Como fazer seus próprios filtros Instagram AR: Um guia passo-a-passo

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Kimberly Parker

Se a sua marca usa Instagram para negócios, você provavelmente já está ciente de que Instagram Stories é uma forma eficaz de engajar os jovens usuários. Em 2019, 500 milhões de contas usaram Instagram Stories todos os dias e 67% de todos os usuários Instagram têm entre 18 e 29 anos de idade. Os recursos interativos do Instagram Stories - como sondagens, perguntas e filtros Instagram AR - são maneiras divertidas de engajar esses usuários. (Não tenho certeza de comoA Instagram Stories pode construir sua marca? Temos dicas para ajudá-lo a usá-la como um profissional).

A realidade aumentada (RA) parece futurista, mas a Instagram Stories utiliza filtros de realidade aumentada desde 2017, quando lançou seus filtros faciais. E recentemente, a Instagram Stories levou a realidade aumentada a um novo nível. A plataforma de propriedade do Facebook- Spark AR Studio permite que os usuários criem seus próprios filtros de RA interativos. Em agosto de 2019, essa plataforma foi aberta ao público.

Agora, qualquer pessoa pode criar filtros AR personalizados para Instagram Stories.

Aqui, saiba o que são os filtros Instagram AR, por que criar filtros exclusivos pode ser o ideal para a sua marca e como começar a trabalhar com a Spark AR Studios.

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O que é um filtro Instagram AR?

Os filtros de realidade aumentada (AR) são efeitos gerados por computador em camadas sobre a imagem real da sua câmera. No Instagram Stories, um filtro AR altera a imagem que a câmera exibe na frente ou atrás.

Pense nos filtros faciais da Instagram. Por exemplo, o filtro do cachorro sobrepõe as orelhas e o nariz do cão sobre a sua imagem. Esses efeitos digitais movem-se consigo à medida que se move.

Ou o seu filtro "Olá 2020": os óculos 2020 são sobrepostos no seu rosto e os balões digitais caem pelo ecrã abaixo.

Tenha em mente que os filtros Instagram AR são diferentes de seus filtros predefinidos. Os filtros predefinidos Instagram AR elevam a qualidade das fotos em um clique, de modo que você não precisa gastar muito tempo editando fotos para Instagram. Em contraste, os filtros Instagram AR são um elemento interativo apenas para Instagram Stories.

O que há de novo com os filtros AR Instagram Stories?

Em sua Conferência F8 em maio de 2019, Facebook anunciou que qualquer pessoa pode construir filtros AR personalizados usando sua plataforma Spark AR Studio. Esta nova plataforma permite aos usuários criar efeitos originais de realidade aumentada para Instagram Stories, Facebook Stories, Messenger e Portal.

Antes desta plataforma se tornar pública em agosto de 2019, os usuários do Instagram tinham que ser convidados a usar o Spark AR. Isso significava que somente usuários selecionados do Instagram podiam projetar e publicar filtros AR personalizados. Agora, qualquer um que faça o download do Spark AR Studio pode se tornar criativo com filtros.

É fácil para os usuários do Instagram encontrar esses filtros. Qualquer pessoa que visite o perfil do Instagram da sua marca pode clicar no novo ícone de rosto. Todos os filtros AR que você criar são compilados aqui.

Clique no ícone do novo rosto (terceiro ícone da esquerda) enquanto visita o perfil de um usuário para ver todos os filtros que ele fez.

Além disso, os usuários do Instagram podem descobrir filtros originais na nova Galeria de Efeitos. No entanto, os posts de marca ou promocionais não serão exibidos aqui.

Os filtros AR originais são categorizados na Galeria de Efeitos. Há categorias como "selfies" e "cor e luz".

Por que criar filtros AR para Instagram Stories?

Embora esta ferramenta possa não ser adequada para todas as empresas, é uma ótima opção para as marcas que tentam alcançar indivíduos mais jovens no Instagram. Lembre-se: 67% de todos os usuários do Instagram têm entre 18 e 29 anos de idade. Além disso, um terço das Histórias Instagram mais vistas são de empresas.

Aqui estão alguns exemplos de como filtros AR personalizados podem alavancar a sua marca:

Mostre a personalidade da sua marca

  • Os filtros AR personalizados reflectem o tom da sua marca, especialmente se esse tom for divertido ou lúdico.
  • Também reflectem frequentemente as partes únicas da sua marca, ajudando-o a destacar-se dos seus concorrentes.

Conecte-se com o seu público

  • Em 2019, mais de 500 milhões de contas foram movimentadas diariamente com a Instagram Stories.
  • 60% das empresas que utilizam Histórias Instagram incorporam um elemento interativo para aumentar o envolvimento mensal.
  • Os filtros AR personalizados são o mais recente elemento interativo para as Histórias Instagram.

Estar à frente da curva

  • Os filtros AR personalizados ainda são uma novidade, e nem todas as marcas os estão usando ainda.
  • Crie um filtro AR para que os clientes "experimentem" um produto antes de fazer uma compra ou "usem" uma peça de roupa de marca.
  • Não é apenas para auto-promoção. Você também poderia criar um filtro para sua marca para mostrar seu apoio a causas sociais.

Aumentar o conhecimento da marca

  • Incorporar o logotipo da sua marca ou mascote em um filtro AR.
  • Se o seu filtro exclusivo não for promocional, ele será exibido na Galeria de efeitos Instagram onde qualquer pessoa (incluindo novos seguidores) poderá encontrá-lo.
  • Quando os usuários compartilham selfies usando seu filtro, seus seguidores (e potenciais novos seguidores) serão expostos à sua marca.

