Guia para iniciantes na utilização de anúncios do Google (anteriormente Google Adwords)

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Kimberly Parker

Utilizar os Anúncios do Google pode ser a melhor decisão que você toma para o seu negócio.

Isto não é um exagero.

As pessoas usam o Google para pesquisar 3,5 bilhões de vezes por dia. Cada pesquisa oferece oportunidades para que você tenha sua marca na frente de mais usuários.

Isto significa aumentar os leads, conversões e vendas.

É aí que entra o Google Ads.

Os anúncios do Google permitem-lhe anunciar e promover os seus produtos e serviços quando os utilizadores pesquisam palavras-chave relevantes. Quando bem feito, tem o potencial de turbo-chargar leads e vendas.

Vamos dar uma olhada no que são os Anúncios do Google, como funcionam, e saltar para o processo exato que você pode usar para configurá-lo para o seu negócio hoje.

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O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online paga oferecida pelo Google.

Originalmente chamado Google Adwords, a empresa de motores de busca rebatizou o serviço como Google Ads em 2018.

A forma como funciona permanece essencialmente a mesma: quando os utilizadores pesquisam uma palavra-chave, obtêm os resultados da sua consulta numa página de resultados do motor de busca (SERP). Esses resultados podem incluir um anúncio pago que tenha como alvo essa palavra-chave.

Por exemplo, aqui estão os resultados para o termo "treinador de fitness".

Você pode ver que todos os anúncios estão no topo da SERP. Eles também parecem quase idênticos aos resultados da busca orgânica, exceto pelo "Anúncio" em negrito no topo do post.

Isto é bom para o anunciante porque os primeiros resultados no Google normalmente obtêm a grande maioria do tráfego para consultas de pesquisa.

No entanto, comprar publicidade no Google não garante necessariamente o lugar cimeiro. Afinal, é provável que tenha muitos outros marqueteiros a competir pela mesma palavra-chave através dos Anúncios do Google.

Para entender esses rankings, vamos dar uma olhada em como os anúncios do Google funcionam exatamente.

Como funcionam os anúncios do Google

Os anúncios do Google operam sob um modelo pay-per-click (PPC), o que significa que os marqueteiros têm como alvo uma palavra-chave específica no Google e fazem ofertas sobre a palavra-chave - competindo com outros que também têm como alvo a palavra-chave.

As ofertas que você faz são "ofertas máximas" - ou o máximo que você está disposto a pagar por um anúncio.

Por exemplo, se o seu lance máximo for $4 e o Google determinar que o seu custo por clique é de $2, então você obtém a colocação do anúncio! Se eles determinarem que é mais de $4, você não obtém a colocação do anúncio.

Alternativamente, você pode definir um orçamento máximo diário para o seu anúncio. Você nunca gastará mais do que uma quantia específica para aquele anúncio por dia, ajudando-o a ter uma melhor noção de quanto você deve orçar para a sua campanha de anúncios digitais.

Os marqueteiros têm três opções para as suas licitações:

  1. Custo por clique (CPC). Quanto você paga quando um usuário clica no seu anúncio.
  2. Custo por quilómetro (CPM). Quanto você paga por 1000 impressões de anúncios.
  3. Custo por compromisso (CPE). Quanto você paga quando um usuário executa uma ação específica no seu anúncio (inscreva-se para uma lista, veja um vídeo, etc).

O Google então pega no valor do lance e o associa a uma avaliação do seu anúncio chamada Quality Score. De acordo com o Google:

"Pontuação de Qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de maior qualidade podem levar a preços mais baixos e melhores posições de anúncios".

O número da pontuação está entre 1 e 10 - sendo 10 a melhor pontuação. Quanto maior for a sua pontuação, melhor será a sua classificação e menos terá de gastar a conversão.

O seu Índice de Qualidade combinado com o valor do seu lance cria a sua classificação de anúncios - a posição que o seu anúncio irá aparecer na página de resultados da pesquisa.

