de relógio
  • Impressões
  • A sua taxa de click-through (CTR)

Isto torna-se a sua referência para medir o seu canal a cada mês. Não está crescendo? Então é hora de ajustar a sua estratégia de marketing no YouTube.

4 Ferramentas de marketing do YouTube para empresas

Melhore os seus resultados de marketing no YouTube com estas ferramentas úteis:

Mentionlytics para a escuta social

Com Mentionlytics, você pode monitorar todas as suas plataformas sociais para menções ao nome de sua empresa ou palavras-chave específicas. Você pode rastrear menções positivas e negativas para que você possa entrar com respostas responsivas a ambas as situações, e o aplicativo também lhe dá uma Análise de Sentimento geral baseada no que as pessoas estão dizendo.

SMMExpert para tudo

Você pode agendar vídeos no YouTube Studio, mas por que sair do seu (trabalho)fluxo? SMMExpert pode agendar todos os seus posts nas mídias sociais, incluindo vídeos do YouTube.

Mais do que um programador, o painel do SMMExpert permite-lhe monitorizar as menções de marca e de palavras-chave em todos os seus canais. Pode fazer tudo o que precisa para as redes sociais directamente do SMMExpert. Isso inclui criação de posts, publicidade, relatórios analíticos e pode poupar uma tonelada de tempo respondendo aos comentários directamente do seu painel.

Toda a sua equipa pode ter acesso a ferramentas de colaboração que lhe permitem gerir eficazmente as contas sociais em escala, tudo num só local.

A única coisa que o SMMExpert não pode fazer é ligar à tua mãe no seu aniversário. Mas pode ser usado para preparar um Tweet de aniversário com antecedência. Só estou a dizer.

Channelview Insights para uma análise aprofundada

O YouTube tem análises incorporadas, mas se você está procurando por uma análise realmente profunda das suas estatísticas, o Channelview Insights é para você.

O Channelview traz uma vibração do Google Analytics-ish ao YouTube com seu layout familiar para rastrear tudo, desde dados demográficos até fontes de tráfego e assinaturas. Ele suporta vários canais do YouTube e pode exportar relatórios em PDF ou CSVs para a experiência final de festas no Excel.

TubeRanker para pesquisa de palavras-chave

Este site gratuito é um bom ponto de partida para a pesquisa básica de palavras-chave. Você digita uma palavra-chave no TubeRanker e ele lhe diz o volume de pesquisa do YouTube para essa palavra-chave, além de idéias para outras palavras-chave.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.