22 Exemplos de anúncios do Facebook para inspirar a sua próxima campanha

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Kimberly Parker

Quase sempre que eu falo no Facebook, alguém escarnece e me diz que parou de usá-lo. Se você já ouviu histórias semelhantes, você pode estar se perguntando: os anúncios do Facebook ainda são relevantes? A resposta é: Sim. Dados concretos discordam de todas essas evidências anedóticas - em 2022, o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais usada no mundo, e os anúncios do Facebook atingem 42,8% dos usuários da internet.

Além das estatísticas de uso impressionantes, o Facebook também continua a oferecer aos marqueteiros as opções e configurações mais sofisticadas dentro de seu Gerenciador de Anúncios. Seja construindo públicos personalizados avançados, executando testes A/B ou confiando no direcionamento do algoritmo, os marqueteiros têm controle total sobre suas campanhas publicitárias no Facebook até o menor detalhe.

Se você já está familiarizado com a forma de anunciar no Facebook e os diferentes tipos de anúncios do Facebook, este guia lhe dará toda a inspiração necessária para começar a criar anúncios para sua próxima campanha.

Encontramos 22 novos exemplos dos melhores anúncios do Facebook e destacamos o que você pode aprender com eles.

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Exemplos de anúncios de imagem no Facebook

1. conferência mundial de anúncios

O que você pode aprender com este anúncio?

  • Ad World está tocando fora do modelo do festival de música para gerar excitação sobre a linha de alto-falantes.
  • O anúncio usa diferentes estilos de fonte para distinguir os títulos das conferências, o que faz com que os nomes individuais se destaquem mais, apesar de uma grande quantidade de texto.
  • O título cria uma sensação de FOMO ("50.000+ marketers") e urgência ("Quem vem no próximo mês?").

2. Funil.io

O que você pode aprender com este anúncio?

  • A legenda do anúncio é cuidadosamente adaptada ao público-alvo. A cópia começa chamando o público pretendido ("Hey marketer").
  • O anúncio chama a atenção para os pontos de dor que o seu público frequentemente enfrenta ("download e limpeza de dados de todas as suas plataformas de publicidade").
  • A imagem é única e criativa - usa elementos de logotipos reconhecíveis para soletrar a proposta de venda única (USP), ao mesmo tempo em que transmite as integrações com as quais Funnel trabalha.

3. Cerveja Amstel

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O anúncio tem uma aparência orgânica - parece um post regular no Facebook de seus amigos em um bar (dica: para conseguir esse efeito, considere o uso de conteúdo gerado pelo usuário).
  • O anúncio mantém a simplicidade. Não há texto no design - a imagem das pessoas a divertirem-se permite que o produto se venda a si próprio.
  • A cópia e a legenda também são escritas como um post orgânico, com uma legenda curta, emojis e hashtags.

4. Tropicfeel

O que você pode aprender com este anúncio?

  • Este anúncio cria um senso de urgência. Ele deixa cair as poderosas palavras "última chance" na cópia e menciona um desconto, o que leva o telespectador a agir rapidamente.
  • O CTA destaca a prova social ("+2.000 revisões 5 estrelas"), criando confiança, o que é especialmente útil para espectadores não familiarizados com a marca.s
  • A cópia do anúncio concentra-se na oferta da marca que provavelmente foi validada através de outros canais, tais como anúncios de busca (envio expresso, 30% de desconto, 8 características de produtos de alta tecnologia).

5. Toptal

O que você pode aprender com este anúncio?

  • A legenda do anúncio usa um modelo de marketing comum: "Resolvemos o problema X, para que você possa alcançar o objetivo Y".
  • Os CTAs são específicos e consistentes em toda a imagem e cópia do anúncio ("contrate agora" e "contrate os melhores talentos agora").
  • O anúncio usa uma cópia atrevida e o design da imagem ("...consegue lidar com mais projectos do que os que cabem neste post") para captar a atenção.

Exemplos de anúncios carrosséis no Facebook

6. conferência Figma Config 2022

O que você pode aprender com este anúncio?