E quando um usuário vê o anúncio e clica nele, o comerciante paga uma pequena taxa por esse clique (assim pay-per-click).

A idéia é que quanto mais os usuários clicarem no anúncio de um comerciante, maior a probabilidade de atingirem os objetivos do anúncio (por exemplo, tornar-se um líder, fazer uma compra).

Agora que você sabe como os anúncios do Google funcionam, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de anúncios do Google que você pode usar na sua campanha.

Tipos de anúncios do Google

O Google oferece uma variedade de tipos diferentes de campanha que você pode usar:

  • Campanha de busca
  • Campanha de exibição
  • Campanha de compras
  • Campanha em vídeo
  • Campanha App

Vamos dar uma olhada em cada tipo de campanha agora para ver como eles funcionam - e quais você deve escolher.

Campanha de busca

Os anúncios de campanha de pesquisa aparecem como um anúncio de texto na página de resultados para a palavra-chave.

Por exemplo, aqui estão os anúncios da campanha de pesquisa para a palavra-chave "laptops":

Estes são os anúncios com os quais você provavelmente está mais familiarizado. Eles aparecem na página de resultados da pesquisa com o símbolo preto "Anúncio" ao lado da URL.

Como pode ver, porém, os anúncios baseados em texto não são o único tipo de anúncios na Rede de Pesquisa. Também pode fazer com que os seus anúncios apareçam no Google Shopping, o que nos leva a...

Campanha de compras

Uma campanha de compras permite-lhe promover os seus produtos de uma forma muito mais visual.

Estes anúncios podem aparecer como imagens na página de resultados da pesquisa:

E eles podem aparecer no Google Shopping:

Se você tem um produto físico, os anúncios do Google Shopping podem obter leads qualificados, mostrando o seu produto diretamente aos clientes.

Campanha de exibição

A Rede de Display aproveita os vastos sites parceiros da Google para mostrar o seu anúncio em diferentes sites em toda a Internet.

E há uma variedade de formas diferentes de aparecer. Primeiro, o seu anúncio pode aparecer em sites de terceiros como este:

Você também pode ter um anúncio em vídeo que aparece como uma pré-inscrição antes dos vídeos do YouTube:

O Google também permite que você divulgue seu anúncio em sua plataforma de e-mail Gmail:

Finalmente, você pode ter seu anúncio exibido em aplicativos de terceiros na rede de aplicativos do Google:

Alguns benefícios de utilizar a Rede de Display é o seu alcance. A Google é parceira de mais de dois milhões de sites e atinge mais de 90% de todos os utilizadores da Internet para ajudar a garantir que o seu anúncio chegue à frente do maior número de olhos possível.

Os próprios anúncios também são flexíveis em termos de estilo. O seu anúncio pode ser um gif, um texto, um vídeo ou uma imagem.

No entanto, eles não vêm sem as suas desvantagens. Os seus anúncios podem acabar por aparecer em sites que não quer que apareçam ou em frente de vídeos aos quais não quer que a sua marca seja associada. Isto não tem sido mais evidente do que com os vários "Adpocalypses" do YouTube ao longo dos últimos anos.

No entanto, se você tiver cuidado sobre onde está colocando seus anúncios, a Rede de Exibição pode ser um ótimo lugar para obter leads.

Campanha em vídeo

Estes são anúncios que aparecem na frente dos vídeos do YouTube sob a forma de pré-rolos.

"Espera, não acabámos de cobrir isto com a Rede de Display?"

Mas o Google oferece a opção de escolher anúncios de vídeo especificamente, em vez de fazer anúncios mais abrangentes na Rede de Display.

Isto é perfeito se você tem uma ótima idéia de anúncio em vídeo que você quer testar.

Os anúncios da campanha de vídeo vêm em uma variedade de formas diferentes. Há anúncios de vídeo não disponíveis como o acima. Há anúncios não disponíveis como este:

Há anúncios de descoberta que você pode encontrar na página de resultados de pesquisa de palavras-chave específicas:

E há as várias sobreposições e banners que você pode ver acima.

