12 Dicas para Criar Conteúdo Visual Envolvente em Mídias Sociais

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Kimberly Parker

A importância da criação de conteúdos visuais para as redes sociais não pode ser subestimada.

Precisa de provas? Não procure mais do que o Google Doodle. Ao mudar a sua aparência todos os dias, o Google cria um motivo para visitar a sua página de destino e usar o seu motor de pesquisa em detrimento de outros.

Um forte conteúdo visual nas redes sociais tem o mesmo efeito. Dá às pessoas uma razão para seguir, comentar, e eventualmente comprar de você.

Precisa de mais provas?

  • Mensagens do LinkedIn com imagens têm uma taxa de comentários em média 98% superior
  • Os tweets que incluem conteúdo visual têm três vezes mais probabilidades de obter envolvimento
  • Postagens no Facebook com fotos recebem mais gostos e comentários

As imagens tendem a deixar mais impressão também. Temos 65% mais probabilidade de nos lembrarmos das informações se elas incluírem uma imagem.

Então, estás pronto para aumentar a tua criatividade? Vamos lá ver.

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12 dicas para criar conteúdo visual nas redes sociais

1. faça com que os visuais façam parte da sua estratégia de mídia social

Quer criar um grande conteúdo visual nas redes sociais? Comece aqui.

Os grandes visuais são tão bons quanto a estratégia social que os suporta. Sua criatividade pode seguir as melhores práticas, mas sem propósito, narrativa, timing e outros elementos estratégicos, você estará prestando um mau serviço ao seu departamento de arte.

Quer você saiba ou não, todas as empresas têm uma identidade de marca e linguagem visual no social - algumas são apenas mais fluentes no social do que outras. Um guia de estilo de mídia social pode ajudar com isso.

Toda estratégia visual deve incluir:

  • Pesquisa de público. Faça algum background sobre os interesses do seu público e pense sobre que tipo de conteúdo visual eles gostariam de ver.
  • Crie um quadro de humor. Adicione conteúdo, paletas de cores e outros recursos visuais que ajudarão a moldar sua direção.
  • Temas. Misture as coisas com temas ou pilares recorrentes. A alimentação Instagram da Air France, por exemplo, inclui uma combinação de fotos de destino e fotos de avião.
  • Plataforma. Considere como você deve adaptar sua estratégia visual para cada canal social.
  • Cronometragem. Não se esqueça de publicar imagens em horários de pico. Mas pense em grande, também. Você precisará de mais conteúdo visual em torno de certos feriados? O planejamento com antecedência o ajudará a gerenciar melhor seu orçamento e calendário de produção.

Consegue adivinhar os temas visuais do @Cashapp?

2. conhecer o básico criativo

O que faz um ótimo visual? Se você não consegue responder a essa pergunta, um pouco de estudo pode estar em ordem.

Claro, não há uma boa maneira de criar um visual. Mas há algumas melhores práticas básicas a ter em consideração. E é preciso conhecer as regras antes de as quebrar.

Aqui estão algumas das melhores práticas básicas para a criação de visuais nas redes sociais:

  • Tem um assunto claro. Normalmente é melhor ter um único ponto focal na sua imagem.
  • Lembra-se da regra dos terços. Com algumas exceções, é melhor não centrar seu assunto perfeitamente.
  • Use luz natural. Se a sua imagem é muito escura, é mais difícil de ver. Mas também não exponha em demasia as suas imagens.
  • Certifica-te que há contraste suficiente. O contraste proporciona equilíbrio, é mais fácil de ler, funciona melhor em ambientes a preto e branco, e é mais acessível.
  • Escolha cores complementares. Familiariza-te com uma roda de cor.
  • Mantenha-o simples. Certifique-se de que o seu visual é fácil de entender.
  • Não exagere na edição. Resista à tentação de pressionar todos os botões. Subtilmente é uma boa política quando se trata de filtros e características. Aumente a saturação com cautela.

Aqui está uma cartilha sobre como tirar boas fotos Instagram - mas as mesmas regras se aplicam a todos os tipos de fotos.

3. tirar proveito de ferramentas e recursos gratuitos

É quase sempre melhor contratar um fotógrafo ou designer gráfico para criar conteúdos personalizados para a sua marca.

Mas se o seu orçamento é apertado, ou se você precisa de algumas ferramentas extras, há inúmeros recursos disponíveis.