Ao visualizar um filtro AR para Instagram Stories, há um botão "try it" no lado inferior esquerdo da tela. Os usuários podem salvar o filtro para usar mais tarde pressionando o botão "upload". Esse é o primeiro botão no lado inferior direito da tela.

Os melhores exemplos de filtros Instagram AR

Aqui estão cinco exemplos que mostram como diferentes marcas estão se tornando criativas com filtros AR.

Aritzia

Aritzia criou o filtro SuperGlow. Este filtro personalizado aumenta o reconhecimento e a notoriedade da marca.

Coca-Cola Polônia

A Coca-Cola Poland usa um filtro AR para sobrepor digitalmente o urso polar da marca no topo do mundo real.

Inês Longevial

Esta artista de Paris publica filtros artísticos de RA e mostra como as marcas podem ser criativas com filtros personalizados. Ela também usa esta ferramenta para mostrar seu apoio a causas sociais.

Ray-Ban

O filtro personalizado da Ray-Ban para renas é uma forma divertida de interagir com a marca. É também uma forma de experimentar virtualmente um produto Ray Bans, que é super útil para os clientes que procuram comprar Ray Bans online.

Tiffany and Co.

Os filtros personalizados da Tiffany and Co. incorporam a marca do negócio.

SMMExpert

Isso mesmo! Fizemos nosso próprio filtro AR para Instagram. Chama-se Emoji Roulette e você pode experimentá-lo por si mesmo, indo ao nosso perfil Instagram e tocando no ícone do rosto sorridente.

Como fazer um filtro de AR com Spark AR Studios

Este guia passo a passo mostra-lhe como começar a criar filtros personalizados para as Histórias Instagram.

Passo 1: Descarregar o Spark AR Studio

Spark AR Studio é a plataforma fácil de usar que você precisa para criar filtros e efeitos personalizados. Atualmente, ele está disponível para Mac e Windows.

Passo 2: Decida sobre o seu efeito

A seguir, passeie pelos tutoriais no Centro de Aprendizagem para ter uma idéia da interface do programa. Quando estiver pronto para começar, decida se você vai criar um filtro do zero ou escolher entre um dos oito modelos.

Vamos caminhar através do modelo World Object. Isso envolve colocar um objeto 3D no mundo real, assim como a Coca-Cola Poland fez com seu urso polar.

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Passo 3: Começar

Você verá um objeto de espaço reservado no painel central quando abrir o modelo. Esse painel central é chamado Viewport. É aqui que você constrói seu filtro.

O iPhone 8 no canto é o Simulador. É aqui que você vai visualizar seu trabalho. Usando o dropdown, você pode mudar o Simulador de um iPhone 8 para outro dispositivo.

À esquerda está o painel Cena. Você usará as opções aqui para editar seus filtros Instagram Stories AR.

Passo 4: Upload de um recurso 3D

Escolha um activo 3D para o seu filtro a partir da Biblioteca AR ou importe o seu próprio. Para este guia, estamos a importar um activo gratuito da Biblioteca AR.

A Biblioteca AR também permite que você escolha entre arquivos de áudio gratuitos, animações e muito mais.

Passo 5: Editar o comportamento do gráfico carregado

Agora, você verá seu recurso carregado em nosso case, uma pizza rotativa no Viewport. Usando o painel Scene, edite como ele se parece, se move e interage com o mundo real. As edições resultarão em seu filtro AR personalizado.

Por exemplo, você pode mudar a cor e a intensidade da luz ambiente. As imagens abaixo mostram o recurso 3D sem iluminação ambiente (topo) e com iluminação ambiente (abaixo).

Ao explorar o painel de Cena à esquerda, você verá que também pode:

  • Mude a luz direcional para dar mais profundidade a um objeto 3D.
  • Escolha se o efeito está disponível para a câmara frontal, para a câmara traseira ou para ambas.
  • Alterar a animação do objeto 3D carregado.
  • Acrescente mais elementos ao seu efeito, como animações, texturas e materiais adicionais.

Passo 6: Teste o seu efeito

Você pode enviar seu arquivo de teste para Instagram ou Facebook para ver como ele funciona em Instagram Stories ou Facebook Stories. Ou você pode baixar o aplicativo Spark AR Player.

Passo 7: Publique o seu efeito

Agora, pressione o botão "upload" no canto inferior esquerdo. Você o encontrará logo abaixo do botão "test on device".

Tenha em mente que o seu novo efeito não será publicado imediatamente. Primeiro, a sua criação será revista para ter certeza de que ela atende às políticas e diretrizes da Spark AR. Este processo de revisão pode levar apenas alguns dias, ou pode levar até uma semana.

A Spark AR também tem mais detalhes em seu Centro de Aprendizado sobre como submeter efeitos recém-criados para aprovação.

Passo 8: Continue aprendendo

Ao se familiarizar com esta plataforma, você aprenderá rapidamente como trabalhar com seus outros modelos - ou como criar um filtro AR em uma tela em branco.

Precisa de mais orientação? Curioso sobre filtros faciais, filtros de iluminação ou outros efeitos de RA? A Spark AR tem toneladas de guias úteis em seu Centro de Aprendizado:

  • Navegue pelas ferramentas da Spark AR e crie o seu filtro de AR exclusivo.
  • Compreender o rastreio facial e criar um efeito que responda ao movimento.
  • Faça o seu filtro reagir ao toque de alguém.
  • Adicionar áudio.

Agora é a sua vez. Se você acha que criar o seu próprio filtro AR para a Instagram Stories é certo para a sua marca, é hora de ser criativo. Boa sorte!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.