Para mais informações sobre este artigo veja o nosso artigo no YouTube.

Campanha App

Assim como os anúncios de vídeo, os anúncios de aplicativos também estão incluídos na Rede de Display, mas podem ser usados para campanhas direcionadas.

Para isso, você não projeta cada anúncio de aplicativo individual. Em vez disso, eles pegam seu texto e seus ativos, como fotos, e fornecem o anúncio para você.

O algoritmo testa diferentes combinações de ativos e usa a que tem o melhor desempenho com mais freqüência.

Agora que conhece os tipos de anúncios que pode criar com o Google, vamos dar uma vista de olhos ao custo.

custo de publicidade do Google

O custo médio por clique nos Estados Unidos é tipicamente entre $1 e $2.

No entanto, o custo do seu anúncio específico no Google varia em função de vários factores, entre os quais a qualidade do seu website e quanto está a licitar.

Como tal, o custo vai variar de anúncio para anúncio.

Para entender quanto a publicidade no Google vai custar ao seu negócio, você precisa primeiro entender o sistema de leilões de anúncios.

Quando um utilizador procura uma palavra-chave que está a segmentar, o Google salta automaticamente para o modo leilão e compara a sua classificação de anúncios com a de qualquer outro comerciante que esteja a segmentar essa palavra-chave.

Se você acha que um grande orçamento de anúncios com um grande lance máximo equivale a uma boa classificação, pense novamente. O sistema de Leilão de Anúncios e Classificação de Anúncios do Google favorece os sites que mais ajudam os usuários com uma pontuação de alta qualidade em relação aos sites com pontuação mais baixa.

Então você pode ver o seu CPC ser muito inferior a uma grande empresa da Fortune 500 com um grande orçamento de anúncios só porque o seu anúncio era de melhor qualidade.

Agora que você sabe o custo, os tipos de anúncios que pode fazer e o que são anúncios do Google, vamos dar uma olhada em como você pode otimizar seus anúncios com o Google Keyword Planner.

Como usar o Google Keyword Planner para os seus anúncios

O Google Keyword Planner é a ferramenta de palavras-chave gratuita do Google para ajudá-lo a escolher aqueles que a sua empresa deve visar.

A forma como funciona é simples: Procure palavras e frases relacionadas com o seu negócio no planeador de palavras-chave. Depois fornecerá insights sobre essas palavras-chave, tais como a frequência com que as pessoas as procuram.

Também lhe dará sugestões de licitações para quantidades que você deve licitar na palavra-chave, bem como o quão competitivas certas palavras-chave são.

A partir daí, você será capaz de tomar melhores decisões em relação à sua campanha de anúncios do Google.

Começar é simples.

Passo 1: Ir para Planificador de Palavras-Chave

Vá para o site do Google Keyword Planner e clique em Ir para Planificador de Palavras-Chave no centro.

Passo 2: Configure a sua conta

Certifique-se de que você está conectado à sua conta do Google. Uma vez conectado, clique em Nova Conta de Anúncios do Google no meio da página.

Na página seguinte, confirme se a informação do seu negócio está correcta, escolhendo o seu país, fuso horário e moeda. Submeter.

Quando o fizer, você será enviado para uma página de parabéns. Clique em Explore a sua campanha.

Passo 3: Ir para o Google Keyword Planner

Você chegará ao seu painel de anúncios da campanha do Google. Clique em Ferramentas & Configurações no menu superior. Depois clique em Planificador de palavras-chave.

Você será então enviado ao Google Keyword Planner. Para encontrar novas palavras-chave para o alvo, use as Descubra novas palavras-chave Esta ferramenta permite procurar palavras-chave relevantes e gerar uma lista de idéias para novas palavras-chave que você poderia segmentar.