Aqui estão alguns dos melhores recursos e ferramentas de design:

  • 25 recursos para fotos de estoque grátis
  • 20 modelos Instagram Story gratuitos e personalizáveis
  • 5 predefinições Instagram livres e fáceis de usar
  • 17 dos melhores aplicativos Instagram para edição, design, e mais
  • 5 modelos gratuitos para fotos da capa do Facebook
  • 17 ferramentas e recursos de design inclusivos

4. compreender os direitos de autor das imagens

O fornecimento de imagens nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de compreender os direitos autorais. Mas é importante, especialmente porque há sérias consequências para o mau uso.

Leia todas as letras miúdas quando utilizar fotografias de stock, modelos e ilustrações. Se algo não estiver claro, consulte o proprietário da imagem ou o site para obter mais detalhes.

O mesmo se aplica ao licenciamento e contratação. Ao elaborar contratos com artistas, deve ficar claro onde pretende utilizar o criativo, quem detém os direitos sobre ele, etc.

Quando for necessário (o que é frequente), certifique-se de dar crédito onde o crédito é devido. Isso também é verdade se você planeja repostar ou compartilhar conteúdo gerado pelo usuário. Algumas empresas, como a Agoda, até usam acordos contratuais nestes contextos também.

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Saiba mais sobre direitos autorais de imagem.

5. imagens de tamanho a especificar

Um dos maiores crimes que você pode cometer ao compartilhar visuais nas mídias sociais é usar o tamanho errado.

Imagens com a proporção errada ou com baixa resolução podem ser esticadas, cortadas e esmagadas fora de proporção - tudo isso reflete mal na sua marca.

Cada plataforma tem as suas próprias especificações e você deve adaptar o seu conteúdo de acordo com elas. Nós montamos um guia de tamanho de imagem de mídia social para ajudar você.

Aponte sempre para a mais alta qualidade de imagem. Isso inclui pixels e resolução.

E não ignore a relação de aspecto. Porquê? Algumas plataformas fazem pré-visualizações de imagens de corte automático com base na relação de aspecto. Por isso, se a sua for diferente, pode acabar com um corte infeliz, ou ter informações importantes deixadas de fora. Ou, pode puxar uma jogada de chefe como esta.

Alguns hacks de dimensionamento de imagem nas redes sociais:

  • Quer compartilhar uma foto horizontal em uma história? Crie um fundo ou use um modelo para que não pareça pequeno e triste.
  • As histórias e outros conteúdos verticais são exibidos de forma diferente, dependendo do dispositivo que está sendo utilizado.
  • Não coloque nada de importante nos 250-310 pixels superiores e inferiores.
  • Preveja como o Instagram irá cortar uma foto vertical na sua grelha, olhando para as miniaturas do filtro antes de publicar.
  • Verifique a sua análise para ver quais os dispositivos que o seu público usa. Se houver uma tendência, dimensione de acordo.
  • Não tem espaço suficiente para o seu conteúdo? Anime-o ou rasterbate-o. Não sabe o que isso significa? Veja os exemplos abaixo.

Os ilustradores da FT trabalham em torno da relação de aspecto do Twitter com uma animação.

Brilhantes obras de arte e pensamento criativo de @ian_bott_artist e @aleissableyl

Problema: os fantásticos desenhos técnicos do novo foguete Elon Musk são a relação de aspecto errada para os cartões do Twitter

Solução: lançar o foguete através de uma cultura quadrada! //t.co/mKYeGASoyt

- John Burn-Murdoch (@jburnmurdoch) 7 de Fevereiro de 2018

Divida uma foto em partes (rasterbate-a) e coloque-a como um carrossel.

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Lays empurra os limites da grade com uma grande foto postada em vários quadrados. Lembre-se, se você fizer isso, mensagens futuras podem misturar as coisas. A menos que você poste em três.

6. tenha bom gosto com o texto

Quer pretenda criar imagens de citações, tipografia estilizada ou usar sobreposições de texto, menos é sempre mais quando se trata de contagem de palavras.

O texto no visual deve ser sempre em negrito, legível, simples e conciso. Certifique-se de que há contraste suficiente entre o texto e o fundo para que seja legível. As Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCGA) recomendam o uso de um contraste de 4,5 a 1. Há vários verificadores de contraste gratuitos disponíveis se você não tiver certeza de como fazer isso.

