Como usar o YouTube Creator Studio para fazer crescer o seu canal

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Kimberly Parker

Há algo para todos no YouTube. Desde as delícias auditivas da ASMR até os comediantes que se tornaram comediantes de estereótipos virais, o YouTube evoluiu constantemente para se tornar o segundo site mais visitado do mundo, o que o torna o lugar perfeito para construir uma audiência, promover o seu negócio e impulsionar o crescimento.

Se você é uma marca estabelecida ou um aspirante a YouTuber, entender como o YouTube Creator Studio pode ajudar a crescer o seu canal é uma ferramenta valiosa no bolso de qualquer comerciante.

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O que é o YouTube Creator Studio?

YouTube Studio é onde você gerencia vídeos, analisa o desempenho do seu canal, responde aos comentários recebidos e começa a ganhar dinheiro com seu canal adicionando anúncios ao seu conteúdo. Pense no YouTube Creator Studio como o backend do seu canal - um lugar para medir, otimizar e melhorar seus vídeos para o desempenho e crescimento. Um pouco como o Google Analytics, mas para o vídeo.

Onde encontrar o YouTube Creator Studio

Vá para o YouTube e siga os seguintes passos:

  1. Clique no ícone do seu nome no canto superior direito
  2. Selecione Estúdio Youtube a partir do menu suspenso
  3. Navegue no Estúdio navegando pelas abas do lado esquerdo do ecrã

Como usar o YouTube Creator Studio

Pronto para sujar as mãos? Vamos explorar o YouTube Creator Studio seção por seção, e explicaremos como diferentes áreas podem ajudar você a fazer crescer o seu canal.

Painel de instrumentos

Dashboard é a página inicial do seu YouTube Studio. Aqui, você tem uma visão geral de alto nível de como seu canal está se desempenhando com as últimas métricas de desempenho de vídeo, comentários recentes, violações de canal e notícias do YouTube exibidas como vários widgets na interface amigável.

Conteúdo

Anteriormente conhecido como gestor de vídeo, o separador de conteúdo é a sua localização para todas as coisas relacionadas com o vídeo. Aqui, pode ver todos os seus carregamentos de vídeo (públicos, não listados e privados), activar funcionalidades como a monetização e optimizar elementos chave do seu conteúdo de vídeo para o crescimento.

Como optimizar os seus vídeos no YouTube

Depois de carregar um vídeo no YouTube, você pode editar e otimizar como o vídeo é exibido para ajudar a navegar no algoritmo do YouTube.

Para editar um vídeo, siga estes passos:

  1. Na guia de conteúdo, navegar e pairar sobre um vídeo até aparecer o ícone da caneta
  2. Clique no botão caneta ícone para iniciar a tela do editor de vídeo

Uma vez no editor, você pode mudar os detalhes do seu vídeo para ajudar o YouTube a classificar seus vídeos, para que você tenha mais olhos no seu conteúdo.

Aqui está uma rápida visão geral dos elementos de metadados que você pode otimizar:

Edite o título do seu vídeo

Revisitar o título do seu vídeo é uma ótima tática para obter mais visualizações e crescimento. Considere se você está tendo como alvo as palavras-chave certas no título do seu vídeo, e lembre-se que títulos inteligentes e rápidos tendem a enganchar os telespectadores.

Edite a sua descrição em vídeo

Forneça ao seu público descrições de vídeo detalhadas para encorajar os espectadores a clicar e ver o seu vídeo. Como o título de um vídeo, é essencial direcionar as palavras-chave que o seu público está procurando no YouTube.

Mude a miniatura do seu vídeo

Você pode não perceber que uma imagem minúscula pode ter um grande impacto. Usando uma miniatura envolvente pode disparar a sua visão.

Pense na sua miniatura como uma oportunidade de transmitir precisamente porque é que um potencial espectador deve escolher o seu vídeo em vez do de outra pessoa.

Adicione tags ao seu vídeo

As etiquetas ajudam os espectadores a descobrir o seu conteúdo. Use palavras-chave descritivas que sejam relevantes para o seu conteúdo, com foco na qualidade em detrimento da quantidade.

Categorize o seu vídeo

Certifique-se de adicionar uma categoria ao seu vídeo que esteja relacionada com o conteúdo. A categorização não tem um grande impacto na forma como o YouTube classifica o seu vídeo, mas ajuda a gerar vistas de usuários que exploram categorias.

Dica profissional: Se seu vídeo está em um nicho, categorize-o como tal. As categorias de nicho tendem a adquirir mais visualizações porque você não está competindo com uma categoria popular como blogs pessoais ou viagens.

O que mais faz a guia de conteúdo?