Vejamos um exemplo: Imagine que você está correndo em uma loja de sapatos de corrida. Você pode querer ter como alvo palavras-chave em torno de sapatos de corrida e treino de corrida. Suas palavras-chave podem se parecer com algo assim:

Quando você clica em Obter Resultados ele irá fornecer-lhe a sua lista de palavras-chave e mostrar-lhe as seguintes informações sobre elas:

  • Média mensal de pesquisadores
  • Concurso
  • Partilha de impressões do anúncio
  • Lance do topo da página (intervalo baixo)
  • Lance do topo da página (intervalo elevado)

Também lhe mostrará uma lista de ideias de palavras-chave sugeridas.

Aqui tem. É assim que pode começar a usar o Google Keyword Planner.

Como fazer publicidade no Google (método fácil)

Há várias maneiras de anunciar no Google.

Se esta é a sua primeira publicidade, vai ter um processo muito prático que o vai ajudar a configurar facilmente o seu anúncio do Google. Se não é o seu primeiro rodeio e já tem uma conta no Google Ad, salte esta secção e passe para a próxima.

Se não, continue lendo!

Para anunciar no Google, você precisa primeiro ter uma conta do Google para a sua marca ou negócio.

Se você ainda não tem um, tudo bem! Siga este link para instruções sobre como criar um.

Quando tiver a sua conta em funcionamento, está pronto para fazer publicidade no Google.

Passo 1: Definir um objectivo vencedor

Primeiro, vá para a página inicial do Google Ads. A partir daí, clique no botão Comece Agora no meio da página ou no canto superior direito.

Se você for enviado para o seu painel, clique em + Nova Campanha .

Depois, terá de escolher o objectivo da sua campanha. A escolha deste objectivo permitirá ao Google saber o tipo de público que pretende atingir, bem como a forma como obtêm o dinheiro da sua licitação.

Há uma variedade de objetivos que você pode escolher. Uma vez que você faz, vai ajudar a fornecer o tipo certo de anúncio para você.

Dica: Um objectivo sólido e bem definido pode significar a diferença entre criar uma máquina geradora de leads com a sua campanha de anúncios do Google e ver o seu tempo e dinheiro desperdiçados.

E para estabelecer boas metas, você precisa aprender como estabelecer objetivos SMART.

As metas SMART ajudam sua empresa a construir sistemas para atingir seus objetivos de anúncios do Google. Para mais informações, não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto.

Passo 2: Escolha o nome da sua empresa e palavras-chave

Depois de ter escolhido os seus objectivos, clique A seguir. Na página seguinte, você precisará fornecer um nome comercial.

Clique Próximo Uma vez adicionado o nome do seu negócio, você agora poderá adicionar um URL para onde os usuários irão depois que clicarem no seu anúncio.

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Obtenha o modelo gratuito agora!

Na página seguinte, você pode escolher os temas das palavras-chave que correspondem ao seu anúncio e marca. Lembra-se do trabalho que você fez com o Google Keyword Planner? É aqui que ele pode vir a ser útil.

Depois de ter escolhido as suas palavras-chave clique A seguir.

Passo 3: Escolha o seu público-alvo

Na página seguinte, você poderá escolher para onde quer direcionar o seu anúncio. Este pode ser perto de um endereço específico, como uma loja física ou local. Ou pode ser regiões, cidades ou códigos postais mais amplos.

Escolha a região que pretende atingir. Uma vez que o faça, clique em A seguir.

Passo 4: Crie um anúncio fantástico

Agora é a hora da parte divertida: criar o próprio anúncio.

Nesta seção, você poderá criar a manchete do anúncio, bem como a descrição. Tudo fica ainda mais fácil com a caixa de pré-visualização do anúncio no lado direito.

O Google também oferece dicas úteis e amostras de anúncios para que você comece a escrever o seu anúncio.

Só há uma coisa que você precisa saber sobre escrever uma ótima cópia do anúncio: Conheça o seu público.

É isso. Não há nenhum grande segredo ou truque para escrever uma cópia cativante. Assim que conhecer o seu mercado alvo e quais são exactamente os seus pontos de dor, será capaz de criar conteúdo que os enviará a clicar no seu anúncio mais rapidamente do que pode dizer, "Don Draper".