  • As imagens usadas neste anúncio incorporam cores brilhantes para chamar a atenção para os palestrantes e o nome do evento.
  • Figma faz bom uso do formato carrossel, destacando um alto-falante/tópico por slide, o que torna o visualizador mais propenso a percorrer todos os tópicos e alto-falantes
  • As informações-chave do anúncio estão incluídas em cada slide (nome do evento, data, "registrar de graça").

7. WATT

O que você pode aprender com este anúncio?

  • A divisão da imagem do produto em dois (ou mais) slides obriga o visualizador a percorrer o carrossel para ver as outras partes, o que pode funcionar bem para todos os produtos ou desenhos que ocupam mais espaço horizontal.
  • WATT mantém o texto no mínimo, com cada lâmina contendo apenas uma característica chave ou benefício do produto.
  • O título é curto e doce, apelando para as necessidades do público quando se procura uma nova bicicleta.

8. Best Kept Secret Festival

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O CTA na cópia encoraja o público a "Passar à descoberta..." e interagir com o carrossel.
  • Usar carrosséis para um evento de vários dias, dividindo cada dia em um slide separado, é uma ótima maneira de cobrir um monte de informações sem sobrecarregar o design.
  • Design simples com cores, texto e logotipos apenas - não é necessária produção sofisticada!

9. Museu Moco

O que você pode aprender com este anúncio?

  • Cada lâmina corresponde a um ponto de venda diferente da cópia do anúncio (neste caso, uma colecção de arte).
  • Diferente dos outros exemplos, este anúncio usa imagens muito contrastantes em cada slide, o que o faz sobressair no feed - e de outros anúncios carrosséis.
  • Em vez de mostrar apenas peças de arte individuais, as imagens mostram as pessoas dentro do museu, ajudando os espectadores a se imaginarem lá. Esta técnica também pode ser aplicada a produtos físicos (mostrando as pessoas usando seu produto, não apenas o produto em si).

Exemplos de anúncios de vídeo no Facebook

10. Superside

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O que você pode aprender com este anúncio?

  • O design do anúncio faz com que ele pareça 3D, imitando a interface de usuário do Facebook e adicionando um cão flutuante com uma sombra sobre o anúncio - uma forma criativa de chamar a atenção do seu público.
  • O design criativo corresponde bem com a cópia do anúncio ("Há uma nova maneira de fazer o design").

11. MR MARVIS

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O que você pode aprender com este anúncio?

  • A marca MR MARVIS está presente em todo o vídeo, mas é suficientemente subtil para não distrair do resto do anúncio.
  • O vídeo mostra o produto com imagens de grande plano para destacar características e benefícios.
  • Em vez de servir fotos visualmente atraentes, mas não muito informativas, o vídeo destaca a praticidade do produto.
  • O CTA "Compre agora" liga-se directamente à colecção de produtos específicos, simplificando o processo de checkout, reduzindo as distracções e aumentando as hipóteses de os telespectadores comprarem o produto ou serviço que viram no anúncio.

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12. Renault

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O que você pode aprender com este anúncio?

  • Este anúncio usa duas imagens e uma transição simples, sem necessidade de animação de fantasia ou produção de alto valor
  • Dica: Use esta transição para mostrar antes e depois das transformações. A cópia do anúncio pode ser usada para provocar algo que é revelado na camada "depois" do seu design.

13. Coca-Cola

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O que você pode aprender com este anúncio?

  • O bloqueio de cor no anúncio é muito chamativo, com um grande ponto focal (o crachá "Novo") direcionado para o produto.
  • O (novo) rótulo "Nieuw" explica o propósito do anúncio (e porque alguém pode ser visado com ele) - o seu propósito não é aumentar a consciência da marca, mas destacar um novo lançamento de produto.

14. Amy Porterfield

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O que você pode aprender com este anúncio?

