Como Fazer Gráficos Impressionantes em Mídias Sociais Mesmo que Você Não Seja um Artista

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Kimberly Parker

Nem todo gerente de mídia social é um designer gráfico profissional, mas muitas vezes é uma expectativa do trabalho. Felizmente, temos recomendações de dicas e ferramentas para ajudar você a enganar seus seguidores.

Continue lendo para aprender como fazer gráficos de mídia social que pareçam profissionais.

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O que são gráficos de mídia social?

Os gráficos das redes sociais são peças de conteúdo visual que são partilhadas através de redes sociais .

Isto pode incluir histórias Instagram, fotos do Facebook, vídeos TikTok, gifs do Twitter, pinos de interesse, infográficos do LinkedIn, e muito mais.

Outros formatos visuais incluídos sob o guarda-chuva 'gráficos de mídia social' incluem arte de capa, imagens tipográficas, cartazes digitais e capturas de tela. Mas basicamente: se é gráfico, e se é sobre social, é um gráfico de mídia social.

Enquanto muitas redes sociais foram lançadas com foco em mensagens de texto (lembra-se dos dias de glória do status de cerca de 2005 no Facebook?), os gráficos assumiram como o formato de comunicação de escolha para cada rede social.

Não é difícil entender porquê. Um conteúdo visual forte pode comunicar uma ideia imediatamente. Estudos também mostram que as imagens ficam connosco mais tempo do que o texto: os humanos têm 65% mais probabilidade de se lembrarem da informação se esta incluir uma imagem.

Além disso, os gráficos são uma ótima maneira de cimentar uma identidade visual para a sua marca ou negócio.

Confira o Fresh Prep transformando um testemunho de corte e secagem em um belo gráfico de citação:

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... ou a colagem de vídeo apelativa da Adidas.

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... ou o colorido infográfico de Owlet:

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Os gráficos sociais também tendem a ter uma taxa de engajamento maior do que os posts escritos.

Os posts no Facebook com fotos, por exemplo, recebem mais gostos e comentários, e os posts no LinkedIn com imagens têm uma taxa de comentários em média 98% maior. Enquanto isso, os Tweets que incluem conteúdo visual têm três vezes mais chances de conseguir envolvimento.

Mas se você não se gosta de um tipo artístico, não se preocupe. Continue lendo para um curso intensivo de design de gráficos de mídias sociais, exemplos inspiradores e as ferramentas que o ajudarão a fingir até você conseguir.

8 dicas para criar gráficos simples e eficazes para as redes sociais

Use as dimensões correctas

Se você carregar uma imagem ou vídeo com a relação de aspecto incorreta, ele vai ficar esticado, cortado ou esmagado fora de proporção. Não é um bom visual.

Evite a humilhação de uma remodelação ou auto-cultura incómoda, adaptando o seu conteúdo de acordo com as especificações únicas de cada plataforma. Até montamos um guia de tamanho de imagem de redes sociais para o ajudar. Que conveniente!

E não importa as dimensões, certifique-se de apontar sempre para a melhor qualidade de imagem possível. Isso inclui pixels e resolução.

Quer as suas imagens sejam apenas texto ou fotos e texto, Get Clever certifica-se sempre de que as suas imagens estão impecáveis no feed. Nós ouse para encontrar uma colheita esquisita aqui!

Siga as diretrizes de acessibilidade

Embora a acessibilidade das redes sociais não seja tecnicamente um requisito das mais recentes normas de conformidade das Directrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCGA), é apenas uma boa prática de marketing para fazer conteúdos que todos possam desfrutar.

O marketing inclusivo nas redes sociais é uma coisa boa de se fazer e é bom para os negócios: win-win. Você pode encontrar mais informações sobre os princípios de design inclusivo para mídias sociais aqui, mas alguns componentes-chave a considerar são:

  • Texto gráfico nas redes sociais. O texto em seus gráficos de mídia social deve ser ousado, legível, direto e conciso. Criar imagens de alto contraste torna a leitura fácil para todos (as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCGA) recomendam o uso de um contraste de 4,5 a 1).
  • Legendas e alt-textos. Use closed captioning e alt-text descriptions sempre que possível para ajudar qualquer seguidor deficiente visual a experimentar seus gráficos e vídeos de mídia social. ( Aqui estão algumas dicas para escrever grandes alt-text captions).

