A História das Mídias Sociais: 29+ Momentos Chave

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Kimberly Parker

Aqui, compilamos alguns dos "momentos" mais importantes da história das redes sociais. Desde o primeiro site de redes sociais (inventado nos anos 90), até as recentes mudanças nas redes com bilhões de usuários.

Portanto, sente-se, relaxe e junte-se a nós enquanto olhamos para trás, para o que outrora foi o futuro.

Os 29 momentos mais importantes da história das redes sociais

1. nasce o primeiro site de mídia social (1997)

Em um dos primeiros verdadeiros sites de mídia social, SixDegrees.com Se você não tiver uma página de perfil, você pode configurar uma página de perfil, criar listas de conexões e enviar mensagens dentro das redes.

O site acumulou cerca de um milhão de usuários antes de ser comprado por US$ 125 milhões ...e fechado em 2000, embora mais tarde tenha feito um modesto retorno e ainda subsista até hoje.

2. você está? quente ou não (2000)

Quem pode esquecer Quente ou Não ( AmIHotorNot.com ) -o site que convidou os usuários a enviar fotos de si mesmos para que outros pudessem avaliar sua atratividade. Há rumores de que o site influenciou os criadores do Facebook e do YouTube-e alimentou milhões de inseguranças.

Depois de ser vendido algumas vezes, seus novos proprietários tentaram reavivá-lo como um "jogo" em 2014.

3. Friendster (2002)

Depois veio o BFF de toda a gente: Friendster.

Lançado em 2002, o Friendster seria originalmente um site de encontros que ajudaria a criar pessoas com amigos em comum. Você poderia criar um perfil, incluir "atualizações de status" e revelar seu humor. Enviar mensagens "amigos de amigos de amigos" também era uma coisa.

Infelizmente, o pico de popularidade do site em 2003 apanhou a empresa de surpresa e fez um pedágio em seus servidores, impactando os usuários, que cada vez mais procuravam se conectar em outro lugar.

4. Myspace: "um lugar para os amigos" (2003)

Em multidões, Friendsters frustrados disseram "desculpe não ser eu, é você" e puxaram as estacas para Myspace O Friendster, o rival do Friendster que rapidamente se tornou o site para milhões de adolescentes da moda. Seus perfis públicos personalizáveis (que muitas vezes apresentavam música, vídeos e mal filmados, meio-nude auto-intitulados) eram visíveis para qualquer pessoa, e eram um contraste bem-vindo com os perfis privados do Friendster que estavam disponíveis apenas para usuários registrados.

2005 marcou o ápice do Myspace. O site tinha 25 milhões de usuários e era o quinto site popular nos Estados Unidos quando foi vendido para a NewsCorp naquele ano. E esse foi o início do seu declínio de ultra-trendy para ultra-tacky.

5. ganhar tração (2003-2005)

Em 2003, Mark Zuckerberg lançou Facemash descrita como a resposta da Universidade de Harvard a Quente ou Não . “ O Facebook " seguiu em 2004. Ao registar o seu milionésimo utilizador nesse mesmo ano, o site deixou de ser "o" para se tornar "justo". Facebook " em 2005, depois que o domínio "Facebook.com" foi comprado por $200.000.

Ao mesmo tempo, uma onda de maré de outros locais de mídia social varreu a costa:

O LinkedIn surgiu, visando a comunidade empresarial. Sites de compartilhamento de fotos como Fotobucket e Flickr , site de social bookmarking del.ici.ous e a agora ubíqua plataforma de blogues, WordPress também surgiu.

O YouTube também foi lançado em 2005. Alguém se lembra de "Eu no zoológico" - o primeiro vídeo do YouTube daquele homem e dos elefantes estranhamente observáveis? Agora tem 56 milhões de visualizações.

Fábrica de notícias de aggregator-cum-snark, Reddit também chegou nesse ano.

6. escotilhas no Twitter (2006)

Apesar da sua data de nascimento em 2004, 2006 foi indiscutivelmente o ano em que o Facebook realmente voou: ele abriu o registro para todos e passou de um clube exclusivo de Harvard-only para uma rede global.

Twttr, o site que acabou por ficar conhecido como Twitter também voou em 2006.

O primeiro tweet de sempre, postado pelo co-fundador @Jack Dorsey em 21 de março de 2006, dizia: "apenas montando o meu twttr".

