TBT Significado, e como usar a "Quinta-Feira do Lanceback" nas Mídias Sociais

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Kimberly Parker

Você provavelmente já viu #TBT ou "Throwback Thursday" antes.

Talvez tenha sido uma foto embaraçosa do anuário de um amigo de liceu.

Talvez tenha sido um posto Instagram da tua mãe das férias que tiraste o ano passado.

Talvez tenha sido apenas um tweet sobre uma festa fantástica que aconteceu há uns meses atrás.

TBT é um hashtag incrivelmente popular usado basicamente por todos - tia, influenciadores, celebridades e primeiras damas.

#TBT a ser um jovem invencível. Mas agora é hora de permanecer saudável & #GetCovered by Feb. 15 → //t.co/9EyZA219Mw pic.twitter.com/5Gii2p7dAC

- Primeira Lady- Arquivada (@FLOTUS44) 29 de janeiro de 2015

Para as marcas, a TBT é uma grande oportunidade para construir engajamento, aumentar a conscientização, contar histórias e apenas se divertir um pouco com as mídias sociais.

É por isso que queremos mostrar-lhe o que é exactamente o TBT, como funciona e como usá-lo para o máximo impacto.

Vamos a isso.

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O que significa TBT?

TBT significa Throwback Thursday. As pessoas usam-no quando partilham fotos e vídeos antigos de si mesmas para nostalgia.

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Também não tem de ser apenas fotos ou vídeos. Os utilizadores podem partilhar textos de memórias ou gravações de áudio.

Embora seja comum agora, as origens do #TBT são um pouco misteriosas. Segundo Vox, um dos primeiros usos do hashtag surgiu em 2006 quando um blogueiro chamado Mark Halfhill o usou para o seu blog sneaker.

O primeiro post #TBT na Instagram, segundo a TIME, foi uma foto de carros de brinquedo Hot Wheels compartilhada por um cara chamado Bobby, em fevereiro de 2011.

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Desde então, a hashtag ganhou vida própria e tornou-se um dos hashtags mais populares nas mídias sociais. No momento em que escrevemos, há 488 milhões de posts na Instagram com a hashtag #TBT.

Essa é a história do TBT - mas por que você deveria se importar?

Por que você deve usar #TBT

#TBT é um dos hashtags mais populares no Facebook, Twitter e Instagram. Isso significa que quando você usá-lo, você será capaz de realizar três coisas muito cruciais:

1. aumentar o envolvimento

O Twitter descobriu que marcas que usavam mais hashtags viram um aumento de 50% no envolvimento em seus tweets quando comparadas com aquelas que não usavam hashtags.

2. aumentar a audiência

Muitos usuários tendem a seguir diferentes hashtags - e #TBT não é exceção. Isso significa que quando você o usa, seu post aparecerá no feed deles, introduzindo assim sua marca a um público totalmente novo.

3. melhorar o conhecimento da marca

#TBT dá-lhe a oportunidade de partilhar exactamente quem é a sua marca e de onde veio. Pode contar a história da sua marca partilhando fotos e vídeos antigos enquanto apresenta o seu negócio a novas pessoas.

Em resumo, você tem muito a ganhar experimentando a hashtag.

Como funciona o Throwback Thursday?

As quintas-feiras podem ser usadas em vários formatos, mas todas elas têm uma coisa em comum: elas chamam de volta a um evento ou momento no passado.

Desde que você adira a essa regra, o seu conteúdo deve funcionar.

Alguns formatos comuns são:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Texto
  • Áudio

A Escola da Divindade @bodleianlibs banhada em luz. #ThrowbackThursday pic.twitter.com/SjXy66U0RL

- Universidade de Oxford (@UniofOxford) 4 de agosto de 2016

E enquanto você pode postar qualquer foto ou vídeo antigo e colocar um #TBT no post, existem algumas melhores práticas que você deve ter em mente quando usar a hashtag:

As fotos devem ser compartilhadas na quinta-feira

Este é um "no brainer", mas é um elemento crucial do sucesso #TBT. Enquanto você pode aproveitar hashtags similares como #FlashbackFriday (para mais, veja abaixo), #ThrowbackThursday é MUITO mais popular. E vamos ser honestos: #FlashbackFriday só existe porque algumas pessoas esqueceram de participar do #TBT.

Deve incluir a hashtag #TBT, #ThrowbackThursday, ou ambas

Isto é hashtag use 101, mas é importante notar que sua imagem não vai aparecer nas buscas #TBT se você esquecer de etiquetá-la.

Tem de ser antigo.

Enquanto você pode postar um post #TBT de um momento relativamente recente (por exemplo, uma festa há algumas semanas atrás), um verdadeiro post #TBT volta para um período visivelmente diferente. Para uma marca ou negócio, ele precisa voltar para um tempo diferente (pense décadas ao invés de meros anos). Uma boa regra para grandes posts #TBT: Os melhores posts de Throwback Thursday são de fotos e vídeos de antes da Internet erapopular.