Qualidade da fonte fotografia de stock

Talvez você tenha feito seu dever de casa e já tenha lido nosso post no blog sobre como tirar boas fotos da Instagram... mas às vezes, os profissionais apenas fazem melhor.

É por isso que você deve marcar esta lista principal de sites de fotos de estoque grátis.

No entanto, como você está procurando por imagens, é uma boa idéia tentar estar atento à representação. As pessoas nas fotos reforçam estereótipos? Você está mostrando uma gama diversificada de seres humanos em termos de gênero, raça, idade, tipo de corpo e habilidade? Existem muitos bancos de fotos agora que visam especificamente ampliar a diversidade na fotografia de estoque, então considere adquirir fotos de um destes:

  • A Coleção Espectro de Gênero do Vice vai "além do binário" com suas fotos
  • Refinaria29 e Getty Images' A colecção 67% destina-se a promover a positividade corporal
  • A Brewers Collective criou duas bibliotecas de imagens de stock gratuitas, incluindo a de deficientes físicos.
  • Getty Images e AARP's Disrupting Age Collection combatem o envelhecimento

Criar um ponto focal

Imagens demasiado ocupadas ou caóticas, sem um ponto focal principal claro, são menos susceptíveis de chamar a atenção de alguém, uma vez que estão a rolar. Além disso, se um gráfico de redes sociais tem 14 componentes visuais diferentes que se aglomeram para chamar a atenção num pequeno quadrado, é difícil para o espectador compreender qual é a mensagem ou o ponto.

Este posto da Nike Running, por exemplo, chama directamente a atenção do corredor amputado Marko Cheseto, com o pano de fundo texturado e elementos desenhados à mão cor-de-laranja a actuarem como jogadores de apoio.

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Em vez disso, faça de um elemento o foco da imagem... embora isso não signifique necessariamente que ele tenha que estar no centro morto. Lembre-se da regra dos terços e coloque sua imagem no terço esquerdo ou direito da imagem para realmente agradar ao olho.

Ooh, uma última dica quente sobre o layout da imagem: não coloque nada de importante na parte superior e inferior de 250-310 pixels, no caso de ser cortada em certos dispositivos.

Siga o seu guia de estilo

Para garantir que seus gráficos sociais sejam consistentes com os objetivos de sua marca e empresa, é útil criar um guia de estilo de mídia social... e depois segui-lo com cada post.

No Wealthsimple Instagram, a sua equipa social adere a uma simples combinação de ilustrações, a sua fonte sem serifa e um cenário sólido e silencioso. Todos. Cada um. Tempo. (Bem, excepto o espectacular Ano Novo - mas há excepções a todas as regras).

Estratégias visuais devem ser informadas pela pesquisa do público: o que a sua mistura única de seguidores e fãs gosta de ver em suas rações? Eles são um grupo que apreciaria memes lo-fi ou pessoas que preferem citações inspiradoras feitas em pastéis suaves?

Uma vez que você tenha um controle sobre o que seu público vibra, crie um quadro de humor com cores, texturas, elementos gráficos e visuais inspiradores para ajudar a comunicar sua direção desejada.

O seu guia de estilo também deve incluir a direção de como cada canal executará a visão: para a Pinterest, você tem uma maneira específica de desenhar sempre a arte da capa do seu quadro de pins? Compartilhe o seu guia de estilo com todos os envolvidos na sua estratégia social para manter todos na mesma (bela) página.

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Esboce o básico do seu design

Embora seus gráficos de mídia social sejam certamente uma oportunidade de se tornar criativo e se expressar, existem também certos princípios universais de design que toda imagem deve seguir para obter o máximo impacto.