Dorsey originalmente imaginava o twttr como uma ferramenta baseada em mensagens de texto para enviar atualizações entre amigos. Aparentemente, nos estágios iniciais de seu desenvolvimento a equipe twttr acumulou algumas contas de SMS íngremes. A TechCrunch relatou que os primeiros usuários do twttr estavam enviando atualizações de vida que quebraram, como: "Limpeza do meu apartamento" e "Fome". (Meu, como os tempos mudaram!)

7. LinkedIn "in the Black" (2006)

Em nítido contraste com outras redes, LinkedIn - conhecido como "Myspace para adultos" - foi o primeiro a oferecer aos utilizadores pacotes premium pagos. A sua área de Emprego e Subscrições, a primeira linha de negócio premium do site, ajudou a trazer receitas nos primeiros dias.

Em 2006, apenas três anos após o lançamento (e três anos antes do Facebook!), o LinkedIn teve um lucro pela primeira vez.

"Para nós, um ano de rentabilidade é apenas um 'sabor' do sucesso que aspiramos alcançar no LinkedIn", disse o gerente de mídia social Mario Sundar, em um post de blog que elogia o primeiro ano do LinkedIn "no preto".

A rentabilidade do site seria um tema recorrente na debandada em direção ao IPO - ambos LinkedIn, e numerosos imitadores.

8. YouTube faz parceiros (2007)

Através de do YouTube O buzz cresceu: entre o beta de maio de 2005 e o lançamento oficial em dezembro de 2005, o site reuniu quase oito milhões de visualizações diárias. Depois, as coisas aumentaram rapidamente: antes da sua aquisição pelo Google no outono de 2006, o site cresceu para 100 milhões de vídeos sendo assistido por 20 milhões de usuários dedicados.

Em maio de 2007, o YouTube apresentou seu programa de parceria, que tem sido fundamental para o site. A iniciativa é o que parece: uma parceria entre o YouTube e seus criadores de conteúdo populares. O YouTube fornece a plataforma e os criadores fornecem o conteúdo. Os lucros da publicidade nos canais dos criadores são então compartilhados entre as duas partes. E é assim que a Lonelygirl15 e seus YouTubers favoritoscomeçaram.

9. Tumblr e a idade do microblog (2007)

Em 2007 a rede social descrita como "Twitter encontra o YouTube e o WordPress" apareceu a seguir. David Karp, 17 anos, lançou Tumblr do seu quarto no apartamento da sua mãe em Nova Iorque. O site permitia aos utilizadores curar fotos, vídeos e textos e "reblogar" os seus amigos nos seus "tumblelogs".

Logo depois, o termo microblogging tornou-se amplamente utilizado para descrever tanto o Twitter quanto o Tumblr, o que permitiu aos usuários "trocar pequenos elementos de conteúdo como frases curtas, imagens individuais ou links de vídeo".

10. a hashtag chega (2007)

O rigoroso limite de 140 caracteres para tweets distingue o Twitter dos rivais, incluindo Facebook e Tumblr. Mas o significado do Twitter na era digital foi realmente definido por o hashtag A nossa política de segurança social, um símbolo que tem ajudado os organizadores políticos e os cidadãos comuns a mobilizarem-se, promoverem e criarem consciência para as questões sociais críticas (e não tão críticas).

Os Hashtags também ajudaram a plantar as sementes que brotaram movimentos como #Occupy, #BlackLivesMatter, e #MeToo.

Além disso, o Timesucks como #SundayFunday, #YOLO e #Susanalbumparty.

Como conta a história, durante o verão de 2007, um dos primeiros adotantes do Twitter, Chris Messina, propôs o hashtag (inspirado em seus primeiros dias de conversas na internet) para organizar tweets. Só alguns meses depois é que o #SanDiegoFire hashtag foi desencadeada para agregar tweets e atualizações sobre os incêndios na Califórnia.

Ainda assim, o Twitter não abraçou totalmente a hashtag até 2009, percebendo que era mais do que uma forma útil de agrupar conteúdo, mas um vernáculo único para expressar idéias e emoções online também. Ele revigorou a plataforma e trouxe novos usuários.

11. bem-vindo Weibo (2009)

Já que estamos no tópico de microblogging, não mencionaremos a chinesa Sina Weibo, ou simplesmente Weibo. Um híbrido de Facebook e Twitter, o site lançado em 2009 - o mesmo ano em que Facebook e Twitter foram proibidos no país. Juntamente com a Qzone e QQ, Weibo continua sendo uma das redes sociais mais populares da China, com 340 milhões de usuários ativos mensalmente.

