Uma introdução aos grupos secretos do Facebook

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Kimberly Parker

Psst. É hora de contarmos um pequeno segredo. Grupos do Facebook estão ganhando popularidade, e não apenas entre os usuários. Mudanças feitas este ano no algoritmo de alimentação de notícias poderosas deram prioridade aos grupos sobre as páginas, levando as marcas a mudar sua estratégia para incluir grupos.

Mais de 1,4 bilhões dos 2,2 bilhões de usuários ativos mensais do Facebook verificam grupos todos os meses. Mas apenas 200 milhões de usuários estão no que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, chama de "grupos significativos". Num futuro próximo, Zuckerberg espera que esse número aumente para um bilhão.

Muitos desses "grupos significativos" são grupos secretos. Escondidos de trolls cibernéticos, spammers e contrários, os grupos secretos oferecem aos membros um espaço para que indivíduos com os mesmos interesses possam buscar conselhos, compartilhar opiniões e se organizar. Como os grupos secretos oferecem mais privacidade, os membros são muitas vezes mais francos e mais ativos.

Aqui está o furo sobre tudo o que você precisa saber sobre os grupos secretos do Facebook.

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O que é um grupo secreto do Facebook?

Existem três tipos de grupos no Facebook: públicos, fechados e secretos. Os grupos públicos são basicamente de admissão geral. Todos podem encontrar e visualizar o grupo sem precisar de aprovação para aderir.

Os grupos fechados são mais exclusivos. Como os grupos públicos, todos podem procurar e ver o nome, descrição e lista de membros de um grupo fechado. Mas os utilizadores não podem ver o conteúdo do grupo até se tornarem membros. Para se juntar a um grupo fechado tem de ser aprovado por um administrador ou convidado por um membro actual.

Os grupos secretos oferecem o mesmo nível de privacidade dos grupos fechados sob um manto de invisibilidade. Ninguém pode procurar grupos secretos ou pedir para se juntar a eles. A única forma de entrar é conhecer alguém que o possa convidar. Tudo o que é partilhado num grupo secreto é visível apenas para os seus membros.

Como se juntar a um grupo secreto do Facebook

Como os grupos secretos são, por definição, indecifráveis e secretos, é preciso conhecer alguém que seja por dentro para te fazer entrar. Eis como entrar para um grupo secreto:

Passo 1: Peça a um membro atual para convidá-lo. Para que isso funcione, você também precisa ser amigo no Facebook.

Passo 2: Verifique as suas notificações ou a sua caixa de entrada para o convite.

Passo 3: Leia as diretrizes do grupo. Na maioria das vezes você encontrará as diretrizes do grupo presas no topo da página, na descrição do grupo, ou em um documento compartilhado.

Passo 4: Alguns administradores irão pedir aos novos membros que reconheçam que leram e concordam com as diretrizes.

Quão privados são os grupos secretos do Facebook?

Não é segredo que nada é realmente privado na Internet. O Facebook, claro, tem acesso a todo o conteúdo em suas plataformas e poderia colocar o conteúdo de um grupo secreto sob revisão por vários motivos.

Grupos secretos podem ter suas próprias diretrizes, mas também precisam aderir aos padrões da comunidade do Facebook. Grupos ou usuários denunciados por violações desses padrões, tais como discursos de ódio, assédio, violência ou nudez, podem ser investigados e retirados. O Facebook também pode ser obrigado a entregar informações secretas do grupo, se solicitado pelo governo.

Após o escândalo da violação de dados da Cambridge Analytica, o Facebook anunciou planos para restringir o acesso de dados de terceiros a grupos. Atualmente, aplicativos de terceiros precisam da permissão de um administrador para acessar conteúdo de grupo para grupos secretos.

Em 2017 Hulu criou um grupo secreto para fãs do "The Handmaid's Tale". Em antecipação ao lançamento da segunda temporada, os administradores do grupo decidiram tornar o grupo público para alcançar um público mais amplo. A decisão incomodou muitos membros que não pretendiam que suas mensagens anteriores fossem disponibilizadas ao público. Atualmente, o Facebook não permite grupos com mais de5.000 membros para mudar para configurações de privacidade menos restritivas.

Por que usar um grupo secreto do Facebook?

Há muitas razões para usar um grupo secreto.

Durante as eleições presidenciais de 2016 nos EUA, Hillary Clinton, apoiante de Libby Chamberlain, criou o grupo secreto Pantsuit Nation para os progressistas que partilham da mesma visão. De acordo com Chamberlain, o grupo - que cresceu para 3,9 milhões de membros em poucos meses - inclui membros que não querem necessariamente transmitir as suas opiniões políticas à sua comunidade pessoal no Facebook. É claro que o descanso dos Pepe trolls eOs barcos russos também não devem doer.

Se é preciso uma aldeia para criar uma criança, então porque não criar uma aldeia virtual secreta, especialmente para pais que podem sentir-se constrangidos a pedir ajuda. Ou, talvez você seja apenas um amante de batatas fritas muito duro que fundou Gettin' Chippy With It porque você só tem tempo para pessoas que amam batatas fritas tanto quanto você.

O gato pode estar fora do saco nestes grupos secretos do Facebook, mas não se esqueça, você ainda precisa conhecer um informante para receber um convite.