  • Contraste: As imagens de alto contraste são atraentes e memoráveis. O contraste dá um equilíbrio de imagem, e torna a imagem e o texto mais fáceis de ler.
  • Repetição: Repita um elemento visual (como cor ou forma) no desenho para unir as peças de outra forma separadas.
  • Alinhamento: Nada deve ser esbofeteado arbitrariamente na tela; o alinhamento de elementos ajuda a criar estrutura e ordem para o espectador, mesmo subconscientemente.
  • As cores: Familiarize-se com uma roda de cor e escolha cores complementares para os seus desenhos

Esta foto da Adidas acerta em todas as marcas:

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Mantenha-o simples

Podemos ter seis mil filtros, efeitos e adesivos à nossa disposição... mas só porque essas ferramentas estão à sua disposição, não significa que você deve usá-las sempre. Mantenha simples: é mais importante ter certeza de que seu gráfico de mídia social é fácil de entender do que exibir todos os sinos e apitos.

Resista à tentação de editar em excesso, e aumente a saturação com cautela.

Todos os pássaros resistem à tentação de ficar loucos demais com o anúncio de uma nova linha de sandálias: o pano de fundo é divertido sem se distrair, e deixa a verdadeira estrela do espetáculo (sapatos! sapatos gloriosos!) ser o foco.

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Tratar o texto com respeito

Usando texto no seu gráfico de mídia social? Certifique-se de que serve a um propósito: você quer que o texto melhore, e não obscureça, o seu criativo.

Se você estiver sobrepondo palavras na imagem, use um fundo sólido ou uma foto ou ilustração que visualmente deixe espaço para isso.

Cuidado com a selecção da fonte - esta decisão pode afectar tanto a legibilidade como o tom. Futura e Times New Roman têm vibrações muito diferentes, sabes? (Dito isto, se vais misturar fontes, junta um serif com um sans serif).

Não se esqueça de verificar a sua ortografia e gramática. Se possível, peça a outra pessoa para fazer uma revisão rápida, só por precaução.

Exemplos de gráficos de mídia social para aprender com

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Lanchonete Dank Mart sabe que seu público é jovem, brincalhão e faminto, e por isso seu relato Instagram reflete isso com cores vibrantes e temas jovens.

Aqui, em vez de apenas colocar uma foto do último item de inventário, eles sobrepuseram o frasco em um fundo colorido ao lado de elementos gráficos recortados. É como se eles tivessem polvilhado todo esse post com açúcar de canela, e provaram que até o item mais chato de mercearia pode parecer moderno e divertido no contexto certo.

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Um posto compartilhado pela Fast Company (@fastcompany)

Revista de negócios Empresa Rápida não tinham retratos personalizados para todas as pessoas que nomearam na sua lista Queer 50. Mas ainda conseguiram criar um visual consistente para o seu social com formas gráficas e cores ousadas e contrastantes.

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Um post compartilhado pela Harlow Skin Co. (@harlowskinco)

BarDown não tinha necessariamente a melhor foto do mundo (sem ofensa ao "Acordei assim" Stanley Cup)... mas ainda assim parece profissional graças à sobreposição de um Tweet e do logotipo no canto superior. O truque que usam aqui para parecer profissional é o alinhamento: o Tweet está bem centrado e o logotipo dá um pouco de espaço nas margens.

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Um post compartilhado pelas sextas-feiras de verão (@summerfridays)

Partilhar uma citação ou mantra é uma forma segura de ganhar alguma atenção. A chave para o fazer correctamente é assegurar que a cor e a fonte se alinham com a sua marca tanto quanto o sentimento real. Com a marca cool-girl skincare Sexta-feira de Verão os normais sem serifas e os neutros chiques sentem-se absolutamente no ponto.

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Um post compartilhado pelo Nike Run Club (@nikerunning)

À primeira vista, este post de Nike é apenas um anúncio fixe e retro-inspirado para os sapatos da marca. Mas movimentos subtis no texto animado chamam a atenção e atraem-te.

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Um post compartilhado por Frank And Oak (@frankandoak)

Acrescentar uma borda grossa em torno de uma foto de moda padrão vai ajudar a Frank e Oak poste se destacam enquanto você rola.

Ferramentas gráficas úteis nas redes sociais

Com a ajuda desses aplicativos, programas e modelos, até mesmo o designer mais amador pode produzir algo atraente.