12. de volta à terra com FarmVille (2009)

De volta ao outro lado do oceano, 2009 foi o ano em que a tua mãe, o teu avô e a tua tia Jenny entraram para o Facebook e não puderam (ou não quiseram) deixar de te convidar para te juntares ao novo passatempo familiar, FarmVille. Como se não tivesses tarefas suficientes para fazeres IRL, a tua mãe, o teu avô e a tua tia Jenny juntaram-se ao Facebook e não puderam (ou não quiseram) deixar de te convidar para te juntares ao novo passatempo familiar, FarmVille.

O jogo social viciante acabou por fazer da revista TIME a lista das piores invenções do mundo. (Claro que isso não impediu Zynga de criar spinoffs como PetVille, FishVille e FarmVille 2 entre outros. PassVille).

13. quando o seu FourSquare "check in" expulsou a sua actualização FarmVille (2009)

2009 também mostrou aos usuários como adquirir títulos sem significado de som importante em suas viagens diárias. Aplicação baseada em localização Quadrangular foi um dos primeiros que permitiu aos usuários "dar entrada", enquanto compartilhavam recomendações sobre seus bairros e cidades favoritas com amigos e familiares ...e ganharem prefeituras virtuais enquanto estavam lá.

14. Grindr revoluciona o engate (2009)

Tinder vem à mente como o aplicativo que mudou a cultura de namoro online quando ele apareceu em 2012. Grindr Em 2009, foi o primeiro aplicativo de networking geossocial para namoro com homens gays e bissexuais, ajudando-os a encontrar outros homens por perto. Para o bem ou para o mal, revolucionou a cultura do engate para homens gays, e abriu caminho para muitos outros como Scruff, Jack'd, Hornet, Chappy, e Growlr (para ursos).

15. Unicode adota o emoji (2010)

Não pode haver dúvidas de que a cultura digital mudou em 1999, quando os emoji apareceu pela primeira vez em fotos móveis japonesas, graças a Shigetaka Kurita. A popularidade deles rapidamente ???? (uh, decolou).

Em meados dos anos 2000, os emoji começaram a aparecer internacionalmente nas plataformas Apple e Google.

Percebendo que escrever online sem acesso a emoji era quase impossível, a Unicode adotou o emoji em 2010. O movimento foi o início da legitimação dos emojis como linguagem. Tão essencial foi o "Face with Tears" (também conhecido como o emoji do riso) que foi realmente adotado como palavra pelo Oxford Dictionary em 2015.

E cada país tem o seu favorito: para os americanos são os crânios, os canadianos adoram a pilha sorridente de cocó (WTF, Canadá?), e para os franceses? É claro que é o coração.

16. Introdução do Instagram (2010)

Você se lembra dos dias de pré-filtro de compartilhamento de fotos quando não havia a opção de adicionar o filtro Gingham para fazer tudo parecer "vintage"?

Nós temos Instagram's Em 16 de julho de 2010, uma das primeiras fotos da Instagram a ser publicada pelo co-fundador Mike Krieger (@mikeyk) foi uma foto não captada e muito filtrada de uma marina.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Mike Krieger (@mikeyk)

O tiro definitivamente deu o tom para o bilhão de usuários ao redor do mundo que hoje registra mais de 95 milhões de tiros por dia (de acordo com os números de 2016).

17. interesse tem-nos a pingar para pin (2010)

Embora tenha entrado ao vivo em versão beta fechada em 2010, só em 2011 é que o "pinning" se tornaria um novo passatempo favorito (e verbo) para os deuses e deusas domésticas. Site social de bookmarking Pinterest foi uma vez chamado "crack digital para mulheres" e deu às revistas e blogs de estilo de vida feminino uma nova razão de ser.

Um relatório de 2012 sobre o site descobriu que casa, artesanato e moda eram as categorias mais populares no Pinterest. Isso ainda é verdade em 2018.

Estatísticas recentes mostram que dois milhões de pessoas colocam alfinetes todos os dias, e há um bilhão de alfinetes vivendo no site!

18. #Jan25 Levante da Praça Tahrir (2011)

25 de janeiro de 2011 foi um dia fatídico para centenas de milhares de egípcios que saíram às ruas, reunidos na Praça Tahrir, no Cairo, para protestar 30 anos de ditadura sob Hosni Mubarak. A revolta acabou forçando Mubarak a renunciar - assim como protestos semelhantes haviam derrubado o ditador tunisino Zine El Abidine Ben Ali dias antes.

