7 Idéias comprovadas de promoção de mídia social para cada tipo de negócio

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Kimberly Parker

Há muitas razões para usar as redes sociais para promover o seu negócio. Mas o tl;dr de todas elas é: as pessoas estão nas redes sociais. (Os rumores são verdadeiros).

As pesquisas mostram que a interação - mesmo que breve - com a sua marca nas mídias sociais leva a um aumento do conhecimento e da fidelidade à marca, e influencia o comportamento de compra. Isso é uma boa notícia para você, já que as pessoas estão passando mais tempo do que nunca nas mídias sociais. Mais de 2 horas por dia, na verdade, o que é 30% mais tempo do que em 2015.

Então, como é que captas um pouco dessa atenção?

Achas que vou dizer que precisas de aprender a dançar TikTok para vender o óleo do teu motor, certo?

Definitivamente, não faças isso.

Aqui estão 7 ideias de promoção das redes sociais para explorar em seu lugar, e como executá-las.

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Porquê promover o seu negócio nas redes sociais?

Está bem, mas primeiro, porquê incomodar-se?

Para começar, o número de usuários das redes sociais no mundo cresceu 13,2% de 2020 a 2021, um aumento de 490 milhões de seres humanos. Isso significa que mais da metade de toda a população da Terra usa agora as redes sociais.

Fonte: SMMExpert

Ter uma grande audiência de formas de vida baseadas no carbono é uma coisa, mas aqui estão os benefícios reais das redes sociais:

1. atrair novos clientes

Adivinhe? Os clientes já estão à sua procura nas redes sociais. 44% de todos os internautas procuram regularmente marcas nas redes sociais.

Tudo que você tem que fazer é entregar o conteúdo de qualidade que eles querem e ter um meio-decente (OK, integralmente -decente) produto ou serviço. Óptimo!

2. construir a lealdade à marca

Os consumidores querem saber tudo sobre si. De acordo com McKinsey, os consumidores - e especialmente o Gen Z - valorizam a autenticidade acima de tudo.

Eles não precisam de 500 postos sobre a última venda. Eles querem saber quais são os seus compromissos ambientais e caritativos. Eles querem ver o que você defende e como você trata os seus funcionários.

As redes sociais são a forma perfeita para comunicar os seus valores e construir a equidade da marca com os clientes em todo o seu funil de marketing.

3. conduzir os cabos e as vendas

As redes sociais proporcionam um grande ROI, e eu não posso mentir, amigos. Qual é o objectivo de construir uma audiência e mostrar os seus produtos a menos que resulte em moolah de qualquer maneira?

Vários estudos confirmam que, quando utilizadas em conjunto com uma estratégia de marketing integrada, as redes sociais influenciam directamente as decisões de compra.

O uso das redes sociais é agora mais importante do que nunca. Muitos dos nossos gastos mudaram online durante a pandemia da COVID-19, e espera-se que isso continue. O mercado global de comércio electrónico cresceu 25% em 2020 em comparação com 2019, impulsionado pela necessidade, uma vez que as lojas e serviços tiveram de fechar na maioria dos países.

Fonte: SMMExpert

5 passos para promover o seu negócio nas redes sociais

Como você pode aproveitar o último boom das mídias sociais com mais pessoas e mais dinheiro para se locomover on-line?

Aqui está o seu roteiro para o sucesso social (para o seu negócio, de qualquer forma).

Passo 1: Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais

Precisas de um plano, meu.

Elaborar um plano de marketing nas redes sociais não precisa de ser complicado. No mínimo, o seu plano deve incluir:

  • Uma lista de metas mensuráveis.
  • Personalidades de clientes. (Quem você está tentando alcançar? O que eles gostam/desejam? Quem são eles? Você provavelmente terá várias personas).
  • Uma análise competitiva.
  • Uma estratégia de conteúdo para os tópicos e tipos de formatos de conteúdo que você vai compartilhar.
  • Um calendário editorial, listando a frequência de publicação, bem como quem é responsável pela produção do conteúdo.

Passo 2: Identifique as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio

Há um lugar para cada negócio nas redes sociais, mas não está em todo o lado. É do seu maior interesse conhecer as poucas plataformas seleccionadas que lhe trarão os resultados que deseja e concentrar-se nelas.

"Então... quais são as certas para mim?" É o que estás mortinho por me perguntar, certo?

Mas a resposta é simples: onde é que os seus clientes ideais ficam online? Provavelmente, apenas 1 ou 2 plataformas chave que irão conduzir mais de 90% do ROI das suas redes sociais.