Venngage

A aplicação web online pode ajudá-lo a desenhar gráficos para todos os tipos de projectos. Sim, é útil para gráficos de redes sociais, mas também pode utilizá-la para apresentações e relatórios.

O editor intuitivo é ótimo para iniciantes em design, além de você ter acesso a modelos prontos para mídias sociais, uma biblioteca de ícones e um gerador de gráficos. Gostamos particularmente da capacidade de adicionar cores/logotipos de sua marca a qualquer modelo com apenas um clique.

Adobe Express

A suite criativa da Adobe oferece uma série de ferramentas diferentes para um designer profissional, mas o Express rápido e sujo (anteriormente Adobe Spark) é uma excelente opção para o iniciante. Apresentando uma tonelada de modelos e recursos desenhados profissionalmente para conteúdo de mídia social, é uma ótima maneira de mergulhar e gerar alguns gráficos de aparência profissional em um piscar de olhos.

Experimente com os nossos modelos gratuitos, porque não o faz?

Adobe Photoshop

O rei dos softwares de edição de imagens, o Adobe Photoshop oferece uma enorme variedade de ferramentas para tornar qualquer um dos seus sonhos visuais realidade.

Cortar, colorir corretamente, combinar imagens e tipo: tudo é possível. É um pouco mais robusto que o Express (acima), então a curva de aprendizado é certamente mais alta, mas ponha em algum tempo com os tutoriais da Adobe, e você estará laçando e estratificando como um campeão em pouco tempo.

Desdobrar

Estilize o seu feed Instagram com o conjunto completo de coleções de templates da Unfold. Existem 400 templates personalizados aqui, com adesivos exclusivos, filtros e fontes, também. Não é à toa que é um dos nossos aplicativos favoritos para recomendar às empresas no Instagram. (Até Selena Gomez é fã!)

Integração Instagram Grid SMMExpert

Se você está pensando em uma grande imagem com sua identidade visual no Instagram, você vai querer brincar com a integração da grade Instagram do SMMExpert.

Use o aplicativo para criar uma grade de até nove imagens, e depois publique-as diretamente na sua conta Instagram diretamente do painel SMMExpert. (Dica: a capacidade de agendamento do SMMExpert permite que você as publique quando o seu público é o mais ativo no Instagram, para um envolvimento máximo).

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À procura de transpiração de grelha? Nós tratamos de si.

Layout da Instagram

Este aplicativo gratuito da própria Instagram permite criar colagens com facilidade. Compile até nove fotos ou imagens em uma variedade de combinações de layout. Você pode então personalizar a colagem com filtros e outros elementos antes de compartilhar com a Insta.

AppForType

Se você é um amante da tipografia, você vai cair no duro por esta. Existem 60 fontes para escolher para sobrepor em suas fotos ou gráficos, mas você também pode carregar sua própria caligrafia para usar como uma fonte personalizada.

Um Kit de Design na App Store

Dos criadores do sempre popular A Color Story, A Design Kit apresenta ferramentas de layout de colagem, adesivos, mais de 60 fontes, cenários texturizados e padronizados e ferramentas de pincel realistas. Crie um gráfico aqui, mesmo com os modelos, e você terá algo verdadeiramente único para compartilhar com seus seguidores.

Infograma

Use Infogram para gerar relatórios e infográficos, incluindo mapas, dashboards e gráficos. Afinal, usar dados nos seus posts pode apenas convencer o seu público de que você é credível e autêntico... e tem os recibos para provar isso.

Isto deve ser suficiente para você começar sua jornada de design gráfico social, mas se você está faminto por mais conselhos de especialistas, nós certamente não o culpamos. Agora que você tem as habilidades, é hora de falar de estratégia. Aqui estão 12 dicas para criar conteúdo visual envolvente nas mídias sociais.

Crie mais belos posts nas redes sociais - e programe-os com antecedência - com o SMMExpert. Você também pode monitorar as menções da sua marca nas redes sociais, interagir com o seu público, medir resultados, e muito mais. Experimente gratuitamente por 30 dias.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.