Ações similares, que passaram a ser conhecidas coletivamente como " Primavera Árabe Os relatórios constataram que as redes de mídia social eram ferramentas críticas para os organizadores na mobilização, divulgação e formação de opinião.

Os hashtags populares no Twitter (#Egypt, #Jan25, #Libya, #Bahrain e #protest) foram tweeted milhões de vezes durante os primeiros três meses de 2011. O uso do Facebook cresceu em toda a região, duplicando em alguns países.

As tentativas do governo de bloquear o acesso ao Facebook e ao Twitter foram brevemente bem sucedidas, mas rapidamente estimularam os ativistas a encontrar outras formas criativas de organização, inspirando os espectadores de todo o mundo.

19. o acto de desaparecimento do Snapchat (2011)

Lançando quase exatamente um ano após o Instagram, em breve o "Picaboo" rival foi lançado ...e depois rapidamente rebatizado para Snapchat após uma ação judicial de uma empresa de fotolivros com o mesmo nome. (Provavelmente para o melhor.)

O sucesso inicial do aplicativo aproveitou a natureza efêmera dos momentos da vida, permitindo aos usuários postar conteúdos que desapareceriam após 24 horas (sem mencionar a capacidade de vomitar arco-íris).

O desaparecimento de Snapchat também foi a alternativa perfeita para os adolescentes encontrarem seus amigos - e fugirem da família no Facebook.

20. Google Plus quer entrar na festa (2011)

2011 também foi o ano em que o Google tentou lançar outra resposta ao Facebook e ao Twitter, seguindo tentativas fracassadas anteriores como o Google Buzz e o Orkut. Google+ ou Google Plus Naquele verão, os novos usuários tiveram acesso a 150 convites que puderam enviar antes da abertura oficial do site em setembro. A demanda foi tão alta que o Google acabou tendo que suspendê-los.

O Google Plus se diferencia do Facebook com seus "círculos" para organizar amigos e conhecidos que poderiam ser feitos facilmente sem ter que enviar um pedido de amizade.

No final de 2011, o Google Plus estava totalmente integrado em serviços relacionados como o Gmail e o Google Hangout. Infelizmente, o timing do lançamento da rede social após o Facebook e o Twitter significou que a rede social lutou para acumular os números de utilização espantosos que os seus concorrentes tinham. (É claro que há algumas festas para as quais você não quer chegar atrasado).

21. o Facebook comemora um bilhão (2012)

Apenas oito anos após o lançamento no dormitório de Mark Zuckerberg em Harvard, o Facebook anunciou que sua base de usuários havia atingido um número significativo de usuários - e agora compartilhava uma população quase do tamanho da Índia.

"Se você está lendo isso: obrigado por me dar a mim e à minha pequena equipe a honra de servi-lo. Ajudar um bilhão de pessoas a se conectarem é incrível, humilhante e de longe a coisa de que mais me orgulho na minha vida", disse Zuckerberg.

Olhando para trás, agora que o Facebook tem dois bilhões de usuários e três outras plataformas bilionárias - WhatsApp, Messenger e Instagram - sua citação soa ainda mais curiosa.

22. ano da selfie (2014)

O Twitter proclamou 2014 como o "Ano da Selfie" após a foto do Oscar de Ellen DeGeneres. Você sabe qual é. Ou deveria. Porque essa selfie foi retweetada mais de três milhões de vezes - estabelecendo um recorde no Twitter e ganhando o prêmio do Twitter de "Tweet de Ouro" do ano.

Se ao menos o braço do Bradley fosse mais longo. Melhor foto de sempre. #oscars pic.twitter.com/C9U5NOtGap

- Ellen DeGeneres (@TheEllenShow) 3 de março de 2014

O debate sobre quem inventou a selfie ainda não foi resolvido. Paris Hilton disse que o fez em 2006. Outros dizem que foi na verdade um tipo chamado Robert Cornelius em 1839. (Ele não estava disponível para comentários).

23. Meerkat, Periscópio: começam as guerras do streaming (2015)

Meerkat foi a primeira aplicação a iniciar a loucura do streaming ao vivo (RIP). Depois, o Twitter desenvolveu o Periscope e ganhou as primeiras guerras de streaming (há outra a chegar, tenho a certeza).