Precisa de uma pequena ajuda para conhecer o seu público? Faça hoje o download gratuito do nosso white paper sobre pesquisa de público.

Passo 5: Prepare a sua facturação

Esta parte é simples. Insira todas as suas informações de faturamento, bem como quaisquer códigos promocionais que você possa ter para um desconto.

Depois clique em Submeter.

Parabéns! Você acabou de criar o seu primeiro anúncio do Google!

Não comemore ainda. Você ainda precisa aprender como rastrear seu anúncio do Google com o Google Analytics.

Como fazer publicidade no Google (método avançado)

Aqui está a abordagem mais prática para criar um anúncio do Google.

Nota: Este método pressupõe que você já tenha inserido suas informações de pagamento no Google Ad. Se você ainda não fez isso, vá para o seu painel de anúncios do Google, então clique em Ferramentas & Configurações.

Em Faturamento clicar em Configurações. Aí você poderá configurar as suas informações de pagamento.

Passo 1: Defina os seus objectivos

Primeiro, vá para a página inicial do Google Ads. A partir daí, clique no botão Comece Agora no meio da página ou no canto superior direito.

Se você for enviado para o seu painel, clique em + Nova Campanha .

Depois, terá de escolher o objectivo da sua campanha. A escolha deste objectivo permitirá ao Google saber o tipo de público que pretende atingir, bem como a forma como obtêm o dinheiro da sua licitação.

Com seu objetivo escolhido, aparece uma janela onde você seleciona seu tipo de campanha. As opções são:

  • Pesquisa
  • Mostrar
  • Compras
  • Vídeo
  • Smart
  • Discovery

A partir daqui, as direções vão mudar dependendo do tipo de campanha que você escolher. No entanto, os passos amplos permanecem os mesmos.

Escolha o seu tipo de campanha, introduza as informações específicas que o Google solicita para esse tipo e clique em Continue.

Passo 2: Escolha o seu objectivo e orçamento

Para este exemplo, iremos com uma campanha de busca para gerar pistas.

Aqui você pode escolher as redes que você quer que seu anúncio apareça.

E você pode escolher o local específico, idiomas e públicos aos quais seu anúncio irá aparecer.

É natural pensar que quanto maior for o seu raio, mais negócios você terá - mas isso pode não ser o caso. Na verdade, quanto mais claro e definido sobre quem você está visando, mais pistas e conversões você será capaz de fazer.

É paradoxal, mas quanto menor a rede que você lançar, mais peixes você vai pegar.

Também faz sentido visar uma área menor se o seu negócio está baseado principalmente em uma cidade. Como se você oferecesse produtos físicos ou varejo em Chicago, você provavelmente não gostaria de incluir Los Angeles no seu alvo.

Para mais informações sobre este tópico, não deixe de consultar o nosso artigo sobre como encontrar o seu mercado alvo.

Na próxima seção, você poderá colocar ofertas reais e orçamento para a sua campanha publicitária.

Insira o orçamento desejado, bem como o tipo de licitação que você deseja almejar.

Na última seção, você poderá incluir extensões de anúncios. Estas são cópias adicionais que você pode adicionar ao seu anúncio para torná-lo ainda melhor.

Quando tiver terminado esta página, clique em Salvar e Continuar.

Passo 3: Configurar o grupo de anúncios

Um grupo de anúncios é um grupo de anúncios que você pode ter que compartilham os mesmos temas e alvos. Por exemplo, você pode ter vários anúncios direcionados a sapatos de corrida e treino de corrida. Você pode querer criar um grupo de anúncios para "corrida" nesse caso.

Adicione as suas palavras-chave ou entre no URL do seu site e o Google fornecê-las-á para si. Assim que adicionar as palavras-chave que pretende para este grupo de anúncios, clique em Salvar e Continuar no fundo.

Passo 4: Crie o seu anúncio

Agora é hora de realmente criar o anúncio.

Nesta seção, você poderá criar a manchete do anúncio, bem como a descrição. Tudo fica ainda mais fácil com a caixa de pré-visualização do anúncio no lado direito. Lá você poderá ver as pré-visualizações do seu anúncio no celular, na área de trabalho e na exibição do anúncio.