Além de otimizar seus metadados de vídeo, a seção de conteúdo permite que você monetize o conteúdo do seu vídeo (mais sobre isso abaixo!). Para ativar a monetização para vídeos específicos, siga estes passos:

  1. Selecione o vídeo que você quer rentabilizar
  2. Sob monetização, selecionar dentro ou fora a partir do menu suspenso

Listas de reprodução

Quer ter mais olhos no seu conteúdo do YouTube? Navegue até a guia playlist para organizar, criar e editar suas playlists. As playlists têm um papel importante em sua estratégia de crescimento porque impactam o tempo de exibição, uma métrica de valor que o YouTube usa para classificar o conteúdo de vídeo.

As listas de reprodução e o tempo de visualização são um jogo feito no céu porque as listas de reprodução são jogadas automaticamente. Isto significa que assim que um espectador tiver terminado de ver um vídeo, outro começará automaticamente e aumentará a métrica do seu tempo de visualização.

Dica profissional Para aumentar o tempo de visualização do seu canal, crie um link para uma lista de reprodução usando um cartão final no seu vídeo.

Analíticos

O YouTube Studio vem cheio de análises que ajudam a entender o que está funcionando e o que não está no seu conteúdo de vídeo, para que você possa tomar decisões informadas respaldado por dados.

Duas métricas essenciais impactam a forma como o YouTube classifica o conteúdo dos vídeos: retenção de público e tempo de relógio Por isso, mantenha os olhos abertos em ambos, enquanto procura fazer crescer o seu canal.

Retenção de público

A retenção mede o número de espectadores que continuam a ver o seu vídeo depois de ter acertado na reprodução. Após 15 segundos, se o seu espectador não tiver clicado longe do seu vídeo, o YouTube irá medir o número de pessoas que ficam por perto e continuam a ver.

A retenção de público é importante porque rastreia pontos de interesse no seu vídeo e mostra quando os espectadores abandonam o conteúdo.

Medir esta métrica indicará quando o seu público está se desligando do seu conteúdo e permite que você analise porque isso pode ser. Por exemplo, a sua introdução é muito longa? Os espectadores se desligam quando você muda o tópico? Ou, você introduz uma CTA muito cedo no vídeo?

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Como aumentar a retenção de audiência no YouTube
  • Prega a tua introdução. Crie uma introdução envolvente ao seu vídeo e desperte o interesse do seu espectador o suficiente para que o clique não seja uma opção.
  • Oh, tu provocas. Diga ao seu público por que eles devem ficar por perto, provocando o que está vindo no resto do vídeo.
  • Seja criativo. Rompa a monotonia com diferentes ângulos de câmara, mudanças musicais e visuais emocionantes para manter os seus telespectadores envolvidos desde o início.
Como ver a retenção de audiência do seu canal
  1. Selecione a guia analítica no lado esquerdo da tela do YouTube Studio
  2. Clique no vídeo que você quer analisar
  3. Percorrer para ver as métricas de retenção de audiência

Tempo de relógio

O tempo de assistir diz-lhe a quantidade total de tempo que as pessoas gastaram a ver os seus vídeos no YouTube. O YouTube usa o tempo de assistir como um factor que determina a classificação do seu conteúdo. Por isso, os profissionais de marketing precisam de medir e procurar oportunidades para aumentar esta métrica de modo a impactar as classificações e fazer crescer o seu canal.

Como aumentar o tempo de visualização no YouTube
  1. Faça crescer os seus assinantes. Quanto mais assinantes você tiver, mais provável é que eles vejam o conteúdo do seu vídeo e aumentem a métrica do seu tempo de assistir. Inclua uma CTA nos seus vídeos para pedir aos telespectadores que assinem o seu canal.
  2. Criar conteúdo de qualidade. Concentre-se em produzir conteúdo de alta qualidade que ressoe com as necessidades do seu público. Não adianta publicar vídeos fofos que não agregam valor ao seu público.
  3. Seja breve. A forma lógica de aumentar o tempo de assistir é publicar vídeos mais longos, certo? Errado. Os espectadores têm uma atenção limitada, por isso mantenha seus vídeos curtos e concisos para encorajá-los a assistir até o final.

Como ver o tempo de relógio do seu canal
  1. Selecione a guia analítica no lado esquerdo da tela do YouTube Studio
  2. Clique no vídeo que você quer analisar
  3. Clique em Tempo de relógio (horas) para ver esta métrica

Comentários

O YouTube é um canal de vídeo acima de tudo, mas ainda assim é importante criar comunidade e envolvimento no seu canal. Use a guia de comentários no YouTube Creator Studio para responder aos comentários rapidamente em vez de ir para vídeos individuais.

O YouTube também tem um filtro na seção de comentários que não só elimina o spam, mas permite que você filtre comentários por contagem de assinantes, se o comentário contém uma pergunta, e por status de resposta.