Se você não tem certeza de onde sua base de usuários ideal fica, volte para o Passo 1 e faça primeiro uma pesquisa de mercado.

Passo 3: Automatizar o marketing com uma ferramenta de gestão das redes sociais

OK, então você tem um plano e lugares para estar. Hora do show! Mais vale facilitar ao máximo o calendário editorial da sua equipe.

Automatizar o marketing de mídia social com ferramentas significa que você pode conseguir mais com uma equipe de marketing social menor, o que economiza tempo e dinheiro, yada yada mas também, sejamos realistas, a tua sanidade.

O SMMExpert permite-lhe planear, agendar e acompanhar os resultados de todo o seu conteúdo em todos os canais de redes sociais. Tem também outras funcionalidades interessantes, como a escuta social, para descobrir o que as pessoas estão realmente a dizer sobre si online. Pode até responder a comentários e mensagens sobre todas as suas contas a partir de uma caixa de entrada central.

Sim, há um plano gratuito, por isso deves tentar mesmo que tenhas um orçamento apertado.

Passo 4: Engaje-se!

As redes sociais devem ser sociais. #Quotable

Não se esconda atrás de conteúdos promocionais aborrecidos. Vá até lá e fale com os seus clientes. Peça opiniões sobre lançamentos de novos produtos, ou novas ideias. Depois, reconheça o feedback que recebeu e mostre como o está a implementar.

A marca de beleza Glossier faz isso sem falhas, ouvindo o feedback dos clientes, criando produtos para atender a essas necessidades e depois postando sobre isso.

Não há melhor receita para a fidelidade à marca do que fazer o seu público sentir-se ouvido.

Passo 5: Monitorar o progresso

As redes sociais mudam o tempo todo. O que funciona agora talvez não funcione amanhã. E, você tem todos esses objetivos do primeiro passo para acompanhar o progresso, certo?

Ao analisar suas análises e resultados, você descobre o que seu público responde melhor. E identifica áreas para ajustar sua estratégia.

No mínimo, faça o check in mensalmente:

  • O básico: contagens de seguidores, ganhos/perdas, taxas de engajamento, lançamentos/partes, comentários, gostos.
  • O material avançado: desempenho da campanha omnichannel, vendas atribuídas ao marketing das redes sociais, desenvolvimento do brand equity.

Não há problema em mudar seus objetivos ao longo do tempo, ou mudar de estratégia quando seu plano original não está funcionando como você esperava. Não se esqueça de fazer backup de suas decisões com dados.

Promoção das redes sociais bem feita: 7 exemplos para inspirá-lo

Achas que só as "marcas fixes" estão a matar no social? Não precisas de ter um produto de tecnologia sofisticada nem de fazer os melhores nachos do mundo para atrair um público valioso.

Preso por ideias de conteúdo social? Que estes 7 exemplos sejam o seu guia.

1. receber uma oferta

Há muitos tipos de concursos de mídia social que você pode correr, desde o simples "gostar e comentar para entrar", até pedir às pessoas para compartilhar seu post, marcar um amigo, preencher um formulário em uma página de destino, etc.

Dica : Antes de organizar um concurso, certifique-se de ler as regras da plataforma para o fazer e de as respeitar.

Esker Insoles faz um bom trabalho com o concurso "like and tag" de fácil execução. Eles escolheram um prêmio que apela para um tipo muito específico de pessoa que também é seu cliente ideal. Isso aumenta a probabilidade de que seus novos seguidores vão ficar por perto a longo prazo.

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Roubar esta estratégia

  • Decidir um objectivo. Quer obter mais seguidores? Obter endereços de e-mail? Ir viral? Reunir conteúdo gerado pelo utilizador?
  • Formatar o seu concurso para atingir esse objectivo. Conseguir mais seguidores pode ser uma simples fotografia "like and share" no seu feed. Outros concursos podem exigir mais planeamento.
  • Analise os resultados depois de terminar. Você atingiu seu objetivo? Por que não? O que você poderia melhorar da próxima vez?

2. tentar influenciar o marketing

O valor do mercado global para conteúdo influenciador é atualmente de US$ 13,8 bilhões, mais que o dobro do que era em 2019.

Há quem diga que o marketing influente se apresenta como insincero e, em alguns casos, pode. Você definitivamente quer se afastar do visual de "colocação de produto". Yikes.

