Como funciona o Social Bookmarking

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Kimberly Parker

Houve um tempo, muitos, muitos anos atrás, em que as pessoas obtinham suas informações de folhear papéis impressos, comumente conhecidos como livros, e marcavam seu lugar com algo chamado "marcador de livros"...

Não, mas a sério - na era da internet, é difícil acompanhar todos os seus posts, janelas, separadores e aplicações das redes sociais, e ainda mais difícil lembrar onde deixou aquele artigo que estava a guardar para mais tarde. E os leitores do seu site provavelmente têm o mesmo problema. É aí que entra o social bookmarking.

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O que é o social bookmarking?

O social bookmarking é uma forma de os utilizadores pesquisarem, gerirem, organizarem e partilharem páginas web. Sites e aplicações de social bookmarking facilitam a partilha de conteúdos que encontram valor e descobrem novas tendências.

Ao contrário dos bookmarks do seu navegador, os social bookmarks não estão limitados a um único lugar. Os social bookmarking sites são ferramentas baseadas na web, o que significa que o conteúdo que você salvar pode ser acessado de qualquer dispositivo.

Como funciona o social bookmarking?

O seu navegador tem um recurso de bookmarking incorporado, mas isso é limitado ao seu navegador específico. Como você deve ter adivinhado, a diferença do social bookmarking está na palavra "social". Claro, você pode manter seus bookmarks para si mesmo, mas é igualmente fácil de curar bookmarks para o público - ou grupos específicos.

De facto, os sites de social bookmarking funcionam quase como motores de busca fechados e altamente curados. Melhor ainda, têm secções de comentários e funções de votação (geralmente construtivas), o que significa que os utilizadores trabalham em conjunto para garantir que o conteúdo é relevante, específico e da melhor qualidade.

Você provavelmente já está usando sites de social bookmarking como o Pinterest como poderosos motores de busca.

Benefícios do social bookmarking

O social bookmarking é uma ótima maneira para os internautas, em geral, salvarem e compartilharem informações importantes. Saber como usar esses sites é uma habilidade que todo gerente de mídia social deve ter em seu arsenal.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios do social bookmarking:

Identificar tópicos de tendências

Embora os motores de busca tradicionais e os relatórios de tendências sejam úteis a longo prazo, nem sempre são os mais rápidos a identificar tendências à medida que elas acontecem.

Com o social bookmarking, você pode identificar tópicos de tendências à medida que eles se desdobram com base nos comportamentos e escolhas das pessoas que você segue. Construa um número suficiente de seguidores, e você pode até ser capaz de influenciar as tendências, também.

Tópicos de tendências sobre o Digg.

Classifique o seu conteúdo

Sites de bookmarking social farejam spam a uma milha de distância, mas se você os usar de forma mais orgânica, você ainda poderá participar das melhores práticas de backlinking que ajudarão a elevar o seu conteúdo nos motores de busca em geral.

Em geral, os backlinks (o número de links que apontam para um endereço web específico) são o fator número um que influencia sua classificação nos mecanismos de busca. O Google interpreta cada link para o seu artigo como um voto de confiança, portanto, quanto mais links você ganhar, maior será a sua classificação.

Se você compartilhar links para o seu conteúdo quando apropriado, você pode usar sites de social bookmarking para ganhar mais backlinks orgânicos para o seu conteúdo. Mas tenha cuidado! Se você agir como um spammer, você será tratado como um. Desde que você esteja calmo sobre isso, a construção de links é uma ótima ferramenta para completar sua estratégia de SEO.

Construir a coesão da equipe

Como você pode fazer bookmark links e depois compartilhá-los com outros, você pode usar o social bookmarking para desenvolver pacotes robustos para sua equipe.

Quer se trate de uma série de diretrizes de mídia social, um lote de exemplos para projetos de redação, uma lista de campanhas publicitárias inspiradoras ou, na verdade, qualquer outra coleção de conteúdo, você pode curá-lo e compartilhá-lo internamente com sua marca. Uma ferramenta como o SMMExpert Amplify é perfeita para este propósito, pois permite que você distribua conteúdo valioso para seus defensores número um - seus funcionários.