Limite-se a uma por semana

Esta é uma regra menos difícil e rápida. Você pode simplesmente usar seu julgamento - mas a sabedoria comum da internet sugere que é melhor, para um impacto final, mantê-lo a um estalido indutor de nostalgia por semana.

Para saber mais sobre o poder dos hashtags em suas campanhas de marketing, não deixe de conferir nosso artigo sobre hashtags diários e como usá-los.

Variações do hashtag do TBT

Há algumas variações do #TBT que você pode postar em outros dias da semana - poucas das quais já cobrimos!

Eles incluem:

  • #Memórias de segundas-feiras
  • #TakeMeBackTerça-Feira
  • #WaybackWednesday
  • #FlashbackFriday

Há também a hashtag #Latergram e #OnThisDay-que não é específica para nenhum dia da semana.

Tipicamente, #Latergram é usado em uma foto ou vídeo de um evento que aconteceu relativamente recentemente (nas últimas semanas), e é usado principalmente no Instagram. No entanto, você provavelmente poderia se safar com ele em outros sites de mídia social.

#Neste dia é para o aniversário de certos eventos aos quais você pode querer voltar, como uma abertura de edifício, ou um lançamento de produto.

Embora você possa usar qualquer um desses hashtags, é melhor para espalhar a consciência da marca e o engajamento se você simplesmente ficar com o #TBT. Isso porque Throwback Thursday é de longe a variação mais popular da tendência, e é um dos hashtags mais populares da Instagram.

Idéias de quinta-feira de retorno

Agora que você está a par do que é #TBT, é hora de integrá-lo em sua estratégia de marketing de mídia social.

Mas como?

Se a sua marca tem uma grande história, partilhe-a.

Se você está administrando mídias sociais para um negócio novato, tudo bem, também. Abordar #TBT como um exercício de pensamento criativo.

Algumas ideias:

1. localização

A localização física do seu negócio pode ser um ótimo lugar para começar para #TBT. Você pode até ter imagens de arquivo das várias formas da sua localização ao longo dos anos.

As fotos da sua localização na quinta-feira podem apresentar plantas, fotos de construção ou até mesmo uma foto do edifício de algum outro ponto da sua história.

Aqui está um saboroso #tbt: um desenho de @nypl de um menu do Hotel Lexington 1939 //t.co/7wiYD7ddHZ pic.twitter.com/wPWJhQJiac

- Biblioteca Pública de NY (@nypl) 26 de junho de 2014

Você também poderia pensar em sua localização de forma mais ampla, pois a cidade, cidade, região ou país em que sua empresa está localizada é um passo que amplia significativamente o conjunto de conteúdos disponíveis.

Mesmo que você não tenha uma localização física e seu negócio exista apenas online, você ainda pode entrar no #TBT. Afinal de contas, os sites tiveram que começar em algum lugar.

Vamos fazer 20 anos na próxima semana. Está na hora de uma foto de bebé embaraçosa! #tbt pic.twitter.com/chBFDs8U8f

- Google (@Google) 20 de setembro de 2018

2. funcionários

Seus funcionários são a espinha dorsal do seu negócio. Então, por que não se divertir um pouco compartilhando fotos ou vídeos atrás dos bastidores deles?

Podem ser fotos divertidas deles no trabalho, fotos antigas dos funcionários originais da empresa ou fotos do fundador da empresa.

Ainda precisa de uma ideia fantástica de #costume? Temos uma nos bolsos de trás: Wells Fargo Banker dos anos 60! #tbt pic.twitter.com/79pT2KexVz

- Wells Fargo (@WellsFargo) 24 de outubro de 2013

Essas fotos são ótimas porque também humanizam a sua marca, além de ajudarem a aumentar o engajamento. Você está mostrando aos seus seguidores que, ei, há pessoas por trás desse negócio exatamente como eles.

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Duvido do nosso primeiro escritório em Palo Alto depois de termos superado a garagem. pic.twitter.com/b4cijH56FC

- Google (@Google) 26 de julho de 2018

Seus funcionários também podem fornecer fotos de bebês velhos para compartilhar para alguns posts #TBT divertidos e leves. Isso pode ajudar a aumentar o noivado e permite que você olhe mais fotos de bebês adoráveis durante o dia.

3. clientes

Talvez não haja melhor maneira de envolver o seu cliente através do #TBT do que mostrando o próprio cliente. Então celebre-os com um retorno aos clientes de outrora.

Devem ser fotografias ou vídeos de clientes que interagem com a sua marca. Podem estar a visitar um local de negócio...

Há 42 anos abrimos a 1ª janela de recolha dos dias modernos. Até agora as pessoas parecem gostar, mas só o tempo dirá #tbt pic.twitter.com/VLGAj070Wl

- Wendy's (@Wendys) 12 de dezembro de 2013

...usando o seu produto...