Mas quando bem feito, o marketing influente é o tipo mais genuíno de marketing digital que você pode fazer. E o mais eficaz também: 55% dos compradores Instagram compraram roupas depois de ver um influente usá-las, por exemplo.

Remi Bader subiu à fama da Tiktok em 2020 com a série hilariante que ela chama de "transportes realistas", que agora tem mais de 40 milhões de visualizações. Ela mostra como são as marcas de moda populares em uma pessoa comum, em comparação com as empresas de fotos de modelos profissionais e super-estilizadas que muitas vezes usam. Para qualquer pessoa com um tipo de corpo semelhante ao da Remi, seus posts são relatáveis e acolhedores de se ver na mídia popular.

O seu hilariante comentário é também o que torna o conteúdo partilhável e grande exposição para as marcas.

Roubar esta estratégia

  • Comece pequeno: Alcance os micro-influenciadores (10.000 seguidores e menos) e ofereça um produto gratuito em troca de um posto.
  • Para resultados maiores, reserve um orçamento de marketing para os influenciadores e desenvolva uma campanha unificada para lançar simultaneamente com múltiplos influenciadores.
  • Isto funciona para todas as empresas, não só para a moda. Seja criativo!

Alavancar o conteúdo gerado pelo usuário.

Qual é a parte mais difícil da gestão das redes sociais para os negócios? Fazer o conteúdo real, é claro.

Então porque não deixar os seus clientes fazerem-no por si?

Isto não só lhe poupa tempo (e inteligência) como ajuda a construir uma comunidade em torno da sua marca. Se tiver uma ligação autêntica com os seus clientes, eles vão gostar de ver as suas fotos na sua página.

É assim que você promove seus serviços sem gritar a todos: "Ei! É isto que eu faço!"

O posto da Adams Off Road Shop menciona subtilmente que a loja fez o trabalho de suspensão, mas o foco é a viagem do cliente para o Ártico ( o maldito Árctico! ) - algo que outros entusiastas off-road vão parar de percorrer para verificar.

E até mesmo os pio regulares. Se este tipo confia o suficiente nesta loja para ir para o Árctico, provavelmente posso confiar o suficiente neles com o meu Land Rover 4×4 para o meu rolar semanal pela colina abaixo até Whole Foods.

Roubar esta estratégia

  • Peça permissão antes de compartilhar fotos de clientes.
  • Foque a legenda no seu cliente, não se promova a si próprio.
  • Marque o seu cliente para creditar a foto.

4. seja o especialista na sua área

Se não és o mais sexy, sê o mais esperto. Conselhos do liceu? Claro. Mas também funciona para as redes sociais.

Ao se concentrar na educação, você agrega valor instantâneo. O aplicativo de controle de orçamento Mint faz isso bem com seus conselhos financeiros pessoais voltados para uma audiência Millennial/Gen Z.

Cada post é relevante para alguém que procura poupar dinheiro (ou seja, aqueles que precisam de um aplicativo de orçamento). Além disso, eles colocam um esforço extra com visuais divertidos e o mantêm leve com muitas lembranças jogadas entre o conteúdo do meatier.

Fonte: Instagram

Roubar esta estratégia

  • Descubra o que os seus clientes querem saber.
  • Entregar conteúdo novo e accionável educando-os sobre esse tópico.
  • Não faça seu conteúdo de mídia social excessivamente promocional. O foco deve ser educar seu cliente, não fazer uma venda. Isso vem naturalmente ao longo do tempo a partir da construção da marca desta forma.

5. Seja o palhaço da classe

Nada impulsiona o envolvimento como o humor. Estudos mostram que o marketing engraçado atrai mais atenção e aumenta a recordação da marca. Contudo, como em todas as coisas, a relevância é fundamental.

Os memes são uma maneira fácil e popular de ser engraçado no social. O foco deve ser fazer o seu público rir com algo relacionado com o que você faz, sem ser vendido.

OKCupid tira-o do parque com esta simples e hilariante recordação com a qual o seu público certamente se vai relacionar (não é verdade?):

Também podes criar o teu próprio conteúdo original engraçado, a menos que... não possas. Quer dizer, não te conheço, talvez não tenhas piada.

Isto é difícil de conseguir a longo prazo, no entanto, a menos que você esteja realmente engraçado, ou ter uma grande equipa de marketing/comentário para acompanhar o volume de posts que você vai precisar fazer.

Uma marca que faz isto bem é a Innocent Drinks, que depende do humor auto-depreciativo para se envolver com o seu público.