Rede com pessoas que pensam da mesma maneira

Não se trata apenas de construir a sua marca via SEO. O social bookmarking também oferece acesso inestimável a outros utilizadores de todo o mundo que têm um interesse semelhante no seu nicho específico.

O exemplo mais óbvio seria usar um subreddit de bicicleta para promover a sua loja de bicicletas - apenas aparecendo, oferecendo valiosos insights e tendo o nome da sua loja no seu perfil. Use a ferramenta corretamente, evocê será capaz de expandir a sua comunidade com facilidade.

Os 7 principais sites de social bookmarking

Existem literalmente centenas de sites de social bookmarking para escolher, e alguns deles são aqueles que você já pode estar usando.

Aqui está uma lista de alguns dos nossos sites populares favoritos de marcadores sociais.

1. cavar

Livre para usar

Digg lançado na sua forma atual em 2012, e é um agregador de notícias de longa data que muitos acreditam ter sido a inspiração para a Reddit. O site é usado principalmente para compartilhar artigos sobre ciência, tecnologia e eventos atuais.

Além de curar as principais tendências, Digg também permite que os usuários publiquem seus próprios artigos na plataforma.

2. misturar

Livre para usar

Propriedade do eBay e anteriormente conhecido como StumbleUpon, Mix é uma poderosa ferramenta de social bookmarking (disponível no desktop ou em forma de aplicativo) que permite aos usuários salvar conteúdo com base em seus interesses, curando assim experiências de conteúdo altamente personalizadas.

Não é apenas pessoal - amigos ou colaboradores podem seguir seu perfil Mix e ver os artigos que você curadorou. Esta é uma ótima maneira de construir influência e mostrar os links relevantes de sua organização.

3. SMMExpert Streams

Disponível com um plano SMMExpert

Nós estaríamos falhando com você se não lhe informássemos sobre nossa própria ferramenta de agregação fácil de usar. O SMMExpert Streams permite que você acompanhe até 10 fontes ao mesmo tempo. É uma plataforma simples para acompanhar várias fontes de informação, curar conteúdo e compartilhá-lo com sua equipe.

Experimente SMMExpert gratuitamente. Você pode cancelar a qualquer momento.

4. Scoop.it

Disponível para uso gratuito, upgrade pago

A Scoop.it, que existe desde 2007, é um dos veteranos no espaço de social bookmarking. A empresa permite que os usuários criem "periódicos" onde eles marcam artigos em vários tópicos, que depois são agregados através de blogs.

Há também o compartilhamento privado para bookmarks ou a capacidade de compartilhá-los em redes sociais. Contas gratuitas são permitidas até dois tópicos, enquanto há uma robusta plataforma de negócios para profissionais que atualizam.

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5. interesse

Livre para usar

Se o Pinterest ainda não faz parte do seu plano de marketing de mídia social, ele precisa absolutamente fazê-lo. E uma das principais razões para isso é o seu poder como um site de bookmark social.

O aplicativo incentiva o social bookmarking, permitindo que os usuários fixem itens nas placas. Na verdade, essa é realmente a sua principal característica.

Além disso, se você é um varejista, você pode ir um passo além e vender diretamente através de pinos, tornando assim ainda mais fácil vender on-line.

6. Slashdot

Livre para usar

Um dos sites mais antigos da lista, Slashdot foi lançado pela primeira vez em 1997 e faturado como um lugar para encontrar "notícias para nerds". Desde então evoluiu, embora o site ainda esteja focado principalmente em ciência, tecnologia e política.

Os artigos são organizados com tags e compartilhados por todo o site. Eles têm sido um jogador importante no espaço de social bookmarking por décadas.

7. Reddit

Livre para usar

Claro que não haveria artigo sobre social bookmarking sem mencionar os grandes cães no espaço de agregação. Reddit é, bem, um pouco de tudo - e é também um dos sites mais visitados do mundo.

Mas se você está usando Reddit para o seu plano de marketing social, tenha muito cuidado. O site auto-moderado olha para baixo em excesso de auto-promoção, e você pode ser atingido com uma proibição sombra se você não tiver cuidado.

Certifique-se que você realmente usa Reddit como um Redditor: Comente sobre posts e tópicos que você tem conhecimento e só aponte para o seu produto quando ele for relevante.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.