  • Amy fala diretamente para a câmera, que é uma tática que funciona bem para empresas de serviços e coaching (onde o coach, instrutor ou prestador de serviços é o "produto").
  • O anúncio usa provas sociais para estabelecer confiança e provar resultados ("ajudou mais de 45.000 empresários").
  • Promete um resultado aliciante (aumente sua lista de e-mails e ganhe mais dinheiro), bem adaptado ao público-alvo.
  • O ponto de preço do serviço ("apenas $37") é suficientemente baixo para ser atractivo e vale a pena ser listado na cópia do anúncio.

Exemplos de anúncios de histórias no Facebook

15. Datadog

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O design deste anúncio está optimizado para a colocação de Stories (9×16).
  • Para anúncios da geração de leads que promovem conteúdos de portais, mostrar uma capa de ebook (em vez de apenas mencionar o título) torna a proposta de valor mais tangível.
  • O anúncio utiliza um CTA ("Download") preciso e relevante.

16. Faire

O que você pode aprender com este anúncio?

  • Este anúncio de Histórias aproveita a forma como as pessoas navegam em Histórias (passando para o próximo). No espaço de 3 frames, a informação sobre o envio muda de "US" para "Canada" para "U.K.", criando um efeito semelhante à animação em stop-motion.
  • O design do anúncio é simples - sem vídeo, animação ou gráficos, apenas a proposta de valor escrita com o logotipo.
  • Você poderia facilmente aplicar sua marca ao design deste anúncio, adicionando suas fontes e cores de marca além do logotipo (e trocando o suporte de valor para o seu próprio, é claro).

17. SamCart

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O anúncio usa um tom de voz casual, o que o faz sentir-se "down-to-earth" e pessoal.
  • A auto-consciência da cópia ("Este é um anúncio pago, seu propósito é chamar sua atenção") faz com que o anúncio se destaque.
  • A acessibilidade é importante - este anúncio tem legendas para todo o áudio falado e, portanto, é otimizado para visualização sem som.

18. Lumen

O que você pode aprender com este anúncio?

  • Este anúncio de vídeo em tela cheia usa a tela 9×16 completa para mostrar os benefícios do produto e explicar como ele funciona.
  • O fundo liso e desfocado faz com que o produto se destaque como o ponto focal no anúncio.
  • A marca e a chave takeaway são mostradas nos primeiros 1-2 segundos do anúncio, assegurando que são vistas antes dos telespectadores saltarem ou saírem.

19. Shopify Plus

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O anúncio usa uma fonte grande para tornar o texto fácil de ler no telemóvel.
  • Em vez de tentar alcançar vendas diretas através do Facebook, Shopify está usando seus anúncios para gerar leads e coletar e-mails. Esta é uma estratégia útil a ser considerada para marcas B2B com itens de maior valor ou longos ciclos de vendas, já que os usuários de mídias sociais têm menos probabilidade de fazer compras grandes e/ou comerciais no celular.

Exemplos de anúncios principais no Facebook

20. Gtmhub

O que você pode aprender com este anúncio?

  • A legenda do anúncio abre com uma questão relacionada com um ponto de dor comum relevante para o público (organização do trabalho em equipa).
  • Os emojis ❌ e ✅ são pistas imediatamente visíveis que comunicam frustrações e benefícios.
  • A legenda é espaçada com uma frase por linha, tornando a cópia fácil de escumar.
  • O formulário de contato pede informações qualificadas (tamanho da empresa) antes mesmo das informações de contato, o que pode melhorar a qualidade dos contatos e aumentar o número de envios, colocando uma pergunta fácil e não pessoal em primeiro lugar.

21. Sendinblue

O que você pode aprender com este anúncio?

  • A proposta de valor "Free eBook" destaca-se no design - a cor do acento contrasta com o resto da imagem.
  • A legenda do anúncio é curta e doce (e cabe "acima da dobra").
  • Todo o texto usado no design é proposital: o logotipo, o gancho ("Boost your Email Marketing deliverability") e a proposta de valor ("Free eBook").

22. Namogoo

O que você pode aprender com este anúncio?