Obviamente uma boa razão para criar um grupo secreto é se você quiser manter algo em segredo. Talvez você queira planejar uma festa surpresa para um amigo ou colega. Faça um anúncio de gravidez com a família e amigos próximos. Crie um grupo de apoio para alguém que sofre de uma doença. Ou, como o Facebook oferece, reúna participantes de um reality show ainda a ser lançado. (Se houver um grupo secretopara o Queer Eye lá fora, que se saiba que eu quero entrar.)

Grupos secretos para marcas

Na maioria das vezes, as marcas visam atingir um público o mais amplo possível, mas pode haver vantagens em sair do radar. Grupos secretos podem ser usados para gerar buzz e intrigas de marca, ser um fórum de fãs seguro, ou oferecer acesso exclusivo a conteúdo ou promoções.

Ao criar um ambiente oficial e privado, os membros podem se sentir mais confortáveis para expressar suas opiniões. E, os moderadores não precisarão se preocupar com spammers ou invadir empresas de terceiros.

No ano passado, o Facebook lançou Grupos para Páginas, para que os proprietários de páginas pudessem criar grupos de marca sem usar perfis pessoais.

Se você está considerando usar um grupo para o seu negócio, aqui está tudo que você precisa saber.

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Como criar um grupo secreto no Facebook

Passo 1: Comece.

Clique no botão "Criar", encontrado no canto superior direito do cabeçalho da página, e selecione "Agrupar".

Passo 2: Preencha o essencial.

Para criar seu grupo, adicione um nome e alguns membros. Para um toque extra, você pode personalizar os convites aos membros para um toque extra e explicar o propósito do grupo, se você quiser.

Passo 3: Seleccione as definições de privacidade.

Escolha "Grupo Secreto" no menu suspenso de privacidade.

Passo 4: Personalize o seu grupo.

Comece adicionando uma foto de capa e uma descrição. Você também pode adicionar tags e localizações.

Passo 5: Ajuste as suas definições.

Sob a foto de capa, clique em "Mais" e selecione "editar configurações de grupo". Aqui você pode escolher seu tipo de grupo, controlar aprovações de membros, publicar aprovações e definir diferentes permissões de grupo.

Você também pode configurar links para páginas, o que é ideal para marcas que queiram fazer um link com sua página de marca.

Dica profissional: Se você não tem certeza do nível de privacidade que definiu para o seu grupo, vá até a página do grupo e procure o nome do grupo no canto superior esquerdo. Abaixo dele será lido ou público, fechado, ou secreto.

Alteração das configurações de privacidade do seu grupo

Se o seu grupo não estiver definido para secreto e quiser alterar as suas definições, vá para o formulário "editar definições de grupo". Desça até à privacidade e clique em "alterar definições de privacidade" e seleccione "secreto".

Nota: Depois de mudar o seu grupo para secreto, você tem apenas 24 horas para alterar as configurações do seu grupo de volta. Depois disso, se o seu grupo tiver mais de 5.000 membros, não há como voltar às configurações fechadas ou públicas. O Facebook só permite que os administradores mudem os grupos para configurações mais restritivas.

Sempre que você alterar as configurações de um grupo, os membros receberão uma notificação.

Dicas para gerir um grupo secreto do Facebook

Gerenciar um grupo secreto pode ser mais complicado do que outros tipos de grupos ou páginas do Facebook. Siga estas etapas para garantir as melhores práticas.

Passo 1: Estabelecer diretrizes claras para a comunidade

Aqui é onde você informará aos membros do grupo o propósito do grupo, os padrões da comunidade e as instruções.

Você pode colocar diretrizes em um post no topo da sua página, colocá-las na descrição do grupo, incluí-las em um documento ou em todos os itens acima.

Algumas coisas que você pode querer incluir em suas diretrizes são:

  • Quem é elegível para se juntar ao grupo. Você também pode querer compartilhar instruções sobre como adicionar membros.
  • Com quem divulgar e com quem não divulgar informações sobre o grupo. Se você tiver uma política rígida de não divulgação, você também deve incluir repercussões para "sair" do grupo.
  • Políticas sobre discurso de ódio, racismo, conteúdo gráfico, assédio e outros comportamentos indesejados.
  • Ajudar os membros a compreender as melhores formas de se envolverem com o grupo. Não esclarecer os objectivos e políticas do grupo. Por exemplo, pode querer desencorajar solicitações, anúncios, memes, etc.
  • Perguntas Frequentes. Se você descobrir que os membros fazem repetidamente as mesmas perguntas aos moderadores, pode fazer sentido adicionar uma FAQ.
  • Onde encontrar recursos e documentos do grupo.

Passo 2: Convidar moderadores de confiança

Isto é especialmente importante se você prevê ter muitos membros. Ajuda extra para moderar comentários, aprovar novos membros e responder às perguntas dos membros será a chave para administrar um grupo de sucesso.

Passo 3: Determinar as responsabilidades do dia-a-dia

Uma vez identificados moderadores de confiança, estabeleça um horário para que fique claro quem deve cuidar das responsabilidades em determinados momentos. Se fizer sentido, torne esse horário público para que os membros do grupo saibam quem contatar em um determinado dia.

Passo 4: Revisão e atualização

As políticas do Facebook podem mudar, novas questões podem surgir ou novos desenvolvimentos podem precisar ser abordados.

É sempre bom deixar também um carimbo de data/hora, para que os membros saibam quando as diretrizes foram editadas mais recentemente.

Então, o segredo está fora. Os grupos secretos são fantásticos. Claro, eles podem exigir um pouco mais de moderação do que um grupo público ou fechado, mas os membros podem estar mais inclinados a se engajar de forma mais franca e mais frequente.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.