Experiência: Eu tentei ser banido da Sombra no Instagram

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Kimberly Parker

A história mais assustadora em torno do incêndio no Acampamento de Mídia Social? A Maldição do Instagram Shadowban.

A proibição de sombras é a primeira coisa a que qualquer comerciante de mídia social vai quando experimenta quedas repentinas no compromisso ou alcance.

É um pensamento assustador que todo o seu grande conteúdo pode estar secretamente escondido das próprias pessoas que você quer que ele chegue.

Portanto, embora o CEO da Instagram, Adam Moserri, tenha anunciado recentemente ao mundo, em termos inequívocos, que "a proibição das sombras não é uma coisa", é difícil não suspeitar quando o seu noivado está a correr mal.

Bem, não digo mais histórias de fantasmas! Vamos lançar alguma luz para a sombra (banimento) e descobrir a verdade com um pouco de jornalismo radical em primeira pessoa. É isso mesmo: vou tentar que a sombra seja banida da Instagram. Pelo bem da sociedade! Pela verdade! E porque o SMMExpert me pediu!

Vamos fazer isto. Além disso, veja este vídeo que cobre tudo o que eu descobri sobre o chamado Instagram shadowban:

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O que é um banco-sombra?

Antes de eu arruinar minha reputação digital, uma cartilha rápida: Uma "proibição de sombra" é quando um usuário é bloqueado ou silenciado em um site de mídia social (ou fórum online) sem o seu conhecimento.

Você não necessariamente quebrou nenhum dos termos do serviço explicitamente, mas você tem feito algo que os administradores ou moderadores não estão contentes com... e eles foram discretamente em frente e o puniram escondendo ou obscurecendo suas postagens e comentários de outros usuários.

Como é que isto é diferente de uma proibição directa? É furtivo! Ninguém te diz que foste banido por uma sombra, e não tens como recorrer a uma proibição de sombra.

(Você já tem calafrios?)

No Instagram, isso pode significar que seus posts não aparecem mais (ou aparecem com muito menos frequência) nos feeds dos seus seguidores ou na página Explorar. Basicamente, o Insta está tentando congelá-lo.

Pelo menos é essa a teoria. Embora a "proibição-sombra" esteja agora no dicionário de Oxford, os sites de mídia social negam que essa prática esteja acontecendo. E ninguém foi capaz de provar isso.

Ainda assim, muitas pessoas que experimentaram um mergulho incomum no noivado ou no alcance estão convencidas de que há algo mais acontecendo nos bastidores. Seu conteúdo simplesmente não é mais atraente para o público? O algoritmo do Instagram mudou? ...Ou há forças maiores em jogo? (Deixe o Serial música temática).

Metodologia

Para ser banido pela sombra, eu teria que me comportar como outras pessoas que afirmam ter sido banidos pela sombra da Instagram no passado - andem uma milha em seus #shoes, se quiserem.

Há um par de actividades comuns que os utilizadores tendem a suspeitar que estão a conduzir as proibições de sombras:

  1. Usando demasiados hashtags
  2. Usando hashtags irrelevantes
  3. Escrever comentários genéricos sobre um monte de posts de outras pessoas

Basicamente, a comportar-se como um bot.

Eu decidi que ao longo da semana, eu postaria algum conteúdo que normalmente teria um alto envolvimento, mas alternaria entre marcar com 30 hashtags relacionados (por exemplo, #vancouver, #vancity), e 30 hashtags não relacionados (#skateboarding, #elevator).

Eu também passava algum tempo aparecendo nos posts aleatórios do Instagram que eu encontrava na minha página Explore para fazer a minha melhor impressão de bot, dizendo "Bom post!" uma e outra vez.

Eu selecionei algumas imagens bonitas de Vancouver de um site de fotos de estoque grátis para emparelhar com as minhas desagradáveis tags. Eu pensei que seriam imagens que normalmente obteriam uma quantidade decente de compromisso, para que pudéssemos ver se a minha tag-a-palooza realmente teve um impacto negativo.

Uma advertência: escrevi legendas para cada um dos meus posts explicando que estava a tentar ser banido pela sombra, para que os meus amigos não pensassem que eu tinha sido invadido por um fotógrafo talentoso e obcecado por Vancouver. Não tenho a certeza se isso teve algum impacto na experiência, uma vez que estava mais concentrado no efeito hashtag-and-comment, mas achei que devias saber, porque sou um honesto cientista (que alguns dizem estar basicamente em pé de igualdade com Marie Curie neste momento)?

É importante que também falei com o meu amigo que acredita ter sido banido da sombra, para me preparar mentalmente para esta viagem. Ele queria permanecer anónimo, porque agora tem medo do Instagram, por isso vamos chamá-lo... Bramp.

Tentando promover algumas de suas obras há alguns meses, Bramp estava copiando a mesma coleção de hashtags de um artista com um estilo similar: "O primeiro post foi ótimo, depois o próximo foi pior e depois o próximo foi pior que o último, até que só conseguiu no máximo 100 visualizações de hashtags", diz ele.