É agora. Um novo ano. Uma nova década. Uma nova oportunidade de sucesso.

Acabaram-se as brincadeiras. Acabaram-se os disparates. Acabaram-se os erros.

Este ano os nossos anúncios vão ser absolutamente perfeitos. pic.twitter.com/UG7OlsgNxX

- bebidas inocentes (@innocent) 6 de janeiro de 2020

O conteúdo de vídeos engraçados é altamente eficaz, embora o mais complexo de produzir. Você pode fazer de tudo, desde um rápido Tiktok ou Instagram Reel, até vídeos do YouTube, que têm grande poder de permanência.

O anúncio "Our Blades are F**king Great" do Dollar Shave Club é um exemplo clássico de marketing engraçado bem sucedido.

Por último, você pode ir pelo caminho do snarky. Grandes marcas como Wendy's e Netflix são frequentemente vistas em retorno de sling zingy, especialmente no Twitter. Dizer a coisa errada pode colocá-lo em água quente, no entanto. Certifique-se de confiar a sua vida ao seu gerente de mídia social - ou pelo menos a sua rentabilidade - antes de usar esta estratégia.

Por favor, pare de publicar isto ou eu vou fazer minha própria revista //t.co/ZwCyHEXmnY

- MoonPie (@MoonPie) 28 de Janeiro de 2020

Roubar esta estratégia

  • Assegura-te que o teu humor não é ofensivo, ou ele volta para te morder.
  • Para as memes, emparelhe-a com uma legenda curta e espirituosa. O foco é o visual, não a sua cópia.
  • Se você tem o orçamento, considere uma estratégia de produção da Instagram Reels, Tiktok ou YouTube. A coerência é fundamental com estes formatos, por isso mantenha os vídeos chegando assim que você começar.

6. ser a borboleta social

Faça perguntas ao seu público, responda aos seus comentários e envolva-se todos os dias.

Interagir com seu público mostra que você os valoriza e que você reconhece que eles são a razão de seu sucesso.

A Nike brilha aqui com uma conta de serviço ao cliente separada que responde a perguntas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em 3 idiomas diferentes.

Vamos levar a tua miúda para uns go-to's aconchegantes! Deixa-nos um DM com a tua localização e o tamanho que ela quer para dar início à busca. //t.co/dsJjx1OYXB

- Nike Service (@NikeService) 19 de outubro de 202

A Starbucks consegue manter sua conta pessoal, o que não é pouca coisa quando você tem 17 milhões de seguidores. Eles respondem a comentários sobre postagens e DMs, e - ao contrário de muitas marcas - não se intimidam com conversas difíceis na seção de comentários.

Fonte: Instagram

Roubar esta estratégia

  • Faça um esforço para se conectar com os clientes.
  • Responda aos comentários e DMs regularmente.

7. mostre o quanto você é grande (humildemente)

Então, gabar-te de ti?

Não, não é realmente gabar-se. Os consumidores estão mais conscientes do que nunca sobre onde gastam o seu dinheiro. Eles querem apoiar empresas que partilham as suas crenças e usam a sua prosperidade para fazer o bem no mundo.

ESTÁ BEM, cerca de provavelmente quer fazer o mal, mas seja o que for. Principalmente o bem.

Você poderia postar sobre instituições de caridade que você apoia financeiramente ou sua posição sobre questões de justiça social, ou lançar uma campanha de retribuição. O varejista de rua REI fez manchetes quando sua campanha #OptOutside foi lançada para Black Friday 2015.

Eles fecharam todas as suas lojas no maior dia de compras do ano. O objetivo? Levar as pessoas para fora, para a natureza e para longe do consumismo por trás da Sexta-feira Negra.

O pior movimento de sempre ou génio? Acontece: génio.

A campanha não só atraiu a atenção da mídia em todos os lugares, mas agora é um evento anual que faz parcerias com centenas de organizações sem fins lucrativos para promover a sustentabilidade e a recreação ao ar livre.

Esta ousada campanha funciona porque está alinhada tanto com os valores da empresa como com os valores do seu público-alvo. Como manteiga de amendoim e geleia, baby.

Roubar esta estratégia

  • Não postes sobre justiça social para a óptica. Não o faças. Acredita no que estás a dizer e toma medidas em relação a isso.
  • Esteja preparado para o retrocesso. Nem todos concordarão com a sua posição. (Mas os que concordarem, realmente ...)
  • Para uma aposta mais segura, dê antes dinheiro para instituições de caridade.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.