O que são os KOLs no Marketing? (E como trabalhar com eles)

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Kimberly Parker

A menos que você seja um viajante do tempo arriscado dos anos 1800, você provavelmente já sabe o que é um influenciador. (Se você cair nessa primeira categoria, bem-vindo a 2022! Espere 'até ouvir sobre BeReal.) Influenciar como carreira teve um impacto significativo no marketing social, e na indústria de mídia como um todo.

Mas nem todos os influenciadores são iguais, e há uma nova comunidade de pessoas proeminentes que usam luzes de anéis para fazer a diferença. Esses líderes da indústria são chamados de KOLs, e eles são uma parte valiosa de qualquer estratégia de marketing de mídia social moderna.

Neste post de blog, vamos levar você através de todos os ins e outs dos KOLs: o que eles são, porque eles são ótimos para o marketing e como encontrar o KOL certo para a sua marca. Scroll para mais (viajante do tempo: não esse tipo de pergaminho).

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O que são KOLs?

KOL significa principal líder de opinião Uma KOL é semelhante a um influenciador na medida em que eles ter influência A KOL tem um acompanhamento significativo composto por pessoas que se preocupam com seus valores e, muitas vezes, essas pessoas estão dispostas a comprometer seu próprio dinheiro com coisas que o indivíduo considera dignas.

A principal diferença entre os influenciadores e os KOLs é que os KOLs têm um mais nicho de audiência e são geralmente valorizadas como especialistas dentro desse nicho Além disso, os influenciadores são um fenómeno especificamente online, e os KOLs não precisa de ter uma presença online (mas, já que estamos falando de marketing social neste post do blog, vamos focar apenas naqueles que o fazem).

Por exemplo, @jiffpom, canineiro influente da moda, tem mais de 9 milhões de seguidores leais, mas ele não seria considerado um líder de opinião chave em um nicho específico (desculpe, Jiff-good coisa que você não pode ler).

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Também na categoria animal está a Dra. Lauren Thielen. É uma veterinária especializada em animais exóticos e é considerada uma KOL: as pessoas confiam nela para partilhar conhecimentos dentro do seu nicho específico e ela é considerada uma especialista conhecedora.

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4 razões para trabalhar com a KOLs

Então, porquê contactar uma KOL para uma parceria de marketing social? Vamos contar as formas:

Atingir um público mais vasto (e mais empenhado)

Colaborar com outros criadores resultará sempre em que a sua marca apareça em mais feeds - o seu negócio é partilhado tanto com os seus seguidores como com os seguidores do criador. É por isso que o marketing influente é tão popular.

Portanto, um público mais vasto é um dado adquirido. Mas como os KOLs têm um público mais especializado, os seus seguidores estão geralmente mais empenhados: é mais provável que gostem, comentem e partilhem mensagens. Isso é melhor para os negócios.

Os seguidores não são só em quantidade (e além disso, há muitos bots de seguidores na Instagram, e eles não vão apoiá-lo financeiramente) - ter uma comunidade menor de seguidores de qualidade é mais importante do que atingir um certo número.

2. fazer mais vendas

Esse é o objectivo final de qualquer campanha de marketing, certo?

Devido aos factores mencionados acima (atingir mais utilizadores das redes sociais mais bem empenhados) é mais fácil converter a sua presença nas redes sociais em vendas quando faz parcerias com uma KOL. Eles são líderes na sua área, por isso o seu apoio a qualquer produto é susceptível de resultar em mais vendas.

Além do suporte monetário, há uma certa autenticação que vem com uma relação com um KOL - mas mais sobre isso na próxima seção.

3. obter o apoio de especialistas

Não se trata apenas de dinheiro. Ter o apoio público de um respeitado especialista em uma indústria relacionada à sua marca é inestimável em termos da confiança do seu público no seu produto.

Resumindo: o apoio de um KOL faz você parecer mais legítimo.

Isso ajuda nas vendas, mas também pode ajudar a fazer crescer a sua comunidade e torná-lo mais atraente para potenciais futuros colaboradores. Aquele influenciador com quem você tem sido DMing pode ser mais provável de fazer parceria com você se você tiver o apoio de uma KOL. O mesmo com aquela empresa que você quer fazer uma doação.

O apoio de especialistas pode diferenciar bom marketing social de ótimo marketing social. Prova que não estás só a falar.

4. naturalmente expandir para além do marketing social

Aqui é onde uma diferença chave entre KOLs e influenciadores vem a calhar: os KOLs não precisam de ter uma presença nas redes sociais. Fique connosco.

Os KOLs normalmente não constroem o seu seguimento através das redes sociais. Eles são especialistas na sua área, por isso podem ganhar o seu seguimento através de negócios bem sucedidos, conferências profissionais, ou até mesmo de boca a boca. Geralmente, o seguimento das redes sociais virá depois a construir esta audiência.

Mencionámos anteriormente que só nos estamos a concentrar nos KOLs que fazer Mas a parceria com a KOL também pode levar a uma audiência além das mídias sociais.

Por exemplo, o Dr. Sanjay Gupta é neurocirurgião, escritor, podcaster e respeitado líder de opinião na área médica. Ele tem uma presença social (245k seguidores no Instagram, 2,5 milhões no Twitter), mas também tem pessoas que acompanham suas pesquisas, o vêem na TV, escutam seu podcast e lêem seu trabalho.

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Ter alguém como o Dr. Gupta a apoiar publicamente a sua marca é bom para os negócios, além do social. Ele não está apenas na 'gram-he's na televisão, fazendo entrevistas com o Big Bird e podcasting.