Bramp começou a fazer experiências. E quando removeu os hashtags que tinha usado, o seu alcance voltou a explodir.

Bramp agora tenta misturar os hashtags que usa e procura por tags para garantir que nenhum dos que ele está planejando usar seja banido.

Obviamente, esta é apenas uma história anedótica, por isso podemos tomá-la com um grão de sal. E o próprio Bramp - querido e doce Bramp - ainda não tem 100% de certeza do que, como ou porque aconteceu a sua própria queda no noivado. "Não tenho feito muitos testes nessa área porque não gosto de ser banido pelas sombras", diz ele. É justo.

Então acho que isso me deixa levar um para a equipa. Aqui vamos nós!

Resultados

Tentei que a sombra fosse banida... e não consegui.

Na verdade, em muitos aspectos, a minha experiência de proibição de sombras me deu uma quantidade incrível de engajamento. As pessoas me pediam para explicar o que era a proibição de sombras. E não apenas a minha mãe, quero que você saiba: vários milênios na minha vida também foram muito curiosos.

Enquanto isso, no reino digital, meus seguidores estavam sendo irritantemente ativos e apoiadores nos comentários.

Usei o SMMExpert Analytics para verificar qual tem sido a minha taxa de engajamento nos meus posts normais nos últimos três meses. Depois comparei-os com a série de posts desta semana, que estou chamando de "The Shadow-ban Sessions" (título de trabalho). Há definitivamente um mergulho - mas ainda assim, parecendo muito bom.

O meu noivado este Verão foi de 17% (sou popular e agora tu sabê-lo )…

Esta última semana, no entanto, caiu para 9,87%.

Olhando para a análise interna da Instagram, no entanto, o meu alcance parecia ser o mesmo.

Aqui está o meu alcance para cada um dos postos desta semana...

...e o meu alcance para os meus postos dos últimos três meses.

Alguns dos meus postos de proibição de sombras estão entre os 10 melhores. Então... acho que os hashtags realmente funcionaram para ajuda A mim?

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No entanto, quando olhei um pouco mais para dentro de cada posto, parece que os hashtags imprecisos não me estavam a fazer nenhum favor. Enquanto a minha série de hashtags #vancouver-themed ainda me estavam a dar exposição...

... os meus hashtags irrelevantes (por exemplo, #teen, #kansas) não estavam a trazer quase nenhum novo utilizador para a minha conta.

Mas realmente, faz todo o sentido que hashtags irrelevantes não atraiam novos olhos. Porque é que alguém à procura de #italiano clicaria na minha foto da ponte mais bem iluminada de Vancouver?

Eu não diria que fui "banido das sombras", mas sim que fui "correctamente notado como sendo um mentiroso".

No geral estou frustrado por não ter sido banido ou ter uma conclusão difícil. Mas talvez por não ter uma resposta clara... Encontrei a melhor conclusão de todas?

Eu tinha um público forte que já estava comprometido.

Eu estava postando fotografia de qualidade, com legendas autênticas divertidas (IMO).

Talvez eu tivesse me tornado impermeável à proibição de sombras (acidentalmente) usando boas práticas de noivado.

O que significam os resultados?

Provavelmente, não há "shadowban". A Instagram está apenas tentando melhorar a experiência para todos os usuários, removendo bots e comportamento semelhante ao bot. Se você não está fornecendo valor, na verdade faz sentido que a Instagram não tenha pressa em te dar uma pancada no algoritmo.

Ainda não tenho provas frias e duras de que a proibição das sombras é real. Mas o facto de eu julgado para ser banido da sombra e não sentir nenhum efeito parece indicar que se você tem um grande conteúdo (ahem) e uma audiência leal, usar hacks rápidos e sujos não vai prejudicar o seu noivado.

Mas se você está apenas começando, abusar de hashtags ou enviar spam para outras pessoas provavelmente não vai conseguir muita atenção do algoritmo Instagram.

Em outras palavras: provavelmente é melhor não agir como um bot!

Se você está tentando aumentar o seu público rapidamente, entendo porque é tentador ir cheio de hashtags, tentar explorar um tópico de tendências ou exagerar com os comentários. Mas o verdadeiro crescimento no Instagram não vem de atalhos.

Não se pode comprar seguidores e não se pode jogar o sistema. Para construir um compromisso real e significativo é preciso tempo, paciência, criatividade e autenticidade.

Então, coloque os hashtags para baixo (devagar... com cuidado... é isso) e vá estudar maneiras de aumentar autenticamente o engajamento. E então eu te vejo na fogueira da mídia social, onde eu estarei contando minha própria história assustadora, do Amigos que estavam demasiado envolvidos no seu programa experimental Instagram Post e arruinaram a sua recolha de dados, OoOOOooh!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.