Qual é a melhor relação imagem-para-texto? Depende, e há exceções. Em geral, o Facebook acha que imagens com menos de 20% de texto tendem a ter um melhor desempenho. O Facebook oferece um verificador de relação texto-para-imagem para os interessados.

Se você pretende usar o texto como uma sobreposição, certifique-se de que o visual deixa espaço para ele. Ou use um fundo sólido.

O texto deve sempre melhorar - não obscurecer - o seu criativo.

Certifique-se de que também acrescenta valor à sua mensagem. Se for apenas declarar o óbvio ou descrever o visual, você não precisa dele. A menos que você não seja nenhum nome.

Aqui estão algumas dicas para ter em mente quando incluir texto em imagens:

  • Tripla revisão ortográfica e gramatical.
  • Escolha o tipo de letra sabiamente. A letra pode afectar tanto o tom como a legibilidade.
  • Se precisar de misturar fontes, misture uma serifa com uma sans serif.
  • Evite combos de cor verde e vermelha ou azul e amarelo. Segundo o WCAG, são mais difíceis de ler.
  • Mantenha o comprimento da linha curto.
  • Cuidado com as palavras órfãs. Deixar uma palavra na última linha pode parecer estranho.
  • Animar o texto para que ele se destaque.
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7. adicionar o seu logotipo, quando apropriado

Se você planeja que seus visuais sejam compartilhados, pode ser uma boa idéia incluir um logotipo.

O Pinterest é um exemplo perfeito. Tudo o que está preso tem o potencial de ser repinchado, e sem um logotipo, pode ser fácil esquecer de onde veio. Além disso, de acordo com o Pinterest, os pinos com marcas sutis tendem a ter um desempenho melhor do que aqueles sem.

Uma boa marca é perceptível mas não intrusiva. Normalmente isso significa colocar um pequeno logotipo em um canto ou na moldura externa do visual. Se a cor do seu logotipo colide ou torna o visual muito ocupado, opte por uma versão em tons de cinza ou neutra.

O contexto é tudo aqui. Nem todos os posts da Instagram podem precisar de um logotipo, por exemplo. Se o seu avatar do Twitter, LinkedIn ou Facebook é o seu logotipo, você também pode não precisar de um em seu banner de capa.

8. tenha em mente a representação

As pessoas na sua criatividade reflectem a diversidade do seu público? Está a reforçar os estereótipos de género ou raça com o seu visual? Promove a positividade corporal?

Estas são algumas das questões que você deve estar fazendo ao fazer conteúdo visual para as mídias sociais.

Fazer isso não é apenas socialmente responsável, é inteligente. É muito mais fácil para alguém imaginar-se usando um produto ou serviço, se vir alguém que se pareça com ele fazendo isso. Veja a análise do seu público, ou a demografia do seu mercado desejado, e considere-os no seu processo criativo.

A representação deve ser mais do que apenas ótica. Se você tem meios para diversificar sua equipe, faça isso. Contrate mulheres e criadores de cor. Traga o máximo de perspectivas para a mesa.

No mínimo, tente obter feedback do maior número possível de vozes antes de enviar a sua criatividade para o mundo.

Aqui estão algumas bibliotecas de fotos de ações inclusivas:

  • Refinaria29 e Getty Images' A colecção 67% promove a positividade corporal
  • A Coleção No Apologies expande a Refinaria29 e a colaboração da Getty Images para a inclusão do corpo
  • A Coleção Espectro de Gênero da Vice oferece fotos de estoque "além do binário".
  • #ShowUs é uma colaboração entre Dove, Getty Images, e Girlgaze que quebra os tipos de beleza
  • A Brewers Collective fez uma parceria com a Unsplash e a Pexels para criar duas bibliotecas de imagens de stock gratuitas
  • O Global Accessibility Awareness Day, a Getty Images, a Verizon Media e a National Disability Leadership Alliance (NDLA) oferecem a The Disability Collection
  • A colecção Disrupting Age Collection da Getty Images e da AARP combate o envelhecimento com a sua biblioteca de fotografias de stock
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9. adicionar um pouco de animação

Com mais de 95 milhões de posts compartilhados no Instagram todos os dias, um pouco de animação pode ajudar muito o seu conteúdo a se destacar.

GIFs e vídeos são uma ótima maneira de adicionar movimento e narrativa ao seu visual. Eles podem variar desde filmes IGTV de alta produção, até animações fotográficas sutis, também conhecidas como cinemas.