Periscópio tornou-se o aplicativo favorito de todos, fácil de usar para streaming e assistir a eventos ao vivo. Tomar banho de "coração" sempre que você apertar o botão de gravação era praticamente todo o incentivo que alguém precisava para experimentá-lo. Foi tão popular que a Apple premiou o aplicativo iOS do ano em 2015.

Três anos depois, o aplicativo de vídeo está sendo divulgado como sendo difícil, mas também está integrado ao aplicativo móvel Twitter, então ainda há maneiras de se tornar uma celebridade do Periscope.

24. Facebook LIVE (2016)

O Facebook foi lento a deslizar no jogo ao vivo, lançando pela primeira vez recursos de transmissão ao vivo em sua plataforma em 2016. Mas a empresa tem trabalhado para garantir seu sucesso no espaço com recursos extras e parcerias com a grande mídia como Buzzfeed, o Guardião e o New York Times .

A atenção especial de Zuckerberg e sua base massiva de usuários também garantiram seu domínio.

25. Instagram lança Histórias (2016)

Pegando uma página do playbook do Snapchat, a Instagram introduziu "Stories", permitindo que os usuários postem sequências de fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas (embora agora possam ser salvas e arquivadas). Filtros, adesivos, enquetes, hashtags e destaques para melhorar Stories conseguiram tornar o aplicativo ainda mais viciante, como se isso fosse possível.

26. as eleições nos EUA e a crise das mídias sociais (2016)

Pode-se argumentar que 2016 foi um ano não muito bom para as mídias sociais - e por extensão, para a democracia.

Foi o ano em que uma sofisticada guerra de informação foi travada usando "fábricas troll" nas mídias sociais para espalhar desinformação - incluindo falsas alegações e teorias conspiratórias - durante as eleições presidenciais americanas. Influenciadores principais como jornalistas, especialistas e políticos - até Hillary Clinton e Donald Trump - foram encontrados espalhando conteúdo que os bots haviam compartilhado on-line.

Desde então, o Facebook revelou que 126 milhões de americanos foram expostos a conteúdo por agentes russos durante as eleições.

Em 2018, representantes do Facebook, Twitter e Google compareceram perante o Congresso dos EUA para testemunhar como parte das investigações em curso sobre as tentativas da Rússia de influenciar as eleições.

27. Twitter duplica o limite de caracteres (2017)

Em um esforço para atrair mais usuários, o Twitter dobrou seu limite de caracteres de assinatura de 140 para 280 caracteres. A jogada foi amplamente planejada por mais de alguns usuários (e teve críticos esperando que Trump não descobrisse).

Claro, foi @Jack que tweeted para fora o primeiro tweet super tamanho:

Esta é uma pequena mudança, mas uma grande mudança para nós. 140 foi uma escolha arbitrária baseada no limite de 160 caracteres de SMS. Orgulhoso de como a equipa tem sido atenciosa na resolução de um problema real que as pessoas têm quando tentam tweetar. E ao mesmo tempo mantendo a nossa brevidade, velocidade e essência! //t.co/TuHj51MsTu

- jack (@jack) 26 de Setembro de 2017

A grande mudança junto com a introdução dos "tópicos" (também conhecidos como Twitterstorms) agora significa que os tweets que vão fazer você ir WTF são cada vez mais inevitáveis, pois todos aproveitam ao máximo seus 280 caracteres.

28. Cambridge Analytica e #DeleteFacebook (2018)

No início de 2018, foi revelado que o Facebook permitiu que um pesquisador do Cambridge Analytica -que tinha trabalhado na campanha presidencial de Donald Trump - para colher dados de 50 milhões de usuários sem o seu consentimento. Uma campanha para #DeleteFacebook varreu a internet enquanto os usuários protestavam apagando seus perfis no site em massa. Apesar disso, os números de usuários do Facebook continuam a subir.

Diante da pressão crescente para tratar da privacidade dos dados, Zuckerberg participou de cinco dias de audiências perante o Congresso dos Estados Unidos.

29 A Instagram lança o aplicativo IGTV (2018)

Se você achava que o Boomerang era o único aplicativo de vídeo que a Instagram tinha na manga, você estaria errado. A Instagram está agora pronta para competir com o YouTube: a empresa aumentou seu limite de vídeo de um minuto para uma hora e lançou um aplicativo totalmente novo, IGTV dedicado ao vídeo de longa duração.

Até o próximo 2019

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Guarde já o seu lugar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.