Depois de criar o seu anúncio, clique em Feito e Criar Próximo Anúncio se você quiser adicionar outro anúncio ao seu grupo de anúncios. Caso contrário, clique em Feito.

Passo 5: Rever e publicar

Nesta próxima página, reveja sua campanha publicitária. Certifique-se de que todos e quaisquer problemas sejam abordados. Uma vez que tudo pareça bem, clique em Publicar. Voilá! Você acabou de criar uma campanha de anúncios do Google!

Como acompanhar o seu anúncio do Google com o Google Analytics

Há uma citação de Adam Savage de Mythbusters que cabe aqui:

A única diferença entre fazer asneiras e a ciência é escrevê-la.

O mesmo se aplica ao marketing. Se você não estiver acompanhando e analisando sua campanha do Google Ad, então você vai ganhar muito pouco com isso.

Ao analisar seus dados, você vai aprender os ajustes que precisa fazer em suas futuras campanhas para fazê-las mais bem sucedida.

Para o fazer, vai querer ligar os seus anúncios do Google com o Google Analytics.

Se você ainda não configurou o Google Analytics, aqui está o nosso artigo sobre como configurá-lo em apenas cinco passos simples.

Depois de fazer isso, siga estes passos do Google para vincular os dois serviços:

  1. Vá para a sua conta do Google Ads.
  2. Clique no botão Ferramentas menu.
  3. Clique Contas vinculadas em Configuração.
  4. Clique Detalhes no Google Analytics.
  5. Agora você pode visualizar os sites do Google Analytics que você pode acessar. Clique em Estabelecer ligação no site que você quer linkar para o Google Ads.
  6. A partir daqui, você será capaz de vincular a visão do Google Analytics do seu site.
  7. Clique Poupa.

Agora você poderá visualizar métricas vitais, como custos e dados de cliques do seu anúncio do Google Ad on Analytics. Isso é de vital importância para determinar futuros ajustes de campanha e medir o sucesso das suas campanhas atuais.

A partir daqui, você vai querer configurar tags para rastrear as conversões que você ganha com seu anúncio. Para saber tudo sobre isso, confira nosso artigo sobre configuração de rastreamento de eventos para saber mais.

Dicas para a realização de campanhas publicitárias no Google

Quer fazer uma campanha publicitária realmente brilhante no Google? Siga as nossas dicas abaixo para ajudar.

Optimize a sua página de aterragem

A sua página de destino é para onde os utilizadores vão depois de clicarem no seu anúncio. Como tal, é uma das partes mais cruciais da experiência do seu potencial cliente.

Você quer que as páginas de destino tenham uma chamada clara e convidativa para a ação, enquanto mantém a página inteira digitalizada. Isso significa que não há grandes blocos de texto e um objetivo óbvio.

Quer que os visitantes se inscrevam no seu boletim informativo? Certifique-se de que a caixa de inscrição é frontal e central.

Quer mais vendas? Inclua alguns depoimentos e muitos links para comprar seus produtos/serviços.

Qualquer que seja seu objetivo, não deixe de conferir nossas dicas sobre como criar páginas de aterrissagem de alta conversão aqui (este artigo é específico para Instagram, mas funciona bem para qualquer tipo de publicidade).

Pregar a manchete

A sua manchete é, sem dúvida, a parte mais importante do seu anúncio no Google.

Afinal, é a primeira coisa que os potenciais clientes vêem. E tem de se destacar entre os outros resultados na primeira página do Google.

Como tal, tens de ter a certeza de que consegues fazer a manchete.

Há algumas grandes maneiras de fazer manchetes convidativas. A nossa maior sugestão: Evite o clickbait. Não só frustra os seus leitores, como também corrói a reputação da sua marca.

Para ajudá-lo a escrever grandes manchetes, confira nosso artigo sobre como obter cliques sem recorrer ao clickbait.

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Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.