A reforma, por exemplo, faz um bom trabalho de riffing em photoshoots padrão, usando vídeo para adicionar movimentos... movimentos de dança, ou seja.

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Precisa de ajuda para fazer as suas próprias animações ou vídeos? Confira estes guias:

  • Como Fazer um GIF: 4 Métodos Provados e Verdadeiros
  • O que é preciso para criar um grande vídeo social: um guia de 10 passos
  • Como Fazer um Vídeo do Blockbuster Twitter para o Seu Negócio
  • Tudo o que você precisa saber sobre o vídeo do LinkedIn em 2019
  • Como Usar o Instagram Live para Crescer e Envolver os seus Seguidores

10. incluir descrições de alt-textos

Nem todos experimentam o conteúdo visual da mesma maneira.

Ao produzir criativo para as redes sociais, torne-o acessível para o maior número de pessoas e contextos possível. Conteúdos acessíveis permitem alcançar um vasto público e, possivelmente, ultrapassar os concorrentes não inclusivos no processo.

Mais importante ainda, ajuda você a ganhar respeito e lealdade dos clientes.

O conteúdo visual acessível nas redes sociais pode incluir:

  • Descrições em Alt-textos. Alt-text permite aos deficientes visuais apreciar imagens. Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram agora fornecem campos para descrições de imagens alt-text. Aqui estão algumas dicas para escrever textos descritivos alt-text.
  • Subtítulos. Todos os vídeos sociais devem incluir legendas. Não só são cruciais para os espectadores com deficiência auditiva, como também ajudam em ambientes com som desligado. Os alunos de línguas também se beneficiam das legendas. Além disso, as pessoas que vêem vídeos com legendas são mais propensas a lembrar-se do que viram.
  • Transcrições descritivas. Ao contrário das legendas, estas transcrições descrevem as vistas e sons importantes que não são falados ou óbvios. Áudio descritivo e vídeo ao vivo descrito são outras opções.

11. optimizar para SEO

Sim, o seu visual também pode e deve ser otimizado para otimização de mecanismos de busca (SEO), especialmente porque a popularidade da busca visual continua a crescer com ferramentas como a lente Pinterest, a lente Google e o Amazon's StyleSnap. O Googlebot não consegue "ler" imagens, então você precisa dizer o que está na imagem através de tags alt.

O Pinterest pode ser a plataforma mais importante quando se trata de optimizar para SEO. Tal como outros motores de busca, é importante incluir as palavras-chave certas nas suas descrições visuais e alt tags.

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Aqui estão mais dicas de SEO para o Pinterest.

Na Instagram e em outras plataformas, sub-palavras-chave para hashtags. Certifique-se de incluir também geotags e legendas ricas, tudo isso ajudará a obter melhores resultados na aba Explore.

12. Seja criativo.

Pshhh, fácil, certo?

Mas falando sério. Esqueça os prêmios, o trabalho criativo é sempre recompensado pelos clientes com gostos, comentários, ações e vendas. E tem que ter poder para ganhar novos seguidores, também.

Estás com dificuldades em ter ideias? Aqui está uma pequena inspiração para ti.

Esta ilustração de Anna Rudak joga o telefone com o formato carrossel para um efeito brilhante.

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A ilustração de Malika Favre para a United Way prova que um conceito simples pode falar volumes.

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A capa animada de Bon Appetit traz a impressão tradicional para o mundo digital:

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A UN Women usa o aperto e o zoom para provar um ponto de vista:

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O Guardião adapta os artigos para o carrossel Instagram:

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A viagem do Washington Post pelo The Way usa o carrossel para construir intrigas:

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A campanha "The Remarkable Shot" da Macy's transformou 'grammers em fotógrafos. A Macy's compartilhou histórias Instagram com modelos posando em quatro locais, e pediu aos espectadores que se tornassem os fotógrafos por captura de tela e compartilhamento de fotos.

Huckberry demonstra como o seu casaco é empacotável com um GIF

Esta aqui é a jaqueta original embalável: //t.co/oE1eqVgDMt pic.twitter.com/SL6eMRVSYV

- Huckberry (@Huckberry) 23 de Fevereiro de 2017

Fenty Beauty tem um produto para cada sinal:

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O Museu Real Ontário transforma as suas obras de arte em memes para chegar a um público mais jovem.

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O ScribbleLive espalha uma imagem horizontal através de um anúncio do LinkedIn em carrossel.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.