Aqui está uma foto rara de um mecânico Holt a trabalhar num tractor Holt 45 ou 60 Track-Type em East Peoria, Ill. #TBT pic.twitter.com/R4sPEyGzPf

- CaterpillarInc (@CaterpillarInc) 31 de julho de 2014

E se você puder encontrar fotos de clientes de antigamente que ainda são fiéis à sua marca, tanto melhor!

4. produto ou serviço

Seu produto ou serviço é uma ótima área madura com potencial #TBT conteúdo. Como o seu produto mudou ao longo dos anos? Você tem fotos de um protótipo ou plano dele?

Estes Spikes de 1958 foram lançados num esquema de cores @Jello-flavor. Novas versões estão disponíveis em lojas seleccionadas. #TBT pic.twitter.com/MjoNE4ofij

- Levi's® (@LEVIS) 10 de julho de 2014

Não tenha medo de pensar fora da caixa também - especialmente se o seu produto for um pouco novo demais para que haja fotos antigas dele.

Se for esse o caso, qual é um exemplo de uma versão anterior, mas diferente, do seu produto? Você faz aplicativos para usuários móveis? Você provavelmente pode encontrar fotos engraçadas de arquivos de pessoas usando telefones vintage.

Você tem um serviço de fitness coaching? Encontre fotos antigas dos exercícios estranhos que as pessoas costumam fazer no passado.

Com um pouco de escavação, você pode encontrar uma maneira envolvente e divertida de mostrar uma foto de "retorno" do seu produto.

5. anúncios

Material antigo, de marketing vintage pode ser fantástico #TBT material.

Isso porque eles são muitas vezes grandes produtos cheios de nostalgia e deliciosamente kitsch do seu tempo.

Os anúncios de publicidade podem ser impressos (ou mesmo em vídeo), como cartazes antigos...

#TBT - "I want you for U.S. Army" Famoso cartaz de recrutamento de 1917 usado como os EUA entrou #WorldWarI pic.twitter.com/FSUn9JGPGC

- Exército dos Estados Unidos (@USArmy) 9 de Abril de 2015

...anúncios em revistas...

#TBT até 1936, quando você poderia alugar um kit de esqui completo para um fim de semana, incluindo botas "bem lubrificadas", por $2.25. pic.twitter.com/T8ltdwxidU

- Eddie Bauer (@eddiebauer) 24 de dezembro de 2015

...e anúncios de TV ou rádio.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Star Wars (@starwars)

Escolha o anúncio #TBT certo e você certamente receberá uma tonelada de engajamento e comentários sobre quando e onde as pessoas viram pela primeira vez certos comerciais ou propagandas.

6. eventos

Grandes eventos podem frequentemente dar-lhe grande material #TBT.

Pense nos próximos eventos ligados à sua marca que têm um histórico, depois verifique os arquivos para ver se há uma imagem desse evento do passado. Pontos bónus se o seu negócio esteve envolvido no passado e tem provas visuais que você pode partilhar.

Eventos também são uma boa oportunidade para combinar hashtags escavando nos arquivos relevantes para uma data específica e criar um #OnThisDay ou #ThisDayInHistory-style #TBT (por exemplo: #OnThisDay in X year, X thing happened). Apenas não se esqueça de adicionar sua #TBT hashtag também!

7. Marcos

#TBT é também uma oportunidade perfeita para celebrar marcos que o seu negócio pode ter vivido no passado e no presente.

Por exemplo, quando a revista New York Times Magazine, lançou sua primeira história em VR, eles celebraram twittando as notícias junto com sua primeira história que incluía fotos.

Em 1896, imprimimos as primeiras fotos em @nytimes. Hoje, publicamos nosso primeiro filme VR #tbt //t.co/xuT5IF1l4r pic.twitter.com/mpYFIjFxtH

- NYT Magazine (@NYTmag) 5 de Novembro de 2015

Este é um grande exemplo de como você pode traçar paralelos com os marcos dos tempos modernos com os antigos para um material #TBT perfeito.

Os marcos também não têm que ser sobre o seu produto ou serviço. Eles podem até ser algo como quando você tem o seu 100º funcionário, ou quando você se mudou para o seu local atual. O que quer que funcione, desde que seja um marco que tenha ocorrido no passado.

Faça mais com os seus hashtags

Se você está interessado em aprender mais sobre hashtags - e como usá-los eficazmente - não deixe de conferir nossos artigos sobre o tópico abaixo:

  • Hashtags diários: o que significam e como usá-los
  • Como usar hashtags
  • O guia hashtag Instagram

Com o SMMExpert você pode configurar fluxos para monitorar hashtags - incluindo #TBT - e ver o quão efetivamente você está usando-os. Experimente grátis hoje.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.