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Como encontrar os KOLs certos para a sua marca

Se você está apenas começando com o marketing da KOL, encontrar os líderes certos pode ser um desafio. Aqui estão algumas dicas para conseguir essas parcerias perfeitas.

Procure os KOLs numa indústria relacionada com a sua marca

Só porque você admira um líder de opinião chave não significa que eles sejam um bom ajuste para parcerias. Certifique-se de que os KOLs com quem você procura colaborar estão trabalhando em um campo que está relacionado com o seu próprio.

Pesquise minuciosamente uma KOL antes de chegar até eles.

Vamos abordar mais este assunto na próxima secção, mas a verdade rápida e suja é que você não quer alinhar-se com ninguém que possa dar má reputação à sua marca. Certifique-se de mergulhar fundo nas suas redes sociais (e em qualquer outra informação que possa obter!) para garantir que não se está a associar acidentalmente a um pesadelo de relações públicas.

Procure outras marcas de sucesso para orientação

Os negócios ruins que você procura provavelmente já fizeram parcerias com a KOL no passado. Pegue alguma inspiração deles e chegue a líderes similares.

Só chegar aos KOLs com experiência em redes sociais

Como mencionado anteriormente, os líderes de opinião chave não precisa uma presença social para ser considerado KOLs - mas como está a colaborar com o objectivo final de fazer crescer o seu negócio através da Internet, vai querer ter a certeza de que qualquer KOL com o qual se associe é uma rede social.

Procure por KOLs que já fizeram parcerias com marcas no passado

Muitos líderes de opinião chave já terão colaborado com uma empresa, e a experiência é sempre boa. Uma KOL que tem um kit de mídia ou outras informações relacionadas à colaboração em seu site provavelmente tem pelo menos algum conhecimento básico de como funciona uma parceria de marca.

Fazer uma chamada pública

Esta não é uma estratégia particularmente específica, mas é de baixo investimento e potencialmente de alto retorno. Fazer uma chamada social (pedir líderes de opinião chave sobre um determinado assunto) não leva muito tempo e dá ao seu público a oportunidade de recomendar especialistas. Não é um plano de jogo infalível, mas você nunca sabe o que uma chamada pública pode render.

4 dicas para tirar o máximo proveito do marketing KOL

Muito bem, agora você sabe tudo o que precisa saber sobre líderes de opinião chave. Aqui está como ter certeza de que você está usando esta estratégia de marketing em todo o seu potencial.

1. Faça a sua pesquisa.

Você não contrataria um novo funcionário sem uma entrevista e verificação de referência, certo? Enquanto uma parceria com um líder de opinião chave não é a mesma que eles trabalham para você, alguns dos mesmos princípios se aplicam: a KOL é agora uma extensão da sua marca, e tudo que eles fazem ou dizem pode impactar a sua empresa. A última coisa que você quer é se alinhar com alguém que é # cancelado.

Então, faça a sua pesquisa. Não se limite a verificar se a KOL tem um público engajado e uma presença social eficaz - você também vai querer ter certeza de que seus valores e ética combinam com a sua marca (e com os fãs da sua marca).

Há sempre o risco envolvido ao estender a sua marca a outras pessoas, mas você pode limitar algum desse risco vasculhando a internet de antemão ("É [nome KOL aqui] racista" é uma boa busca no Google para começar, IMHO).

2. conhecer os seus objectivos - e comunicá-los bem

Antes de contactar uma KOL para uma potencial colaboração, certifique-se de que sabe o que quer da relação. Se não comunicar claramente as suas necessidades (ou pior, se não souber quais são as suas necessidades) é provável que a KOL não seja capaz de fornecer um resultado bem sucedido.

Ser explícito sobre quais são as suas metas é a melhor maneira de garantir que elas sejam alcançadas. Uma meta pode parecer como atingir um certo número de seguidores, obter um certo número de usos de links afiliados ou simplesmente obter um certo número de gostos ou ações sobre o conteúdo da KOL. Seja qual for a sua meta, deixe-a bem clara.

Confie nos seus conselhos

Os KOLs são os especialistas: eles sabem do que estão a falar e, se lhe oferecerem uma visão ou orientação, considerem seriamente o assunto.

Você não está procurando uma parceria com uma KOL apenas por causa de seu acompanhamento social. Você (e seus clientes potenciais) realmente valorizam suas opiniões, então você deve respeitá-las - mesmo que elas sejam contrárias ao seu plano original. Colaborações devem ser, bem, colaborativas, e é importante que a KOL com quem você está trabalhando sinta que sua contribuição está sendo valorizada - o que nos leva ao nosso próximoponto:

4. investir tempo, esforço e dinheiro na parceria

A igualdade é importante em qualquer parceria, e os KOLs com quem você colabora precisam sentir esse sentimento de igualdade na sua relação. Um líder de opinião chave (ou qualquer humano, já agora) não quer se sentir usado.

Portanto, sim, ouça os conselhos deles, mas também invista todos os recursos que puder na parceria. Certifique-se de responder aos e-mails deles de forma rápida, seja amigável e acolhedor e compense-os bem. Idealmente, você formará uma relação positiva com uma KOL que pode durar muito tempo e potencialmente levar a outras parcerias no futuro.

Não investir recursos adequados numa colaboração como esta pode fazer com que a KOL se sinta desconfortável, o que é mau em geral (queremos que todos se divirtam) e muito mau para os negócios (quando as coisas ficam cabeludas, você quer os especialistas do seu lado). Este não é um compromisso de última hora, fora do lado da sua mesa. Você vai tirar dele o que colocou nele.

E com isso, consideramos oficialmente que estás pronto para embarcar na tua primeira parceria KOL. Vai! Vai! Vai!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.