Dica profissional: Filtre os comentários para encontrar pessoas com uma alta contagem de assinantes que estejam interessadas no seu conteúdo e procure saber sobre uma colaboração futura para ajudar a fazer crescer o seu canal.

Subtítulos

Adicionar legendas ou legendas fechadas ao seu vídeo pode ajudar a reter e envolver os seus espectadores. Um estudo de 2019 da Verizon descobriu que 80% dos consumidores têm mais probabilidade de ver um vídeo inteiro quando as legendas estão disponíveis, e 69% vêem o vídeo com o som desligado em locais públicos, com 25% a verem com o som desligado em locais privados.

Além disso, 15% dos americanos relatam ter problemas de audição. Ao adicionar legendas ou legendas fechadas aos seus vídeos, você estará automaticamente tornando o conteúdo do seu vídeo acessível a todos, o que o ajudará a fazer crescer ainda mais o seu canal.

Direitos Autorais

Não é o mais sexy dos tópicos, mas os direitos autorais são importantes para estar atento à medida que você constrói e faz crescer o seu canal no YouTube.

Na seção de direitos autorais, você pode enviar pedidos para que o material protegido por direitos autorais seja removido do YouTube. Por exemplo, você postou um novo vídeo sobre tendências sociais que outro usuário baixou e repassou sob seu canal.

Repor o vídeo de outro utilizador é uma infracção. O YouTube dá-lhe as ferramentas necessárias para denunciar e remover vídeos que violam direitos de autor, ajudando-o a manter o seu canal autenticamente seu e a construir a sua marca sem que alguém lhe arranque os seus vídeos.

Monetização

Tornar-se um parceiro do YouTube e rentabilizar o seu conteúdo de vídeo é uma forma emocionante de conseguir mais dólares no seu bolso de trás. Mas, há algumas coisas que você precisa fazer antes de se tornar um parceiro:

  • Ter mais de 1.000 assinantes
  • Ter mais de 4.000 horas de relógio desde os últimos 12 meses
  • Morar em um país onde o programa do parceiro é executado
  • Não faça greves comunitárias no seu canal
  • Ter uma conta AdSense vinculada

Marque todas as caixas para se tornar um parceiro do YouTube... Vá para a guia de monetização para ser apresentado com uma visão geral de como você pode começar a ganhar dinheiro com o seu canal. Você terá opções para explorar anúncios, criar e vender mercadorias, e lançar afiliações ao canal.

Personalização

A marca é muitas vezes como diferenciamos entre diferentes produtos (por exemplo, Coke vs. Pepsi) e ajuda a estabelecer negócios num mercado. As empresas asseguram frequentemente que a marca visual correcta é utilizada em todas as suas contas sociais para manter a consistência e muitas vezes têm directrizes de voz de marca específicas que determinam a forma como comunicam.

O YouTube não é exceção. Se você quer fazer crescer o seu canal, você precisa criar ou instalar uma estratégia de marca sólida, e a guia de personalização é o lugar para fazer isso acontecer.

Layout

Você pode ajustar algumas coisas na seção de layout para nivelar a marca do seu canal. Por exemplo, você pode adicionar um spotlight de vídeo, o primeiro vídeo que alguém vê ao chegar. O YouTube lhe dá a opção de reproduzir um vídeo diferente, dependendo se o visitante é assinante ou não.

  • Para o seu público não inscrito, recomendamos a criação de um vídeo introdutório explicando sobre o que é o seu canal, o tipo de vídeos que você cria e uma chamada para ação (CTA) pedindo-lhes para se inscreverem.
  • Para o seu público subscrito, recomendamos adicionar o seu vídeo publicado mais recentemente.

Você pode personalizar ainda mais a página inicial do seu canal adicionando seções em destaque, por exemplo, vídeos populares, listas de reprodução, ou outros links para outros canais que você gerenciar.

Branding

Destaque-se da multidão e adicione elementos de marca específicos ao seu canal. Aqui, você pode adicionar uma imagem de perfil, imagem de banner e marca d'água para ajudar a diferenciar o seu canal dos seus concorrentes e ajudar a impulsionar os assinantes.

Informações básicas

Mudou a direção do seu negócio e precisa atualizar o nome e a descrição do seu canal? Sob a aba de informações básicas, você pode editar esses atributos e adicionar links para guiar seu público para outras propriedades, por exemplo, canais de mídia social ou seu website.

Biblioteca de Áudio

A aba da biblioteca de áudio no YouTube Creator Studio é o lugar para obter música e efeitos sonoros gratuitos para usar em seu conteúdo, incluindo vídeos que você monetizou. É claro que você não tem obrigação de creditar o criador, mas é sempre uma coisa boa de se fazer e pode ajudá-lo a crescer seu canal, mostrando que você é colaborativo e transparente.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.