  • O uso de cores vivas contra um fundo escuro faz com que os elementos chave (a capa do livro electrónico e o CTA) apareçam.
  • A relação de aspecto da imagem (4×5) é otimizada para celular.
  • O formulário de leads pede primeiro informações chave (domínio da loja online), actuando como um filtro de qualidade ao estabelecer que os leads têm uma loja online antes mesmo de lhes pedir para introduzir um endereço de e-mail.

O que faz um grande anúncio no Facebook?

Com base nos exemplos acima, há algumas táticas claras de redação e elementos de design que fazem excelentes anúncios do Facebook. Nós os resumimos em uma lista de melhores práticas que você pode seguir ao criar sua próxima campanha de anúncios do Facebook.

Criativos que chamam a atenção

Sabemos que os utilizadores das redes sociais têm cada vez menos atenção. Como tal, os criativos precisam de ser suficientemente atentos para impedir que os utilizadores simplesmente se desloquem.

Melhore a qualidade dos seus anúncios criativos:

  • Minimizando a quantidade de texto nas imagens (embora não haja limite, o Facebook recomenda cobrir menos de 20% do seu design com texto)
  • Adicionar movimento para parar os usuários no meio da rolagem (geralmente em formato de vídeo ou gifs)
  • Manter os vídeos curtos e directos (15 segundos ou menos)
  • Foco em contar histórias (faça seus anúncios valerem a pena assistir até o final!)

Desenho móvel-primeiro

98,5% dos utilizadores acedem ao Facebook através de um dispositivo móvel. Por isso, deve estar sempre a desenhar os seus anúncios com o telemóvel em mente. Aqui estão algumas formas de optimizar os seus anúncios para ser mobile-first:

  • Utiliza vídeos e/ou fotos verticais (ocupam mais imóveis em telas móveis)
  • Prenda a atenção do usuário nos primeiros 3 segundos dos seus vídeos
  • Crie seus anúncios para visualização de som - use legendas e/ou texto sobreposto para que os telespectadores ainda recebam a mensagem-chave sem som.
  • Apresentar a sua marca e/ou produto no início dos anúncios em vídeo (no caso dos telespectadores não verem o anúncio completo)

Cópia curta e instantânea

Na maioria dos exemplos, as legendas dos anúncios não cabiam acima da dobra (também conhecido como "ver mais" para expandir a legenda completa). Portanto, é importante fazer a primeira linha da sua legenda o mais despertador possível. Veja como:

  • Escreva uma cópia curta, clara e concisa (coloque o gancho na primeira frase ou duas, acima da dobra)
  • Tenha em mente os períodos curtos de atenção no celular (quanto mais curto, melhor é uma grande regra geral)

CTAs convincentes

Uma chamada à ação (CTA) é a parte mais importante do anúncio. Ela especifica que ação você quer que os telespectadores façam depois de ver o anúncio. Aqui estão algumas dicas para otimizar a sua CTA:

  • Certifique-se de que o CTA corresponde à métrica de sucesso da sua campanha (quer telefonar nas vendas, recolher e-mails ou conduzir subscrições de newsletter?)
  • Quanto mais específico for o seu CTA, melhor (evite o genérico "Saiba mais" - o Facebook oferece mais de 20 opções de botão CTA em todos os formatos de anúncio)
  • Use o teste A/B para descobrir qual CTA ressoa mais com o seu público

Pesquisa de audiências e selecção criteriosa

Quanto mais relevante for a sua mensagem para alguém, maior é a probabilidade de prestar atenção e se envolver com o seu anúncio do Facebook:

  • Adaptar as mensagens do anúncio com base na segmentação (interesses, fase do funil de marketing, idade, localização, etc.)
  • Usar conjuntos de anúncios separados para criar diferentes criativos para cada segmento de público

Pronto para começar? Antes de ir para a prancheta de desenho criativo, não deixe de conferir nossos guias para todos os tamanhos de imagens de anúncios do Facebook e as principais tendências do Facebook em 2022.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.